Luís Neto - Treinador Adjunto do Sporting Clube de Portugal

O rendimento do Coates devia fazer-te pelo menos recuar nas certezas que expressas com tanta convicção.

Podes enumerar?

Só generalizo, mas a ganhar mais que ele à poucos…mas a jogar muito mas muitos.

O Forte deste vosso craque é a falar a jogar é fraquito!

Depois do último jogo foi um descarregar de não vale nada, mas ainda estou a tentar perceber o que fez de tão mau. Não fez uma exibição de luxo, mas foi um jogo regular.

Além do mais, Neto teve uma fase, penso que mesmo antes da pandemia, em que fez uns jogos consecutivos e parecia-me estar a melhorar o seu nível.

Que isto de ser opção de qualidade para estar no banco não é para todos. Pois há jogadores que precisam de continuidade nos jogos para aumentar o seu nível.

Não percebestes o que fez de mal, para mim fez o seguinte:

1 - quando se joga com 3 centrais…se atrae num lado e sai no outro…ele tinha que sair logo rapido, em posse. E ele dava 4 passos e parava.

2 - cada bola que lancou nas costas da defesa adversária foi zero…n acertou uma.

3 - quando o passe era metido no lateral item item…só se io lateral estive ali a 5 metros.

Não tem qualidade para dar dinamica ao lado direito, e a nivel defensivo se é apertado faz merda…bolas aereas então é uma vergonha nem salta, um amorfo.

Moral da história o homem é mais que fraco e não justifica 1/10 do vencimento…a unica coisa que faz bem é falar…até consegue expressar se melhor que o presidente.

Nota: O Eduardo Quaresma dinamiza todo o lado direito, corre e faz correr…logo com o Santa Clara, observa.

Nota2: se o Miudo tiver a infelicidade de fazer um erro, cai o Carmo e a Trindade, que é inexperiente e etc etc …o Neto é tão experiente, mas na ratice, veio para a reforma dourada…o miudo da lhe 10 a 0 e o Sporting apanhou mais um barrete…que parece foi mais um made in jorge mendes.

Porque qualquer outro dos centrais do Sporting tem feito coisas muito diferentes…

A táctica é essa com o novo treinador. Troquinha de bola nos centrais e chutão na frente.

O resto… É ir procurar neste jogo específico quem o tenha feito bem.

Tirando o Jovane em momentos pontuais e alguns fogachos, não há nenhum jogador que se possa dizer que venha fazendo bons jogos. Aceitáveis? Ainda passa. Boms? Nem um.

O Neto não é o supra sumo dos centrais, mas custa-me atirar para a fogueira jogadores que correspondem quando conseguem ter 5 ou 6 jogos seguidos ou um jogador que tem um mau jogo, jogando ao fim de 3 ou 4 meses.

Hoje à 19:15 observa como joga o Eduardo Quaresma e ve se ele é so chutão na frente…olha o Neto é fraco ponto. Ganha uma fortuna para o que joga PONTO.

Olha. Estiveste ignorado 8 meses. Ponto.
Vais estar mais 4. Ponto.

Irra, gajo chato e com a mania.

Calma…mas observa o jogo sff…não sou um gajo chato, já tenho idade para ter juizo, mas com o Sporting é assim…tenho 50 anos.

SL

O Neto fez aquilo que as suas competências permitem, dentro do que é suposto fazer naquele lado. O Sporting não tem no momento um único central que saia a jogar com qualidade. O Quaresma apanhou uns sustos e está bem mais comedido. E faz bem, que aqueles toques de risco com o Matheus, o Camacho/Risto e o Max não faziam nada bem à saúde da equipa e dos adeptos.

Não, o Neto não fez um jogo horrível. Fez o que sabe dentro de uma posição que claramente não é para ele. Sair a jogar? Nem me lembro de o fazer no melhor da sua carreira. Passes a rasgar? Não me lembro. Curiosamente, só o Mathieu também os sabe fazer e não é recuando o Acuña que isso virá a fazer parte do cardápio da equipa.

E tens razão, tal como o Mathieu e (principalmente) o Coates, estamos a ver um jogador que necessita de rotação para chegar ao seu melhor. Talvez isso seja o maior óbice à sua continuidade. Por outro lado, parece que o balneário gosta da sua presença, não apenas os mais velhos, como tipos como o Quaresma, que farta-se de o elogiar e ao que tem aprendido com ele. O fcporto sempre deu importância a estes tipos, mesmo sem jogarem. O benfica, que foi buscar muito à escola do norte, andou com o Luisão a fazer número durante 3 ou 4 épocas. Porque será?

2 Curtiram

Por mim seria claramente para ficar na próxima época.

Não é um prodígio, nunca o fui, mas é regular, experiente e, parece-me, um bom elemento de balneário.

Ficaria descansado tendo o Neto como uma alternativa aos habituais titulares.

1 Curtiu

Eu acho que é para manter. É importante que os jogadores que são substituídos tenham um lugar quente no banco para se sentarem, de modo a não arrefecerem demasiado, e o Neto tem cumprido essa função sem falhas. Olhem para a lista de indisponíveis e vejam quantos jogadores substituídos ficaram de fora por terem apanhado um resfriado. Eu digo-vos: zero! Neto oferece garantias nessa área que poucos são capazes de oferecer (excepto talvez o Adan).

Não é o Coates, principalmente no jogo aéreo, a equipa já esta bem rotinada a jogar neste esquema, mas nas bolas paradas a diferença foi grande.

Tem de ficar, ainda não está pago.

Num plantel de 20 e tal homens mas só 2 tomates, espero que não mandem embora quem os tem.

Por mim fica: Já cá está, tem os tomates no sítio, é dos jogadores mais experientes do plantel e é português.

Como bónus tem o facto de ter passado com sucesso por clubes que assumem o jogo e lutam para ser campeões - Zenit e Fenerbahçe - e ter estado a esse nivel elevado durante uns 7 ou 8 anos.

Como handicap poderá ter a altura, a velocidade e a saída de bola, mas e daí, para 4º central (a rodar com o Coates que será titular indiscutível e a dar uma perna à direita quando o Quaresma precisar de descansar) creio que serve perfeitamente.

Antecipando já eventuais bitaites do género “o Ilori também é português e é mais alto e rápido”: pois é, mas falta-lhe personalidade e cérebro. Para vegetais já lá temos suficientes.

Por mim, claro que é para ficar. E integrando o lote de Capitães.

Não há muitos como ele e muito menos nos quadros da SAD. E, sinceramente, considero-o uma alternativa fiável para ter no banco e somar minutos ao longo da época.

Isto. Subscrevo.