Decidi criar este tópico, não por achar José Peseiro o melhor treinador do mundo, isento de erros ao longo destes 14/15 meses ou por ter de ser imune à crítica.
Mas por entender que as criticas em redor do treinador do Sporting, roçam o limite do razoável.
Nunca entendi e ainda ninguém me explicou, qual a razão para esta tolerância zero, que Peseiro vive no clube desde o primeiro dia.
Se ele tivesse substituído um treinador campeão, que inexplicavelmente tivesse sido dispensado pela SAD, seria aceitável.
Mas não, a razão não pode ser essa, Fernando Santos, esteve longe de ser esse treinador adorado e com extraordinários resultados. Será talvez bom recordar, a quem insiste comparar a época anterior com a do Engenheiro, o seguinte:
-
Fernando Santos, ficou em terceiro lugar no campeonato, desbaratando um vantagem de 7 pontos nas ultimas jornadas sobre o Benfica, sentenciando a não ida à liga dos campeões, com uma derrota em Alvalade com o SLB.
-
Fernando Santos foi eliminado da UEFA em casa contra uns turco que não sei escrever o nome, perdendo o jogo por 3-0.
-
Fernando Santos foi eliminado em casa da Taça de Portugal, na 1ª eliminatória frente a uma equipa da segunda divisão, o Vitória de Setúbal.
Será que é por não ter carisma? Aceito que não tenha, mas isso define um bom / mau treinador?
Será que é por se chamar José, e por isso ter de levar com a inevitável comparação com o Mourinho (para mim um dos melhor do mundo)? Do mesmo mal já sofreu o Couceiro no Porto. Mas de quem é a culpa? Alguém alguma vez o ouviu dizer que é o novo Mourinho, que o quer imitá-lo, ou coisa que o valha. Eu, nunca.
Querem fazer Mourinhos à força, mas se essa for a bitola para ser-se treinador do Sporting, então estamos tramados, Mourinhos só há um e mora no Chelsea.
Admito que o início do campeonato na época anterior tenha deixado marcas, fragilizando o treinador. Admito também que grassa muita indisciplina no plantel, mas duvido que tudo se resuma à figura do treinador. Não acredito que saindo Peseiro, os problemas acabam, os jogadores passam a ser educados e em Alvalade se vão deixar de ouvir assobios.
Ouvi ontem no dia seguinte, o Drº Dias Ferreira apontar como grande defeito do treinador, ele não se queixar. Assino por baixo. Peseiro peca, por estar interessado em servir o Sporting, pelo que representa estar no clube, sem segundas intenções ou em busca de interesses pessoais, que não sejam o do seu sucesso profissional. Nunca da boca do treinador se ouvu um queixume, contra quem quer que fosse dentro do clube.
Peseiro está englobado numa estrutura, capaz de negociar um jogador fundamental, no dia do jogo da LC. Que anda um mês para contratar dois jogadores Alves e Wender, pedidos por ele desde o inicio da pré-temporada. Anda-se um mês a negociar, para no fim pagar-se exactamente o mesmo que o Braga tinha exigido no primeiro dia em que os clubes conversaram. Nem um Euro a mais, nem um Euro a menos. Peseiro têm culpa disto ?
Volto a socorrer-me de Dias Ferreira, ontem na SIC. Dizia ele achar que se vive muita instabilidade no clube. Mais uma vez concordo. E é fácil de explicar essa instabilidade, está a chegar-se ao fim de um ciclo com DC. Ao contrário de outros anos não existe um sucessor “natural”. Por isso as próximas eleições vão ser uma oportunidade para muita gente. Já existem candidatos e outros se perfilam, as eleições mexem e muito com o clube. Aquilo que acontecer com a equipa de futebol este ano, vai servir para em campanha poder ser usado contra ou a favor do candidato que sair da actual estrutura dirigente.
Para não ficarem duvidas sobre a minha posição nesta matéria, ela é a seguinte: desejo ardentemente que MRT se chegue à frente e se apresente a eleições. Caso contrário voto Dias Ferreira. Sou contra subtis de Sousa, João Rocha, ou lideres de movimentos que só aparecem quando a equipa perde.
Voltando ao futebol, de uma época para a outra Peseiro perde 90% da estrutura de meio-campo, pedra basilar do bom futebol da equipa a época passada: Barbosa por opção do treinador; Viana por incapacidade financeira da SAD; Roca pela oportunidade do negocio. Resta Moutinho.
Recebe Deivid, no fim da pré-temporada, João Alves e Wender com o campeonato a decorrer, é impossível exigir que o futebol da equipa não sofra com isto.
Critico em Pesiro a não exigência à SAD de um preparador-físico, só não vê quem não quer que a equipa tem 60 minutos nas pernas e depois acabou. Como critico algumas das suas opções. Mas recuso-me a fazer uma politica de terra queimada em que tudo serve para bater no treinador, inclusive desejar a derrota do clube para se poder bater mais ainda.
Peseiro vive no fio da navalha, é um risco que correm todos os treinadores que aceitam estar num dos 3 grandes. Mas com ele já entrámos no domínio do surreal :
Se ele responde a Mourinho é uma besta, se não responde é um banana.
Se tira o Ricardo é porque tira, se não tira tem medo.
Se a equipa antes jogava bom futebol e nada ganhou, mas agora tenta emendar a mão e opta por uma solução mais pragmática, é burro.
E por aí fora…
Ontem foi sintomático. Programa Dia Seguinte da SIC, pergunta aos telespectadores, Peseiro tem condições para continuar no SCP ?
Há quarta jornada??? Com a equipa em 2º lugar, a caminho da fase de grupos da UEFA. Mas está tudo louco. Mas dou um desconto, porque quem conduz o programa teve a brilhante ideia de perguntar se este FCP de Co, é melhor que o de Mourinho !?!?!?
Acho indecente que o publico perante um jogador que já brincou com o clube mais que uma vez, bata palmas. Mas perante um treinador que nunca desrespeitou quem lhe paga, por desacordo com uma substituição, sofra a humilhação de ter de ouvir 30 mil pessoas a chamarem-lhe de Palhaço.
Só peço para Peseiro uma avaliação justa ao seu trabalho, nem mais nem menos. Ele não é o rei dos treinadores, mas de certeza que também não é o treinador pouco qualificado e para equipas pequenas, que alguns querem fazer querer.
Sobre este ultimo assunto, termino dizendo o seguinte, a inveja é uma coisa muita feia. Levo muitos anos a ouvir relatos, na Renascença existe um ex-treinador, chamado Manuel Oliveira, acha-se o máximo e tira-me do sério. Diz mal e critica todos os treinadores, não só do Sporting, mas do SLB ou FCP. O que ele diz de Peseiro não me surpreende, porque quem o ouvisse falar de Koeman no início da temporada, acharia que o holandês tinha chegado ontem ao futebol. O Sr. Manuel Oliveira imaginaria eu que tivesse curriculum, mas não, títulos são zero! Passagens pelos grandes, nicles. Criticar é tão fácil.