Mac OS vs Windows vs Linux - A Eterna Batalha

não sabes o que é uma Casio Fx-850P :stuck_out_tongue: simplesmente a melhor calculadora alguma vez construída, comprei a primeira há 22 anos (exactamente meia vida minha) e ainda bomba! Isso de “actualizado” quer dizer “flashy useless gadgets”. :mrgreen:

Sei sei, o meu pai tinha uma parecida a essa, mas olha que uma vez habituado a isto é difícil de voltar atrás:

;D

errr… isso são muito menos funções do que a Casio!!! Tem é mais botões - é muito flashy.

ps - geeks são vocês, eu sou mesmo é nerd. :angel:


/thread

hehehe… nasceste foi noutra geracão, agora é tudo muito mais visual… essa máquina era de facto um espectáculo, mas hoje em dia já não se “usa”. O meu pai também era fã de uma máquina dessas, depois arranjou o MatLab com o Simulink e nunca mais pegou na calculadora (Matlab também existe pra Mac :P).

Pareces o Octávio Machado da Apple… :mrgreen:

E também para Linux…

Mas o que eu quero mesmo é o 3ds Max, o Autocad nunca trabalhei com ele nem preciso. :stuck_out_tongue: Em termos de Adobe creio que o Mac os lê a todos sim.

Quanto à navegação (e aqui respondo também ao Extravagante), apenas falo da experiência que tenho nos iMacs da minha fac, onde não tenho que andar a desinstalar coisas, por isso falei um pouco de cor.

E mais te digo: podes comprar um computador com macOS por bem menos de 2000€!

Ah posso? ;D

Edit: confere, realmente basta um pouco de pesquisa para se perceber que por 1000 e poucos euros se compra um macbook pro. :great:

[url]http://www.tbstore.pt/#outlet[/url]

Por exemplo, um MacBook Pro de 13’’ a 979€: [url]http://www.tbstore.pt/#outlet/specific/e2ef524fbf3d9fe611d5a8e90fefdc9c[/url]

:wink:

EDIT: Mas nem precisamos de ir mais longe… um iMac normal custa 1200€: [url]http://store.tbstore.pt/index.php?c=web2.76&product=MC508PO%2FA[/url]

Melhor ainda. :wink:

Windows 7 ultimate 64 bits é que é! Nem tive de pagar por ele!
Não tenho de me preocupar com compatibilidade porque não há programas que não sirvam para windows.
O meu pc já tem 1 ano e nunca tive, apesar de se apregoar muito a estabilidade do SO ser superior em mac.
Ah ya, boa sorte também a fazer upgrades a macs.
E já agora, boa sorte a encontrar um mac com componentes novos e com preços de jeito. Sim, porque cobrarem 246€ (preço de 2) por uma Radeon HD 5770… Vantajoso!
Mac é a coisa mais fraudulenta que já vi, cobram uma porrada de dinheiro por um pc em que a diferença é um SO que não corre .exe
LOL!

a minha casio acompanha-me para todo o lado e demora 1 ms a ligar e outro 1 ms a desligar, e a pilha não acaba ao fim de umas horas. E depois, tem programetas escritos por mim que dão jeito - foi onde escrevi a primeira versão do predictor de resultados de futebol.

Em qualquer dos casos, o argumento do Airstrike é decisivo :slight_smile: eu julgava que nos Macs metade do preço era para o design, afinal é 80%!!!

Eh pá., um Mac a menos de 2000 é uma grande coisa!!! Há pcs a menos de 300… por 1000 compras uma máquina do caraças, mac é um com monitor mini de 13’’, compras 3 pcs semelhantes por isso!

Ninguém disse que era barato, agora posso dizer-te que comprei um laptop Fujitsu-Siemens por 1200€ há 6 anos, passados 3 estava com o plástico partido em montes de partes, a ventoinha com problemas, o ecrã com pixéis mortos, etc e tal. Arranjei um MacBook Pro em 2009 por 1100€ e passados 2 anos e meio está como novo como se tivesse acabado de o comprar ontem. E é bem mais utilizado que o anterior.

A qualidade paga-se apesar de não negar que os Macs não são de todo baratos. Mas podes perguntar a quem tem um Macbook de antiga geracão e ainda o usa se não está ainda aqui para as curvas… quantos poderão dizer o mesmo de um PC?

Claramente! 8)

Já agora, atrevo-me a dizer que para o utilizador comum, existem distribuições de Linux hoje em dia que servem perfeitamente e são superiores (em termos de aspecto, fiabilidade, performance e preço) a ter um Windows.

Uso apenas Linux. A minha empresa não tem máquinas Windows. E ao fim de alguns anos de utilização, considero que o “ser mais complicado para o utilizador” é um mito: é mais complicado apenas porque é diferente, e porque estamos habituados ao Windows desde pequenos. Hoje em dia, acredito que todos os sistemas operativos têm um grau de complexidade semelhante.

Reforço ainda o factor positivo de pensarmos em filosofia livre: passamos a usar software legal, e a encontrar alternativas fantásticas que são gratuitas e, mais importante, a preferi-las a ter software ilegal. Dou o exemplo do Photoshop. O Gimp é uma alternativa perfeita para o utilizador não profissional (ps: também existe para windows). E hoje em dia não me passa pela cabeça nem comprar o Photoshop nem sequer procurá-lo de forma ilegal: a alternativa é muito mais fácil (no linux, basta carregar num botão para instalá-lo) e eticamente muito superior! :slight_smile:

Não podia deixar esta do Gimp que para mim é o exemplo de uma alternativa que… não é alternativa coisa nenhuma. Quem já usou Photoshop e usa Fireworks (que no fundo é mais ou menos a mesma coisa) sabe bem que o Gimp é horroroso quando comparado com aqueles a nível intuitivo, de layout e funcionalidade… repito, horroroso. :sick:

Desculpa, mas não posso concordar. Linux é muito giro até dar barraca, e nas mão de um utilizador normal quando isso acontece não conseguem resolver os problemas… Só de imaginar a minha mãe a resolver problemas de Grub… E digo isto tendo imenso respeito por Linux que inclusive uso com frequência, mas para um utilizador normal NÃO, nem mesmo com distros como Ubuntu o Linux é uma aposta aceitável.

Relativamente ao GIMP… tem uma e apenas uma vantagem relativamente ao Photoshop, é open-source… de resto como disse o Paracelsus é uma alternativa que não é alternativa.

[url]http://www.toshibanaoavaria.com/[/url]

ao fim de 3 anos qualquer computador começa a ficar obsoleto :slight_smile:

eu tenho um ts1000 que acho que funciona (não tento há mais de 20 anos), daí a dizer que é um grande computador vai uma certa distância
[url]http://oldcomputers.net/ts1000.html[/url]

Não há programas que não sirvam para windows? Olha, assim do nada indico-te vários e de grande qualidade:

  • Final Cut
  • Logic Pro
  • Papers
  • Adium (de longe o melhor software para IM)
  • Quicksilver

Depois, todos os programas Windows que não existem num Mac têm alternativa neste sistema - e nem digo que se pode correr Windows num Mac e o contrário não. Quanto aos upgrades, é mais uma coisa onde estás completamente enganado: os portáteis da Apple são muito mais fáceis de fazer upgrade que os de outras marcas. Para mudares o disco, por exemplo, nem precisas de abrir o computador.

Quanto à estabilidade, não há comparação. Sabes quantas vezes tive um crash com reboot em 2,5 anos de uso? Uma vez. Só uma vez tive que reiniciar o computador, e o mais engraçado é que foi ele próprio a avisar que o ia fazer por um problema de compatibilidade com um programa. Sabes quantos problemas de outra ordem tive? Nenhum. Vírus ou Spyware? Nenhum. Programas de limpeza? Não uso nenhum.

Quanto ao preço, o que estás a dizer não corresponde à verdade. No caso dos portáteis, por exemplo, a diferença de preço do que eu comprei para um HP com as mesmas características era cerca de 100 euros. Se tivesse comprado o branco, por exemplo, essa diferença esbatia-se.

Não vês a tua mãe a mexer no Grub porque ela não começou a mexer nos PC’s em Linux. Se em em vez de Windows ela tivesse começado por Linux se calhar já não dirias isso.

A partir do momento em que a Apple se converteu aos processadores Intel, (ainda por cima x86!) os Macs perderam metade da mística >:(