Liga, Jogadores mais valiosos, os MVPs... em números

Liga: Quaresma e Simão, os jogadores mais valiosos (Serão da boa gestão, da Academia serão certamente)
[ 2007/03/22 | 10:33 ] Redacção MaisFutebol
Os números confirmam-no, Ricardo Quaresma e Simão são a larga distância os jogadores mais valiosos da Liga. O extremo do F.C. Porto «vale» 16 golos, tendo marcado seis e feito assistências para dez. Simão tem os valores opostos para o mesmo total: seis assistências, dez golos.

Na lista dos jogadores com mais assistências seguem-se João Pinto, com seis. O criativo do Sp. Braga «vale» oito golos, com seis assistências e dois marcados. (sem contar com as vezes que cai e que é marcado livre ou penalti, ou será que contam?)

No topo da lista dos jogadores com maior intervenção nos golos da Liga aparece o nome de Zé Pedro. O jogador do Belenenses já leva oito marcados e tem cinco assistências: tem influência directa em treze dos 25 golos marcados pela sua equipa.

Eis a lista de jogadores com pelos menos dois passes para golo nas primeiras 22 jornadas:

Ricardo Quaresma (F.C. Porto), 10 (6 golos)
Simão (Benfica), 6 (10 golos)
João Pinto (Sp. Braga), 6 (2 golos)
Zé Pedro (Belenenses), 5 (8 golos)
Marcinho (Marítimo), 5 (3 golos)
Mário Sérgio (Naval), 5 (1 golo)
Lito (Naval), 4 (4 golos)
Juliano Spadacio (Nacional), 4 (2 golos)
Alonso (Nacional), 4 (1 golo)
Nélson (Benfica), 4 (sem golos)
Nuno Gomes (Benfica), 3 (6 golos)
Miccoli (Benfica), 3 (5 golos)
Wender (Sp. Braga), 3 (5 golos)
Nani (Sporting), 3 (4 golos)
Edson (P. Ferreira), 3 (4 golos)
Sougou (U. Leiria), 3 (4 golos)
Dame (Académica), 3 (4 golos)
Jardel (Beira Mar), 3 (3 golos)
Tello (Sporting), 3 (2 golos)
Miguel Pedro (Académica), 3 (2 golos)
João Moutinho (Sporting), 3 (1 golo)
Douglas (Marítimo), 3 (1 golo)
Amuneke (V. Setúbal), 3 (1 golo)
Varela (V. Setúbal), 3 (1 golo)
Jones (E. Amadora), 3 (sem golos)
Hélder Postiga (F.C. Porto), 2 (9 golos)
Liedson (Sporting), 2 (8 golos)
Lisandro (F.C. Porto), 2 (6 golos)
Katsouranis (Benfica), 2 (5 golos)
Zé Manel (Boavista), 2 (4 golos)
Grzelak (Boavista), 2 (4 golos)
Pepe (F.C. Porto), 2 (3 golos)
Karagounis (Benfica), 2 (2 golos)
Paulo César (U. Leiria), 2 (2 golos)
José Vítor (Nacional), 2 (2 golos)
Ricardo Sousa (Boavista), 2 (2 golos)
Hélder Barbosa (Académica), 2 (2 golos)
Hernâni (Desp. Aves), 2 (2 golos)
Rodrigo Alvim (Belenenses), 2 (1 golo)
Cristiano (P. Ferreira), 2 (1 golo)
Éder (U. Leiria), 2 (1 golo)
Patacas (Nacional), 2 (1 golo)
Ricardo Pateiro (Nacional), 2 (1 golo)
Filipe Oliveira (Marítimo), 2 (1 golo)
Edu Silva (E. Amadora), 2 (1 golo)
Filipe Teixeira (Académica), 2 (1 golo)
Anderson (F.C. Porto), 2 (sem golos)
Bruno Alves (F.C. Porto), 2 (sem golos)
Rui Costa (Benfica), 2 (sem golos)
Carlos Martins (Sporting), 2 (sem golos)
Romagnoli (Sporting), 2 (sem golos)
Miguel Veloso (Sporting), 2 (sem golos)

Carlos Fernandes (Sp. Braga), 2 (sem golos)
Sandro Gaúcho (Belenenses), 2 (sem golos)
Fredy (P. Ferreira), 2 (sem golos)
Neca (Marítimo), 2 (sem golos)
Carlitos (Naval), 2 (sem golos)
Lucas (Boavista), 2 (sem golos)
Cláudio Pitbull (Académica, 2 (sem golos)
Rui Lima (Beira Mar), 2 (sem golos)

Estatísticas e números (até à 22 jornada!) para comentar…
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=755790

O Romagnoli já tem um golo…

Ah, e isso para mim não tem grande importância, apesar de os dois primeiros serem dos mais produtivos da Liga.

O Romagnoli já tem um golo...

Ah, e isso para mim não tem grande importância, apesar de os dois primeiros serem dos mais produtivos da Liga.

Caro, este levantamento estatístico refere-se às 22 primeiras jornadas, porque entretanto o Nani também tem mais um golo, e outros tb terão mais golos e/ou assistências, o critério utilizado para esta lista é ter pelo menos duas assistências para golo.
Eu fico satisfeito por haver um site português que faz estatística e apresenta quase toda a informação em relação ao futebol português, e quis partilhar isso aqui com o pessoal após uma pesquisa na net por estatísticas de futebol, tens tb as fichas do jogo completas de todas as jornadas com pontuações atribuídas aos jogadores e tb todos os jogos minuto a minuto, se tu não achas interessante melhor para ti :smiley:
I curb my enthusiasm…

Fantástico João Pinto, aos 34 anos ter essa produtividade, é algo incomum.

O Suino Vermelhusco tem 10 golos maior parte dele de penalty ou de livres, mas de facto juntamente com Quaresma são os jogadores mais competitivos da Liga.

Simão e Quaresma ente os melhores sem dúvida.Destaque para João Vieira Pinto,ainda joga e bem.
Já repararam no Mário Sérgio?

Já repararam no Mário Sérgio?

Mário Sérgio era um jogador promissor quando chegou ao Sporting mas entrou numa fase de maus resultados.
Na altura, não tinha qualidade suficiente para o Sporting, continua a não ter, mas se continuar a evoluir favoravelmente dentro de 2 ou 3 épocas poderá estar ao nível de um Abel desde que dê agora o salto para uma equipa de maiores dimensões.

Acho isso tudo muito subjectivo.

Sem duvida que são dois dos jogadores mais valiosos da Liga e dos seus respectivos clubes, mas avaliar a perfomance dos jogador por essa estactistica acaba por ser paradoxal.

Acho mais valioso e birlhante, um trabalho de um João Moutinho e de um Liedson, que se entragam totalmente á equipa durante todo o jogo mesmo que não criem os numeros que esses vão produzindo, acabam por ser sem duvida dos jogadores, estes sim, mais competitivos da Liga.

Ja ouvi um comentador da Antena1 desporto dizer que na opiniao dele
o melhor jogador em Portugal no momento actual e o Joao Moutinho.

o onze mais valioso do campeonato com 11 mvps é este:
1-Ricardo
2-Abel
3-Tello
4-Polga
5-Caneira
6-Miguel Veloso
7-Nani
8-João Moutinho
9-Liedson
10-Romagnoli
11-Djaló

E queria tanto que estes fossem os campeões 2006/2007…
Viva o Sporting.

Sem duvida que são dois dos jogadores mais valiosos da Liga e dos seus respectivos clubes, mas avaliar a perfomance dos jogador por essa estactistica acaba por ser paradoxal.

Acho mais valioso e birlhante, um trabalho de um João Moutinho e de um Liedson, que se entragam totalmente á equipa durante todo o jogo mesmo que não criem os numeros que esses vão produzindo, acabam por ser sem duvida dos jogadores, estes sim, mais competitivos da Liga.

O critério principal para estes valores é o número de assistências para golo, logo serão mvps do ponto de vista das assistências, assim acho que estes números só vêm comprovar o valor de outros jogadores do Sporting tal como o Nani, o Tello(ao fim de 7 anos), o trinco Veloso, Romagnoli, e não só os crónicos e indiscutíveis Liedson e Moutinho, de resto o imperial Polga e o Tonel já estão certinhos desde a época passada.

Leio este ranking como o indíce de dependencia das equipas relativo aos jogadores em causa. :arrow:

Leio este ranking como o indíce de dependencia das equipas relativo aos jogadores em causa. :arrow:
:arrow: :arrow:

Hoje vem um ranking semelhante no iol.

então não é que em nos primeiros 31 aparecem 5 jogadores do sporting.

Clube Total
Boavista 1
E.Amadora 1
F.C.Porto 1
U.Leiria 1
Académica 2
BeiraMar 2
Belenenses 2
Marítimo 2
Nacional 2
Naval 2
P.Ferreira 2
Sp.Braga 2
V.Setúbal 2
Benfica 4
Sporting 5
Grand Total 31

E esta hã, parece dificil secar o nosso clube, enqto que ao porco basta secar o “nosso” ciganito…

Hoje vem um ranking semelhante no iol.

então não é que em nos primeiros 31 aparecem 5 jogadores do sporting.

Clube Total
Boavista 1
E.Amadora 1
F.C.Porto 1
U.Leiria 1
Académica 2
BeiraMar 2
Belenenses 2
Marítimo 2
Nacional 2
Naval 2
P.Ferreira 2
Sp.Braga 2
V.Setúbal 2
Benfica 4
Sporting 5
Grand Total 31

E esta hã, parece dificil secar o nosso clube, enqto que ao porco basta secar o “nosso” ciganito…

Onde? põe aí o link sff. :arrow:

O critério principal para estes valores é o número de assistências para golo, logo serão mvps do ponto de vista das assistências, assim acho que estes números só vêm comprovar o valor de outros jogadores do Sporting tal como o Nani, o Tello(ao fim de 7 anos), o trinco Veloso, Romagnoli, e não só os crónicos e indiscutíveis Liedson e Moutinho, de resto o imperial Polga e o Tonel já estão certinhos desde a época passada.

Esta estactistica não me consegue ilucidar sobre os melhores jogadores do Campeonato Português, muito menos os MVP´s. Esta estactisticas é baseada em certos dados e a partir desses, eles afirmam que estes são os jogadores mais influentes de uma determinada equipa.

Ora, isso para mim é subjectivo. Para mim um Polga e um Moutinho são bem mais influentes daí que nunca vá afirmar que essa estactistica seja capaz de elucidar as pessoas para os verdadeiros jogadores mais influentes da Liga.

O título original atribuído a esta estatística é Reis das assistências e não MVPs como eu aqui chamei, e sendo este o critério, não quer dizer que são os mais influentes da equipa, mas sim os que fizeram mais assistências que deram em golo, assumo aqui a mea culpa de ter alterado o nome da estatística.
Se juntares a estatistica que o NAM aqui pôs, vês que o Sporting dentro do 11 ideal tem muitas soluções, fora deste onze é que a coisas se complica…

Os números confirmam-no, Ricardo Quaresma e Simão são a larga distância os jogadores mais valiosos da Liga

Isto não foste tu que dizeste, rapaz! A culpa não é tua, é mesmo da noticia :wink:

Para mim os jogadores mais valiosos da Liga são sem duvida alguma João Moutinho e Andersson Polga, daí que eu diga que esta estactistica é demasiado subjectiva, porque não podemos analisar o “valor” dos jogadores da Liga Portuguesa, unica e exclusivamente com um ranking de jogador com mais assistencias e mais golos.

Compreendo que aqui o sentido “valiosos” se deve aos golos dados e aos golos marcados mas como disse logo no primeiro post, uma pessoa que não acompanhe minimamente a Liga Portugesa e se queira manter a par dos acontecimentos, acaba por ser levado por uns numeros que em nada reflectem os tais jogadores valiosos.

No sentido clubístico, creio que o João Moutinho e o Anderson Polga, serão merecidamente a meu ver, os atletas que deveriam receber a distinção dos adeptos não existente, de melhores jogadores do Sporting, na época 2006-2007.

Vendo por outro prisma e colocando de lado possíveis inimizades e sentimentos infelizes (da minha e da vossa parte), parece-me indiscutível que tanto Simão como Quaresma são de facto os elementos mais valiosos e competitivos do campeonato. Num lote de cinco escolhidos, colocaria também, João Moutinho, assim como colocaria Anderson, se este não se tivesse lesionado pois quer-me parecer que tanto os dois alas adversários como o número 10 brasileiro, são jogadores a mais para o nosso campeonato.

Pelo que ele fez na primeira volta, o Lucho Gonzalez tb deveria constar nessa lista.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=755790

Liga: Quaresma e Simão, os jogadores mais valiosos

Os números confirmam-no, Ricardo Quaresma e Simão são a larga distância os jogadores mais valiosos da Liga. O extremo do F.C. Porto é o mais destacado: «vale» 19 golos, tendo marcado seis e feito assistências para treze. Simão é o único que se aproxima destes valores: seis assistências, onze golos de sua autoria para um total de dezassete criados para a equipa.

Na lista dos jogadores com mais assistências seguem-se Zé Pedro (Belenenses), com seis e oito golos marcados, para um total de catorze, e João Pinto: o criativo do Sp. Braga «vale» oito golos, com seis assistências e dois marcados.

Eis a lista de jogadores com pelos menos três passes para golo nas primeiras 25 jornadas:

Ricardo Quaresma (F.C. Porto), 13 (6 golos)
Simão (Benfica), 6 (11 golos)
Zé Pedro (Belenenses), 6 (8 golos)
João Pinto (Sp. Braga), 6 (2 golos)
Marcinho (Marítimo), 5 (4 golos)
Mário Sérgio (Naval), 5 (1 golo)
Lito (Naval), 4 (4 golos)
Tello (Sporting), 4 (2 golos)
Juliano Spadacio (Nacional), 4 (2 golos)
Alonso (Nacional), 4 (1 golo)
Varela (V. Setúbal), 4 (1 golo)
Nélson (Benfica), 4 (sem golos)
Liedson (Sporting), 3 (10 golos)
Nuno Gomes (Benfica), 3 (6 golos)
Wender (Sp. Braga), 3 (6 golos)
Miccoli (Benfica), 3 (5 golos)
Nani (Sporting), 3 (5 golos)
Zé Manel (Boavista), 3 (4 golos)
Edson (P. Ferreira), 3 (4 golos)
Sougou (U. Leiria), 3 (4 golos)
Dame (Académica), 3 (4 golos)