Liga BWIN 21/22 | 22ª Jornada | FC Porto 2-2 Sporting CP [11/02 | 20h15]

Epa não consigo concordar, a saída de jogo em que tanto insistimos não sai tão bem e ofensivamente vivemos de ações individuais nas alas.

Acho que o grande obstáculo no jogo de amanhã vai estar aí, MR e Esgaio nas alas a menos q estejam num dia de muita inspiração, não devem produzir grande mossa ofensivamente.

Mesmo a defender, prefiro o MR a central que o Feddal.

1 Curtiu

E o 2º ao carnidense.

1 Curtiu

Sem o Pote eu arriscava no Edwards para os partir todos.
Edwards, Sarabia e Paulinho.

Estão todos a esquecer o Slimani porquê? Eu acho que vai jogar. Se joga de inicio, não sei, mas que vai jogar vai.

1 Curtiu

É natural que o Slimani entre em campo. O seu histórico com o Porto obriga.

Ficaria extraordinariamente feliz com qualquer resultado mas trocava todos os resultados pela vitória nos últimos minutos com um golo do Slimani.

Até uma goleada que é extremamente improvável trocaria pelo 0-1 nos últimos minutos.

4 Curtiram

AInda o tens? Tens nome no bilhete? Eu tenho um com nome tou a ver se mudo mas nao sei se vai haver merda a entrar

Eu tenho um dedo que adivinha, e um friozinho na barriga que nunca falha… estavam presentes os 2 hoje quando acordei.

Amanha os corruptos levam no toucinho. Podem confiar.

O resto do campeonato começa amanha.

8 Curtiram

Acho que vai para aqui uma bazófia como nunca vi. Fruto do trabalho do Mister porque devolveu um grande orgulho na nossa equipa. Podemos ir lutar a qualquer lado num dia bom.

Mas…

Nos ultimos 40 anos ganhamos 4 jogos. 3 dos quais foram para cumprir calendário.
Bem sabemos que o porto ficou com equipas fortes com ajudas obscuras.

Ir ganhar ao dragão mesmo por equipas internacionais não é fácil.

O Porto não joga nada de extraordinário mas tem uma base sólida coisa que no ano passado não tinha, mudava de 11 todas as semanas.

Também tenho um fé enorme que vamos conseguir um bom resultado mas o empate também não pode deixar ninguem envergonhado.

2 Curtiram
2 Curtiram

Pote não vai ser convocado sequer… confirmado pelo Mister.

Depois de sair de manhã a pé, chegamos ao destino.

19 Curtiram

Ha bazofia, tipo lampiões…e depois ha bazofia de quem sabe o que vale.

Eu pessoalmente, detesto o tipo de bazofia de quem nao se enxerga. Mas ha que dar o devido valor a esta equipa e ao trabalho feito. Se eu acredito que temos equipa para discutir a eliminatória com o shitty, ainda mais temos para limpar o sebo do focul.

Qq pessoa que se de ao trabalho de visitar o forum dos corruptos, ai sim vera bazofia desmedida, quase nem precisam de jogar contra nos pq o jog ja esta ganho. E ja vem de ha meses.

So ajudam.

1 Curtiu

Está tudo bem com a CMTV?

Não vão acompanhar o autocarro e não acompanham sequer a conferência até ao fim?

:rofl::rofl::rofl:

O autocarro da B também está cá em Fátima.

Pela CI fiquei com impressão que o Edwards pode ser titular amanhã.

1 Curtiu

Dragão dominador: o que dizem as estatísticas de FC Porto e Sporting

Equipa de Conceição apresenta superioridade nos dados estatísticos ofensivos e defensivos

FC Porto e Sporting estão a seis pontos de distância na classificação, mas será que em termos estatísticos apresentam grandes diferenças? É notório que os dragões denotam um ascendente em relação aos leões, o que também se compreende pelo lugar que ocupam.

No capítulo ofensivo, os azuis e brancos levam vantagem face à equipa liderada por Rúben Amorim. São mais rematadores e têm um aproveitamento maior, apesar de não terem uma eficácia de remates à baliza tão elevada quanto a do Sporting. Estes dados são percetíveis através da postura que ambas as equipas apresentam em campo. Se o conjunto de Sérgio Conceição se revela mais direto nas ações e procura visar a baliza adversária o mais rápido possível, a formação leonina opta por manter a posse de bola e aposta na paciência na espera pela oportunidade de rematar à baliza.

Assim, o indicador dos golos que se espera ver uma equipa marcar, em virtude das oportunidades que tem e da qualidade das mesmas (xG), aponta que o FC Porto deveria marcar uma média de 2,3 golos por jogo, verificando-se uma ligeira superioridade face aos leões (2 golos por jogo).

Para marcar, é preciso criar e, neste segmento, os dragões também se apresentam uns furos acima dos verdes e brancos, conseguindo criar 13,5 oportunidades por jogo, mais 2,7 do que o eterno rival. Porém, ambos registam 85% de eficácia ao nível do passe, um valor que tem de ser considerado bastante positivo.

Do ponto de vista defensivo, o equilíbrio volta a ser palavra de ordem. Porém, o coletivo de Rúben Amorim não tem sido tão sólida defensivamente quanto o oponente do clássico de amanhã, permitindo que os adversários rematem mais e, por consequência, tenham um xG maior. A maior permeabilidade dos leões força o guarda-redes Adán a efetuar mais defesas do que Diogo Costa. Outro ponto importante a reter é a maior verticalidade do FC Porto, traço que, porém, também o expõe a um risco: perder mais vezes a posse de bola. Nesse sentido, é natural que os dragões recuperem em média mais 2,5 bolas por jogo, o que não significa que a formação de Sérgio Conceição seja mais pressionante que o Sporting.

Cruzar é uma arma da escola Amorim

Se o equilíbrio prevalece na maioria dos parâmetros, em cruzamentos o Sporting está bem acima do FC Porto, com uma média de 17 cruzamentos por jogo – a dos azuis e brancos é de 10,7. O facto de o Sporting jogar com três centrais e dois laterais ofensivos potencia este item. Porro, Matheus Reis e Nuno Santos têm capacidade para desequilibrar no ataque e o recurso ao cruzamento é uma constante. Por outro lado, os dragões procuram chegar às zonas de finalização através de passe e combinações constantes.

Contra-golpe portista tem sido mortífero

O golo é a essência do futebol e o festejo faz palpitar as várias emoções dos adeptos, ainda para mais num clássico entre dois rivais eternos. Record debruçou-se sobre todos os remates certeiros de FC Porto e Sporting e traçou um raio-x pormenorizado.

Há um dado que salta de imediato à vista: os dragões são mortíferos em lances de contra-ataque. Fiéis escudeiros da velocidade e da verticalidade, os pupilos de Sérgio Conceição marcaram 15 golos em jogadas de contra-ataque, enquanto os leões fizeram apenas seis.

Chegados à 22ª jornada, os dragões marcaram mais golos do que o Sporting, mas também permitiram que os adversários marcassem mais. Se os azuis e brancos apresentam uma diferença de onze golos entre o pé esquerdo e o pé direito, os leões, face aos vários esquerdinos que constituem o plantel, marcaram apenas mais um golo de pé direito. Curiosamente, ambas as equipas festejaram oito golos de cabeça. De bola parada, os 13 golos dos dragões superiorizam-se aos oito do leão.

A harmonia entre os dados das duas equipas tem sido uma constante e nos golos fora de área não fugiu à regra: cinco golos para cada. Já nos golos sofridos, a formação da cidade invicta sofreu quatro golos fora da área, mais dois que o rival.

As notas de João Pinheiro em clássicos entre FC Porto e Sporting

Vai apitar o seu 6.º duelo entre os dois rivais. Luís Godinho será vídeo-árbitro

O Conselho de Arbitragem (CA) nomeou João Pinheiro para o clássico entre FC Porto e Sporting, agendado para amanhã. O árbitro da AF Braga, que assume um duelo entre dragões e leões pela 6ª vez na sua carreira, vai ter o suporte de Luís Godinho, da AF Évora, no VAR.

João Pinheiro, de 34 anos, conta exibições bastante positivas na mão-cheia de clássicos entre as duas equipas nos quais já marcou presença, como atestam as notas atribuídas por Record no quadro que acompanha este texto. Os embates mais mediáticos foram os da final da Allianz Cup de 2018/19, que o Sporting conquistou na decisão por penáltis, e o da 32ª jornada da 1ª Liga de 2019/20, no qual o FC Porto sentenciou a conquista do título daquela temporada. Em termos de balanço, com o juiz bracarense no apito o FC Porto venceu dois encontros, o Sporting um e registaram-se dois empates. De notar que até ao momento o árbitro não marcou presença em qualquer clássico a envolver o Benfica, quer contra o FC Porto, quer contra o Sporting.

Na época atual, a última participação de João Pinheiro num jogo dos azuis e brancos remonta a 12 de janeiro, quando a equipa de Sérgio Conceição visitou o Vizela para os quartos-de-final da Taça de Portugal, vencendo por 3-1. Quanto aos leões, depois de ter estado na decisão da Supertaça com o Sp. Braga, ajuizou a receção ao Marítimo (1-0), na 7ª jornada desta Liga Bwin.

Da equipa de arbitragem fazem ainda parte os auxiliares Tiago Costa e Luciano Maia, o 4º árbitro será Fábio Melo; e o já referido VAR Luís Godinho terá Rui Teixeira como assistente. O clássico tem início marcado para as 20h15, amanhã, no Estádio do Dragão.

Gostava!

Clássico para fazer contas de cabeça

Jaime Pacheco, Jorge Amaral e Carlos Xavier analisam um FC Porto-Sporting que pode ser chave na corrida pelo título

Não será como habitualmente ao fim-de-semana, reunindo as famílias numa romaria em direção ao estádio, mas o clássico de amanhã entre FC Porto e Sporting pode definir as contas da Liga. Separados por seis pontos, dragões e leões reeditam um clássico que terminou empatado (1-1) na 1ª volta, no Estádio José Alvalade, e certo é que os adeptos podem começar a preparar a calculadora para umas contas bem simples após o encontro no Estádio do Dragão. É que, se por um lado, em caso de triunfo, o Sporting relança a luta pelo 1º lugar, por outro, o FC Porto ganhará maior fôlego na frente se triunfar perante os adeptos, cavando uma diferença de nove pontos.

Tendo isso em conta, Record confrontou figuras ligadas aos dois clubes com a questão: “O título fica entregue se o FC Porto ganhar?” A resposta não é fácil, já que ainda faltarão disputar 36 pontos até final, mas tanto Jaime Pacheco como Jorge Amaral e até Carlos Xavier sustentam que a formação de Sérgio Conceição tem outra margem de manobra.

“Se o FC Porto ganhar, será quase impossível o Sporting recuperar. O FC Porto pode chegar aos 50 jogos seguidos sem perder na Liga e depois permite outra gestão e maior confiança. Terá mão e meia no título. Todos os santos ajudam com este avanço. Mas vamos ver como o FC Porto reage sem Luis Díaz e o Sporting sem Porro. Será um grande jogo entre as duas melhores equipas. Se o Sporting vencer, entra numa dinâmica imparável”, vinca o ex-médio, que jogou nos dois rivais, e realça que “lances de bola parada podem fazer a diferença”.

Também Jorge Amaral, ex-guardião dos dragões lembra os lances de laboratório e prevê um FC Porto à altura. “Culminar uma volta completa com vitórias seria incrível, mas o FC Porto terá pela frente um adversário muito difícil de bater. A pressão está toda no Sporting. Perdendo ou empatando, fica muito longe. Se ganhar, o FC Porto ficará com uma mão e mais alguns dedos da outra no troféu”, garante.

Do lado leonino, Carlos Xavier, perspetiva tarefa difícil para a equipa de Rúben Amorim. “É sempre complicado jogar no Dragão, o FC Porto está bem, mas o Sporting também atravessa um grande momento. Não é um jogo decisivo mas, pelo que estou a ver, será difícil o FC Porto perder pontos nos outros jogos e não contra o Sporting”, concluiu o antigo centro-campista dos leões.

Do bagaço ao ‘feeling’ de Pedroto

Um duelo entre FC Porto e Sporting guarda sempre boas histórias e algumas foram contadas ao nosso jornal. “Lembro-me de um 3-3 em Alvalade. O Jordão faz três golos. Antes, o senhor José Maria Pedroto avisou-me que iriam haver penáltis e houve dois. Aconselhou-me a ficar parado e fui sempre para o lado errado. Pedroto tinha um ‘feeling’ e visão do futebol muito à frente. Raramente falhava”, assumiu Amaral. Por sua vez, Carlos Xavier lembra “tempos difíceis”. “No meu primeiro clássico, em Alvalade, fomos campeões. No Porto, lembro-me de algumas vezes ter de equipar-me no corredor, tal o cheiro a bagaço no balneário…”, sublinha.

Tendo em conta as ausências…

Adán, Esgaio, Coates, Inácio, Matheus Reis, Nuno Santos, Palhinha, Matheus Nunes, Edwards, Sarabia e Paulinho.

Ia assim, sem medo e jogar para a frente. Cheios de raça!!

3 Curtiram