Eu tenho comentado pouco ou nada no fórum porque acredito que o Sporting está no bom caminho e que o que tem sido feito foi com o objetivo de revitalizar o clube.
Restruturação financeira do clube, compra de um treinador ganhador, reforço da equipa, aposta forte nas modalidades, novo pavilhão, expansão da marca Sporting, etc.
No entanto, há uma coisa que não mudou neste Sporting desde que o conheço: a tendência para dar tiros nos pés.
A começar pela preparação da temporada, em que faltou claramente um departamento de scouting suficientemente bom para descobrir reais mais-valias para o clube. Por vezes dá a ideia de que estamos dependentes da carolice de um presidente ou dos desvaneios do Jesus… Num clube altamente profissional isto não pode ser.
Bas Dost é um artilheiro, disso eu não tenho dúvidas, mas não pode estar no ataque acompanhado por Andres, Markovics ou Castagnos que já não jogam há vários meses ou se revelaram um flop.
Também o trazer para o clube jogadores emprestados sem opção de compra significa o quê? Que estamos a recuperar jogadores para outros usufruírem?
E para termos um Bas Dost temos de ter alguém que o alimente bem pelas alas, e onde é que isso está? Só o Gelson não chega, o Brian Ruiz tem estado abaixo das expectativas este ano e o Matheus parece que não conta para o Jesus.
E o que dizer do meio campo? Tivemos tanto tempo para buscar alternativas e o que veio foram remendos, Elias, um acomodado de 31 anos, Petrovic que só veio lá está por ser um fetiche do Jesus, alto e forte, Meli que me parece realmente um bom jogador, ele sim talvez um substituto do Adrien, mas que não joga, e ainda temos o Paulista, um miúdo com capacidades mas que parece ser um lesionado crónico, outra coisa que escapou aos nossos scouts.
A partir da base do ano passado, o Sporting apenas precisava de dois bons avançados, um extremo desequilibrador, um seis e um oito e dois bons laterais, um para cada lado. Sete jogadores, no máximo, e já estou se calhar a exagerar.
Bruno de Carvalho falou em contratações cirúrgicas e na verdade vieram 10 ou 15 jogadores, alguns atirados para a equipa B.
Sim, eu sou daqueles que diz: para que é que veio o Alan Ruiz? Tanto dinheiro torrado nele, para isso tínhamos ficado com o Iuri. E porque veio o Petrovic? Para isso tinhamos ficado com o Palhinha.
São exemplos da má preparação da época.
Depois a política de comunicação. Temos muitos exemplos mas eu dou só um recente que me parece paradigmático: o Sporting tinha um jogo essencial com o Dortmund e o que é que vemos? O nosso presidente a convocar uma conferência de imprensa para falar… do Benfica!
Toda a política do Sporting nesta área tem sido um equívoco, o nosso presidente neste campo parece um miúdo que se perder o jogo ao berlinde amua.
Quando é que vamos começar a perceber que ao estarmos envolvidos em guerras e guerrinhas só damos pontos ao adversário e material para alimentar jornais, tvs e rádios?
Quando é que vamos começar a trabalhar para dentro, preocupando-nos apenas connosco e dando os outros ao desprezo, como merecem?
Eu já acompanho o Sporting há mais de 30 anos mas infelizmente o clube parece nunca sair dos mesmos erros, mesmo quando tem oportunidades de ouro para iniciar um ciclo ganhador.
Nós temos tudo, boas instalações, bons adeptos, uma formação excelente, profissionais espetaculares nas várias áreas, gente dedicada, mas falta-nos organização e capacidade de ver mais longe.
O jogo de Madrid, em que perdemos por 2-1 ao cair do pano, resume a história do Sporting. Podia ser gigante, mas falta sempre qualquer coisa. É uma maldição? Seria fácil desculparmo-nos com isso, é o que os incompetentes e preguiçosos fazem quando querem esconder erros próprios. Não, falta organização, ao mais ínfimo pormenor.
Exemplo, Jesus que foi expulso nesse jogo, tem de saber que não pode ter comportamentos desses, porque vai prejudicar (e prejudicou) a equipa.
Ainda por cima é reincidente neste género de coisas e ninguém o chama a atenção.
Outro exemplo, gastar 8 milhões num jogador que é 10, quando o esquema de Jesus não usa um 10. Gastar tanto dinheiro em jogadores medíocres e não canalizar esse dinheiro para um preparador físico a sério, para uma estrutura que permita tirar dos jogadores o máximo rendimento para que descalabros como os de Guimarães não aconteçam.
Para os que falam em eleições, penso que não chegámos ainda a tanto, mas Bruno de Carvalho tem de perceber que não é inimputavel e muito menos um Deus, pode e vai ser responsabilizado se as coisas correrem mal, até porque foi ele que escolheu pagar 8 milhões por época a um treinador que até agora, e usando uma expressão tão querida de Jesus, ganhou ‘bola’.
Ainda vamos a tempo de dar a volta por cima, mas só se começarmos a fazer as coisas de maneira diferente.
Com a conversa do ‘levantar a cabeça’, do ‘já aprendemos e vamos rectificar no próximo jogo’ e do ‘ainda falta muito campeonato’, não vamos longe.
Só significa incapacidade em ver erros próprios ou pior do que isso, teimosia e burrice pura. E para isso não contem com o meu apoio.