Não sei quanto aos outros, mas para mim, não.
Eu já pedia o Edwards no SCP quanto ele estava em Guimarães.
Para mim, sempre foi craque!
Para mim, o SCP NUNCA se apresentava em competição sem dribladores mágicos.
E insisto:
Não troco o certo pelo incerto.
Não quando está em causa uma skill tão rara e que valorizo tanto como esta.
Vou ficar com 2 vagas por preencher de extremo?
E sem nenhum mágico?
E vou confiar que o SCP acerta as 2 contratações?
Ou sequer que as faz?
Não acredito no pai natal…
Eu não arriscava!
Só há 2 possibilidades para eu concordar com a saída do Edwards:
Por uma proposta acima de 45ME.
Neste momento, ninguém dá isso.
Por vermos que não conseguimos renovar.
O SCP não pode perder jogadores valiosos a custo zero.
Aqui sim:
Aqui é para vender já, embora com pena!
Eu, por 30M, leva-o ao aeroporto! O que tem de muito bom, tem na mesma proporção na irregularidade. Saindo por 30M, há dinheiro mais que suficiente para ir buscar outro superior.
Foram 15 golos, muitos deles importantes, num jogador que não foi titular metade da época.
Foi importantíssimo para não perderes vários pontos decisivos na 1ªmetade da época.
Sem isso, não tinha havido título.
Além disso, não esquecer as stats dos anos anteriores.
O rendimento do jogador por tempo jogado sempre foi bom.
No banco, ele não rende…
Nem ele e nem ninguém.
é muito otimista considerar que o edwards é “o certo pelo incerto”. se há coisa que não tem constância, certeza ou previsibilidade é o rendimento do edwards. aliás, o mais certo é mesmo que existirão flutuações extremas.
mais do que “trocar o certo pelo incerto” quem toma decisões tem de antecipar cenários e analisar a realidade como ela é.
o nível dos 3 da frente desde janeiro é mesmo muito forte. esta segunda metade da época do trincão é mais completa, a meu ver, do que qualquer período que o edwards teve no Sporting. mas mesmo assim precisa de concorrência séria.
perspectiva-se a entrada de um avançado complementar ao viktor ao qual se irá alocar bastantes minutos. e a entrada de um jogador de perfil diferente( um destro que parta da esquerda e possa jogar tanto dentro como fora).
vimos de uma segunda metade da época onde o edwards pouco contou. e ainda vamos aumentar o nível.
é previsível que o edwards tenha minutos que correspondam ás expetativas do jogador? é previsível que aumente massivamente o nível?
estamos a falar de um perfil psicológico muito específico, cuja tendência parece ser baixar os braços em situações de dificuldade e quebrar o rendimento quando perde protagonismo ou influência.
é um comportamento passado, não é certo que se repita. mas é um padrão comportamental na mesma( ou parece ser, de fora).
fora a questão contratual. dois anos de contrato restantes logo agora é make or break. ou reforça-se a aposta para os próximos largos anos( algo que exige um compromisso financeiro, pessoal e de alocação de minutos que não me parece justificável) ou dá se cashout enquanto ainda se pode. tenho a plena convicção, por vários motivos, que o Sporting se encontra a tratar da segunda.
ele não vale nem nunca valeu isso.
não existe nenhum jogador de nível superior que concilie as limitações físicas que o edwards tem( a altura per si não é um problema mas os restantes indicadores físicos parecem ser sofríveis para o alto nível, fragilidades claras na explosão curta, contacto, velocidade de média/longa distância e, a olho nu, resistência) com um entendimento de jogo normal. não existe simplesmente.
o edwards, com a base física default que tem para trabalhar, teria de ter desenvolvido um jogo bem mais cerebral. está longe disso.
tem claras limitações na finalização. continua a ser um criativo muito instintivo, com o bom e mau que daí advém.
é um jogador, e arrisco-me a ser queimado, mas que sem clubismos pelos recursos que tem anda na faixa dos 15-25M.
mas lá está são perspectivas e espero que esteja 100% enganado
Ele não ia para o banco porqie estivesse a jogar bem… concordamos pelos menos nisso ou não? Lol
Tiveste jogadores nucleares na equipa, no plano ofensivo há 3 gajos que merecem esse destaque: viktor, pote e paulinho. A juntar mais alguém aqui… era o o nuno santos.
O edwards está numa segunda ou terceira linha nesse tipo de influência, e na minha opinião, o scp tem de ambicionar a ter jogadores com um rendimento mais próximo do primeiro tier do que aquilo que o edwards apresenta.
Quando falo do certo, falo de um jogador dribaldor genial com bom números no SCP e que alterna boas e más fases. Isto, para mim, tem sido bastante bom.
Não temos tido muitos extremos melhores nos últimos 10 anos.
Esta também é outra coisa que considero certa.
Fez uma segunda volta fraca mas é dos poucos gajos que sozinho pode resolver jogos, mesmo com a fraca segunda metade, no jogo do dragão foi decisivo naquele segundo golo, embora depois tenha sido expulso.
ficarias surpreendido se te dissesse que tem pior percentagem de dribles completados do que o trincão, o viktor e o geny? com número muito semelhante de tentativas?
respeito a vossa opinião mas não acho sinceramente que sejam argumentos pro manutenção do edwards muito eficazes.
o histórico é o que é. uma merda. andámos anos e anos a brincar. também não tivemos muitos guarda redes melhor que o adan nos últimos 10 anos e é o que é. interessa é se conseguimos ou não melhorar com a nossa abordagem atual( que é muito melhor que a dos últimos 10 ou 20 anos).
o facto de “ter feito uma segunda volta fraca mas * inserir um bom momento como argumento de que deve ficar*” acho bizarro. temos de ambicionar a padrões muito mais altos. ele tem a capacidade de resolver um jogo sozinho? tem.
mas eu quero é que ele o faça regularmente. idealmente até quero que seja um contributor regular e consistente que minimize as chances de ter que chegar a esse ponto. isso o edwards não é de certeza e logo por aí estaria relegado a um papel secundário.
este ano resolveu o jogo com o estrela sozinho( mesmo tendo feito 70 minutos fracos) e entrou bem no dragão. não me parecem ocasiões suficientes, sabendo do resto que já falei em cima para justificar a sua permanência.
se é para aceitar inconsistência pelo menos tem de haver uma amostra grande de genialidade.
Não o vendia nesta altura a não ser que chegasse uma proposta estapafúrdia. Mas não o vendia nesta altura, exactamente, por ter acabado de atravessar uma má fase. Eu gosto do Edwards. Acho-o um bom jogador. Mas acho que é aquele gajo que deve ser vendido numa fase em que todos os olhos estejam nele e sem que se pense muito nisso. Um bocado à imagem do que devia ter sido feito com o Jovane e com o Yannick Djaló (ressalvadas as devidas diferenças).
Existem jogadores que devemos aproveitar para capitalizar o timing de venda em virtude do rendimento imediato que estão a ter. Este parece-me ser um deles. Sendo certo que não me chocava absolutamente nada que o gajo disparasse na 1.ª metade da temporada e que fosse empandeirado para Inglaterra no mercado de Inverno, bem mais valorizado.
Tenho também que respeitar a tua visão das coisas, até porque há que reconhecer que o jogador apresenta fragilidades, mas…
Eu tenho é dúvida que seja assim tão fácil ir buscar esses padrões mais altos.
Uma coisa é a intenção e a teoria, outra é a realidade prática.
E volto a frisar:
Nunca pode falhar existir no plantel, pelo menos, um tecnicista abre-latas refinado.
Se há coisa que esta direção não tem falhado, é nas renovações atempadas de jogadores com valor de mercado elevado.
Este jogador aproxima-se perigosamente do final do contrato sem ter ainda renovado porquê?
Estamos a 2 anos do final de contrato.
Este verão é a última oportunidade de renovar sem muito barulho.
Se não renovar, entramos oficialmente no countdown Rafa/Grimaldo style…
Se a causa disto for a vontade do jogador, então sim, é para vender, e já vai ser em alguma perda. Será uma má notícia para o SCP.
depende muito do valor que consigamos encaixar com o jogador. eu acredito que com 15M com relativa facilidade se vai buscar um jogador significativamente melhor do que o edwards.
tendo a concordar com o @CaptainCharisma é um timming perfeitamente desajustado para vender o edwards. é um jogador que no final de 22/23 alcançou o pico de valorização e acredito que poderia render facilmente entre 30-40M. a quota de jogadores formados localmente da PL é um fator relevante.
seria lógico e aguentar o jogador e esperar por um timming de maior valorização… o problema é que eu não vejo um horizonte temporal melhor. não vejo genuinamente espaço suficiente no Sporting 24/25 para o edwards se mostrar, e não vejo mentalidade/perfil psicológico do jogador para trabalhar de tal forma que conquista esse espaço que não lhe está teoricamente destinado.
vender em perda em relação ao passado é mau, mas vender em ganho em relação á perda esperada é o mau menor. especialmente tendo em conta a questão contratual( ficar com o jogador sem renovar é lose/lose; se jogar bem torna o processo de renovação ou mais caro ou impossível; se jogar mal
inviabiliza qualquer retorno financeiro relevante).
o Sporting neste defeso ou renova ou vende, não há outra opção lógica.