Analisando o discurso do treinador relativamente a esta competição e a sua máxima de que “a prioridade é o campeonato [e, por isso, nem vou perder tempo com a LE]”, cheira-me que, depois do empate contra o Boavista, hoje irá fazer grandes alterações na equipa para “resguardar” os mais utilizados para domingo.
Mas eu estou totalmente de acordo contigo nisso. No que eu discordo é que seja mais difícil ganhar (ou até empatar) ao Besiktas na Turquia do que ganhar ao Guimarães em Alvalade - e, portanto, que dar tudo contra o Besiktas sejam impeditivo de ganhar o jogo ao Guimarães. Ou melhor, que desvalorizar o jogo com o Besiktas vá trazer benefícios para o jogo com o Vitória. É que eu não vi nenhum benefício da experiência anterior de poupança, bem pelo contrário. Por que os efeitos da derrota com o Lokomotiv cavaram fundo na moral da equipa (e dos adeptos) e não vi menos dificuldades em ultrapassar o autocarro adversário nos jogos seguintes do que antes desse jogo (bem pelo contrário). Por outro lado, que eu saiba, era com este plantel que se ia abordar ir à Liga dos Campeões. A ideia também teria sido jogar com os Chelseas, os Bayerns e os Barcelonas com os reservas? Ou só lá íamos para picar o ponto e receber o dinheiro?
A equipa B na Taça da Liga não andava a jogar contra o Quaresma ou contra o Mário Gomez. E quanto à pressão… bem, a jogar num estádio turco numa competição europeia e estando quase obrigados a ganhar (vê abaixo), não vejo como é que a pressão podia ser muito maior. Um dos muitos problemas do enfoque exclusivo no campeonato é que jogamos 90% dos jogos contra autocarros. É num jogo como o de hoje que viramos o chip? Com os reservas? Com uma defesa sem o Paulo Oliveira, com um Ewerton sem ritmo e com um Naldo ou um Tobias ao seu lado? Parece-me uma receita para o desastre.
Quanto às contas, lamento, mas só a vitória interessa. Se perdermos hoje, isso significa temos de ganhar todos os jogos até ao fim - incluindo em Moscovo, onde nunca ganhámos. Pior, o calendário não nos ajuda nada, porque só voltamos a jogar com o Besiktas outra vez na última jornada - o que significa que qualquer escorregadela entretanto torna esse jogo irrelevante. Neste cenário, é o fim - até porque já estou a ver os pedidos para se jogar contra os albaneses com as reservas a consequente derrota/empate humilhante em casa a arrumar logo tudo à 3ª jornada.
Mesmo o empate deixa-nos numa situação difícil. Basta que o Besiktas ganhe um dos jogos ao Lokomotiv para ser muito provável que tenhamos de pontuar em Moscovo - e isto assumindo que não tropeçamos contra os albaneses e que batemos o Besiktas em casa, duas coisas que estão longe de ser certas neste momento.
Até por isso a abordagem que se fez à Liga Europa me faz confusão. É certo que tivemos azar com as equipas que nos calharam - o Braga, não sendo cabeça de série, acabou num grupo bem mais fraco. Mas partir do momento em que o sorteio nos põe a jogar com dois candidatos à passagem nas duas primeiras jornadas, era vital entrar a todo o gás e deixar a qualificação meio-arrumada logo ali - para, então sim, se poder gerir o esforço.
Alguém está a ver a sic notícias? Vergonhoso! Ribeiro Cristóvão e o seu companheiro, a chicotearem a competência do Jesus. Estes gajos já não têm vergonha nenhuma na tromba.
Eu só queria ver o Ruiz numa posição mais interior, ele não é extremo, isso já está mais que visto.
Jogava com Mané e Gelson nas alas, assim como Ruiz a médio ofensivo centro, com Aquilani e William atrás.
Na defesa deixo ao vosso critério qual seria a melhor opção.
É daquelas coisas que nunca irei compreender. O Ribeiro Cristóvão “assumido” sportinguista tem tido uma postura absolutamente repugnante em tudo o que diga respeito ao Sporting nos últimos tempos. Deve ser dos ares da Rádio Renascença porque a linha editorial dos “padrecos” mudou muito para Carnide!
Exacto. É uma abordagem distinta da que seguem outros treinadores. Acredito que vamos estar mais frescos nos momentos mais decisivos (Dezembro/Abril/Maio). A equipa por enquanto mal consegue respirar, mas logo que o corpo encontre a adaptação aos estímulos que tem sido sujeito, os resultados vão começar aparecer.
O Ribeiro Cristóvão é um ressabiado que tinha muitos amigos no sistema croquetteiro que existia em Alvalade. Acha que o que fizeram e estão a fazer aos seus amigos não se faz e odeia de morte o Presidente do Sporting (BdC), bem como qualquer opção que ele tome. Defendeu Marco Silva com unhas e dentes, odeia Jorge Jesus. Resumindo, coloca interesses e simpatias pessoas acima do Sporting. Por mim, podia nunca mais entrar em Alvalade. “Sportinguistas” destes que desejam derrotas já lá temos muitos.