Bem, eu sei que já existe um tópico muito interessante sobre música, que por acaso até é Sticky aqui neste quadro, por isso deixo ao critério da Moderacäo a fusäo ou näo com este tópico.
Pessoalmente, costumo näo ser grande fä da música alternativa, uma vez que gosto imenso da técnica da música dita comercial que é basicamente a de sons e refröes harmónicos repetidos exaustivamente - entra bem no ouvido e é agradável de ouvir vezes sem conta (um exemplo recente é o ‘Apologize’ com e sem remix do Timbaland). Mas existe uma banda (é caso quase único) de palcos mais alternativos que tem uma sonoridade que sempre me impressionou e que nunca me cansei de ouvir e que ainda ninguém referiu neste fórum… é por isso que estou curioso para saber os vossos gostos musicais APENAS em relacäo às bandas de música ALTERNATIVA… pode ser que encontre mais alguma que me surpreenda. Quero sublinhar que embora a divisäo entre música comercial e alternativa possa näo ser a mais correcta, foi no entanto a melhor que encontrei. Näo pretendo desconsiderar nem ofender quem percebe muito mais de música que eu e, portanto, näo me caiam já em cima só porque näo concordam com esta classificacäo. Assim:
HOOVERPHONIC
[hr]
Descobri-a por acaso, após ter ouvido um clip de ‘Eden’ já näo sei onde e apaixonei-me por essa música… fiquei a saber mais tarde que tinha sido usada num filme de terror “Sei o que fizeste o Veräo passado” e que chegou a ser adaptada pela Sarah Brightman (que saiu muito inferior como é lógico). A partir daí fui à procura da discografia… na altura ainda só tinham editado 3 discos e delirei com a sonoridade e com o mix de músicas mais ‘alternativas’ e outras mais ‘comerciais’. ‘Eden’, ‘Mad About You’, ‘Out of Sight’, ‘Nirvana Blue’, ‘Shake the Disease’ (a minha preferida), ‘Jacky Cane’, ‘Club Montepulciano’, ‘2 wicked’, ‘Frosted Flake Wood’ (que parece saído do Capuchinho Vermelho), e muitas muitas outras…
Trata-se de uma banda belga com cerca de 10 anos que até já esteve em Portugal (penso que no Festival Sudoeste num dos palcos secundários). Convido-vos pois a ouvir e disfrutar de algumas daquelas músicas que coloquei acima, em particular as 5 primeiras (som mais comercial), mas também as outras têm o seu encanto particular. Poderäo consultar o site deles em: http://www.hooverphonic.com e lá iräo encontrar em stream algumas das músicas que coloquei aqui (em versäo integral). Existem ainda vídeoclips no Youtube do ‘Eden’ e ‘Mad About You’ (talvez existam mais)… depois digam o que acharam.
Mais exemplos?.. Já sabem, nada de bandas ‘comerciais’, ‘da moda’, ou assim parecidas…
Uma banda que me traz boas recordações. Estive nesse Sudoeste e vi o concerto deles no palco secundário. Fizeram um encore maravilhoso e poucos dias depois fui logo correr a comprar o 1º álbum deles. Passados 2 ou 3 anos foram ao Porto dar um concerto no Teatro Sá da Bandeira - também lá estive batido. Têm músicas muito boas e uma sonoridade muito característica, muito calma e envolvente.
É engraçado porque faço exactamente a mesma associação :lol:. Na mesma altura em que descobri os Hooverphonic também descobri os Goldfrapp, cujo álbum de estreia também é qualquer coisa de fabuloso. Parece autêntica música de contos de fadas, só vêm à cabeça imagens de duendes, elfos, florestas e bruxas.
P.S. - Paracelsus, acho que as imagens que colocaste provocaram uma luxação aqui no painel das mensagens. Isto acontece a mais alguém?
Não é por esse motivo porque essas são também as dimensões do ecrã do laptop onde estou.
Experimenta pressionar simultaneamente em Ctrl + algumas vezes. É que estou a reparar que o layout do fórum, no teu computador, está muito reduzido. Não é normal ver-se tanto fundo verde à volta do quadro do fórum.
:great: Deram um excelente concerto no Lux, talvez o ano passado. Vale a pena ouvir também os Colossamite e os Gorge Trio, com o guitarrista deles. O baterista dos Deerhoof é impressionante, uma espécie de Keith Moon do século XXI (com as devidas distâncias, enfim, porque Keith Moon é irrepetível).
Com os Sigur Rós desatino profundamente.
Actualmente, vale mesmo a pena seguir os Animal Collective (já aqui citados por alguém) e os Lightning Bolt. Os discos a solo do Panda Bear dos Animal Collective também são muito valentes (especialmente este último, o “Person Pitch”).
Bom, quanto a música popular, ou se lhe quiserem chamar música não-erudita, a grande maioria das bandas da actualidade e também uma grande parte das bandas do passado de que eu gosto, podem-se incluir neste grupo a que chamam alternativa ou independente.
Muitas delas tenho-as citado ao longo dos tempos no tópico sobre música, mas posso nomear algumas:
antigas: The Smiths, Talking Heads, The Go-Betweens, Gang of Four, Joy Division, New Order, Jesus & Mary Chain, entre tantas outras.
actualidade: Arcade Fire, The National, Franz Ferdinand, Jens Lekman, Richard Hawley, Beirut, Rufus Wainwright, TV on the Radio, Bonnie Prince Billy, Sufjan Stevens, Nellie Mckay, The Strokes, LCD Soundsystem, The Shins, White Stripes, entre muitos muitos outros.
Mas estes nomes já deixam uma ideia mais ou menos geral das minhas preferências dentro deste extenso rol daquilo a que chamam música alternativa.
Tudo boa gente, Ricardo, sinceramente. Arcade Fire, TV on the Radio, LCD Soundsystem, White Stripes, Gang of Four, Talking Heads, J& Marychain, etc, etc. Ouço-os a todos com gosto (menos os Franz Ferdinand e os Joy Divison; sou ambivalente em relação aos Smiths; manias…).
Mas Deus é Deus, e não devemos invocá-Lo em pé de igualdade com os mortais. Deus assume toda uma variedade de formas: Bonnie Prince Billy, Will Oldham, Palace, Palace Bros., Palace Music, Palace Songs e o que mais Lhe apetecer. É Deus, tem esse direito.
sinceramente não sei o que se pode considerar alternativa ou não. mas aqui estão as bandas que eu oiço ditas alternativas
Arcade Fire
LCD Soundsystem
The Kooks
Razorlight
Snow Patrol
The Beautiful Girls
Sufjan Stevens
Nizlopi
José Gonzalez (não sei se pode ser considerado ou não…eu também não me guio por rótulos…)
Damien Rice (algumas músicas)
Death Cab For Cutie
The Postal Service
Rufus Wainwright
The Nacional
Franz Ferdinand
The Strokes
White Stripes
Of Montreal
Joy Division
The Cure
o meu itunes ‘diz’ que há uma data de músicas do John Mayer que são ditas ‘Alternative’
Posso pedir-vos que tentem focar uma, duas, três bandas e näo 20 ou 30 (e já agora com um bocadinho de cada uma e o porquê da vossa escolha) porque senäo é quase impossível ser selectivo.
Concordo. E já agora era porreiro se pudessem colocar um sample para dar a conhecer as bandas de que falam, quando mencionam grupos mais desconhecidos na cena musical.
Em relação às preferências do Ricardo Martins Pereira, são, todas elas, também as minhas. Mas apesar de ser super-fã de Morrissey e de Smiths, penso que não serão o exemplo ideal de “Alternativo”… Os Smiths geraram Milhões em receitas e tiveram sempre lugar cativo nos Top’s do Reino Unido.
Pelos mesmos motivos, a maior parte das bandas de Indie Rock (e não só) que mencionaram - The Strokes, Arcade Fire, The Kooks, White Stripes, Franz Ferdinand, The Shins, etc - não deveriam constar deste tópico, apesar de eu também ser fã.
Compreendo que possam discordar, mas se estas bandas ocupam os Top’s por esse mundo fora e não tocam músicas com uma sonoridade particularmente alternativa e diferente do que outros produzem, percebem onde quero chegar…