Luís Nani

Luís Carlos Almeida da Cunha - “Nani”

https://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Nani [wiki][/wiki]

O menino Luís Carlos nasceu na Amadora, de pais Cabo-Verdianos. Começou a jogar futebol no Real Massamá, onde já era conhecido por Nani, destacando-se pela sua enorme qualidade técnica.

Quando foi para o Sporting ainda era júnior e depois de duas temporadas neste escalão, foi integrado por José Peseiro no plantel principal do Clube, mas seria após a promoção de Paulo Bento, com o qual já tinha sido Campeão Nacional de Juniores, que se fixou como titular.

Com a sua velocidade, técnica e enorme fantasia, tornou-se numa das grandes figuras do Sporting, contribuindo para a conquista da Taça de Portugal de 2007 e chegando as selecções nacionais logo que foi concluído o seu processo de naturalização. O seu treino de Capoeira pelo Mestre Nélson Barros ajudou a aumentar a sua agilidade.

Estreou-se na Selecção principal pela mão de Scolari, marcando um golo num jogo particular frente à Dinamarca, e conquistou rapidamente o seu espaço no grupo dos seleccionáveis, integrando as equipas que representaram Portugal nos Europeus de 2008 e de 2012 e no Mundial de 2010, do qual no entanto acabou por ser excluído devido a uma lesão num ombro.

Em 2007 foi de uma forma um pouco surpreendente contratado pelo Manchester United, que pagou 25,5 milhões de Euros pelo seu passe, a maior venda da história do Sporting.

Logo na sua primeira época em Old Traford, foi Campeão de Inglaterra e ganhou a Liga dos Campeões, mas na temporada seguinte jogou menos vezes. No entanto a saída de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, deu-lhe novas oportunidades na equipa de Sir Alex Ferguson, ganhando então a titularidade, e garantindo a renovação do seu contrato para se tornar num dos jogadores mais importantes do United.

Na época de 2012/13 teve alguns desentendimentos com Sir Alex Ferguson e passou a jogar menos, começando então a falar-se na possibilidade de ser transferido para outro clube, não faltando interessados, no entanto acabou por renovar o seu contrato até 2018, já depois de David Moyes ter assumido o cargo de Manager do United.

Apesar de não ter jogado muito na época de 2013/14 devido a uma lesão, continuou a merecer a confiança do seleccionador nacional Paulo Bento e foi titular indiscutível na campanha e na fase final do Mundial do Brasil.

No início da época seguinte chegou a jogar pelo Manchester United, mas acabou por ser dispensado por Louis van Gaal e no dia 19 de Agosto de 2014 o Presidente do Sporting Bruno de Carvalho anunciou o regresso de Nani ao Clube, cedido por empréstimo pelo Manchester United.

Assim Nani voltou a ser ídolo nas bancadas de Alvalade, recuperando a alegria de jogar Futebol e tornando-se na grande figura de uma equipa que ganhou a Taça de Portugal sob o comando de Marco Silva e, na sequência da boa temporada realizada no Sporting, recebeu o Prémio Stromp em 2014 na categoria Futebolista do Ano.
Em Julho de 2015 assinou um contrato válido por 3 temporadas com o Fenerbahçe, que pagou 6 milhões de Euros pelo seu passe.

Fez uma boa temporada na Turquia e no final da época foi uma das figuras da Selecção Nacional que ganhou o Europeu de 2016, competição onde marcou 3 golos.

Em Julho de 2016 foi vendido ao Valência por 8,5 milhões de Euros, mas acabou por ser um dos réus da má época realizada pelo clube espanhol e no final da temporada foi emprestado à Lazio de Roma, onde também não foi feliz pelo que ficou de fora dos convocados para o Mundial da Rússia.

Com mais um ano de contrato com o Valência, conseguiu libertar-se e, em Julho de 2018 assinou um contrato válido por duas temporadas com o Sporting, regressando novamente a Alvalade, agora para ser o Capitão da equipa.

To-mane 14h10min de 20 de Setembro de 2008 (UTC)

[hr]
https://twitter.com/luisnani?s=17

https://twitter.com/Pedrocb1906/status/1157238359644954624?s=20

Merece orgulho leonino.

Um jogador com valores e princípios, coisa cada vez mais em decadência no futebol atual.

Jogador com valores e princípios? Mais vale despachar a custo zero antes que contagie os outros com tal doença…

É ler a entrevista toda dele, com especial atenção à parte em que ele diz: “Uma das falhas dos últimos anos é que internamente muitas pessoas que trabalham no Sporting são o problema do Sporting!”

Não é nada que já não se soubesse, mas tem outro “impacto” dito por alguém que já lá esteve dentro na primeira pessoa.

Que senhor.

Cada vez que me lembro que chegou a ser assobiado em todos os momentos em que esteve connosco… Logo no início e também na segunda e terceira vez.

Merecia ter acabado a carreira no Sporting e este sim mostrar aos miúdos o que é o Sporting.

Em vez de ficarmos com os nossos, aqueles realmente nossos, corremos com eles :wall:

Orgulho leonino.

Disse a verdade. O problema está lá dentro com a croquetada fdpa toda!
Enquanto lá andarem o Sporting não sai deste registo. Ponto!
Agora percebo pq o Nani foi despachado da maneira que foi

Orgulho leonino, sem dúvida alguma.

Sei que se quer resguardar mas devia de por os nomes todos em cima da mesa.
Não é que muitos dos adeptos não saibam quem são essas pessoas. Aliás, é fácil identificar. Contudo, podia acordar mais um adepto ou outro que esteja na lua.

Obrigado à atual direcção por mandar à fava um dos poucos jogadores que ainda sente alguma coisa por este clube. :clap:

Dá para colocar aqui a entrevista, por favor?

Este sim, um verdadeiro capitão.
Saudades Nani!

Boa entrevista.

Concordo. Devia estar no Orgulho Leonino.

https://twitter.com/Mister_do_cafe/status/1157210056611565568/photo/2

:arrow: Orgulho Leonino

Um dos nossos. São poucos e ele seguramente está nesse grupo.

Enorme. :clap:

Ainda bem que se ofereceu um jogador com este ADN, não fosse ele contaminar os outros. :whistle:

Sim só agora reparei…
Esta threat deveria estar no orgulho leonino…

Como eu gostava que ele concretizasse… O que eu pagava para que ele concretizasse…
Tenho fé que um dia concretize.

É um craque com uma carreira invejável, é um Leão e é um orgulho. É também uma pena que o tenham dado para se dar lugar a Diabys. Mas é o Sporting que temos e aqueles que não se conformam são lunáticos, doentes ou postos de parte.

Apontou o que nós aqui diariamente apontamos… Como tal, de acordo com o regime vigente, passou a persona non-grata. Se calhar, com jeitinho, ainda se consegue “colar” o Nani ao processo de Alcochete… A falar assim do Campo Grande Sport Clube, que vive dias de tanta elevacao, tranquilidade e paz. :sleep: