Luís Neto - Treinador Adjunto do Sporting Clube de Portugal

Os centrais do Sporting não conseguem - não cortando os lances - provocar o erro no adversário.

Se vão à queima são papado.
Se fazem contenção, são batidos por remate em golo, ou passe em rutura que dá em cruzamento…

Tem sido isto.
Agora, podemos perguntar nos porque estamos sempre com jogadas de 1x1 na nossa defesa

Em minha opinião é já a disse aqui muitas vezes, falta nos um trinco forte nas coberturas e no ataque à primeira bola.

Mas isto já há muitos anos!
Nem William foi alguma vez esse jogador.

A quantidade de golos que sofremos no meio da defesa é gritante nos últimos anos

Eu não escondo a minha preferência por um #6 com mais atributos defensivos do que construção…

Um Danilo ou um Samaris

Battaglia não tem o que é preciso
Doumbia muito menos

Palhinha sim

Percebes pouco ou nada de dinâmicas colectivas. Ponto.

Uma equipa que queira disputar o título precisa de defender, atacar, controlar com onze jogadores de campo. Quando defende com quatro, ataca com quatro, dificilmente vai lutar pelo o quer que seja. Seja o Neto um desses quatro, seja o Van Dijk.

Se tens dificuldades em entender isto, lamento. Vê jogos de outros campeonatos, com outras equipas, pode ser que aprendas algo sobre o jogo colectivo.

Exceptuando o Mathieu que é um jogador excepcional e muito acima da média, os restantes centrais do Sporting CP são jogadores com várias lacunas. O Coates, sentindo-se confortável com a bola no pé, é duro de rins. O Neto, não sendo duro de rins, não se sente propriamente confortável com a bola nos pés. O Ilori, não sendo duro de rins e sentindo-se confortável com a bola nos pés, é displicente e está-se a cagar para esta merda.

Continuo a dizer. A contratação do Neto foi estúpida. É um jogador caro [em termos salariais] e não é acima da média, nem tem potencial para o ser. Tínhamos por cá um jogador bem mais interessante nesse aspecto [Domingos Duarte] que deixámos sair por meia dúzia de trocos.

A contratação do Ilori, por seu turno, foi também ela estúpida. Foi um jogador com muito potencial, mas que já se viu que não queria nada com esta merda. Para miúdo com potencial tínhamos por cá o Djaló!

Dito isto, este sector acaba por ser o menos mau dos sectores do Sporting CP. Tem um jogador muito bom. Tem dois jogadores bons/razoáveis. Tem um jogador que podia ser muito bom e que é uma merda. Temos, contudo, alguns problemas graves. O Mathieu vai sair no final da temporada - com pena minha - e entre o Coates e o Neto, um deles devia sair. Acontece que o prazo para vender o Coates já passou e o Neto não é propriamente um jogador vendável. O Ilori que não devia cá estar, também devia ter saído.

O jogador que neste momento se devia estar cá a afirmar [Domingos Duarte] foi vendido para Espanha. Um dos que tinha potencial já está em França. Resta-nos o Eduardo Quaresma sem qualquer jogo na equipa principal. Ou seja, aquele que é um dos sectores menos maus vai ter que levar com uma reformulação brutal no final da temporada. Como, aliás, vai acontecer com o resto da equipa.

O Jesus quis contratar o Neto várias vezes. Aqui e no panelas.

Não te esqueças do que foi feito com o Demiral.

O Neto, infelizmente, tem estado bem melhor fora de campo do que entre as quatro linhas.

Quando não se concorda contigo, já não se percebe nada disto! Enfim!
Mais do mesmo!

Douglas?! E depois sabes o que lhe aconteceu?? Acho que não é preciso dizer pois não?

A OPINIÃO DE RÚBEN AMORIM SOBRE AS PALAVRAS DE NETO

SPORTING 14:42

Por
Redação

A exibição do Sporting na derrota com o Famalicão (1-3) motivou duras críticas por parte de Luís Neto. Rúben Amorim foi instado a comentar as palavras fortes do central.

«São observações de jogadores que querem ganhar e estão frustrados com os resultados. Ainda para mais numa flash interview . Se, às vezes, para os treinadores já é difícil pensar com frieza, para os jogadores é ainda mais complicado. Podemos ser o melhor ou o pior treinador do mundo. Desde que se ganhe está tudo bem, quando se perde está tudo mal. O que vamos tentar é ganhar jogos e jogar bem. Esse é nosso gatilho», apontou o novo treinador dos leões, na antevisão ao jogo com o Aves.

«A Bola

Neto: «Os heróis são vocês»

O internacional português agradeceu o trabalho dos profissionais de saúde e forças de segurança

• Foto: Peter Spark / Movephoto

A Federação Portuguesa de Futebol, numa parceria com os jogadores, está a agradecer o trabalho feito pelos profissionais de saúde e às forças de segurança. O central do Sporting, Neto, foi um dos atletas que fez questão de participar nesta campanha.

“Como profissionais não gostamos de ficar fora do onze mas neste momento, numa altura assim, é aquilo que devemos e temos de fazer: fiquemos em casa. Também é altura de deixar jogar os melhores, a nossa equipa de sonho, quem mais importa e quem mais interessa. No seguimento quero agradecer a todos os profissionais de saúde e segurança que têm feito um trabalho árduo na luta contra a pandemia. Quero agradecer-lhes do fundo do coração, nós não somos heróis, os heróis são vocês! Muito obrigado”, afirmou o futebolista.

Record

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1239541678316425216?s=20

Gosto da atitude. Transpira raça e profissionalismo, mas a verdade é que também tem sido uma… desilusão.

Tenho quase a certeza que todos os foristas deste espaço esperavam mais do Neto, não só porque é experiente, mas porque tem uma carreira recheada com jogos em bons clubes, sendo que também já foi internacional em diversas ocasiões. No entanto, tem tido erros que não são admissíveis para um jogador da sua envergadura, erros que esses que por vezes têm origem nos colegas, mas que outras vezes são culpa exclusiva dele.

Espero que suba de forma porque queria continuar a vê-lo cá para o ano.

Renovem o contrato ao homem…com o que falou, tem que ser titular também.

No Sporting basta falar que o lugar esta ganho!

Concordo com a parte da atitude e com a questão da raça e do profissionalismo. Discordo do restante. Aliás, quando se falou do interesse no Neto e da contratação, foram vários os foristas que se manifestaram contra a vinda do jogador - fui um deles -, até porque se considerou que estávamos perante uma versão ligeiramente melhorada do André Pinto.

Dito isto, só desiludiu quem foi iludido com a vinda do jogador. É aquilo que sempre foi. Um jogador útil e que, dependendo de quem o rodeie [colegas e treinador], consegue disfarçar algumas lacunas que tem e nunca conseguiu corrigir. Enquanto jogador útil, ganha demasiado para aquilo que produz e está cá a mais - principalmente quando temos por cá o Coates, que é, também ele, um jogador útil.

Este finalmente justificou o dinheiro que ganha.

Deixou aqui a questão aos apologistas deste género de contratações…pq a resposta da experiência a mim já me enoja…o Eduardo com experiência zero da lhe 10-0.

1 questão: em quantos € fica o salário ,em 3 anos de contrato?
2 questão : o que vai render futeboliticamente?
3 questão: o que vai render monetáriamente no futuro?

Jogadores destes sõ serve para gastar os recursos das vendas que se fizeram…

Qunatos aqui são a favor da vinda do vivaço do Adrien???

Aí tens toda a razão. Na altura do interesse do Neto (falou-se logo em janeiro do ano passado), foram vários os foristas que mostraram não concordar com o troca Luís Neto - André Pinto (até eu me inclui nesse lote). Mas quero acreditar que a maioria esperava mais dele, e mais uma vez, também me incluo nesse lote.

A carreira dos dois é muito diferente. O Neto é mais velho, é internacional e jogou várias épocas na melhor equipa russa, sendo que ainda passou pela Turquia com o Vítor Pereira. O André Pinto, pelo contrário, pode destacar os vários anos ao serviço do Braga e o facto de ter sido treinado pelo Jesus.

Sinceramente, considero o Neto melhor, mas em campo não tem mostrado isso.

Ele só não passa pelos pingos da chuva porque dá o peito às balas em campo. Vai a todas.

O mesmo JJ que tinha o Luisão, acho que o tipo mais lento e mais duro de rins que por lá passou com ele a treinador?

E depois temos candidatos ao título com gajos mais estúpidos, mais lentos ou ambos.

E se calhar tem mais acerto nos passes que os outros dois que mencionaste…

Quanto recebe?

O problema não são esses dois. O problema são os inúteis que não sabem construir equipas e os que adquirem inúteis, falando de treinadores e jogadores. Numa equipa bem orientada, Neto e Coates são fiáveis. Se calhar nos rivais nem eram alvo de críticas. Gostava de ver os outros centrais do campeonato na nossa equipa. Eram todos arrasados.

NETO: “A INDEFINIÇÃO MATA-NOS, MAS O PENSAMENTO TEM DE ESTAR NA SAÚDE”

Por Sporting CP
08 Abr, 2020

EQUIPA PRINCIPAL

À conversa com a Sporting TV, o central deu conta do primeiro mês de confinamento, elogiou a formação verde e branca e ainda o novo treinador do Sporting CP

O futebol parou há cerca de um mês em Portugal e o Sporting Clube de Portugal foi dos primeiros clubes a recolher-se. Por isso, a equipa principal de futebol está prestes a cumprir um mês de confinamento.

Ainda assim, à conversa com a Sporting TV, Luís Neto disse que “o acompanhamento por parte do Sporting CP tem sido muito bom” e falou sobre a rotina do último mês: “As grandes diferenças na minha vida passam por não ir à Academia e a ausência de jogos porque, por norma, eu já costumo passar muito tempo em casa, mas num dia ou outro torna-se mais complicado”.

“Treino em casa logo pela manhã, depois faço ioga, meditação e outras actividades, como kickboxing, para estar bem física e psicologicamente. Isso tem ajudado a preencher o vazio de não poder estar no meu local de trabalho”, contou, admitindo que tem sido difícil estar privado de fazer aquilo que gosta.

“Estamos sempre insatisfeitos, mas agora começamos a sentir que afinal estagiar e treinar todos os dias é bom e isso acaba por puxar o animal de hábitos que temos em nós e dá-nos ainda mais vontade de treinar e jogar”, afirmou, referindo: “Custa-nos estar longe da nossa paixão e de tudo que a envolve. Apesar de tentarmos compensar com o treino virtual e as novas tecnologias ajudarem a manter o espírito de grupo, isso não chega para compensar tudo”.

“Adoro treinar, jogar e competir, por isso acredito que aquilo que todos nós futebolistas estamos a sentir neste momento será mais ou menos aquilo que sentiremos quando já não jogarmos”, desabafou, dizendo que esta paragem forçada o tem feito pensar no final da carreira: “Sinto saudades de ir à Academia, do espírito de grupo e do local de trabalho. Por isso, até começo a pensar que quero esticar a carreira por mais um par de anos”.

Nesse sentido, o internacional português de 31 anos disse que está ansioso por voltar a jogar, mas justificou que neste momento há coisas mais importantes: “Estamos todos ansiosos, mas também a fazer aquilo que nos foi pedido – ficar em casa. A indefinição mata-nos por dentro, mas neste momento o pensamento tem de estar na saúde e não no futebol”.

Por isso, sem pensar no que acontecerá nas próximas semanas, Luís Neto recordou os primeiros meses de Leão ao peito: “Não vejo a época pelo número de jogos, mas, de um modo geral, estou muito feliz pela oportunidade que me foi dada e por poder presenciar de perto e todos os dias a grandeza do Sporting CP, um Clube que me habituei a gostar… e acho que isso se tem notado”.

Assim, atento ao Clube, o experiente central, além de ter elogiado os centrais do plantel Leonino, falou da formação verde e branca: “O Sporting CP está a ir pelo caminho certo. O futuro é a mescla de jogadores da formação, que sintam o Sporting CP e o representem com o sentimento de Liga dos Campeões, e os mais experientes. Precisamos de jogadores com fome e vontade de devorar o Mundo”.

“Os que mais conheço são o Joelson Fernandes e o Eduardo Quaresma, e ambos têm capacidade para integrar a equipa principal, mas o Sporting CP tem um grande e bom leque de opções. Por isso, acho que tem o futuro assegurado”, referiu.

Na mesma ocasião, Luís Neto falou do novo treinador, Rúben Amorim, deixando-lhe rasgados elogios: “A nível de mensagem o mister é muito positivo e a informação é clara e passa facilmente. E, pela personalidade que tem, consegue colocar-nos a todos dentro do mesmo objectivo. Além disso, o nível de treino e a intensidade, assim como as ideias, agradaram a todos e quando assim é, quando se acredita nas ideias do treinador, fica tudo mais fácil”.

Pena não jogar tão bem quanta fala.

1 Curtiu