Se há coisas que o Marketing deixa a desejar há outras que nāo (exemplo múltiplas campanhas que foram feitas ao longo destes 4 anos). E daí chamar humilhação a algo que é nosso em comparação aos rivais…
O nosso marketing é efectivamente humilhado pelo dos rivais, mas não só pelo dos rivais. Há imenso a melhorar nessa área, o que fazemos no marketing não é digno do clube que somos.
É infelizmente uma área chave onde ainda estamos na idade da pedra lascada. Não é tão critica como a do departamento de futebol, mas é fundamental para projetar o clube para outro patamar. De momento a organização de eventos que fazemos é… confrangedora. A animação em dias de jogo é… ridiculamente triste (com o botas ao comando). O design de tudo que rodeia o estadio é paupérimo. A loja verde é banalissima. Até a marca desportiva que temos, infelizmente, não traz glamour nenhum (é o melhor que arranjamos eu sei, mas dito isso, podiam ser pouco importantes mas serem uma marca nova que até faz eventos promocionais de topo… esqueçam lá isso). Sim, conseguimos fazer boas campanhas de promoção/venda de produtos (principalmente do lado da fidelização de socios, missao pavilhao etc), mas parecem actos isolados. Muito bem fietos, mas completamente desarticulados da politica global. Sim, tenho pena de dizer isto, mas sinto que somos dum amadorismo confrangedor ainda na forma como projetamos a nossa marca. Espero que com o novo pavilhão, nova loja verde etc se aproveite a excelente oportunidade para trazer muito maior profissionalismo a esta importante vertente do clube.
Quando não se está ciente do que se escreve gera-se confusão. Nem tu sabes o que queres dizer. Tanto referes a fachada quanto os letreiros. A “fachada” é a fachada típica da Baixa e não se destaca por aí além de tudo o resto que por ali existe. A entidade visual até pode ser do agrado de muita gente. A mim não me diz nada.
Em relacao a nosso marketing: deve ser por ser mesmo mau que ganhou premios relevantes pelas campanhas efectuadas nos ultimos 4 anos.
Por favor separem as aguas. Critiquem o que que precisa de ser criticado e elogiem o que de bom foi feito.
7 Prémios no Festival do Clube dos Criativos de Portugal
PRÉMIOS OURO
. Categoria Digital e Interativa - Web Social: Campanha “Se é amor, declara-o.”
. Categoria Meios – Utilização de media/Melhor utilização e criação de espaços New Media: Campanha “É quase a mesma coisa, mas não é.”
PRÉMIOS PRATA
. Categoria de Relações Públicas – Melhor acção de relações públicas/Melhor acção de RP ao vivo/stunt: Campanha “É quase a mesma coisa, mas não é.”
. Categoria de Relações Públicas – Melhor acção de relações públicas/Melhor acção de RP em social media: Campanha “Se é amor, declara-o.”
. Categoria de Relações Públicas – Melhor acção de relações públicas/Melhor acção de RP em social media: Campanha “É quase a mesma coisa, mas não é.”
. Categoria Eventos e Activação de Marca – Acções de guerrilha: Campanha “É quase a mesma coisa, mas não é.”
PRÉMIOS BRONZE
. Categoria Marketing Relacional – Field marketing: Campanha “É quase a mesma coisa, mas não é.”
Marketing é muito mais que vender. Embora esse seja o maior objectivo.
Nao estamos a leguas deles, eles é que estao a leguas de nos.
Espero que com a abertura da nova loja no pavilhao, os nossos condicionalismos de espaço desapareçam. O que posso criticar, é o facto da nossa oferta ser tao pequena. Mesmo que nao haja espaço na loja, nao ha desculpa para que a ofera on-line nao sejq maior.
Só em termos de campanhas de angariação de sócios é que não há nada a pontar,até os pássaros nos imitaram.
Em termos de merchandising temos que os imitar.
Não faz sentido uma réplica de uma camisla Stromp da década de 10,20,ter um leão da década da década de 90,nem uma réplica de uma camisola do tempo dos 5 violinos,ter a parte do emblema completamente diferente da camisola da altura.
A fachada é igual a todos os outros prédios e o letreiro igual ao de qualquer outra loja. As cenas a vermelho foi só para a inauguração.
É um café normal. As cadeiras com os nomes dos jogadores são a única coisas que salta à vista, também por serem vermelhas. Mas já o do Manchester é assim, é corriqueiro nos cafés de clube.
Eu passo lá bastantes vezes. Não vejo nada de especial. É uma boa ideia mas daí a falar em vergonhas se abrirmos um ali perto… Aquilo não é nada de outro mundo. É um café vermelho. :inde:
Quanto à afluencia também não vejo nada de mais. Mais que tudo, uma loja naquela rua tem de ser rentável e sinceramente, não vejo aquela m**** a ser rentável. Não tem gente suficiente. Até podem estar mais interessados na vertente merchandising do que na económica mas… :inde:
Se o Sporting abrir um café, espero que seja ou no terreiro do paço (onde cai tudo), na ribeira das naus, no chiado ou nos restauradores. Na Rua Augusta não passa daquilo (e tem imensa concorrência, aliás em todos esses lados teria).
Isto não é normal…Mas vocês nem uma frase concisa conseguem interpretar ?
Eu disse:
O letreiro que os lamps fizeram para a loja da baixa,é algo que o nosso departamento de marketing ou quem de direito nunca faria,mas isto é a minha opinião.
O " envergonhar " foi em relação ao merchadising .
Mas porque não fariam? :lol: Não é nada de especial. É um letreiro normal. Ainda estou para perceber o que é assim de tão inalcançável e que potencial de envergonhamento tem.
Estás a falar como se no Sporting fossem alguns incompetentes também. Por exemplo a campanha sócio num minuto foi copiada pelos lampiões. Eles conseguiram foi difundir esse merda em mais espaços, até na Norauto e no Jumbo já vi venderem esses cupões deles (o Sporting é só na FNAC) mas isso não quer dizer que vendam (aliás, pelo que me disseram, não vendem em significativo, para terem espalhados por todo o lado).
Desculpa lá, mas o que não é normal é tu não fazeres ideia do que queres escrever. Começas em fachadas, passas para letreiros e culminas com a brilhante frase:
“O letreiro que os lamps fizeram para a loja da baixa,é algo que o nosso departamento de marketing”.
Como se estivéssemos perante uma obra de arte inédita. Como o [member=19167]radicalhighway escreveu, não há nada de especial naquele “letreiro”. Se quisesses argumentar com a escolha da localização, com a decoração, com a capacidade de atrair clientes, poderíamos estabelecer uma discussão válida e construtiva. Agora falar em “fachadas” e em “letreiros”… Por favor.
Mas esta discussão já dura há demasiado tempo. Avance-se!
Sou sincero, não sei se é boa ideia uma loja na baixa devido a 3 factores fundamentais.
1- Quantidade de Artigos e Variedade (Merchandise).
Basta ver o que existe disponível na nossa loja verde e no site a comparar com os rivais e percebe do que estou a falar. Inexistência de uma linha retro/vintage e poucas opções de equipamentos de treino são dos principais problemas do nosso merchadise. E é com equipamentos e os artigos acima referidos que uma loja se consegue safar, não é com canecas e porta-chaves.
2- Notoriedade do Sporting no estrangeiro.
A verdade é que só temos 2 títulos de campeão nacional no últimos 35 anos. Não ganhamos uma competição europeia há mais de 50. A nossa presença na Champions está longe de ser assídua, e só passámos a fase de grupos apenas uma vez. E até mesmo na liga europa raramente chegámos às eliminatórias finais da competição, falando dos 4os de final até à final.
Na última década, de 2007/08 até esta época, não fomos campeões nacionais, fomos apenas 4 vezes à Champions e apenas passámos aos 8avos uma vez, e na liga europa chegar apenas uma vez às meias-finais foi o melhor que conseguimos. Grande parte do público alvo conhece o Sporting, mas daí a sentir vontade de comprar um equipamento ou um artigo de mais de 30€ vai uma grande diferença e a pouquíssima expressão europeia do Sporting nos últimos 10 anos não atrai ninguém.
Se fossem à Holanda, não tivessem nenhum clube favorito e tivessem os equipamentos de Ajax, PSV e Feyenoord à frente quem é que ia para o do Feyenoord?
3- Macron
Último ponto mas tão ou mais importante que os outros, a Macron. Muitos dos turistas que acabam por comprar uma camisola do carnide também o faz por ser da Adidas. Acredito que muitos dos turistas que entram lá, decidem comprar uns calções ou uma camisola de treino da Adidas com o “bónus” de ser do carnide e assim basicamente compram equipamento desportivo da Adidas, a maior e mais famosa marca desportiva, e também serve de souvenir de Portugal e de Lisboa.
Por outro lado ninguém quer saber da Macron. Acho que tem feito um trabalho razoável no Sporting e criou , na minha opinião, equipamentos muito melhores que os da Puma, mas em termos de notoriedade e nome é um grande handicap em relação à Puma e um gigantesco handicap em relação à Adidas e à Nike. Estas 2 marcas vendem-se sozinhas devido ao mercado consumista em que vivemos.
Se fossem a Espanha sem nenhum clube favorito tinham tendência a comprar material da Joma por exemplo? Alguns poderão dizer que sim mas a grande maioria inclinava-se para clubes da Nike e Adidas.
Tendo em conta o local da loja é óbvio que o público alvo são os turistas estrangeiros em que a esmagadora maioria não tem um clube português favorito mas tem noção dos clubes que tiveram mais notoriedade nos últimos anos.
Por todos estes aspectos uma loja na baixa está muito longe de ser um sucesso garantido especialmente com estes 3 pontos que referi a convergirem.
Felizmente o ponto mais fácil de mudar é o ponto um, apesar de requerer muito trabalho. Com bom marketing, boas acções publicitárias, linha retro, mais equipamento desportivo, linha de running/atletismo na loja e, obviamente, boa localização as hipóteses de sucesso aumentam e muito.
Até basta meterem uns jogadores em algumas sessões de autógrafos durante Julho e Agosto (na pre-época) e facilmente se gera uma enorme multidão de estrangeiros prontos a gastar umas massas em equipamentos autografados.
O ponto 1 estou em aqui farto de referir.A variedade que temos é uma piada,e a falta de uma linha retro(COMO DEVE SER) até dá raiva.Fazer uma camisola retro stromp com o leão dá década de 90,com a parte preta onde o simbolo está inserido,que em nada tem a ver com a stromp da época e a camisola dos 5 violinos,novamente com o simbolo que em nada tem a ver com a original e ainda por cima a dizer macron . :wall:
Há muito trabalho a fazer nesse aspecto e não tenho visto esforço nenhum.
Em 2002 estive de ferias em casa da prima em Roterdao e conheci meia Holanda, fui inclusive ver um jogo do Feyenoord contra o NEC acho, e quis comprar uma recordacao do Feyenoord o problema é que a base é o vermelho e acabei pir comprar um cap cor alternativa verde… Isto para dizer ha sempre alguem que pir um motivo ou outro esta interessada em algo do Sporting.
Os turistas estão a marimbar-se se é o Carnide ou o Arrentela. Compram cenas na baixa do Carnide porque é português. É uma lembrança das férias que fizeram.
Também compram se reconhecem jogador x ou y do pais deles. Um grego é capaz de comprar uma camisola do Mitogluglu assim como eu se fosse a Milão era capaz de comprar uma do João Mário. Casos pontuaus, por exemplo os húngaros eram capazes de comprar a do Fehér quando cá vieram mas normalmente as equipas que vêm cá são como adversárias, não compram adereços dos adversários (mas cheguei a ver muitos tipos do BVB com cachecóis de ‘Fifica é m****’ no facebook).
Os turistas não compram Carnide porque é ADIDAS. Para isso compravam do clube que gostam. Ninguém larga 100€ num clube que só ouviram falar. E ja agora, metes o poster do Ronaldo na porta e vendias até se vestissemos Lacatoni. Acha mais fácil entrar no indiano do lado que vende camisola da selecção a 5€. Era o que eu faria, se quisesse uma lembrança futebolística de outro país. O típico turista não agsta isso. O emigrante já gasta, mas esse iria gastar sempre onde quer que houvesse uma loja.
Outra razão seria o design. Alguém gostar de vermelho em equipamentos. Ou porque a equipa representa qualquer coisa. Qualquer equipa da Premier tem esse estatuto, BVB é o clube da moda e diferente dos vermelhos / azuis, etc. Mas o Carnide é o quê? Humilhado na europa. Devido à campanha deste ano, o Sporting vendia mais que esses labregos. A marca Fifica não vale nada fora da comunidade portuguesa.
Quanto ao café, os turistas entram porque é um café. Malta mais nova é capaz de entrar porque é um café desportivo. Mas não é porque é o Carnide.