Pouco a dizer. Já perdemos o campeonato o ano passado ganhando os 3 derbies mas perdendo pontos com Tondela e União da Madeira.
Parece que não aprendemos a lição e este foi um jogo absolutamente miserável, com 45m de avanço ao adversário, falta de empenho, sem ideias na frente e com pouca concentração atrás. Culpa de todos, foi tão fraquinho q nem sequer se pode apontar apenas 1 ou 2 ovelhas negras.
Não sendo culpa dele mas o q se passa com o grande William do ano passado ou de 2014/15? O jogador que nunca perdia uma bola nos pés e estava sempre no sítio certo passou a ser um jogador com muitos erros e que simplesmente não consegue correr para cobrir o seu espaço. É penoso vê-lo a movimentar-se no campo e mesmo em ‘emergência’ a velocidade de pique é a mesma de muitos jogadores com ‘picanha’ a mais.
A única justificação q encontro é estar limitado fisicamente mas continuar a jogar por n haver alternativas. É que não sendo um jogador rápido, o William em forma tem um posicionamento táctico perfeito, e consegue correr qd necessário… algo realmente se passa, pq esteve irreconhecível.
O Sporting mais uma vez empatou por culpa própria, culpa de BDC e de JJ.
O árbitro fez uma grande arbitragem, sempre a proteger o espetáculo, dexou os jogadores fazerem as faltas que quisessem, e como o jogo estava a ser uma grande porcaria, fez muito bem em não deixar jogar os 6 minutos de compensação.
melhor em campo f.ferreira do tondela, grande médio defensivo, 12 faltas e uma entrada por trás ao Gelson sem ser assinalada falta no fim do jogo, isto tudo sem levar cartão e sem ser avisado, volto a repetir grande jogador.
Claro, isso justifica o baixo rendimento da equipa. Agora há muitas situações q vejo nos jogos q não são culpa de ter ou n um bom jogador ao lado: não marcar a zona do trinco, perder bolas no pé, mau posicionamento táctico, clara falta de velocidade e especialmente em recuperar a posição. Tudo isto não depende assim tanto de ter um bom parceiro de meio campo. Obviamente q com Adrien, pela sua entrega ao jogo, pode-se disfarçar muitas destas falhas, mas não deixam de estar lá. William não sendo um velocista já foi um jogador bem mais ‘levezinho’ e especialmente com melhor sentido posicional.
Irritam-me mais estas arbitragens q muitas outras em q o árbitro falha 1 ou 2 penalties pq realmente eram difíceis de ver… Foi o jogo todo a apitar toda e qlq faltinha mas dps deixar passar sem cartão faltas perigosas. Um árbitro inglês e o jogo tinha tido mais 10 ou 20m de tempo útil.
Isso é pouco. Convém primeiro fuzilar o presidente, treinador, etc., além de Patrício, William e Gelson. E, já agora, Adrien, que não tinha nada que se lesionar!
Já fuzilei o BDC e o JJ no 1º parágrafo, o William já lhe deixei um mimo também no tópico dele, para ele aprender com o f.ferreira o que é um médio defensivo, os outros ainda dar-lhes umas palavrinhas no tópico deles, principalmente o Adrien que como muito bem referes não tinha nada que se lesionar.
Vergonhosa a atitude da equipa em termos de intensidade e entrega a um jogo essencial ser ganho. Mais uma vez jogadores a demonstrarem não estarem à altura de representar/encaixar o clube ou no próprio modelo de jogo. Jogadores esses que influenciam e muito a dinâmica da equipa. Culpa obviamente para o treinador que ainda parece muitas vezes a fazer experiências e não perceber que há jogadores que não dá para mais e tentar continuar a apostar num sistema táctico que parece que os jogadores actualmente disponíveis não compreendem.
Nota-se a falta a olhos vistos de Joao Mario,Islam Slimani,Adrien Silva,o maluco do teo Gutierrez e ainda de Fredy Montero! Elias nao e jogador para o SCP nao tem intensidade nenhuma! A atitude precisa de mudar e preciso velocidade e transicoes rapidas a bola chega ao meio campo e raramente e jogada para a frente!
Bem, nem sei por onde começar mas vamos lá. Vou fazer um resumo do que tenho achado disto tudo, e não apenas do jogo com o Tondela mas nem sabia onde colocar.
Não sou muito de postar, nem tenho o dom da escrita para grandes textos, mas vamos lá por pontos.
Eu gosto pouco de ser o típico gajo que vem com o discurso do “eu avisei”, “eu já sabia”, ou “eu tinha visto que ia ser assim”. Sou um adepto como qualquer outro.
Em primeiro lugar, não acho que valha a pena culpar jogador x ou y. Há jogadores fracos? Há, mas o problema vai além de uma ou outra má prestação. O Zeegelar jogar no Sporting é um mistério, principalmente depois de ser um dos grandes culpados do empate em Guimarães, mas é apenas pelo Zeegelar que temos escorregado?
A comunicação do presidente melhorou muito, é inegável que está muito mais calmo e desgasta-se muito menos assim. No entanto a comunicação do treinador e até dos jogadores, não é má, é péssima e tenho para mim que esse é um dos factores que tem levado ao que se viu, juntamente com a péssima gestão de contratações.
Quem me conhece sabe que sempre fui um dos defensores do BdC, mas sempre aludindo ao facto de o achar péssimo a contratar. Infelizmente a vinda o JJ não veio ajudar em nada nesse capitulo. (Parece Dejavu, escrevi isso aqui há uns meses).
Comecemos então no capitulo das contratações. Eu sei que falar depois das coisas acontecerem é fácil, no entanto era de conhecimento geral que o André pouco viria a acrescentar ao plantel. Só por milagre, talvez durante o avião sobrevoasse um bocado de Espanha e apanhasse os pés do seu amigo Neymar…
Era também de conhecimento geral que o plantel precisa de laterais, especialmente um lateral esquerdo. Sim, é preciso dinheiro. Então porque se foi enterrar dinheiro em 3 PL´s, e não se comprou apenas dois? O Meli veio para quê se nem é usado? O Petrovic que é um lesionado crónico e mal jogava no seu ex clube, também não era fácil prever que ia dar merda?
O JJ como treinador é muito bom, a contratar é péssimo e entramos aqui num problema. É o facto do JJ ter de facto liberdade como nenhum outro treinador teve no Sporting. Tem a liberdade de escolher tudo o que quiser (dentro do nosso orçamento) e tem a liberdade de comunicar como quer e lhe apetece. Não vale a pena andar com paninhos quentes, metade do o JJ já disse, metade das vezes que ele já rebaixou o clube e todos á sua volta… vindo da boca do LJ ou do MS (que eu nem gosto, atenção!) daria despedimento na hora. Não sou ceguinho.
O BdC tem de se impôr, mas desta vez não é contra o sistema, contra as prendas ou contra o que quer que seja. O BdC tem de exigir MAIS Internamente, porque não é culpa do árbitro que não haja atitude, não é culpa do árbitro que se contrate ao kilo e depois não se use metade, ficando eles a comer salários astronómicos, nem é culpa do árbitro que se marque aos 90 e se tire a camisola como quem diz “já fiz a minha parte”. É desconhecimento do clube que estão a representar.
Mas algum jogador é motivado ao ouvir as palavras do JJ? Mas andamos a brincar? Diz que os craques já saíram. Então os únicos craques eram o Sli e o JM? O Adrien faz falta? Faz. O Elias não é tão bom, mas é internacional pelo Brasil, suficientemente bom para Tondelas e Guimarães. Não rende porquê? O Bas Dost não é tão pressionaste com o Sli, mas a equipa criava 0 chances com o Tondela e diziam que faltava o Sli, pelos forums da internet. Mas o Sli fazia milagres se a equipa não cria lance nenhum de golo? O homem é um matador, tão bom como o Sli nesse aspecto. Não será falta de atitude geral? Que culpa tem um PL quando a equipa fica cerca de 30 minutos sem fazer o GR do Tondela agarrar uma bola? Quando a equipa não consegue dar-lhe um golo a marcar?
Fala-se dos reforços para a lateral esquerda e ele diz que já fica feliz se mais nenhum sair? Mas há razão de queixa? Se há gajo que tem um plantel há sua maneira e com poucas saídas, é o JJ. Valoriza os jogadores? Sim, no entanto a valorização do JM advém do Euro, não andamos aqui a nanar também. O JJ tem todo o mérito em meter o JM na seleção, mas não fossemos campeões Europeus e um MC adaptado a médio direito, digamos assim, nunca sairia por 40 ou 45M.
Não vou andar aqui a relembrar todo o lixo que foi dito pelo JJ no passado, todas as vezes que rebaixou o clube e eu disse que as vitórias não justificavam a falta de respeito que ele demonstrava. Fui chamado de lampião ressabiado, fui chamado de infiltrado. Agora dou uma olhada no tópico e dizem coisas do homem 10x pior do que eu alguma vez disse. Tá visto que o que conta é mesmo os resultados, o resto é “frontalidade”.
Enfim, para fechar só peço ao BdC que comece a meter os jogadores e o treinador na linha, não que ele tenha culpa de tudo. Mas tem grande parte da culpa quando vejo falta de atitude, quando vejo o líder dos jogadores a desvalorizar constantemente o clube em que está inserido, ou quando vejo o líder dos jogadores a justificar um mau resultado com “eles fazem anti jogo”. Mas andamos a brincar? Anti jogo existe em todo o lado, não é ele uma raposa velha? Não sabe isso? Porque não fizemos o mesmo com o RM e com o Guimarães? Vejo os lamps a fazer constantemente com o Ederson, vejo o Porto tbm a fazer quando é preciso. Até o Dortmund fez, não fazemos porquê?
E pronto, fico-me por aqui… não vou falar do salário, porque meia duzia de mecos pagam o salário do JJ, ainda que obviamente seja alto e ele tenha de estar à altura, nem entro por aí. Não vou falar de muitas opções como Iuri ou Matheus, porque eu não os vejo treinar e como tal prefiro estar calado. Peço apenas ao presidente que dê um grito internamente e comece a fazer ver que o Sporting é muito grande, como ele sabe. E se não o fizer, está apenas a prejudicar o clube, pois o JJ é de facto um fantástico treinador mas é burro todos os dias, incluindo os feriados e fins de semana. Se não se meter um travão, ele desgraça-se sozinho, seja em declarações, seja em contratações absolutamente ridículas. Ajudem o homem nesse aspecto, não é preciso retirar-lhe poderes, ele tem experiência que é muito útil ao clube, mas precisa claramente que alguém lhe meta um travão em algumas situações. Um diretor desportivo que perceba de bola e o ajude no perfil de jogador que ele quer, não no jogador ao certo, pois isso o JJ não sabe escolher, lamento. Um gajo da comunicação a sério, e não um betinho de risco ao lado que até treme quando o JJ olha pra ele. (Sei que já não é esse, não faço ideia qual é. Mas alguém que lhe diga: podes dizer isto e isto. Não podes dizer aquilo porque tás a denegrir a imagem do Sporting.) Se o JJ não gostar de um clube com pulso e profissional, tem bom remédio.
Peço desculpa pelo desabafo, está um bocado gigante mas ao menos fico de consciência tranquila, precisava de desabafar um bocado sobre o clube.
EDIT: Ah e o BdC que não se esqueça que escolheu um ano mau de mandato para experiências e para deixar o JJ escolher jogadores com o bolso cheio.
EDIT2: E outra coisa que não foi dito aqui mas li em muito lado. A culpa é também dos adeptos, os adeptos metem a equipa nervosa. Vão pro crl! 150 mil sócios, mais de 40 mil de assistências no estádio, apoio nas modalidades, apoio no futebol a jogar bem, a jogar mal, a ganhar, a perder. Querem mais? Mais palmas e serenidade que os adeptos do Sporting têm? Qualquer gajo que dissesse isso, desde BdC a JJ (acho que o JJ disse) eu mandava-o logo dar uma volta, é preciso não ter vergonha nenhuma.
Depois da época passada, sempre acreditei que este ano tivéssemos a alegria do titulo…é certo que ainda faltam muitas batalhas, mas pelo andar da carruagem…Nós adeptos e o nosso presidente não merecem a falta de atitude com que voces entram em campo…
Andar a tentar pegar em questões laterais e pouco relevantes para justificar contextos negativos é um desviar de atenções e de criação de bodes expiatórios que nunca dão resultado.
Em primeiro lugar, a tal bazófia e postura pública do treinador, variável fixa na carreira do homem e com ela ganhou e com ela perdeu. Esta discussão à volta da bazófia só é relevante num eventual contexto de revanchismo por parte de terceiros, nos maus momentos, porque não justifica certamente que o actual campeão tenha ganho 25 dos últimos 26 jogos da época passada, miraculosamente motivada pela postura do treinador do Sporting.
Outra questão é este mitómano efeito ao retardador dos defeitos de JJ, que não impediram o Sporting de se recolocar como um verdadeiro candidato ao título no primeiro ano no clube e de ter feito um grande campeonato. Não venceu? Houve quem tivesse feito melhor. É futebol.
E esse campeonato deveu-se também a escolhas do treinador, isto para quem defende que uns 4 ou 5 jogadores que já cá estavam, justificam o ano que se fez.
Que neste momento não se vê nada na equipa parecido como um conjunto de jogadores trabalhado dentro de um contexto colectivo e de exigência, isso sim, é inegável.
Caro amigo,
Nao levei a mal a tua opiniao e por isso acho que tambem nao vais levar a mal a minha. Como tu nao me conheces nao me podes classificar de coisa nenhuma muito menos de sonso. Sou adepto e socio do Sporting ha quase 50 anos com as quotas em dia. Apesar de viver no estrangeiro sinto o Sporting intensamente e vou a Alvalade sempre que posso ver jogos do Sporting (duas ou trez vezes por ano).
Como ja vi alguem escrever um dia…nao sou adepto de vitorias…sou adepto so Sporting. Ja vi jogos muito bons e jogos muito maus mas NUNCA assobiei nem assobiarei a equipa do Sporting Clube de Portugal. Posso ficar chateado mas assobiar NUNCA!!!
Nao sei se o Sporting esta mais mal servido com adeptos “sonsos” como eu ou com adeptos que atiram a toalha ao chao e caem no histerismo cada vez que ficamos a 4 ou 5 pontos do outro clube (nem posso escrever o nome). Estou certo de uma coisa, nao e criando um clima de instabilidade, nervosismo, e contestacao que vamos chegar la. Se calhar somos o que somos porque cada vez que a coisa treme temos que trocar de treinador, de jogadores, de roupeiro etc… Ate ja aqui li que e preciso por o treinador na rua a convocar eleicoes ja. MAS ESTAO DOIDOS OU QUE?
Deixem-se de histerismos e deixem as possoas fazerem o seu trabalho. Eu acredito em quem esta a frente do clube, acredito no treinador e acredito no plantel. Nao estou minimamemte preocupado com o que vao dizer nos cafes…muito menos vindo de lampioes que ganham muitos titulos de maneira duvidosa.
Eu nao vou embarcar nesta onda de contestacao porque sou adepto do Sporting Clube de Portugal, nos bons e maus momentos….especialmente nos maus. Contem comigo para APOIAR! Eu estou muito grato por termos uma direcao que vive o clube a se dedica ao clube. Ha tres anos atras como era? Esta direcao tem criado condicoes para termos uma equipa competitiva que so nao ganhou o ultimo campeonato por dois pontos (e gracas as ajudas dadas aos lampioes). Deixem que facam o seu trabalho. Se nao estao satisfeitos, terao a oportunidade de votar em outros nas eleicoes em Marco. Eu tenho a minha opiniao….que os Sportiguistas devem APOIAR o clube e quem estiver aqui para ser adepto de vitorias pode a qualquer altura atravessar a rua.
Reina o histerismo por estas bandas. Contente não estou. Nunca é fácil ver a nossa equipa jogar tão pouco. O resultado é mau mas pior ainda é a prestação da equipa.
Gostam de individualizar e apontar o dedo a cada jogador mas na generalidade, o plantel é bom, é competitivo e chega para fazer um bom campeonato e dar algumas alegrias na Europa. Temos jogadores experientes, claramente superiores à grande maioria das outras equipas, só comparáveis com os dois outros rivais. Não venham com a tanga dos diferentes investimentos porque não cola. Todos os candidatos tem planteis semelhantes tanto nas virtudes como nos defeitos.
Temos um grande e experiente treinador. Se o ano passado adormeceu na forma e preocupou-se mais a nível pessoal e na sua guerra com o ex empregador, correndo depois atrás do prejuízo com exibições fantásticas, este ano está apático, preparou mal a época, não soube integrar devidamente os reforços. Reza a lenda que Jesus necessita de tempo para colocar a jogar as suas equipas e que os primeiros jogos são fracos até começar a carburar. Demos tempo mas está na hora de mostrar que tem mãos para tocar esta viola. Confio que terá.
Temos um presidente apaixonado pelo clube. Fez o que muitos pensavam ser impossível. Sonhou ser Sporting novamente e arriscou. Contratou caro o melhor treinador em Portugal, deu-lhe os jogadores humanamente possíveis a sua escolha. Não será por aqui que estaremos mal.
Temos os melhores adeptos do mundo. Apesar de todas as contrariedades de nos afirmarmos Sporting, de sofremos anos e anos a fio de olhar para os outros a festejar, não deixamos a equipa, não abandonamos o nosso amor. Seja onde for estamos lá.
Então, temos as condições todas para sermos felizes. Temos plantel bom, temos treinador bom, temos presidente bom e temos os melhores adeptos. Como é possível não ganharmos mais?
Principalmente deve-se a falta de atitude e confiança. Existe também um problema de falta de união entre todos demais evidente após Madrid. Não se percebe também a falta de ritmo competitivo patente em grande parte dos encontros e na falta de soluções quer defensivas quer principalmente ofensivas. Fizemos muito pouco ofensivamente e exceptuando Gelson, não houve clarividência e objectividade atacante, dando forças a um modesto Tondela para se aventurar no ataque. Isso, na época passada era impossível acontecer. Encostávamos o Tondela ás cordas até a bola entrar na baliza.
Fizemos pouco ou nada pelo centro do terreno. A meu ver:
Jogamos curto com um espaçamento longo entre linhas. A falta de um ala a vir para dentro ou de um dos pontas de lança a descerem para darem linhas de passe ao meio campo notou-se. A progressão foi exclusiva com o passe lateral para os corredores e a obrigatoriedade dos alas recuarem em demasia. Ficamos longe da área adversária.
Abusamos do jogo pelos corredores. Com laterais possantes mas sem pingo de criatividade, com alas a vir buscar o jogo a trás, sem médio ofensivo para criar espaços, torna-se difícil chegar até à linha de fundo e cruzar no meio da densa defesa.
Tivemos dois pontas de lança fixos, que se mostraram pouco hábeis a saírem para vir buscar jogo ou para acharem espaço nas costas dos laterais contrários, aliando a isso, os poucos cruzamentos para finalizarem, ficaram presos pelos centrais. Nem sempre ter dois homens de área garante mais golos se não houver que lhes produza oportunidades.
O meio campo não se impôs, não sabe progredir em profundidade dando linhas de passe e furar pelo centro do terreno, não faz pressão à saída de bola e não recupera a bola rapidamente. Requisitos fundamentais para o 4-4-2 resultar são exactamente a pressão logo na saída de bola feita por Elias a recuperação de bolas bombeadas por William ou pelos centrais. Se não acontecer isso, a equipa encontra-se descompensada e sofremos mais um golo pelas costas dos laterais. Importante também o papel do médio centro para fixar a defensiva contrária sendo mais uma unidade atacante, deixando mais espaço nos corredores.
Os centrais participam pouco na construção ofensiva. Útil para ganhar terreno com a bola controlada e adiantar os colegas de equipa.
A falta concentração nos passes mal efectuados.
A demora posicional da equipa e principalmente do médio defensivo quando os centrais tem de dobrar as laterais.
Encontrei isso tudo neste jogo. Perdemos dois pontos por culpa própria. Desde presidente, treinador, plantel e adeptos, falhamos todos e por consequência falhou o Sporting.
O Presidente tem de mandar um muro na mesa. Já o fez noutras ocasiões. Tem de chamar todos a focarem-se no objectivo. O treinador tem de parar com as desculpas anedóticas e colocar os jogadores a jogar, os jogadores tem de ser profissionais e ambicionarem a vitória e os adeptos tem de puxar por todos, realço todos os jogadores durante os 90 minutos. Só com uma união forte e sem os disparates de épocas anteriores podemos ser finalmente SPORTING.
Ainda não me tinha sentido à vontade para escrever aqui o que quer que fosse sobre o jogo, o que diz tudo. Fomos absolutamente ridículos e tivemos total culpa no resultado. Nunca, mas nunca podemos empatar com o Tondela. Nem fora, muito menos em casa! Nunca!!!