Diga-se que entre estes todos (são 7) devemos ter gasto mais ou menos o que o rival aqui do lado gastou em cada um dos craques que contratou (Pedrinho, Otamendi, Darwin, Waldschmidt, Cebolinha…).
Mesmo tendo em conta que o Porro e o João Mário vieram emprestados, o primeiro por dois anos e com cláusula de opção…
É um mercado muito positivo, mesmo a nível de preço se os jogadores não descerem muito de rendimento foram negócios positivos para o clube…
Confesso que também não sou franco apreciador das qualidades dele, mas que as tem, tem. A desenvolver ainda muito, claro. Mas tem. E já tivemos tanto “cepo” naquele meio campo que por vezes me faz muita confusão como se colocar o Matheus Nunes ao nível de um “buraco” no meio campo. Não é. Nem de perto nem de longe. E convém que vamos sempre lembrando onde estava há 3/4 anos atrás.
Só não percebo é como é que se passa do mercado miserável da época anterior em que não se aproveitou um único para este que até correu bem. A grande falha (e é mesmo grande) foi mesmo a não contratação do avançado.
Mas se calhar alguns até tinham razão quando disseram que o que mudou de uma época para a outra foi mesmo o Amorim (em termos de contratações). Veremos agora o que acontece agora neste mercado para tirar conclusões.
Um golpe de sorte de 14M de euros, ou o Amorim é um génio da bola? Não percam os próximos episódios.
Não tenho qualquer dúvida de que o critério imposto pelo Amorim é a principal razão para o que está a acontecer. Mesmo que o Amorim não seja um génio da bola ou um grande treinador (e isso ainda está para ser demonstrado, como decorre das suas próprias palavras ao assumir vários problemas de dinâmica colectiva), o seu bom senso permitiu escalar a barreira da imbecilidade, no que a contratações diz respeito.
Portanto, mesmo que fosse um treinador de merda, o facto de saber escolher jogadores já o ajuda a fazer boa figura. E como me parece ser um tipo inteligente, pela forma como aborda os problemas, leva-me a pensar que consegue manter os níveis de motivação e de compromisso, por parte dos jogadores, em valores decentes. Ora, bons jogadores com uma relação salutar com o treinador ajudam a fazer uma equipa com alguma expectativa de sucesso.
Imaginemos que aqueles que tinham obrigação de ter juízo, manifestavam este critério de não estragar dinheiro em entulho. Neste momento, havia dinheiro disponível para ter melhores jogadores e, por arrastamento, um plantel mais maduro.
Nem sou um fã, mas o preocupante é demonstrar mais rendimento do que o Doumbia e Eduardo, que foram contratados pelas mesmas pessoas.
Como eu não acho que o Amorim seja um génio ao nível do treino (nem podia ser com tão pouca experiência) deduzo que ele olhou para o que tinha lá dentro deve ter feito força para o Palhinha não sair (coisa que esta Direção estava mortinha para que acontecesse) e o único reforço que talvez acredite que tenha influência da Direção foi o João Mário.
Ainda hoje tenho algumas dúvidas se o Amorim é fã deste perfil de jogador. Parece ser obstinado com algumas ideias, vide Paulinho.
Por um lado até é bom, haja alguém que num clube de croquetes e paneleiros de sapatinho de vela tenha alguma convicção. Antes um lampião convicto do que incompetentes crónicos que há décadas tornaram este clube numa instituição de totós e paneleiros (futebol profissional principalmente).
Ás vezes acho que os lampiões e tripeiros apesar de lhes estar na essência do sangue aldrabar e roubar têm de ser recrutados para o serviço sujo, porque com Sportinguistas à la Manuel Fernandes, José Eduardos e Rogérios Alves já sabemos que a derrota é ao virar da esquina.
Claro que não vamos ganhar, mas pelo menos exige-se saber competir num campeonato de pernetas, mancos e corruptos.
Ainda não tem qualidade para ser titular no Sporting, muito menos ser compreensível porque é aposta à frente do Bragança.
O melhor para ele, se tivéssemos uma estrutura a sério, ser emprestado a uma equipa tipo Vitória, Rio Ave, para ser se no futuro próximo realmente ver se é uma opção a ter em conta ou não.
No imediato, não chega.
Todos batem no rapaz! Foi ele que ofereceu de bandeja o golo no lance da bola na barra. Se o TT marca, a história seria outra.
Teve o azar de estar rodeado de jogadores desinspirados (TT, Tabata, Nuno Santos, Plata…) o que não ajudou o seu desempenho.
No entanto fez uma boa primeira parte. Caiu na segunda. Tem de jogar que uma equipa nunca ganhará nada apenas com 11 jogadores.