Bom, vou tentar relativizar e ser coerente com o que defendo:
Ao contrário do que um adepto do “Sporting diferente” deverá defender para ser coerente, eu não critico claramente o Sporting por, contra a lei vigente, impedir o belém de usar o lourenço. Se os outros fazem nós também devemos fazer, não devemos ser anjinhos, como noutras áreas somos.
Mas sou terminantemente contra este tipo de procedimento inventado pelo Porto e copiado pelos outros, que mancha a verdade desportiva (nos campeonatos verdadeiramente competitivos não há disto, pq será q são competitivos?). Parece que mais uma vez existe uma lei que ninguém é obrigado a cumprir ou que permite ser contornada… pq? Pq a liga é uma palhaçada.
Não compete ao Sporting nem a nenhum clube armar-se em mosqueteiro. Para isso existe a liga, para regulamentar e fazer cumprir a lei. É à Liga que compete criar os mecanismos para que esta mafiosidae que está na base do verdadeiro “sistema” acabe, com os emprestados a jogar os jogos que lhes apetece, sem coacções sobre os clubes.
Neste caso, e esquecendo que é o Sporting, parece que existe um acordo de cavalheiros exterior ao pp contrato, pois a lei não permite estes acordos às claras. Tá visto como são estes acordos: “se usas nunca mais comes nada”. A Liga devia agir quando existe a mínima suspeita destes acordos, investigando apurando e punindo.
Este é tb mais um sinal da urgência de redução do campeonato. Demasiados clubes, corda na garganta, dependência total dos empréstimos dos grandes e perpetuar do sistema destes sobre os pequenos e do grande tubarão sobre todos os outros. Se os clubes pq fossem mais sólidos poderiam mandar à fava estes acordos e teriamos uma liga mais interessante.
Quem amante do futebol não gostaria de ver lourenço em alvalade a mostrar se tem ou não valor? Os fanáticos não, os que gostam sim. Pessoalmente gosto sempre de ver jogadores do Sporting a jogar. Neste caso percebo o incómodo no entanto… o risco de lourenço jogar bem e marcar e o que isso representaria quando comparado com um pinilla no estaleiro a zeros.
E eu nem sou grande fan do lourenço…