No gás é a GoldEnergy mudei á dois meses e a diferença é grande, pelo menos com o protocolo com a DECO.
Julgo que querias dizer GoldEnergy, é quem tem protocolo com a DECO no sector do gás.
Cuidado com as diferenças muito grandes, a minha primeira factura também veio muito “leve” e fui confirmar e, afinal, tinham feito uma estimativa muito singela do consumo. Como é óbvio, um acerto de consumo mais adiante pode trazer uma factura muito grande. Convém confirmar isso e já alertei a malta neste tópico.
Queixas acerca da GoldEnergy não ouvi nenhumas, apenas as que o @Mayhem me descreveu.
...a Endesa ganhou porque foi a única a concorrer o desconto é de 5% no entanto também estou de pé atrás pois um amigo teve problemas com eles...
Parece que ganharam porque foram os únicos que concorreram. Em virtude do desconto, eu próprio talvez mude também, mas acerca desta firma já eu tinha ouvido algumas reclamações, bem antes de o @Mayhem ter indicado algumas delas mais detalhadamente.
Se te decidires por essa mudança, podes efectivar a mudança de fornecedor e partir do site da DECO, sem qualqur chatice ou burocracia formal…
Já agora, esse desconto adicional de 3% é relativo ao valor base da GoldEnergy que, de acordo com o simulador da DECO, já era o preço mais baixo, para o kWh de gás, entre os diversos fornecedores… ou seja, e fazendo fé nos dados disponibilizados, a GE já era mais barata mesmo na situação de não seres sócio DECO…
isso GoldEnergy, outra coisa importante no gás é o facto de as faturas serem mensais, na galp apesar de ter meses sem despesa nos outros apanhava o acumulado o que não é muito agradável…
nestas contas têm de ter em conta o valor da conversão, que é multiplicado pelo volume de consumo, só depois é que multiplicamos pelo valor unitário dos Kwh.
por acaso não tenho comigo nenhuma fatura para poder expor esses dados
Agora que já saíram os resultados do leilão, é tempo de comentar as barbaridades que têm passado na comunicação social e debitar alguns “soundbytes” sobre o que tenho ouvido por um passarinho:
Ao contrário do que a DECO diz, nenhuma das empresas do mercado livre excepto a Iberdrola praticam fidelização. Curioso ter saído uma reportagem na SIC que mencionava que a GALP fidelizava os clientes com um seguro de electricidade associado quando, pasme-se, não é seguro nenhum e não é de electricidade. A única parte que acertaram é que esse serviço tem fidelização (e não a oferta de gás/electricidade).
Acho curioso todos ficarem chateados se alguém “defender” os “tubarões” mas não ficarem chateados pela concorrência desleal e mentirosa que tem sido perpetrada por empresas de apoio ao consumidor e pela comunicação social. Pelos vistos o Português tem mesmo um problema em querer informar-se, acreditando em tudo o que lê no jornal do dia. É pena.
Existem agora novos vendedores que propõem contratos aos clientes no gás e na electricidade, com 100% no termo fixo + 5% nos consumos. Como devem entender, são vendedores Dual (prática ilegal) que estão a trabalhar para Endesa e Goldenergy. Mais não digo sobre os seus interesses nem os mandatários.
Certos vendedores visitam pessoas idosas e clamam ser “funcionários GALP/EDP” ao abrigo do mercado livre, estando a fazer uma vistoria dos serviços contratados. Procedem, no fim da “visita”, à entrega de um “papel de verificação técnica” e pedem aos visados para assinar. Esses “papeis” são contratos no mercado livre.
@Luis, se passaste para a EDP com gás e electricidade tens desconto, isso se optaste por débito directo. Sei que a maioria das empresas aplica o desconto à parte do valor, mas a EDP aplica directamente nas tarifas. Para um escalão 1, que decerto será o teu, o preço da EDP Universal/Comercial s/desconto é de 0.0736 €/KWh. Se aplicares os tais 5% chegas ao teu valor. Se a tua tarifa de electricidade for simples tens 2% mais barato já, aplicado da mesma forma.
@Juziel, os tarifários das empresas de gás variam em todo o país. Excepto Porto, Braga e Viana, todos os distritos são GALP, pelo que podes consultar o site da mesma e saber a tarifa praticada na tua zona.
@Damien, não. Os tarifários são mesmo diferentes de acordo com os Distritos.
Eu não disse que eram iguais apenas que tem de multiplicar pelo valor de conversão, existe uma formula que está na factura , tanto na GE como na galp.
depois o valor por KWh pode ser diferente , por isso convem comparar duas faturas no mesmo distrito, mas não é tão linear como multiplicar pelo valor do KWh…
Antes, a GALP estava fragmentada por regiões (LusitaniaGas, TagusGas, etc etc etc) e sempre pensei que os tarifários pudessem variar concessionário a concessionário. Imaginei que agora, com um mercado livre e integrado, o preço do kWh fosse estabilizado a nível nacional, pelo menos dentro da mesma empresa, e pelos vistos não é, conforme demonstra o site da GoldEnergy - não estava a par disto, daí a minha surpresa.
Já agora, presumo que em resposta ao leilão da DECO, a EDP alargou a sua oferta e tem em vigor uma tarifa com desconto de 10% no gás natural e 5% na electricidade.
Eh pá, estou mortinho por mandar um chuto no cu à EDP, mas ainda não estou com grande fé na Endesa e este novo tarifário da GALP obriga à adesão por débito directo, algo que não me agrada minimamente…
Alguem me sabe dizer se os descontos do Casa Total Click da EDP são sobre o consumo ou sobre os termos fixos? Estou tentado mudar, mas o facto de ter fidelização de um ano, deixa-me de pé atrás.