Mais rápido que a luz?!

nunoni, vou-te explicar o que é a relatividade de Eintein!

Restrita, convém primeiro perceber a de Galileu (é relativamente simples), ora a restrita diz que a velocidade da luz é constante relativamente a qualquer corpo (referencial) em movimento ou parado, chegou-se rapidamente à conclusão que quando um corpo (referencial) se move a altas velocidades, para a velocidade da luz continuar a ser constante têm de acontecer duas coisas, o espaço tem obrigatoriamente de encurtar e o tempo tem obrigatoriamente de andar mais devagar!

Geral, ora bem, a luz é composta por fotões (partículas de luz) que contêm massa (numa unidade astronómicamente pequena), e esta só sente uma “mudança de direcção” quando exposta a centros gravitacionais de alta intensidade, ora quando se fala em velocidade esta pode ser representada de duas maneiras, em x m.s-1,y m.s-1,z m.s-1 ou em módulo, e a velocidade da luz tem de ser constante em módulo, portanto imagina que um centro gravitacional altera a velocidade da luz em y mas esta tem que continuar a ser constante em módulo… O que é que tem de acontecer para o principio prevalecer? :idea:

… o espaço tem que encurtar e tempo tem de abrandar!

DONE! 8)

chuck_Norris, eu tenho todo o gosto em aprendertudo o que for capaz, mas vais-me desculpar e não te chateies comigo que isto é um tópico ligeiro, houve qualquer coisa nas aulas do 12º que te passou ao lado. Muita festa, muito jogo do Sporting :victory: , se calhar sobrou pouco tempo para a física - por exemplo, os fotões não têm massa. E no entanto são sensíveis ao campo gravitacional.

curioso, também foi uma dúvida que tive o ano passado…

isso é algo que está ser extremamente debatido ainda hoje, pode haver quem te diga rigorosamente que NÃO como pode haver quem te diga claramente que SIM, o Fotão e um átomo são ambos feitos do “mesmo”, daí uma das outras teorias de Einstein pode ser aplicada aqui…

E=Mc2,

substitui a energia do fotão em “E” por 2.E-22 Joules, substitui o “c” pela velocidade da luz, M = (2.E-22 / 300 000 2)

verás que o valor adquirido não é 0! mas atenção que isto poder ser “paradoxal”

:great: