O facto de vir no Romano desanima e faz-me querer ainda menos o jogador.
Já se percebeu de onde retira as suas fontes, e não é mais do que uma ferramenta dos agentes para iniciarem o processo de leilão.
Do género, o agente informa o Romano de que houve sondagens por determinado jogador, de forma a que outros clubes possam iniciar, retomar ou reforçar interesse e assim valorizar mais uma potencial venda. Por outro lado é uma forma do agente informar o próprio clube onde está o jogador de que poderá haver interesse em sair.
O que eu queria é que o Sporting chegasse ao jogador pretendido e batesse a nota. Ponto final. Sem dar tempo de mais nada.
Claro que para isso convinha primeiro saber o que realmente vai acontecer com o Gyokeres.
Mas estamos a perder as semanas em que acredito que podíamos fazer melhores negócios, por valores mais apelativos. Quanto mais tempo esperarmos mais caro fica tudo, e menos opções vamos ter.
25M é uma loucura. O Pavlidis, mais novo, custou 18M o ano passado.
Não é tão linear. Muitas vezes parte também dos clubes (tanto do vendedor como do comprador).
E é exatamente como acontece em todos os meios de comunicação social… O Record tem feito exatamente o mesmo que o Romano e vocês não reagem da mesma maneira…
Vi algumas coisas dele esta época ontem - já o conhecia de há uns anos atrás, mas perdi-lhe o rasto. Concordo com a maior parte da tua análise, ao contrário de muita gente aqui que é bastante evidente que reagem pelo hype que cada nome tem, mas deixo duas ressalvas (reservando-me o direito de mudar de opinião quando vir mais
). Uma “má” e outra boa.
Começando pela “má”, não acho que seja assim tão lixado no espaço e no choque - velocidade/força/potência. É claramente acima da média nestas vertentes, atenção, mas especialmente tendo em conta quem ele viria substituir acho que a diferença ainda é grande nesses capítulos, e parte disso poderá dever-se à lesão que teve há dois anos. Concordo na questão do 1º toque também, e tem, de facto, algumas dificuldades a criar espaço em situações mais congestionadas dentro da área.
A ressalva boa, tanto no geral como em contraponto com o Gyo, é mesmo o perfil de decisão. É um avançado muito mais associativo, tem mais critério que o Gyo - só que pronto, o sueco neste contexto é tão dominante que várias vezes toma más decisões e mesmo assim resulta - e tem ali laivos combinativos mesmo muito acima da média para um 9. Boas intuições, procura bem apoios frontais quando parte de trás, um ou outro momento bastante criativo, etc.
Também acho que chuta melhor de pé esquerdo que o Gyo, especialmente à distância. Essa ambidestria dele abre várias possibilidades, tal como abria ao Franjo por exemplo.
Como já disse noutros lados, entre 15 a 20M (no máximo) não me chocava. Não iria mais longe, completamente por causa da idade e do tipo de clube que somos, mas como dás a entender a 2ª liga espanhola está bem mais perto do nível da liga portuguesa do que se acha, e o rendimento do Suárez lá foi incrível. Para não dizer que fez um hat-trick no único jogo este ano contra uma equipa de 1ª, o Sevilla na taça.
Vários dos nomes de quem o pessoal gosta - e eu partilho da opinião para vários - seriam interessantes por serem bem mais jovens, e com outro potencial, mas o Suárez é melhor jogador ao dia de hoje que vários deles. É bastante mais polido/criativo com bola que o Franjo, por exemplo, que foi o nome que vi mais e de quem gosto bastante. Mas ao dia de hoje, é pior jogador que o Colombiano.
25M e um absurdo. À volta dos 15M faria sentido, mas não acredito que o Almeria o venda por esse valor. Mas do que vi, dá bastantes garantias e é um jogador que chegaria cá para vingar
Fábio Silva?? ![]()
Ontem acho que falaram dele no futebol total. Alguém viu?
Eu vi, mas as análises do bouças têm muito que se lhe digam
Não querendo, de todo, defender ou atacar o jogador que dá nome ao tópico (ou seja, é off-topic), mas ainda não percebi porque é que o Franjo Ivanovic justifica tanto valores desses e os outros, sejam este ou outros nomes que aparecem, não.
É que o gajo joga no campeonato belga e comprar avançados dessa liga é um bocado como jogar roleta russa com 4 balas no tambor.
Sim, mas nada que não se soubesse já. Bom a atacar a profundidade, bom a rematar com os dois pés, se chegasse partia à frente do Harder etc
Não sei se é este, se é outro qualquer. De uma coisa tenho a certeza, ou perto disso: não vem substituir o Viktor. O Gyokeres é um dos 3 melhores avançados do mundo, quem quer que venha vai estar a milhas. Mas, se substitui-lo é impossível, manter a competitividade não. Temos de perceber que o nosso sistema de jogo irá mudar para o ano. Já não podemos viver das cavalgadas do sueco. Provavelmente até podemos apresentar um fio de jogo mais atrativo, mas isso dependerá muito da qualidade que vier juntar-se ao plantel.
Um gajo lê com cada coisa neste fórum , jasus
Uma coisa é certa prefiro 10 vezes este ao grego.
muito boa análise, concordo com a generalidade.
em relação á potência, o viktor claramente tem vantagem especialmente porque o primeiro burst é muito mais forte e pelo facto de ter uma compleição com mais força superior, que absorve melhor choque/contacto. mas a olho nú algumas das arrancadas de longa distância parecem atingir valores muito interessantes e não assim tão longes do sueco, além de ter qualidade técnica nos toques/condução para efetivar a sua potência muscular. não atingirá níveis viktor mas em termos nacionais( até porque muitos centrais de equipas médias/baixas são mais defensores de área e têm muitas dificuldades com perfis destes) estou quase certo que terá muito impacto nesse momento( noutros contextos já será mais curto; tem várias lacunas que centrais de outro nível resolvem com mais facilidade):
em relação ao jogo associativo confesso que não tenho uma amostra enorme mas do pouco que vi não adorei as dificuldades que tem a receber de costas quando está importunado( um pouco á semelhança do viktor que também tem muita dificuldades). não utiliza o corpo eficazmente para criar separação e as dificuldades no primeiro toque também se notam. com mais espaço até tem uma percepção interessante de espaços, serve bem os colegas e soma boas definições no último terço, ainda assim parece-me que o seu jogo longe da baliza mais interessante é a partir do corredor esquerdo, não tanto de costas em terrenos centrais a tentar ligar( daí as minhas incertezas da viabilidade de ser um 2ºavançado; mas lá está não tenho amostra suficiente para ter uma opinião definitiva nem sei o que pretenderá o treinador, cujo modelo ainda não é claro).
eu percebo 100% a lógica adjacente á contratação do suarez( um perfil semi gyokeres, mais experiente e complementar ao harder, que não tape totalmente nem durante muito tempo a sua janela de utilização e espaço na equipa) e tenho grande segurança no seu impacto doméstico positivo. mas por valores na ordem dos 25M não consigo não achar que há mais valor noutras opções que cumpririam um propósito semelhante( reportam-se por exemplo valores semelhantes no guessand ou no picolli que são perfis ligeiramente diferentes mas também enquadráveis e a meu ver melhores já; além dos já falados romulo, que vi intensivamente e também prefiro, ou stassin que tem um teto incomparavelmente superior). ainda assim se vier perfeito, a histeria não me parece justificada( mas existe sempre por aqui) e podemos estar relativamente seguros com o rendimento desportivo que acrescenta
pouca nuance, muito soundbyte.
por alguma razão está no espaço dos media e não a exercer a sua profissão num contexto de alto nível.
Quanto à questão de receber de costas, de acordo. É outro dos factores em que também não me pareceu assim tão lixado fisicamente, especialmente contra centrais imponentes. Não tem força para absorver esse impacto todo e conseguem normalmente desequilibrá-lo. Com o Gyo acontecia às vezes, mas já era mais variável, diria - acima de tudo porque acho que, em Portugal e desde muito cedo, tinha uma das maiores discrepâncias entre a força que podiam usar com ele vs a que ele podia usar com os centrais adversários que me lembro de ver - posso ter algum bias aqui, confesso
Era desancado à porrada nos jogos todos, e a minha resposta inicial se fosse o treinador seria para lhe dizer que é muito mais forte que aquela gente, portanto que se imponha e lhes dê também… mas isso fazia ele quando chegou e fartava-se de somar faltas ofensivas. Na Europa, contra centrais de nível superior, acho que já tinha mais dificuldades ‘reais’, porque realmente apanhava centrais fisicamente mais equiparáveis e faltam-lhe alguns fundamentals na forma como usa o corpo para lidar com isso.
Mas quando falo no jogo de costas ali, falo especificamente no perfil de decisão e capacidade/vontade de jogar ao 1º toque. A 1ª recepção quando muito pressionado tem alguns problemas, mas o passe ao 1º toque é melhor, e acima de tudo é um tipo mais refinado/maduro, que tenta muito menos vezes forçar a rotação para rebentar com o defesa e que recua um pouco mais para dar apoios frontais ao 1º toque.
A tendência dele de ir frequentemente para a esquerda é clara, também, e aí diria que é mesmo muito parecido com o Gyo. A diferença é que, depois, o acerto dele parece-me maior. Entende bem as movimentações dos colegas, fixa bem adversários, solta no timing certo e com peso no passe adequado.
Estive agora a ver o jogo dele com o Cádiz, e apesar de não ter marcado foi o melhor jogo que lhe vi. Nesse jogo teve a sorte de apanhar um central mais baixo e relativamente frágil fisicamente/lento e a inteligência de o saber explorar - apesar de até ser o central pela esquerda, daí me parecer intencional porque não é o lado para onde prefere descaír. O Almeria teve 10 jogadores na maior parte do jogo e 9 jogadores quase uma parte inteira, mas o jogo do Suárez aí foi basicamente o textbook do que deve ser um avançado nessas circunstâncias e aproximou imenso a equipa do sucesso - aguentaram quase de forma heróica, mas deixaram-se virar aos 95 e aos 98. Constantemente a segurar a bola com qualidade, a aguentar e a soltar em colegas mesmo em cenários complicados, a fazer bullying lá ao tal central mais débil e depois a definir quase sempre com qualidade essas situações com mais espaço. Nesse jogo foi um Gyo juiced up na definição, basicamente, que é um mega monstro. Só que, claro, o Gyo consegue fazer o que faz contra um manancial maior de centrais.
Quanto a valores, sim, 25M parece-me claramente excessivo. Se tivesse feito esta época com a idade do Gyo quando veio (menos 2/2.5 anos), sinceramente, até aceitava que se esticasse até aí, assim acho que para o tipo de clube que somos e pela análise risco-retorno que isso implica é demasiado arriscado. Mas por uma fórmula a começar nos 15 e a acabar nos 20 (o 15+5 da praxe), eu fazia a coisa. E quanto ao encaixe com o Harder, acho que é bem exequível porque, apesar de o perfil de movimentação ter muitos pontos de contacto com o Gyo, acho que o maior problema deles juntos era mesmo ambos forçarem imenso individualmente e terem problemas na definição. Como referiste e eu concordo, eu gosto bastante do Suárez a definir descaído para os lados - especialmente a esquerda, mas mesmo da direita - portanto numa dupla do género punha o Suárez atrás e muito mais a descair ligeiramente para os lados, e o Harder mais central, focado num jogo de 9 mais clássico e a explodir em diagonais curtas. E em paralelo trabalhar fortemente na lavagem de cérebro ao Harder no perfil de decisão com bola, também, que acho sinceramente que quando perceber que os 100 remates ineficientes que faz não só lhe tiram rendimento como tiram o que ele quer (golos), vai ser 10x mais jogador e ter condições para chegar a clubes maiores.
Acho que não há discussão, se quer.
Andamos aqui a dizer que 25 milhões é muito, provavelmente é, mas de quisermos o jogador e houver outros clubes dispostos a chegar lá não há muito remédio, ou pagamos ou outro clube leva o jogador.
Se eu gosto da ideia nem por isso, mas é o mercado. Cabe ao clube decidir o que é melhor.
Este último clip… Que barbaridade de pontapé…
Sinceramente a saída do Gyo é tão impactante que percebo o interesse neste Suarez, era bom é que sacasssem um negócio do crlho, tipo 15M max…
Se vier ficarei entusiasmado ainda assim espero que não se pare por aqui no que toca a reforçar o ataque.
A questão é que parece que estão convencidos e percebo m sinceramente, quais são os PL que para além de golos sejam completos, autossuficientes? É que não há muitos, e prefiro um Suarez com 27 que um Samu sinceramente.
Também nós retemos jogadores de 29 anos de nível médio, que podiam ter saído por 10M ou mais, se pagarmos 20M por um gajo demolidor durante 4 ou mais épocas… Qual é o drama que esse mesmo player renda financeiramente zero ( resultante de venda), mas que te dê títulos e sendo exrame aquilo que querias para a posição?
Eu gosto, e acho que também nos falta um jogador projetoz que realmente venha no auge e queira ser figura de proa de um enorme clube como o nosso.
Nada indica que o Suarez venha a ser um “gajo demolidor” nas próximas épocas. A carreira dele tem sido altos e baixos. Pode acontecer, como pode não acontecer. 20M é demais para esse degrau de risco.