Para mim é ele a razão para se repensar se vale a pena ir buscar um central canhoto. Vejo o cada vez mais como central do que como lateral, principalmente neste sistema, corrigidos os problemas de posicionamento e até de concentração que existiam pode estar aqui o nosso titular absoluto. Forte nos duelos(quer na velocidade, quer no choque) e com uma excelente saída de bola(transporte e passe). Espero não me enganar.
Pato, virou pato, deixou de ser feio. Cisne… não me parece. Mas, ainda bem que melhorou e passou a jogar o suficiente para ser opção. Fico feliz por ele e pelo Sporting. Está de parabéns.
Se é certo que Matheus Reis arrancou a temporada de forma tímida, protagonizando um papel secundário na defesa do Sporting, não deixa de ser claramente expressivo o crescimento do brasileiro de 26 anos como opção regular de Amorim num período bem recente. Tal facto fica bem espelhado nas exibições de Matheus em dezembro e que garantiram ao defesa o estatuto de único totalista até agora no plantel leonino no derradeiro mês de 2021.
Ao todo, Matheus Reis realizou os 90 minutos diante de Benfica (Liga Bwin), Ajax (Champions), Boavista (Liga), Penafiel (Allianz Cup), Gil Vicente (Liga), Casa Pia (Taça de Portugal), impondo-se como um elemento imprescindível na defesa, isto num setor que sofreu várias remodelações ao longo de mês, com a infeção de Coates com Covid-19 ou a lesão de Feddal.
Em meia época, Matheus Reis já atingiu as 23 partidas pelos leões, superando o registo que apresentou em 2020/21 (15), quando alinhou na segunda metade da época cedido pelo Rio Ave, tendo beneficiando, desta feita, da lesão de Rúben Vinagre para agarrar o lugar como titular na ala esquerda leonina.
Já não restam dúvidas: este é o ano de afirmação de Matheus Reis com a camisola do Sporting. De mal amado em Alvalade a peça intocável de Rúben Amorim bastaram alguns meses.
O brasileiro atravessa o seu melhor momento de forma, justificado pelos 23 jogos oficiais na presente temporada, mais oito que na transata. Com exibições positivas - seja numa zona mais recuada, como terceiro central, ou a fazer o corredor esquerdo - a sua importância na estrutura da equipa subiu de tom neste mês. Em dezembro, para já, entre Liga, Champions, Taça de Portugal e Taça da Liga, o brasileiro não falhou… um minuto.
A ALCUNHA DE MATHEUS REIS COM ORIGEM EM RONALDINHO GAÚCHO
SPORTING 17:30
Atualmente no Sporting, Matheus Reis concedeu uma entrevista ao UOLesporte. Formado no São Paulo, o defesa de 26 anos começou a jogar em posições mais ofensivas, que lhe valeram uma alcunha ligada a um dos grandes nomes do futebol brasileiro.
«Na formação do São Paulo jogava nas posições mais ofensivas no meio-campo. Então, aqui nos treinos quando estou a jogar como defesa costumo ter aquela habilidade de sair a jogar e driblar desde trás. É daí que vem a brincadeira do Gaúcho, como Ronaldinho Gaúcho. É de ter uma ousadia fora da caixa para um defesa», explicou.
Recorde-se que Matheus Reis chegou ao futebol europeu em 2017 para jogar no Moreirense. Seguiu uma passagem pelo Rio Ave, tendo sido contratado pelo Sporting em janeiro de 2020. No total, soma 38 jogos de leão ao peito.
Contratado ao Rio Ave em janeiro passado, Matheus Reis tem-se afirmado nas opções de Rúben Amorim. Titular nos últimos seis jogos, o defesa de 26 anos concedeu uma entrevista ao UOLesporte em que recordou a saída complicada do Rio Ave em que ficou afastado do plantel principal durante seis meses.
«Foi um momento difícil, mas eu tinha a consciência tranquila, porque o que tinha acontecido não era minha culpa. Mas cresci muito em termos profissionais e pessoais, aprendi a nunca desistir. Tentaram manchar o meu nome, colocar coisas cá fora que não era verdade. Eu tentei afastar-me, porque não achei que era preciso expor-me para explicar o que tinha acontecido. As pessoas que importavam sabiam da verdade e não é à toa que, depois, o Sporting me foi buscar. Porque sabiam do meu caráter», explicou.
Em janeiro passado chega aos Sporting e destaca a confiança que recebeu da parte de Rúben Amorim.
«Acho que ninguém confia mais em mim do que eu mesmo. Sou o primeiro a acreditar. E, até nesses momentos mais difíceis que passei, em que não jogava, sempre acreditei que poderia chegar a este nível nível. Então, quando ele [Rúben Amorim] me ligou, ele sabia das minhas funções, tanto como lateral ou como central. Essa parte de ele gostar também dos centrais a comandarem o jogo e tal. Tenho isso muito comigo também. Estou aqui muito por conta dele, mas todos os dias provo o meu valor, provo que ele buscou a pessoa certa, o profissional certo para ajudar o Sporting», disse, abordando ainda os primeiros tempos de leão ao peito: «Cheguei para um nível muito superior, o nível de exigência do Sporting é enorme, tanto fisicamente, como em termos da responsabilidade técnica e tática. Cheguei com a equipa já montada e a lutar pelo título nacional.. Tive pouco tempo de adaptação, mas, ao mesmo tempo, entrei em praticamente todos os jogos desde que cheguei. Acho que fiquei fora apenas no primeiro jogo. E ainda conquistámos o título nacional? Foi incrível, não só para mim, mas para o grupo e para o Sporting. Já nesta temporada, tive mais tempo de fazer a pré-temporada completa, o que me ajudou muito».
No início da temporada, brasileiro foi expulso na deslocação a Braga em menos de 20 minutos. Hoje é um dos pilares do conjunto de Rúben Amorim
Duarte Pereira da Silva
Texto
27 de Dezembro 2021, 16:47
Matheus Reis é o único jogador do Sporting que realizou todos os minutos no mês de dezembro (540). Entre Liga Bwin, Taça de Portugal, Taça da Liga ou Liga dos Campeões, o brasileiro esteve sempre dentro das quatro linhas. Porém, nem sempre os adeptos leoninos morreram de amores pelo brasileiro de 26 anos.
O ala, que também pode atuar como terceiro central, chegou a Alvalade em janeiro de 2020, oriundo do Rio Ave, mas a ‘custo zero’, uma vez que estava a seis meses de terminar contrato. Até final da época, fez 15 jogos, mas sem nunca deslumbrar.
Já na presente temporada, Matheus Reis não arrancou da melhor maneira. Na segunda jornada da Liga Bwin, em Braga, o lateral entrou aos 62’ e, em menos de 20 minutos, acabou expulso, vendo dois cartões amarelos (70’ e 80) e o consequente vermelho.
Todavia, entre ausências devido à Covid-19 ou lesões, Matheus Reis tem-se vindo a assumir como um dos pilares dos verdes e brancos. Em 2021/22, Matheus já leva 23 jogos (1.517 minutos).