Os vídeos de skills valem o que valem… com boa vontade também se faz um vídeo do Alisson com grandes fintas e até golos em poucos jogos no Sporting. Vamos lá ver o que sai daqui
Fisicamente é incrível, só não consigo perceber é a qualidade no remate, num dos vídeos tem lá um canhão autêntico, mas parece dar pouco uso, ainda assim é abnegado e percorre o campo todo sem perder qualidade.
Eu gosto muito desta sugestão, mas sinto que será mais para ED ou 10, com a capacidade física que tem podia dar um 8 maluco!
Fechem já!!
Concordo muito com este análise, são uma espécie de médios ofensivos, também no Allan não sei qual é a qualidade de remate que tem, e qual o potencial de melhorar os números no que toca á finalização.
Ainda assim eram dois perfis físicos inacreditáveis, agora acho que o Allan por menos que 25M não sai, aquelas exibições na libertadores não foram deste planeta.
relativamente aos 5 jogos que o Luis Guilherme jogou nesta 1a metade da época lá no West Ham, não vi os jogos, mas estive a analisar as fichas desses jogos e tenho de fazer um reparo ao que disse no meu comentário anterior :
o West Ham, nesta 1a metade da época, já teve 2 treinadores > numa 1a fase o Potter e daí para cá o Nuno Espírito Santo
o Luis Guilherme jogou, até agora, em 5 jogos : em 3 deles com o Potter e em 2 deles já com o Nuno
no início da época, ainda com o Potter, naqueles 3 jogos, o Luis Guilherme substituiu ou entrou para o lugar ou jogou a titular 1 desses 3 jogos no lugar do Summerville ( que é um extremo destro ), portanto jogou no meio-campo ofensivo à esquerda ( porque eles, no meio, têm o Paquetá e à direita têm o Bowen, ambos também são esquerdinos )
já com o Nuno Espírito Santo, nos 2 jogos em que ele jogou, também me parece que jogou no meio-campo ofensivo à esquerda
isto para dizer que : ainda bem que, no meu comentário anterior, fiz aquela ressalva de não o tenho acompanhado quase nada desde que ele está no futebol inglês,
pois parece que lá está mesmo a jogar no meio-campo ofensivo à esquerda
para responder melhor à pergunta que me colocaste no teu comentário :
sim, pelos vistos o Luis Guilherme também pode jogar no lugar do Pote > no meio-campo ofensivo à esquerda ( mas sendo esquerdino, deve sentir-se mais confortável e considero que é capaz de ter melhor rendimento à direita ou mesmo no centro ),
tal como o Geovany Quenda que de vez em quando ou quando é preciso também é capaz de jogar à esquerda
Why Sporting makes sense
1. Style & league fit
The Primeira Liga is:
Less physical than the Premier League
More tactical + technical
Better for 1v1 wingers who need confidence and repetition
Luís Guilherme’s strengths:
Close control
Acceleration
Creativity between lines
That profile historically thrives in Portugal.
Verdict (Sporting perspective)
As a Sporting fan / analyst take:
Football fit: ![]()
![]()
![]()
☆
League fit: ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Risk level: Medium
Upside: Very high
In Portugal, Luís Guilherme could realistically become:
A double-digit G/A winger
A resale asset in 2–3 seasons
Or even a short-term solution if Sporting sell a winger
My honest conclusion
West Ham was too big, too fast, too physical.
Sporting would be right-sized, patient, and tactical.
If Sporting can get him on loan, I’d 100% take the bet.
Parece muito bom mesmo!
um facto curioso sobre o Luis Guilherme :
só está há uma época e meia no futebol europeu, no futebol inglês, no West Ham,
mas já sabe o que é “depenar aves raras vermelhas” significa isto que já marcou 1 golo a uma equipa dos vermelhos aqui do lado,
quando chegou ao West Ham, antes de jogar pela equipa principal, como ainda era muito novo tinha na altura 18 anos e calculo que também para se adaptar melhor àquele tipo de futebol ou para ter minutos e ritmo de jogo, fez um jogo pela equipa do West Ham que joga aquela competição a Premier League Internacional Cup ( competição na qual nós também temos uma equipa Sub-21 ou Sub-23 que a jogou na época passada e também está a jogar esta época ) e eles jogaram contra uma equipa dos vermelhos e ele marcou-lhes um golo nesse jogo
foi para se habituar
Neste período o que faz sentido é contratar por empréstimo. Se é um jovem com potencial, como este, tanto melhor. Venha ele
Só faz sentido se internamente tiverem a noção que o Quenda já não joga mais esta época ou só volta muito perto do fim da temporada.
Mas o maior problema persiste, continuamos sem uma opção para extremo esquerdo.
O quenda se for operado em Inglaterra e fizer lá a operação em março está ok. Se for aqui a recuperação a época está feita para ele e esquece o mundial. Aqui qq lesão demora meses e meses
Segue resposta de um amigo que tem um conhecido blog do Palmeiras, e que tem um excelente nível de conhecimento do jogo.
Ele surgiu muito bem na base, era nitidamente acima da curva. Não teve muita sorte porque é da mesma safra do Endrick, que o ofuscou.
Tem excelente controle de bola e um chutaço de canhota. Ainda precisava evoluir no jogo coletivo e na parte física, algo que, acredito, deve ter acontecido em Londres..
Não conheço, nem sei se vem, mas vou dar o benefício da dúvida ao Flávio.
A taxa de acerto tem sido elevada e merece esse benefício!
Lá estamos nós com a mania de querer desenvolver jogadores para os outros, percebo que possam gostar do perfil mas não é um jogador que esteja minimamente preparado para chegar aqui e pegar de estaca, que é o que precisamos para ontem.
Precisamos dum jogador feito, titular indiscutível, que seja uma mais valia desde o primeiro minuto.
E isso não é certamente este jogador.
salvo as devidas distâncias atuais no que diz respeito à fase atual da carreira de cada um,
o Luis Guilherme, até fisicamente ( dá para ver que está mais robusto agora comparado com os tempos em que esteve no Palmeiras ), acho-o algo parecido com o Luiz Henrique > extremo esquerdino que joga preferencialmente pela direita,
que foi formado e despontou há umas épocas atrás no Fulminense, foi contratado pelo Bétis onde fez lá uma ou duas épocas e depois regressou ao futebol brasileiro, foi uma das contratações “milionárias” ( e das mais caras de sempre do futebol brasileiro ) do super Botafogo de 2024, ele lá nessa época jogou muito, o Botafogo tinha uma grande equipa, ganharam o Brasileirão e a Libertadores e ele até foi várias vezes à Seleção Brasileira, foi contratado em 2025 e está lá atualmente no Zenit, no futebol russo
Só isto.
A ser verdade que temos estas limitações para contratar preferia dar 8 milhões ao braga pelo Horta. Contrato de 2,5 anos com salário elevado para o jogador. O braga não teria como recusar.
Jogador que seria mais valia imediata e em minha opinião perfeito para o nosso ataque do lado esquerdo.
Trincão, Ioannidis, Pote e Horta.
Ser considerado um flop no West Ham diz pouco sobre a qualidade do Luis Guilherme. Não é surpresa para ninguém um miúdo acabado de sair do Brasil, sem sequer ser titular absoluto por lá, não conseguir triunfar na Premier League, mais ainda por se tratar de um clube que tem tido algumas dificuldades ao nível dos resultados nas últimas épocas.
O que me preocupa é achar que esta contratação tem um risco associado que nesta altura da época não se pode correr. O Sporting precisa de alguém para chegar, jogar e pegar de estaca, não é um mercado em que nos podemos dar ao luxo de dar tempo ao jogador. Isso tem de ser determinante quando avançamos para a contratação de alguém.
Isso tudo é muito bonito. Mas se for inconsequente, vale 0.
Estamos a falar de um jogador que ainda tem que ser delapidado. Em Janeiro, vir um jogador para ser trabalhado e não alguém com impacto imediato é simplesmente incompreensível.
Não é este tipo de alvos a que devemos apontar neste momento. Percebia melhor se fosse uma contratação de verão.
Continuo a dizer que para entalar 15M neste. Então mais vale irmos buscar mais um da B Team.
Tu achas mesmo que o Braga vendia o Horta por 8 milhões ? Estamos a falar do capitão de equipa
O Braga que vendia mal já ficou no passado hoje em dia não tiravas o Horta por menos de 25 milhões