https://twitter.com/sporting_tatico/status/1483078871243186176?s=20
Mais uma bela exibição.
Eu continuo na minha ideia que o Sporting não precisa de reforçar os centrais, precisa sim é de 1 LE de mão cheia que consiga fazer esquecer o nuno mendes.
O crescimento da equipa para mim é obvio e é evidente ainda mais quando percebemos que no ano passado tivemos nuno mendes e porro onde esta época estamos a ter Vinagre/N.Santos e Esgaio/Esteves.
Não toco mais no assunto, mas o Paulo e o Esgaio têm quase 1 década disto, nesta mesma liga, com quase 30 anos ambos não há que ter paninhos quentes, o bom deles não é suficiente para nós, para Braga ok, não para nós.
Bom jogo ontem com as habituais fragilidades de ambos.
Nao toco mais no assunto, percebo a necessidade de ter calma com alguns, não com jogsdores que conheces há 10 anos, perto dos 30 que nunca terão nível para cá estar.
SL
Bom e o plata. Move on
Como nao precisa? Os 3 titulares sao Inacio, Coates e Reis/Feddal quando o Reis vai para a ala. Se um Coates, Inacio ou Reis se lesionam, achas que garantes minimamente a segurança defensiva com as outras soluções? Eu acho que um central destro é indispensável
Nisto discordo totalmente em relação ao Paulinho. O bom do Paulinho é o ideal e perfeito para esta equipa, o problema é que não tem estado tantas vezes nesse nível como o desejado. O jogo da Luz é prova disso, falta é estar sempre mais perto desse nível.
Tambem nao vejo porque é tão difícil perceber. Andava a jogar à la Borja, agora parece o Alaba. Merece os elogios sem duvida. Mas no inicio foi criticado justamente. Depois ha quem tenha mais paciência que outros. Mas essa paciência para o jogar mal, as vezes nao se traduz numa viragem no rendimento do jogador, se este nao tiver qualidade. Borja por exemplo. Evaldo que diziam sempre que ia melhorar. O mesmo com Zeeglar. Para nao falar do Polga que era sempre “campeão do mundo” para o ano é que vao ver. Entretanto passaram uns 7. E ele sempre a enterrar.
Conheces á dez anos nada.
Conheces o Paulinho no contexto Sporting á 1 ano, e o Esgaio também, nem vou falar da época com o JJ.
O mesmo tempo que o Platita.
Pronto tu é que sabes que argumentos queres usar para chegares á TUA verdade, o ano passado, com 20 anos fez 1 jogo a titular no campeonato ( a lateral fez 1 assistencia, não sendo claramente posição para ele ), sendo que dos restantes 8, só por 1 vez jogou 30 min, utimo jogo, onde marcou 1 golo.
O Paulinho, hoje aos 29 tem 215 jogos entre competições nacionais, sem contar com os 113 na segunda liga, e achas que é aos 30 que preciso de ver mais? A amostra que tens com o melhor treinador com quem ja trabalhou, no tal sistema perfeito para ele é esta, 1 jogo onde foi decisivo, e onde marcou 1/3 dos golos na temporada, os restantes foram a fechar vitórias.
O Esgaio tem 224 jogos em competições internas mais 87 na segunda liga, aos 28, sendo que é da nossa formação e cuja falta de qualidade era conhecida há 1 decada.
Queres comparar isto a um puto de 20 anos que fez 1 jogo a titular, e outros 30 min, os primeiros na sua posição no ultimo jogo do campeonato?
Nao digam que eu é que sou maluco por Platas e Joelsons, mas a diferença de tratamento em termos de rendimento é clara, perde se qualidade e muitos milhões.
Não vou discutir a questão do Paulo ser perfeito para esta equipa ou sistema, é o que joga sempre e o menos determinante, gostava de ver se tivessemos um PL completamente diferente do que pede o sistema, explosivo, tecnicamente evoluido, pequeno ou alto, mas que desse á equipa golos e muito mais envolvimento do que o Paulinho, se preferiam o Paulo porque é ideal e perfeito…
O patinho feio virou cisne e eu (e não devo ser o unico) tenho de fazer um mea culpa.
Está num bom momento de forma, as tremideiras e os enterranços do passado parecem ter ficado lá no passado, é de aproveitá lo enquanto se mantiver a este nível.
SL.
Se tens de fazer mea culpa, não é muito grave!!! Eu tenho de fazer culpa inteira.
Tão mal que disse dele na época passada, agora estou completamente rendido.
Neste sistema tático ele é perfeito… mas não acredito que possa jogaria central numa defesa a 2.
Máquina!!!
Acho que essa é uma das grandes mais valias do mister, tirar o melhor dos jogadores dentro deste sistema e fazer com que eles proprios cresçam.
Matheus Reis dá cartas na defesa
Assumiu o papel de peça-chave em especial a partir de dezembro

A defesa do Sporting tem sido, por larga margem, o sector que mais dores de cabeça tem dado a Rúben Amorim, entre lesões, suspensões ou casos de Covid-19. E foi por entre as dificuldades que sobressaiu o nome de Matheus Reis. Já com 26 jogos disputados esta época, o lateral-esquerdo assumiu o papel de peça-chave em especial a partir de dezembro, quase sempre na posição de central pela esquerda – tanto que, em Vizela, relegou Feddal para o banco de suplentes. Aliás, nesse jogo o brasileiro destacou-se em vários capítulos, ao ter sido o leão com mais passes certos (86), toques na bola (108) ou dribles bem-sucedidos (3), a par de Daniel Bragança.
Ainda não estou convencido. ![]()
Nada do que aí disseram invalida que os jogadores merecem mais benefício da dúvida e menos certezas inabaláveis de que não valem um caracol sem lhes dar tempo.
Concordo e acrescento ainda a importância do contexto e da liderança que sao muito importantes também.
Noutros tempos ou com outros treinadores nunca o matheus iria ter espaço e apoio para ganhar ritmo e auto confianca.
Mérito enorme do atleta mas também o grupo e a sua cultura de unidade e confianca personficada no seu lider amorim foram também muito relevante e isso vale ouro.
SL
Não fez um bom jogo principalmente porque deixou os adversários entrar com alguma facilidade em zonas interiores vindos da lateral. Ofensivamente também não conseguiu criar desequilíbrios em quantidade suficiente, embora tenha dado uma bola de golo ao Paulinho.
Tem de jogar a central, a LE não consegue dar a profundidade que o Nuno Santos dá
Como disse no tópico do jogo, tem sido o nosso melhor jogador no último mês e meio. Fortíssimo com bola, oferece soluções que mais nenhum central consegue oferecer e defensivamente sempre competente. É incrível a evolução do Matheus.
Neste momento é o nosso jogador em melhor forma, sem sombra de dúvida. E tem ido a todas praticamente sem descanso… quem diria que chegou a ser o patinho feio do plantel. ![]()