Lugares ou locais a visitar em Portugal.

Caros amigos,

criei este tópico com o intuito de ajudar futuros foristas que se desloquem a uma certa região de Portugal e quem seja ou conheça a zona em questão possa dar uma ajuda no que toca á parte turística da região.
Por exemplo lugares,locais onde pernoitar,monumentos,miradouros,castelos,rios,etc,etc…ou seja tudo o que seja considera por vós uma mais valia da região.
Podem eventualmente fazer sugestões aleatoriamente. :great:

[hr]

No próximo fim de semana irei passar 4 dias á zona de Bragança e Miranda do Douro (arredores),uma noite ficarei em Sendim (ao lado de Mogadouro) e outra em Vinhais.
Planeado até ao momento só tenho uma descida de canoa pelo rio Douro e a degustação de uma Posta mirandesa no Restaurante “A Gabriela”.
Irei pernoitar uma noite numa residencial em Sendim e a outra na Quinta das Castanheiros em Vinhais,depois deixo o feedback.

Venham de lá mais sugestões para poder desfrutar da zona.

P.S.-Caso já exista um tópico do género peço aos moderadores que movam este para o respectivo local.

Obrigado a todos.

Vou puxar a brasa à minha sardinha… óptimo para um fim de semana de paz, sem stress.

Sincelo Trancoso

O castelo de Trancoso não tem uma origem bem definida, mas já devia existir quando os muçulmanos ocuparam a península, procedendo ao reforço das suas defesas, que não foram suficientes para se defenderem do rei de Leão, Fernando Magno, que reconquistou o castelo por volta de 1057.

D. Afonso Henriques doou Trancoso à Ordem do Templo, por volta de 1173, época em que as defesas da vila conheceram grandes melhorias, acreditando-se que seja deste período a construção da primeira muralha da vila.

Foi em Trancoso que D. Dinis se casou com D. Isabel de Aragão, em 1282, sendo também, este rei, responsável pela ampliação da cerca da vila, de que são exemplo as monumentais portas.

A crise de sucessão iniciada em 1383, coloca Trancoso na primeira linha das batalhas decisivas contra Castela, cujas tropas foram derrotadas, em 1385, nas imediações de Trancoso.

A utilização militar deste castelo ainda se manteve até ao período das invasões francesas, mas depois foi perdendo importância, escapou todavia à falta de visão dos poderes públicos, que durante o século XIX, permitiram as demolição de parte das muralhas da vila e a construção de habitações adoçadas a elas.

A estrutura defensiva da Cidade de Trancoso, que restou dessa delapidação, está classificado como Monumento Nacional, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, recuperou algumas partes das muralhas que tinham sido destruídas e foram demolidas algumas habitações encostadas às muralhas

A antiquíssima Vila de Trancoso acolhe os visitantes num cenário medieval que os transporta para um tempo de sonho e maravilha. Pelas suas características únicas e o seu estado de preservação, Trancoso faz parte do restrito programa das “Aldeias Históricas de Portugal”.

Situado num vasto planalto, a 900m de altitude, Trancoso impõe-se na paisagem raiana, com o seu castelo medieval e cintura de muralhas. Quem chega à cidade, vindo de Sul, depara-se com a frondosa mancha verde do Parque Municipal que convida ao exercício físico através do seu circuito de manutenção, ao qual se segue a capela de S. Bartolomeu, do séc. XVIII, monumento comemorativo do casamento de D. Dinis com a Rainha Santa Isabel.

Ao acercar-se das muralhas vislumbra-se o maravilhoso cartão de visita da cidade, as Portas d’El Rei. Dentro do centro histórico os interesses dividem-se entre a antiga Judiaria, os Paços do Concelho, o Pelourinho Manuelino, a Igreja da Misericórdia e a Igreja de S. Pedro onde está sepultado o poeta-profeta Bandarra, a casa-quartel do General Beresford, o Palácio Ducal, a Igreja de Santa Maria de Guimarães, a Rua dos Cavaleiros e o Castelo medieval, anterior à nacionalidade.

No exterior, são ainda visíveis mais algumas pérolas da nossa história. Entre elas destacam-se a Necrópole Antropomórfica, a Capela de Santa Luzia, a Igreja de Nossa Senhora da Fresta, a Capela do Senhor da Calçada, a Fonte da Vide, a Fonte Nova e o Convento dos Frades.

www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-trancoso-15242

Visitem o centro de Viana do Castelo!

Norte alentejano: Monsaraz, Marvão, Castelo de Vide.

Évora, Elvas, Estremoz, Portalegre.

Boa gente, boa comida, património arquitectónico histórico.

Vou passar o fim de semana à Figueira da Foz, na sexta vou assistir à gala dos Prémios José Bento Pessoa - para quem não sabe, o primeiro português a ser recordista mundial de alguma coisa, que foi velocidade em bicicleta em 1897, e também o primeiro vencedor da volta a Espanha. Morreu aos 79 anos a andar de bicicleta (aliás, a encher um pneu vazio). Um dos premiados é o Obikwelu, se tiver lata pergunto-me se não me dá uma das camisolas dele :slight_smile:

Depois vamos visitar os lugares por onde passou - o Ginásio Clube Figueirense, a quinta, o Estádio da Naval que tem o nome dele, essas coisas. É mais para a geração mais velha que a minha, os netos dele querem por sua vez mostrar aos seus netos :slight_smile:

Eu só fui à Figueira muito novinho, não me lembro de nada, só que tem uma praia grande, mas dizem que é bonito!

Em qualquer dos casos, o sítio imprescindível para se visitar em Portugal é este:

Boas pessoal!

Antes de mais obrigado pela participação no tópico. :great:

Mas o que eu pretendia era que quando sugerissem uma cidade/vila/aldeia dissessem também o que é que se pode fazer ou visitar nesse mesmo local.

[hr]

Lion73,ainda o ano passado andei por cima dessas muralhas. ;D
Trancoso é sem duvida muito engraçado e repousante.

Keep posting.

visitem Sintra.

Não só o Palácio da Pena:

e o Palácio Nacional de Sintra:

Mas também a Quinta da Regaleira:

Seteais:

Monserrate:

Palácio Nacional de Queluz:

Parque da Liberdade:

Serra de Sintra:

Museu do Brinquedo:

Visitem Sintra com calma, num clima romântico, onde vão respirar ar puro, que é cada vez mais raro. É pena o Castelo dos Mouros não poder ser visitado nesta altura, mas como podem ver, não faltam opções. Se quiserem música, podem sempre ir ao Olga Cadaval, ver concertos, ballets, música clássica, teatro etc., se quiserem praia, têm a Praia Grande, as Maçâs, o Magoito, a Ursa, e muitas mais, se quiserem comer, têm os travesseiros e queijadas da Piriquita(se tiver muita gente, continuem a subir que há outra mais em cima, escondida e com muito menos gente), se forem aventureiros, podem levar mochila às costas e descobrir toda a Serra, e todos os animais que nela habitam. Enfim, não perderão tempo, certamente.

Vivo a poucos quilómetros da Vila, numa aldeia a 10 km (+ ou -) de distância do centro, e conheço-a como a palma da minha mão.

Arrumar o carro não é fácil, e as estradas, são montanhosas, por isso, deixem de ser preguiçosos e andem a pé! Divirtam-se!

Alguém que conheça Vila Real recomenda uma visita de fim-de-semana?

Excelente topico, Nightwish! :great:

No Verao normalmente passo uns dias perto de Trancoso, muitas vezes sem ir a vila (ainda e, certo?) em si, mas este hotel da segunda foto nao conhecia, tem muito bom aspecto! ;D Devo dizer que prefiro praias e cidades relativamente grandes, contudo, embora goste muito de vilas / pequenas cidades como Sintra ou Obidos.

Vila Real não conheço propriamente…mas tens muito perto Lamego que só por si é giro de visitar,aproveita e provas os enchidos da região. :drool:
Muito perto tens Cinfães que tem uma praia fluvial muito gira e podes sempre visitar as famosas barragens do Douro.
Nessa zona de Cinfães almocei numa pizzaria!!! em Gralheira que foi dos melhores sítios onde comi na minha vida,e atenção o comer não foi pizzas mas sim pratos da região,vitela, anho (borrego),etc.
É facil de descobrir pois é a única da aldeia.
A zona do Douro é para mim uma das mais bonitas de Portugal,vale a pena a visita. :great:

Aguarda por uma opinião sobre vila Real também. :beer:

Boa tarde, estou em Armação de Pêra .
Digam-me locais para visitar nesta regiao ;D

Não conheço bem essas região mas vou deixar aqui uma sugestão:

Visita a FIESA (esculturas de areia), um amigo meu esteve lá e diz que aquilo é espectacular. :great:

http://fiesa.org/

Sabugal - Guarda

http://web.cm-sabugal.pt/

Um local de eleição. Gastronomia, Cultura e Lazer.
Perto existem muitos locais para visitar. Sortelha, Belmonte, Almeida, etc.

Recomendo. :great:

Cidade…sim, eu sei… como é possível, tendo em conta esta população:

Trancoso é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 3 500 habitantes situada num planalto em que o ponto mais alto tem 898m de altitude.

Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

É sede de um município com 364,54 km² de área e 10 889 habitantes (2001), subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penedono, a nordeste por Meda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.

O hotel é recente ( 4 estrelas )… e tenho ouvido bastantes elogios, aqui vai mais informação:

http://www.booking.com/hotel/pt/turismo-de-trancoso.pt.html?aid=311098;label=hotel-40486-pt-Tnu1PUGAVxnduZ12dbU6pAS2868741557;ws=&gclid=CKyl6qHIrqsCFQbwzAod6HW7Ig

E aqui nesta zona?Tirando Trancoso ninguém “recomenda” nada? ;D

:beer:

Alentejo já estive em Sousel, Arraiolos, Nisa, Vila Viçosa, Zambujeira do Mar, Évora, Elvas e Estremoz. É a região do país que mais visitei.
Já estive também na Figueira (vou lá regularmente), Coimbra, Tomar, Porto e Viana do Castelo.
Algarve já visitei Vale do lobo, Vilamoura, Altura e Portimão.
Os lugares que recomendo em termos de património são Évora, Tomar, Viana do Castelo, Vila Viçosa e Estremoz.
Em termos paisagísticos/sossego são Sousel, Zambujeira do Mar e como não podia deixar de ser:
[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=CVvuDYBFka8[/youtube]

terra dos meus avós e da minha mãe. a minha região preferida é o alentejo sem dúvida, principalmente o alto :great:

Umas imagens do que me espera este fim de semana:

Zona de Bragança e Miranda do Douro. :mrgreen:

Alguém aqui conhece Idanha-a-Nova? Mais especificamente a Barragem Marechal Carmona, nas margens de cuja albufeira se realiza o Boom Festival.

O que é que há para se fazer por aqui, sem ser ir ao festival? Se eu lá fosse passar um fim-de-semana como é que me aconselhavam a passar o tempo? E já agora, como é o clima ao longo do ano, em que alturas me aconselhavam a visitar a área?

Um dia quero ir para lá viver :great:

A minha próxima viagem é o Algarve (mas só para Maio :frowning: ). Numas revistas colocaram praias desertas por explorar, em estado bruto e gostaria de saber se existe por aí uma assim e com um sítio bem perto para acampar. Queria aproveitar as águas de lá mas sem a barulheira do costume.