Legislativas 2024: em quem irás votar?

Para mim o problema principal esta aqui.

O PSD nao tem maioria absoluta. Nao e o partido mais votado. Enquanto durar esta legislatura, nao pode tomar ‘decisoes unilaterais’.

Eu percebo que um partido que anda constantemente a falar do Sa Carneiro ainda continue preso ao passado. Mas na historia contemporanea temos um bom exemplo do que acontece a quem governa ou influencia a governacao com esse tipo de arrogancia. Aconteceu ao BE e PCP em 2022 e aconteceu ao Socrates em 2011.

O PSD se mantiver esta estrategia de ‘tomar decisoes unilaterais’ e os outros que se amanhem para aprovar vai ter um futuro tragico. O PSD tem que ter a humildade suficiente para perceber que a partir do momento em que o Montengro foi indigitado PM, sao eles que tem a responsabilidade da governacao. Essa responsabilidade implica… negociar na AR.

E eu ate aceito perfeitamente que o LM queira manter o ‘nao e nao’ e simplesmente excluir qualquer negociacao com o Chega. Nao percebo, porque isso e ignorar a vontade popular de ter um governo de alternativa ao PS e porque existe muita complementaridade entre o que o PSD e o Chega querem para haver bases de entendimento. Provavelmente ja toda a gente se esqueceu das declaracoes do Montenegro sobre a imigracao ha cerca de 1 ano… mas ate ai ha mais base de entendimento entre Chega e PSD ao ambos acharem a politica de imigracao errada que a do PS que criou a atual.

Mas ignorando isto, ao manter a politica de exclusao do Chega… entao nao resta outra opcao ao PSD que nao negociar com o PS.
Como o fez agora para a presidencia da AR que era o resultado obvio pois o AV em todas as entrevistas que deu ate agora foi claro que nao viabilizara nada do PSD que nao seja previamente negociado com o Chega.

Eu percebo que o PSD acredite que seja uma estrategia inteligente colocar a responsabilidade da governacao nos outros. Mas nao e. E uma estrategia palerma que so vai dar votos ao PS e ao Chega e que demonstra uma total falta de sentido de estado do PSD e total impreparacao para a governacao. E acima de todo, da total controlo da narrativa ao PS e Chega.

Eles nao armaram birra… ao contrario daquilo que muitas vezes tem sido a posicao do Chega, foram consistentes com aquilo que o AV tem dito desde o dia 10 de Marco. Nao ha cheques em branco do Chega.
Eu espero e que o Chega tenha a mesma espinha quando o PSD meter agora a aprovacao, se meter, um retificativo so com medidas populares de forma ‘unilateral’ :slight_smile:

O Rui Rocha foi um pateta que no meio disto tudo nao conseguiu ganhar rigorosamente nada. Alias… basta ver as redes sociais da IL e os comentarios a toda esta situacao.
E a postura da IL foi completamente ridicula!

Primeiro vieram com o discurso ‘olhem o Chega a fazer birra, nao viabiliza um presidente de direita e bla bla bla’ e depois acabam com uma critica ao PS e PSD que so fazem acordos entre eles, que nao viabilizaram o Coutrim na legislatura passada e bla bla bla… ou seja, primeiro criticam o Chega, e depois fazem exatamente o mesmo discurso do Chega :slight_smile:

A IL decresceu substancialmente de qualidade com a atual lideranca. A bancada parlamentar atual tambem parece substancialmente mais fraca que a anterior. E com a estrategia adotada, o futuro e de estagnacao ou decrescimo.

O que e uma pena pois eu nao me identificando totalmente com a IL, e provavelmente o partido que esta mais proximo da minha ideologia. Diria que estou a meio entre PSD e IL e que o meu voto nesta fase oscilaria entre PSD e IL. Mas com a palhacada que a IL se tornou e sendo o PSD o que e, nao espanta que de 2022 para 2024 com aquilo que foi o governo do Costa nenhum dos 2 tenha capitalizado qualquer voto.

1 Curtiu

Apesar de eu achar que a jornalista foi um bocado agressiva sem razão, até porque não discordo da ideia do cargo da PAR poder ser um tacho, não deixa de ser gritante a falta de argumentos que os deputados do Chega têm para contra-argumentar quando alguém lhes uma pergunta com uma mínima dificuldade. Mas eles não se preparam para as pergutnas que podem ser feitas quando vão à televisão ou só querem dizer soundbytes?

Para mim, esteve pior a jornalista. Perdeu as estribeiras, confrontou o deputado, sem o seu papel de isenção jornalística. E eu concordo que esta conversa dos tachos já mete nojo.

E eu concordo que foi um erro. E um erro aproveitado por outros, é certo.

Mas não é um acordo. E sim, a partir do momento em que o Chega quer forçar a ideia que tinha um acordo e quebraram o acordo e ninguém quer assumir acordos é uma birra. Ou se quiseres, passa aquela ideia da pita de 13 anos, cuja caneta cai da mesa e o rapaz popular ao passar no corredor, pisa na caneta, olha para a caneta, olha em volta, pergunta à rapariga se a caneta é dela e ela fica logo toda excitada e anda a contar às outras pitas que o rapaz falou para ela, vão casar e coiso. Moça, estás muito longe. Ele pisou uma caneta, ponto.

Aqui é um bocadinho o mesmo.

Repara numa coisa, não estão a ver o outro lado. “Ai porque o Chega sentiu-se traído e quem não se sente”… Então mas e o outro lado? Esses sentem que fizeram um acordo? Então porque é que têm de assumir que foi um acordo?

Quanto ao foco, o que dizes sobre a necessidade de abrir portas e janelas, de formar entendimentos e etc., tens toda a razão. E aí estiveram mal. O PSD não está numa situação em que basicamente comunica merdas e pronto. Em que acha que volta a praxis antiga e pronto. Havia necessidade de reunir de outra forma, provavelmente até num encontro multipartidário. E depois até usar isso como propaganda.

É certo que assim fica pouco tempo. Ou fica mais, mas refém do bloco central e a ter de assumir essas dores. E não, não vai conseguir passar a responsabilidade a outros. Esses outros vão sempre dizer que tiveram de fazer aquilo, nem era bem o que queriam, mas houve necessidade de consenso, senão não havia decisões tomadas. E quem vai levar com a responsabilidade é o PSD. Aliás, esse é o verdadeiro sonho do Chega.

Armaram sim. Eu jamais levaria alguém assim para uma sala de reuniões negociar o que fosse. Se houvesse uma reunião entre líderes (ou emissários, não interessa), em que se negociassem merdas e se chegasse a um entendimento, dava razão. Não sendo assim, não dou.

Eu não vi nada em redes sociais, não sei. Do meu ponto de vista, tendo em conta que partilho da tua opinião que a liderança da IL perdeu muito, acho que conseguiu visibilidade. E ainda dá uns tabefes e levanta a voz, etc. Resolveu alguma coisa? Não. Mas apareceu a levantar a voz. Não sei porque é que perde, se vemos um partido que tem subido ano após ano usando essa estratégia.

3 Curtiram

Uma coisa que eu ainda não percebi é essa ‘vontade do eleitorado que o PSD se entenda com o Chega’.

Mas quê? No boletim de voto vinha lá uma cruz para ‘possíveis coligações’ e eu não vi?

Porque raio é que os eleitores do PSD ‘queriam muito que eles se entendessem com o Chega’, e não com o PS?

Eu até acho que as pessoas que queriam muito um entendimento do PSD com o Chega votaram no… Chega. E que o facto de este possível entendimento ter sido quebrado pelo Chega não terá agradado muito a esses eleitores. Agora os que votaram PSD? A maioria deles votou na expetativa de o PSD ter maioria absoluta. Grande parte deles votou na esperança de que fizessem maioria com a IL. Outra parte deles votou na esperança de uma maioria com alguém, com a base do ‘não é não’. E haveriam uns outros, muitos menos, que votaram PSD na esperança que se desse o dito por não dito e fossem a correr bater à porta do Ventura.

Por outro lado, se isso acontecesse (acordos com o Chega), a esquerda toda e a IL iriam cair em cima do Montenegro a chamar-lhe mentiroso, logo no primeiro dia de Legislatura.

Luis Montenegro ganhou as eleições mediante uma premissa. Não faria acordos com o Chega. Se teria mais se dissesse que faria? Poderia ter. Também poderia perder votos à esquerda e ter ainda menos. Não sabemos.

Sabemos que ganhou, não tem maioria, tem de fazer acordos, e só excluiu um partido desses acordos na campanha eleitoral. E que, se tiver decência e escrúpulos, terá de o cumprir. Se é a melhor estratégia ou não? O tempo o dirá.

Agora ele não tem ‘obrigação de fazer acordos com o Chega porque o Eleitorado assim o diz’. Pelo contrário. Fazer acordos agora com o Chega, de qualquer espécie, seria cagar completamente em cima do eleitorado.

4 Curtiram

Se o Chega armou confusão por causa do rompimento dum acordo que não o era, por que razão os jornalistas não atacam o PS por este ter anunciado um acordo psd-chega que também não o era?

1 Curtiu

Em relação à jornalista, nem me vou dar ao trabalho de comentar mais.

O video está aí e quem viu o “debate” tirará as suas conclusões.

Se aquilo é imparcialidade, tudo bem. :smiley:

A grande jornalista (melhor da sic, como aqui disseram) ainda teve a lata de, quando o Frazão se desconectou da conversa, andar a gozar entre-linhas e a rir-se enquanto os outros candidatos falavam do Frazão, mandando bocas (que foram audíveis durante o debate).

Mas, que venham mais jornalistas como esta!

A verdade é a seguinte: o Chega deixará de ser preponderante quando pelo menos uma destas duas coisas ocorrer: ele perder votos e/ou os outros partidos irem à abstenção. Isto é válido para a Direita, que parece incapaz de usufruir dos 50 deputados do Chega, como para a Esquerda, que não tem os votos de que precisa para governar sozinha, aliando PS e, repito, norte-coreanos, gente que, se tivesse esse poder, diria não a substituir o regime do gordo por um como o suíço, e cubanos e venezuelanos - isto serve para arrasar essa treta de o Chega ser o bicho-papão do autoritarismo e a Direita de ser a única sobre a qual pendem acusações de amizade com anti-democráticos.
Por aquilo que tenho lido, não vejo nas hostes do Chega sinais de descalabro. Muito pelo contrário.

À Direita pergunto: vocês sugerem que estratégia para neutralizar o Chega?
À esquerda, e vocês? Vão crescer eleitoralmente empoleirados em quais novos votantes?

Nao foi birra, foi estrategia politica… que eu sinceramente tambem nao achei muito acertada sinceramente. Principalmente porque como agora o Chega nao e so AV, ha uma quantidade gigante de idiotas a falar e a contradizerem-se. Nisso ainda estao a anos luz do PS por exemplo. ‘Dores de crescimento’.

O Chega queria usar esta oportunidade para conseguir uma de duas coisas. Ou assumir-se como oposicao, ou ‘forcar’ o PSD a assumir negociacoes. Acabou a assumir-se como oposicao mas de uma forma muito fracota.

No fundo, ninguem no meio desta situacao ganhou.
Mas se alguem perdeu, e bem, foi o PSD.

Ha aquela teoria de que entre a copia e o original, as pessoas preferem sempre o original. Se o Rui Rocha pretendia imitar o Ventura, ja vai tarde.

E mesmo esquecendo o tom e a forma, eu nao vejo que pontos a IL ganha ao nao perder uma oportunidade de atacar ativamente o Chega. So lhes vai criar mais anticorpos em parte do eleitorado do Chega que podia vir a ser eleitorado da IL.

Maioria absoluta que era tao provavel como ter caido um meteorito no dia das eleicoes.
As pessoas que votaram AD dividem-se em duas categorias. Aquelas que votam AD nem que metam la o macaco Adriano e aqueles que queriam um governo de alternativa ao governo do PS.

Se tu disseres que houve uma parte que votou na esperanca de a IL e a AD terem mais deputados que a esquerda e assim o Chega nao ser fundamental na governacao… talvez seja mais acertado.

Da mesma forma que em 2015 uma grande maioria do eleitorado do PS nao votou a pensar que iam entender-se com comunistas e bloco de esquerda. No entanto, o PS e bem soube ler os resultados das eleicoes e governar mesmo perdendo as eleicoes.

E o que interessava isso se esse acordo com o Chega desse um governo estavel?
Isto em politica nao interessa o que as pessoas vao dizer 1 mes depois das eleicoes. Se tivessemos repetido as eleicoes 1 mes depois em 2015 provavelmente os resultados seriam completamente diferentes. Mas o que interessou isso 4 anos depois?

E que agora parece que as ‘promessas eleitorais’ sao o santo graal da politica, quando quebrar promessas e a regra, nao a excepcao, de todos os governos dos ultimos 50 anos.
Alias… no debate entre PNS e Montenegro o que disse PNS que fazia se tivesse acontecido o resultado eleitoral que tivemos? Ah pois, ja toda a gente se esqueceu… mas essa promessa ja e ok se for quebrada.
Ou ate no proprio PSD o que fez o Albuquerque nas ultimas eleicoes apos a promessa de so governar se tivesse maioria absoluta?

As pessoas votam e no final das eleicoes, querem solucoes. Ate porque todos sabemos que as promessas eleitorais so valem ate as eleicoes. Se o PSD agora fosse governar com a IL, faria sentido que a IL com o peso que tem tivesse mais impacto na governacao que o PSD para nao quebrar as promessas ao seu eleitorado? E fizesse finca pe por exemplo a taxa unica de IRS?

Eu nao acho que ele tem obrigacao de fazer acordos com ninguem.
Alias, eu se fosse ao Montenegro perante esta situacao teria informado o PR que nao estaria disposto para aceitar tomar posse como PM e deixar nas maos do PM a criacao de um governo de iniciativa presidencial apoiado por uma qualquer maioria no parlamento, ou a marcacao de novas eleicoes.

Se ele decide aceitar ser PM e formar governo sem a intencao de ser apenas um governo de gestao ate as proximas eleicoes, entao ele tem obrigatoriamente de fazer acordos. Com base nos resultados eleitorais, ele pode fazer acordos com o partido que o eleitorado nao nos quis a governar, ou com o partido que mais cresceu nas eleicoes e que ate tem um programa de grande complementaridade com eles. E teria toda a legitimidade de o fazer ate usando a estrategia Rio de ‘se o Chega se moderar’. E tendo em conta que decidiu tomar posse, era a estrategia mais inteligente para o PSD pois como demonstrou o PS em 2015, trazer os populistas para a governacao esvazia-os de conteudo e da ganhos eleitorais a quem governa.

Porque e muito mais interessante fazer passar a ideia que so o Chega esteve mal nesta situacao.

1 Curtiu

Se calhar porque o PSD não tem maioria e vai sempre precisar do CHEGA?

A não ser que o PSD queira dar a mão ao PS…

Mas pelos vistos o PS já veio dizer que não vai aceitar nada do que venha da PSD, portanto…

Como é que queres que Montenegro governe nestas condições?

Eu ainda não percebi qual é o vosso ponto…

O Montenegro se recusar fazer acordos com o CHEGA não dura 1 ano, qual é mesmo a dúvida nisto tudo?

A não ser que tu aches que o Ventura deve fazer o papel de corno manso e deve colocar a cruzinha em tudo aquilo que o Montenegro quiser fazer, sem pedir nada em troca.

É isso?

1 Curtiu

Lol para a foto que um bro me acabou de enviar da tv das urgências do hospital Amadora sintra.

É que nem percebo o alarido e se ir falar da esquerda.
Apenas disse que temos um novo Vice-Presidente da Assembleia que é de estourar a rir.

Mas como é que tu sabes que a maioria da malta que votou na AD não prefere um entendimento com o PS do que com o Chega?

Eu não consigo fazer esses julgamentos. Já percebi que, no teu caso, preferias que sim. Até porque assumidamente votaste Chega. Lá está, querias um entendimento do PSD com o Chega, votaste Chega. Até porque o Chega abriu (escancarou) a porta ao PSD. Faz sentido.

Agora, tendo em conta o que o Montenegro disse, e repetiu à exaustão, será que é assim tão claro que ‘os eleitores do PSD não querem entendimento nenhum com o PS’?

Olha, eu conheço mais votantes do PSD que preferiam qualquer tipo de entendimento que não envolva entendimentos com o Chega, do que… Entendimentos com o Chega. E TODOS os que eu conheço que queriam entendimento do PSD com o Chega votaram no Chega.

E hoje tenho a certeza de que estão descontentes. Uns porque nem são Cheganos, mas achavam mesmo que era assim que iriam derrotar o PS e enganaram-se. Outros porque são cheganos (burros como um pneu) e estão com aquela satisfação idiota de um marido corno que descobre que a ex-mulher se separou do namorado.

Mas os que votaram na AD? Sim, uns votariam na AD mesmo que fosse um gorila o cabeça de lista. Outros estarão satisfeitos porque o ‘gorila’ que lá está agora cumpriu a palavra dele. Não conheço nenhum que eu acredito que esteja realmente desiludido com o voto dele. Até posso dar o exemplo dos meus pais, que votaram AD (por muito que tenha tentado que votassem na IL) que, quando ‘rebentou esta bomba’, e se começou a falar no infeliz do Assis, disseram que, por eles, viabilizavam já o Assis, só para demonstrar ao Ventura que (ainda) é só o terceiro partido mais votado.

Como eles, acredito que esteja a maioria dos votantes da AD. Os votantes do Chega, naturalmente estão desiludidos. Mas não é do eleitorado do Chega que estamos a falar. Que estão pior que fodidos, por muito que festejem a ‘grande vitória do Ventura’ (que não aconteceu), acredito. Agora que foi uma traição do Montenegro? Não. Foi só coerência.

1 Curtiu

Partilha aí :sweat_smile:

Se é estratégia política, então qualquer pessoa com 2 dedos de testa percebe que estão longe de estar preparados para qualquer forma de governação. É melhor ir buscar outros. Até a novela da indicação que foi dada e não seguida.

Não se aproveita nada. Eu percebo que me digas que o Chega pretenderia forçar a mão e etc. Nunca seria assim. Para forçar a mão e deitar abaixo o não é não, forçava um acordo formal logo à partida e anunciado pelo PSD. Nunca anunciando um comunicado unilateral como um acordo.

Dizes que perderam todos. Eu não percebo o que é que a esquerda perdeu. Podes dizer que os pequenos perderam por aparecerem na sombra do “líder” PS, mas ainda assim, face aos resultados não podem levantar mais cabelo que isso.

Eh… o modelo de expansão do Chega não é original e não se deram mal.

E não estava a falar de uma forma direta de mudança de eleitorado. Estava a falar em visibilidade.


Porque no dia anterior esse acordo foi anunciado pelo Chega. E porque foram espertos.

1 Curtiu

Se ele está tão empenhado em combater o PS e a esquerda, e quer tanto um governo de direita, tendo em conta os resultados eleitorais, e tendo em conta que as demais forças políticas desconfiam da sua capacidade política, das suas intenções e da sua forma de estar, sim, é isso. Basicamente é isso.

Primeiro demonstrar que está lá para ser construtivo. Depois construir. Porque, se ele continuar assim, para já dificilmente chega a ter poder. Depois, mesmo que o venha a ter, não dura lá muito, quando realmente tiver de fazer alguma coisa e não souber como.

Ok.

Tu queres um Ventura a ser insultado e ignorado por toda a gente.

Mas ao mesmo tempo, pelo bem da estabilidade da governação do Montenegro, o Ventura tem que ser o tal corno manso, humilhar-se e aceitar meter a cruzinha em tudo aquilo que o Montenegro decidir.

Está bem :joy:

Boa sorte.

Não. O Ventura é que quer continuar a ser insultado e ignorado por toda a gente. Ele é que tem feito por isso. Ele ainda não entendeu que a fase de afirmação e de crescimento do partido, à força da peixeirada, da demagogia, do populismo, dos soundytes, etc, só resulta enquanto não se quiser efetivamente governar. Para governar, ou influenciar, é preciso bem mais do que isso.

Enquanto o Ventura não perceber isso, sim. Vai continuar a ser ignorado e insultado por toda a gente. E a culpa será essencialmente dele.

2 Curtiram

O Ventura ainda tem lábia e é um gajo que considero inteligente. O Frazão é um autêntico inapto, para os votantes Chega deve ser difícil apoiar as baboseiras e a postura que o homem tem

1 Curtiu

O Montenegro dura até que o PNS ache , com ou sem razão, que tem capacidade de ir a eleições e o derrotar. Parece-me relativamente simples.