Podes dizer também que esses 3 clubes são praticamente os únicos no top 50 que não têm dono e nem sequer estão no top 5
-
Dallas Cowboys – $6.5 billion – NFL
-
New York Yankees – $6 billion – MLB
-
New York Knicks – $5.8 billion – NBA
-
Golden State Warriors – $5.6 billion – NBA
-
Los Angeles Lakers – $5.5 billion – NBA
-
New England Patriots – $5 billion – NFL
-
New York Giants – $4.85 billion – NFL
-
Los Angeles Rams – $4.8 billion – NFL
-
Real Madrid – $4.8 billion – Soccer
-
Barcelona – $4.7 billion – Soccer
-
Bayern Munich – $4.21 billion – Soccer
O Sporting não compete nos campeonatos americanos
Diga-se que a lista é quase totalmente composta por franchises (não sei se sabes o que significa), ou seja, um modelo totalmente distinto da forma como funciona o futebol. É um modelo vocacionado para o capitalismo. O único termo de comparação que existe é entre clubes de futebol (os únicos da lista que não são franchises) e os clubes com associados batem os clubes com dono. A tua proposta é fundamentada em algo que não existe e numa realidade distópica do futebol e da Europa.
(a tua lista é que está correta)
Eu não digo que estou certo ou errado, mas atendendo à valorização crescente do negócio futebol (ver as receitas em grande crescimento da Champions ou da Premier League) é algo que vai vir à baila em relação aos 3 grandes em Portugal, mais tarde ou mais cedo.
A Premier League toda ela é composta por clubes com donos.
Nesta altura, acho que o Tottenham é o único clube da Premier League com um dono inglês.
Ok, compreendo. No entanto, a Premier League tem vindo progressivamente a americanizar-se e quase criando o conceito de franchise.
Deixo aqui a diferença de qualquer das formas:
Até posso recorrer à letra para fundamentar porque não quero que o clube seja vendido. Acho que o nosso modelo, gerido a sério como o Bayern é o ideal. Mas muitas vezes é algo cultural, em Espanha os clubes comprados não funcionam (Valência e Malaga são os exemplos que me ocorrem) enquanto que na Premier League são maioritariamente projetos bem sucedidos.
E mesmo o novo estádio do Tottenham resulta de uma parceria com a NFL, em que esta pagou uma grande parte do novo empreendimento.
Vários dos jogos que a NFL faz anualmente na Europa são no novo estádio do Tottenham, que foi planeado desde de raiz para ter 2 pisos diferentes: um para o futebol e outro para o futebol americano.
Graças a este tipo de parcerias e às enormes receitas televisivas da Premier League é que o Tottenham pode concorrer com qualquer clube na compra dos melhores jogadores.
Não podes comparar a premiere league com a nossa liga. Estes negócios estão a destruir a essência do desporto.
Ainda estou extasiado. Que jogaço, que golos… Foi um final de tarde perfeito.
Nós ganhando o próximo jogo, podemos até não pontuar mais e passar aos 8s
Os próximos jogos com o Marselha são fundamentais!
Quero passar mas em primeiro!
Só assim, podemos aspirar a passar aos quartos!!
Concordo totalmente! Mas o objectivo é primeiramente passar aos 8s e depois é garantir o primeiro lugar
Sporting Lisbon o crl!!!
Para quem quiser ver ou rever o jogo eu gravei e pus online:
https://mega.nz/embed/K0QAWRga#-8QhoQdwlyOA33nc_0MeRMMahVB-3pRM8ozOZNVWnYo~
Se acharem relevante ponham no post principal