Já vamos à Amoreira Campeões, se Deus quiser…
Tenho sido dos mais entusiastas sobre o Mateus, e é para mim a surpresa da época, bem mais que o Geny ( que estava fazer uma época incrível, mas que sempre achei um craque, e é muito mais nervoso com bola no pé cá do que na seleção onde parece que tem íman, dificilmente perde uma bola), e digo sobre o Mateus o seguinte:
1- vi praticamente todos os jogos completos, e ou é praticamente exímio em todas as ações, e mesmo num jogo onde nem teve ao nível de outros jogos, é considerado MVP… Incrível
2- Pitbull autêntico na disputa da bola, aquele jogo onde bate o record de recuperações deste ano ( e quase da história da liga), é inacreditável, leitura, garra, força e sai a jogar, tudo duro mas limpo.
3- os passes tensos são uma maravilha, curto ou longo vão diretos e de fácil recepção.
4- em progressão deixa logo o adversário para trás, tendo a capacidade de continuar e ainda entregar com critério.
5- bolas paradas, mais especificamente cantos é uma diferença abismal para o que temos, bolas tensas perigosíssimas, e difíceis de sacudir pelo adversário, pode assumir se como batedor de livres dada a qualidade que tem.
6- no plano ofensivo, tem vários lances de perigo, mas é onde é naturalmente forte, curiosamente também é o ponto onde mais deve crescer assim que voltar.
Em resumo, e a manter e até evoluir o nível que tem apresentado, é para mim o melhor médio dos nossos quadros, a par do Hjulmand, vira para ser titular e não alternativa, poucas dúvidas tenho sobre isso.
O mateus que tenho visto no estoril, é mais alternativa ao morita e morten do que ao pote. Alias, com o crescimento que teve sem bola e ao nível da intensidade nos duelos físicos, não ficarei surpreendido se for primeira opção quando o morten tiver de encostar por algum motivo.
Para reforçar a ala esquerda do ataque, vai ser preciso ir ao mercado.
Acham que o Mateus pode ser opção para o jogar no lugar do Pote, nos 3 da frente, extremo / atacante esquerdo ?
Com a capacidade de choque que o Mateus tem, acho que é obrigatório jogar na dupla do meio campo. No entanto gostava de ver implementado no Sporting um 4-3-3 onde pudesse haver Hjulmand, Mateus e Dani em campo ao mesmo tempo, a semelhança do que faz Sérgio Conceição nos tripeiros.
Pode sim.
Mas penso que o lugar que mais se aproxima das suas características é o de médio centro
Acho que ele pode jogar onde quiser, 6/8, na posição do Pote, ou até a ala esquerdo onde acaba por descair muitas vezes no Estoril, mas pela dominância que mostra tem de jogar no centro, principalmente neste sistema, seja a 6 ou 8, é perfeito.
Em ponto rebuçado para se afirmar na equipa do Sporting.
É bom tratar do físico.
Nota-se bem em campo. Está a ficar um touro.
Matheus Nunes regen
Jogam de maneira super diferente
Há alguém que se atreva a fazer uma comparação entre o Mateus e o J Neves (sem por os óculos verdes), característica por característica, numa escala de 0 a 20?
Tipo:
Resistência física/Pulmão:
Mateus Fernandes:
João Neves:
Capacidade técnica:
Mateus Fernandes:
João Neves:
Qualidade de passe:
Mateus Fernandes:
João Neves:
Qualidade de decisão:
Mateus Fernandes:
João Neves:
Duelos individuais:
Mateus Fernandes:
João Neves:
Recuperações de bola:
Mateus Fernandes:
João Neves:
Objetividade na zona de finalização (golos/assistências):
Mateus Fernandes:
João Neves:
Rigor táctico:
Mateus Fernandes:
João Neves:
Capacidade defensiva global:
Mateus Fernandes:
João Neves:
Capacidade ofensiva global:
Mateus Fernandes:
João Neves:
Avaliação global:
Mateus Fernandes:
João Neves:
N vou fazer comparações nesses parâmetros pq n tenho tempo agora mas o Neves está num nível superior, n sei qdo terminarem a carreira se vai ser igual, mas diria q daqui a um ano o Neves continuará a ser melhor q o Mateus, gosto muito do Mateus e do Sporting mas o foco dele tem de ser evoluir e afirmar-se no Sporting e n ser comparado com o Neves q hoje está noutro nível.
É um jogador de enorme qualidade.
Acredito que na próxima época irá assumir um bom protagonismo na nossa equipa.
Conseguir, consigo. Não entendo qual a necessidade. O Neves é um talento geracional. Um dos melhores jogadores do campeonato. Talvez o único do panelas que esteve acima da média, e que jogaria sempre no campeão, que felizmente fomos nós. O Mateus está muitos furos abaixo, e é um jogador diferente.
Se o Neves joga no panelas e, consequentemente, anda metido com aldrabões e adeptos com a mania das grandezas, isso são outros 500. O valor de mercado dele vai sempre ser insuflado, para depois o panelas contratar outros jogadores com valor insuflado, e os mesmos protagonistas de sempre meterem dinheiro ao bolso. A gente sabe como funciona. Mas o Neves não tem culpa disso. Muito menos o Mateus, que também é um excelente jogador, e vai ser útil para o ano.
Por enquanto, o JN parece estar num nível superior.
Na proxima epoca, com o RA, estou certo que poderá chegar a esse nível e, quem sabe, superar.
Oxalá.