Mac OS vs Windows vs Linux - A Eterna Batalha

O debate que opõe as duas maiores empresas informáticas norte-americanas - ou as mais mediáticas - perdura há longos anos. Os fervorosos utilizadores do Windows acusam a Apple de cobrar preços astronómicos pelos seus produtos. Por outro lado, os macfans apontam o dedo à instabilidade e insegurança das várias versões do Windows. Confesso que vislumbro argumentos válidos e sustentados nos dois lados da barricada. Todavia, e mesmo defendendo abertamente uma das facções nesta disputa, considero que as posições extremadas com que nos deparamos por essa internet fora não fazem muito sentido.

Agora, é tempo de deixar aqui a minha comparação entre os dois sistemas, através de uma classificação baseada em prós e contras:

Mac OS - Prós :mais:

[ul][li]Estabilidade do Sistema Operativo[/li]
[li]Usabilidade[/li]
[li]Software integrado com o Sistema Operativo, gratuito e de grande qualidade (iMovie e Garage Band)[/li]
[li]Segurança[/li][/ul]

Mac OS - Contras :menos:

[ul][li]Sistema fechado[/li]
[li]Ausência de alguns programas importantes e jogos[/li]
[li]Preço[/li][/ul]

Microsoft Windows - Prós :mais:

[ul][li]Software abundante[/li]
[li]Universalidade do Sistema Operativo[/li]
[li]Preço[/li][/ul]

Microsoft Windows - Contras :menos:

[ul][li]Insegurança e permeabilidade a vírus[/li]
[li]Instabilidade do Sistema[/li]
[li]Necessidade de manutenção periódica[/li][/ul]

Conclusão:

Não há respostas fáceis para este assunto. Considero, contudo, e analisando o cômputo geral, o sistema oriundo da Apple melhor. É mais seguro, mais estável (sincronia entre Hardware e Software) e esteticamente mais apelativo. Não posso deixar de dizer, para ser justo, que os preços praticados pela Apple são excessivos. Exceptuando o Macbook de 13 polegadas, dado que os portáteis carregados com Windows de 13 polegadas são mais caros, todos os outros produtos são demasiado caros. No entanto, são melhores e a Apple aproveita-se nitidamente disso.

Em relação ao Windows, é um sistema que foi criado para ser usado em todos os computadores do mundo. É por isso mais instável e mais permeável a vírus. Depois há coisas que já têm a ver com o próprio core arcaico, mas isso fica para outras núpcias. O que quero dizer é que um sistema criado para ser usado em todo o lado terá de ser compatível com tudo e mais alguma coisa o que originará, obviamente, mais problemas.

E vocês? O que pensam sobre isto?

Segundo me lembro de um prof de microprocessadores me dizer, o lobby Microsoft/Intel começou a ganhar a corrida porque se antecipou em 15 dias no registo de uma patente. Já procurei informação sobre isso, mas não chego lá.

Sempre fui muito crítico da Microsoft, mas o que é facto é que não consigo viver sem a multitude de aplicações que existem. Já tive o Linux instalado e aquilo não me serve para nada a não ser olhar para o computador e dizer que tenho um sistema diferente. Infelizmente.

A posição de mercado que a Microsoft e Intel detêm não deixa margem de manobra para a concorrência. A sua política agressiva de expansão internacional, negociação com governos e acima de tudo o génio do Bill Gates são imbatíveis.

Ninguém pergunta “que sistema operativo é que usas?”. Todos perguntam “que Windows é que tens?”. É cultural. E para que a Apple bata isso vai ter que optar por uma estratégia diferente a não ser que pretenda manter o seu estatuto de poucos clientes mas fiéis.

A Microsoft faz das fragilidades do Windows a maior força. O MacOS é um sistema tão robusto que dificulta a pirataria e o que interessa ao povo é a pirataria.

Comprei o meu iMac em 2006, mas já tinha contacto com produtos da Apple há uns tempos (por causa do meu primo). Entretanto, em 2008, comprei um macbook de 13’’. Não tenho queixas, para mim são perfeitos, pois não uso uma grande variedade de programas. A segurança, para mim, é o ponto forte, assim como o facto de serem mais apelativos.

Devo também deixar uma observação a algo que me deixa indignada: quando comprei o meu iMac, todos criticavam e agora, que se tornou mais mainstream, anda tudo contente com produtos Apple. Os preços também baixaram sensivelmente, dando oportunidade a mais pessoas.

Como costumo dizer: quem usa um mac uma vez, não quer outra coisa…

Nunca ouvi críticas aos Macintosh, no máximo algum despeito. Pelo contrário, quando alguém tinha um, era tudo “o gajo tem um Apple!”, tipo Santo Graal ;D Actualmente é visto mais como algo snob. Mais por aí.

Na tua análise inicial esqueceste-te de referir a diferença de Hardware entre Mac e os restantes, os produtos Apple andam sempre uma geração atrás em relação aos outros.

Posto isto, e tendo já trabalhado com Windows, Mac e algumas distros de Linux a minha preferência recai sempre para Windows. Apple é bonito, mas a falta de jogos e o ecosistema Apple que se mantém fechado mantém-me sempre longe. Linux é óptimo para programar e para quem tem paciência de o customizar mas a falta de fiabilidade do mesmo para um ambiente Desktop é gritante, já tive n problemas com o Grub e são sempre divertidos de resolver ::slight_smile:

Por último temos Windows, não tem o nível de estabilidade de Mac, não tem a possibilidade de tweak de linux, e encontra-se num meio-termo no que diz respeito a estes aspectos. Depois ganha em termos de DirectX, Office, sempre última geração de Hardware e, em algo que é muito importante para mim… JOGOS :stuck_out_tongue:
Quando estou a programar algo a minha preferência recai sempre para DirectX, apesar de OpenGL ser Open-source e em teoria mais simples, consigo sempre melhores resultados em DirectX além de que os motores disponibilizadas para DirectX são bastantes melhores que os para OpenGL (isto na minha opinião claro…)

No meu caso era “Apple? Não gosto, sistema esquisito.”, “não me veriam com um Apple”, etc etc…e agora andam todos contentes com um. Mas claro que também houve opiniões como as que referiste, de “endeusamento”…mas poucas.

Tive contacto com o Windows praticamente desde a sua génese, mas desde que adquiri um iMac em 2008 e posteriormente um MacBook Pro que o OSX da Apple me deixa satisfeito na plenitude.

Tenho aliás o Windows instalado no meu MacBook Pro em simultâneo com o OSX (porque todos os macs modernos podem correr o Windows se uma pessoa quiser) e é um verdadeiro suplicio sempre que tenho de usar o sistema da Microsoft, fico verdadeiramente irritado e saio dele o mais depressa que consigo. A diferença qualitativa é tão abismal que já não consigo trabalhar sem ser no OS da Apple.

Sistema esquisito porquê? Essas ideias pré-fabricadas. Para o utilizador comum usar um windows pc ou um mac é virtualmente a mesma coisa.

Quando se vai um pouco mais além é que se começam a notar as diferenças. De qualquer maneira, ambos os casos apresentam vantagens e desvantagens.

Mac OS é logicamente melhor… embora um pouco limitativo… no entanto é unix… e só por isso é bem melhor que o Windows.
No entanto existe a tal dependencia do Windows… por causa das aplicações que existem… e quanto ao Mac OS… é lixado ter um mac… porque não há assistencia praticamente nenhuma.

Eu tenho um Macbook Pro desde Julho de 2010, e não me arrependo nada… faço tudo o que fazia no windows, é mais intuitivo, fácil e tem uma qualidade de imagem muito superior aos meus Toshiba´s.
Comprei-o na Apple store online “tive desconto da universidade” e funcionou tudo às 1000 maravilhas… Eu acho que quem faz transição de windows para mac não quer outra coisa…

Enquanto houverem lojas de informática que dizem que não reparam macbook pro porque é muito complicado abrir aquilo, não irá aumentar o nível de assistência…

Complicadíssimo portanto…

De qualquer das formas, macOS é como a coca-cola: “primeiro estranha-se, depois entranha-se”! Tem ainda o bónus de depois de lá estar, não queres mais nada!

Muito complicado abrir aquilo… :lol: :lol: obrigado, estava a precisar de me rir um bocadinho hoje.

abri o outro dia um para uma sobrinha, tinha ficado um jack do carregador dentro do macbook ou como é que aquilo se chama, por acaso dá trabalho, e é preciso cuidado para não partir umas pecinhas, e é preciso saber (e ter uma chave de fendas de precisão daquelas mesmo muuuuuuito finas), não é chegar e andar, ao contrário dos pcs.

Por acaso usei Macs, aqueles primeiros monobloco, era fixe, tinha rato e caixote do lixo, fantástico! E programas de desenho que os pcs só muitos anos depois igualaram.

De resto, que eu saiba, Macs não servem para nada, só para fazer desenhos engraçados e animações porreiras, ou seja, do meu ponto de vista, inutilidades :wink:

Ainda não vi ninguém fazer uma continha que seja num Mac, aliás, acho que nem daquelas calculadorazecas tem e se tem o pessoal dos designs que usa mac não utiliza porque não sabe para que serve :slight_smile:

Blasfémia!! ;D Pressionas nos lados do mighty-mouse e aparece-te de imediato o dashboard com uma calculadora completa. :stuck_out_tongue: (e que dá imenso jeito)

tss tss no dia em que um Mac tiver tanto poder de cálculo como isto, eu reconheço the error of my ways:

eu tenho duas, uma no trabalho e outra em casa :slight_smile:

Se o linux pudesse ler os programas da Adobe e da Autodesk sem malabarismos de máquinas virtuais, então nem MAC nem PC.

De qualquer forma estou plenamente satisfeito com o Windows 7, em termos de layout e navegação não fica muito atrás do SO mac, e se ainda por cima não tenho que dar 2000 euros por uma máquina, melhor ainda.

A que vem imbutida no sistema é esta:
[url]http://en.wikipedia.org/wiki/Calculator_(Mac_OS)[/url]

Mas depois podes acrescentar ao dashboard esta, por exemplo:
[url]Apple - Support - Downloads

Ou então instalares a seguinte app:
[url]Apple - Support - Downloads
[url]http://www.myosxfreeware.com/magic-number-machine-1024/[/url]

E a melhor parte… creio que é tudo freeware e instala-se com uma facilidade impressionante, quem tem um iPhone sabe do que estou a falar. ;).

[hr]

A navegacão do Windows 7 é muitíssimo inferior à do OSX, isso é garantido, porque tenho um Atom com o Windows 7 e aquilo é pavoroso :sick:, meu rico OSX.

AutoCAD para Mac:
[url]Autodesk | 3D Design, Engineering & Construction Software

Quanto à Adobe, o Reader já lá corre, os da antiga Macromedia correm todos lá, Photoshop idem… e no Mac tens o Aperture sem equivalente em Windows.

Epá, vocês andam desactualizados. ;D

:arrow: :arrow: Nem mais;)

Quando ,por exemplo, instalares uma aplicação com um simples arrastamento para uma pasta, ou quando desinstalares uma aplicação com um simples arrastamento do ícone para o “Lixo”, podes começar a dizer que a navegação não fica muito atrás…

No entanto, continuas a dizer que o Windows 7 fica atrás do macOS! E mais te digo: podes comprar um computador com macOS por bem menos de 2000€!

Como disse o homem da cruz: “Perdoai-lhes senhor… eles não sabem o que fazem”

este tópico não tem sentido. qualquer geek de palmo e meio sabe que linux é que é.