Leilão de camisolas, ou o peso de mercado do Sporting

Ainda há pouco tempo discutimos por aqui o peso do Sporting e do fifica em termos de patrocínios, e que aquele clube rasca era quem fazia os melhores contratos de patrocínio, de naming, de equipamentos, por haver esse mito de que são não sei quantos milhões. E defendi nessa altura que nós, adeptos, sócios e simpatizantes do ENORME Sporting, tinhamos que CASTIGAR as marcas e empresas que patrocinem o fifica, sobretudo quando o fazem de forma desleal, como sucedeu com a CGD.

O fifica pode ter mais adeptos, mas o Sporting deveria promover mais a sua imagem de clube com adeptos que em média têm um poder de compra superior e que portanto as marcas de classes média-alta teriam que escolher o Sporting para seu parceiro ideal de patrocinios, ou pelo menos não alienar o nosso clube. E para isso temos que usar exemplos concretos.

FIFICA:

segunda-feira, 21 de Agosto de 2006

Durante a manhã de Sábado, a Portugal Telecom, o SAPO e o Benfica realizaram a cerimónia de entrega das camisolas Paixão Total. Leiloadas através do portal SAPO, estas camisolas exclusivas do jogo de apresentação do Plantel Benfica 2006/2007 renderam nove mil euros que foram entregues nesta cerimónia ao Elo Social – Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto

Foi no Estádio da Luz que se realizou a cerimónia de entrega das camisolas exclusivamente concebidas para o jogo Benfica – Bordéus. As camisolas assinadas pelos jogadores benfiquistas estiveram em leilão no portal do SAPO (www.sapo.pt) e no passado Sábado foram entregues aos respectivos licitadores.

Rui Costa, Miccoli, Katsouranis, Rui Costa entregaram as camisolas leiloadas
no portal SAPO

A iniciativa PT/SAPO e Benfica teve o tema da solidariedade como pano de fundo e angariou nove mil euros que reverteram a favor da instituição Elo Social. O cheque foi entregue durante esta cerimónia que contou com a presença de alguns jogadores da equipa da Luz. Para Maria Manuela de Jesus, presidente do Elo Social, “todos os fundos que nos ajudam são importantes e o facto da associação aparecer e se tornar conhecida é também muito importante.”

A entrega do cheque à Presidente
do Elo Social

Desde o início desta acção, o Elo Social adquiriu mais visibilidade. “A partir do momento em que começou a aparecer na televisão o nosso site foi mais visitado”, reforça Maria de Jesus.

Rui Costa, Nuno Gomes, Miccoli e Katsouranis foram os jogadores benfiquistas que procederam à entrega das camisolas aos compradores. Recorde-se que a camisola de Rui Costa foi a mais licitada durante o leilão on-line atingindo o valor de 1 601 euros. Seguiram-se as camisolas de Nuno Gomes e Miccoli com 700 e 552 euros, respectivamente, A camisola de Katsouranis foi uma das que atingiu o maior número de licitações (183).

SPORTING:

Sapo [b]bate recorde [/b]de leilões online

segunda-feira, 28 de Agosto de 2006
As Camisolas de Luís Figo e do plantel do Sporting angariaram 15 mil euros no leilão efectuado no portal Sapo. As receitas revertem na totalidade para a Fundação Luís Figo

O leilão realizado no portal Sapo das camisolas exclusivas do plantel do Sporting e de Luís Figo, doadas no jogo do Centenário do clube leonino, bateu o recorde de leilões de Internet em Portugal. O leilão terminou pelas 18h00 de 25 de Agosto e os 15 mil euros angariados serão entregues na sua totalidade à Fundação Luís Figo.

Destaque para a camisola de João Moutinho, a jovem promessa do clube de Alvalade, que arrecadou um surpreendente valor de 3.819 euros, seguida pela assinada por Luís Figo com 3.001 euros e a do guarda-redes Ricardo, com 2.500 euros. Por seu lado Liedson viu a sua camisola arrecadar 703 euros. No final do leilão houve um despique entre licitadores que contribuiu para o aumento do valor das camisolas em mais de 50%.

Entre as 20h30 de dia 21 de Agosto, quando se iniciou o leilão, até às 18h00 de 25 de Agosto (6ª feira), foram efectuadas 2.974 licitações e a página de leilões do Sapo registou mais de 100 mil acessos.

No espaço de um mês através dos leilões do Sapo já foram angariados 24 mil euros para instituições de solidariedade. O primeiro leilão realizou-se com as camisolas do Benfica, tendo sido angariados 9 mil euros para a ELO Social e agora os Sportinguistas ofereceram 15 mil euros à Fundação Luís Figo.

(Notícias do site da PT)

PS: estas coisas também deviam constar no BolaNaRede e no Sportugal…

O quê? Não acredito! De certeza que um dos valores angariados não foi de nove milhões? :smiley:

A seguir ao Benfica - Bordéus lembro-me de ouvir um enorme alarido (nos jornais e nas tv’s) em torno da camisola do Rui Costa, que em poucas horas já valia não-sei-quantos euros. Das camisolas do Sporting, é a primeira vez que vejo resultados concretos das vendas e só disponíveis através da PT, não vi a comunicação social falar muito nisso.

E todo este baile aos lampiões licitando…

…réplicas da praça de espanha :).

São estas coisas que nos fazem melhores que os demais, embora já não acredite tanto nessa diferença como já acreditei.

As diferenças são gritantes, mas nos andares do Visconde ninguém deve saber disto :roll:

O quê? Não acredito! De certeza que um dos valores angariados não foi de nove milhões? :D

A seguir ao Benfica - Bordéus lembro-me de ouvir um enorme alarido (nos jornais e nas tv’s) em torno da camisola do Rui Costa, que em poucas horas já valia não-sei-quantos euros. Das camisolas do Sporting, é a primeira vez que vejo resultados concretos das vendas e só disponíveis através da PT, não vi a comunicação social falar muito nisso.

Um dos desportivos falou na semana passada que tinham atingido o recorde de leilões em Portugal, na altura pensei em postar aqui, mas queria ver o resultado do leilão do fifica, afinal a diferença foi assombrosa, e melhor ainda, gostei que a camisola mais licitada tivesse sido do nosso futuro capitão do Sporting e da Selecção (conforme prognostiquei há 2 anos :slight_smile: ) e não de um jogador que não tem nada a ver conosco.

cabe-nos a nós difundir esta notícia o mais possivel!!

cabe-nos a nós difundir esta notícia o mais possivel!!

Já seguiu por mail para todos os meus contactos. Em assunto, “Sporting-15 Benfica-9”.

O fifica pode ter mais adeptos, mas [b][size=18px]o Sporting deveria promover mais a sua imagem de clube com adeptos que em média têm um poder de compra superior[/size][/b] e que portanto as marcas de classes média-alta teriam que escolher o Sporting para seu parceiro ideal de patrocinios, ou pelo menos não alienar o nosso clube.

já fazem isso, basta olhar para o preço dos bilhetes para ver que no Sporting, os dirigentes estão mais interessados em ter pouca gente no estádio a pagar preços exorbitantes pelos bilhetes, do que muita gente a pagar preços mais acessíveis…

alemid esqueces-te que em Portugal a fracção de pessoas da classe média-alta que se interessam por futebol é insignificante quando comparada com a fracção de pessoas da “arraia miúda”…

Por muito que nos custe, o Benfica é o clube com mais adeptos em Portugal, é o clube do Povo…e até podem dizer que o povo é estúpido, ignorante, que tem a unha do dedo mindinho comprida para tirar a cera dos ouvidos, podem dizer as barbaridades que quiserem, mas é esse mesmo Povo que enche os cofres dos clubes, não são os engenheiros altamente qualificados, nem os médicos nem os professores…

Com o devido respeito pelo autor do post, estar a pegar no exemplo dum leilão de camisolas como argumento para dizer que as marcas de classe média-alta teriam que escolher o Sporting como seu parceiro, é uma patetice…achas que é a mesma coisa, em termos financeiros, ter um patrocínio da Armani e um patrocínio da Coca-Cola? Qual é que achas que tem maior público alvo, logo com mais possibilidade de gerar receitas?

Ó pá, se é patetice então não percas tempo a responder, que eu também não perco. :roll:

Não fazem assim tanto eddie.

Recordo por exemplo que no último censos existia uma alínea que questionava o clube da pessoa. Nunca vi qualquer difusão dessa informação, sendo que o Sporting devia ser o primeiro a difundir à força toda resultados de estudos que apontassem que independentemente do número de adeptos os nossos têm caracteristicas brutais. Essa informação é essencial ao sucesso de uma empresa que se quer vender aos anunciantes e patrocinadores.

O último Sporting que vi ter essa preocupação foi o de… Sousa Cintra. Foi a última vez que vi o Sporting apresentar publicamente um estudo, mesmo que dando relevo a pormenores pouco sérios como o do Sporting ter as “mulheres mais bonitas” :).

O último Sporting que vi ter essa preocupação foi o de... Sousa Cintra. Foi a última vez que vi o Sporting apresentar publicamente um estudo, mesmo que dando relevo a pormenores pouco sérios como o do Sporting ter as "mulheres mais bonitas" :).

Nope. Lembro-me de Roquete ter encomendado um estudo/sondagem a uma daquelas empresas de estudos de opinião cujos resultados foram divulgados, e ditavam aproximadamente 40-45% lampios, 30-35% sportinguistas e 20-25% portistas. Números que eu já pensava serem os correctos, ainda antes da sondagem. O problema é que todos sabem que estes estudos são encomendados e pagos e normalmente enviesados a favor de quem paga, logo com pouca credibilidade (veja-se as sondagens políticas).

[quote=“eddie_verdde”]

alemid esqueces-te que em Portugal a fracção de pessoas da classe média-alta que se interessam por futebol é insignificante quando comparada com a fracção de pessoas da “arraia miúda”…

Isso é um mito. Não sei como é que “divides as classes”, mas a teoria de que o futebol é para o povinho está mais do que acabada…

Aliás, basta andar no(s) estádio(s) para perceber isso…

A.A.

Nope. Lembro-me de Roquete ter encomendado um estudo/sondagem a uma daquelas empresas de estudos de opinião cujos resultados foram divulgados, e ditavam aproximadamente 40-45% lampios, 30-35% sportinguistas e 20-25% portistas. Números que eu já pensava serem os correctos, ainda antes da sondagem. O problema é que todos sabem que estes estudos são encomendados e pagos e normalmente enviesados a favor de quem paga, logo com pouca credibilidade (veja-se as sondagens políticas).

Estes numeros estão mais perto da minha percepção da realidade, dos que o MITO dos 6 milhões.
Volto a questionar: alguem viu uma sondagem do record online, há um ano/um ano e meio, encomendada pelos orcs, e que apontava (em milhões), sensivelmente, para 4.50/ 5.00 orcs; 3.50/4.00 Leões e 1.50/2.00 fcporcos :?: :shock:

[quote=“A.A.”]

Isso é um mito. Não sei como é que “divides as classes”, mas a teoria de que o futebol é para o povinho está mais do que acabada…

Aliás, basta andar no(s) estádio(s) para perceber isso…

A.A.

deves estar a referir-te concretamente ao estádio de Alvalade…pois aquilo lá é só gente instruída e com poder de compra, povinho que é dele?por isso é que a média de assistências na época passada foi de 27 mil adeptos, a mais fraca dos 3 grandes…

há muitas maneiras de dividir a sociedade em classes, desde o rendimento do agregado familiar, passando pelo nível de instrução escolar ou o nível de literacia…até pode haver muitos doutores, engenheiros e intelectuais a pagar quotas, comprar bilhetes para os jogos e a gastar dinheiro em merchandising, mas o grosso do dinheiro que entra no futebol vem do grosso da sociedade e a sociedade, na sua maioria é composta por pessoas da classe baixa-média, geralmente pés rapados, mas que lá sacrificam parte do salário para comprar o bilhete para o jogo, para comprar a camisola e o cachecol…e mesmo os que não pagam quotas nem vão aos jogos (a maior parte) ficam sentados em casa a ver o jogo e a absorver toda a publicidade subjacente…esses sim é que interessam às empresas e aos patrocinadores…e só às empresas que vendem coisas ao povinho é que interessa meterem-se no futebol…

o futebol pode não ser uma coisa exclusiva do povinho, mas o povinho é o que as empresas querem captar porque a maior parte da população portuguesa é povinho…as empresas que não vendem ao povinho nunca se irão meter no futebol enquanto o povinho não tiver um poder de compra mais elevado…

Recordo isso.

De qq forma o que falo não é uma “sondagem”, é um estudo estatístico a sério. E isto não é superficial. O Sporting devia apresentá-lo todos os anos, veiculando resultados credíveis, isto se se confirmar que o Sporting tem características especiais.

O último Sporting que vi ter essa preocupação foi o de... Sousa Cintra. Foi a última vez que vi o Sporting apresentar publicamente um estudo, mesmo que dando relevo a pormenores pouco sérios como o do Sporting ter as "mulheres mais bonitas" :).

Recordo-me desse estudo, só não acredito que tenha sido enviesado a pedido do SCP. O estudo era uma ferramenta importante no lançamento de todo o projecto Roquete e não faria sentido estar a aldrabá-lo, porque isso teria péssimas consequências no fim.

se isto for verdade, nem sei como é que a L’Oreal ainda não se lembrou de patrocinar a Academia…Academia Sporting/L’Oreal :lol:

são estas as características especiais a que te referes? :slight_smile:

Volto a questionar: alguem viu uma sondagem do record online, há um ano/um ano e meio, encomendada pelos orcs, e que apontava (em milhões), sensivelmente, para 4.50/ 5.00 orcs; 3.50/4.00 Leões e 1.50/2.00 fcporcos :?: :shock:

Eu vi. A orcalhada também mostrou um estudo onde dizia que em Portugal há 5 milhões de lamps, logo esse estudo do Record deve andar perto da realidade.

Eu vi. A orcalhada também mostrou um estudo onde dizia que em Portugal há 5 milhões de lamps, logo esse estudo do Record deve andar perto da realidade.

Mas esse era o mesmo estudo onde diziam que tinham 15 milhões de adeptos espalhados pelo mundo, com forte presença na China e onde até detectaram a presença de lampiursos brumelhos* no Vietnam. :lol: