[b][size=12pt]Casos de legionela de Vila Franca de Xira chegam a Angola e ao Peru[/size][/b]
A Direção-geral da Saúde revelou que há um caso de legionella num doente em Luanda, Angola, e outro em Lima, Peru, ambos em pessoas que estiveram em Vila Franca de Xira, onde há um surto desta doença.
À agência Lusa, o diretor-geral de Saúde, Francisco George, confirmou os dois casos avançados pela SIC Notícias, indicando que as pessoas adoeceram já no seu país de origem, depois de terem estado na zona de Vila Franca de Xira.
Até ao momento, o surto de legionella provocou 264 casos e cinco mortes só na região de Lisboa e Vale do Tejo, havendo casos em hospitais de outras zonas do país, mas todos ligados ao surto de Vila Franca de Xira.
Esta terça-feira ficou-se também a saber que uma mulher, de 50 anos, que esteve de férias em Vila Franca de Xira está internada no Hospital de Vila Real com legionela.
Também um homem de 49 anos infetado com legionella está internado no Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), um caso que também está relacionado com Vila Franca de Xira.
Segundo fontes hospitalares, o homem “esteve a trabalhar em Vila Franca de Xira”, é da Figueira da Foz e deu entrada na urgência do HDFF na noite de segunda-feira, com febre “muito alta” e outros sintomas.
Será que temos epidemia grave ou conseguiremos conter a doença? É necessário muito cuidado e tomar as devidas precauções para evitar que mais pessoas fiquem contaminadas.
Sim está certo. Não usei as palavras correctas :great: . Disse nova epidemia mas sei que a Legionella já existe há muito tempo, desde 1976 :great: . Mas obrigado pela correcção.
Creio ter lido que desde 2000 já morreram 86 pessoas em Portugal.
Relativamente a este surto em VFX temos de encontrar a “fonte” rapidamente.
Chame-se ajuda externa se for preciso.
Outros também recorrem a nós quando o assunto é algo em que somos especialmente bons (doenças tropicais, por exemplo)
Não é vergonha.
Realmente esta situação é muito má , imagino a cabeça das pessoas destes locais , até banho devem ter medo de tomar
Isto tem que ficar resolvido quanto antes , têm de descobrir a origem …
Parece que selaram algumas torres de refrigeração , em algumas fábricas da zona
A melhor forma de combater a Legionella é prevenir, porque uma vez instalado o surto é uma bactéria muito lixada de tratar (e de detectar também, porque a cultura da legionella é difícil de fazer)… é das bactérias consideradas relativamente comuns mais perigosas que existem para os seres humanos, é assim que a coisa nos é apresentada quando tiramos o curso de medicina e a verdade é que a estatística não mente.
Acerca dos mortos Roderick, normalmente o risco de morte é maior em pacientes com outras patologias ou factores de risco (idade avançada, problemas pulmonares, renais, cardiovasculares, imunodeprimidos como os doentes oncológicos e os infectados HIV, as crianças pequenas, as grávidas, etc) e ainda factores de risco específicos - ao caso - para pulmão (como o tabaco).
Mas isto é regra para qualquer infecção do género.
Fábrica de químicos de Vila Franca de Xira com vestígios de Legionella
11/11/2014 - 08:27 (actualizado às 10:00)
Bactéria detectada na Solvay. Há outros locais onde foram igualmente encontrados vestígios. Ainda não se conhece a origem do surto.
Eu moro em Salvaterra de Magos ( também acaba por ser " perto " ) e que eu saiba , por enquanto ninguém daqui , foi hospitalizado ou algo do género
Tudo indica ( até ver ) que o epicentro é mesmo em Vila Franca , e as pessoas que padecem da doença até ao momento , segundo a CS , todas estão ligadas a esta zona ( moradores , trabalhadores , e até pessoas que visitaram a zona )
A transmissão acontece por inalação da bactéria , esta vive na água e ao respirarmos pequenas gotas de água infectada , a bactéria pode alojar-se nos alvéolos pulmonares
Não se transmite de pessoa para pessoa , só mesmo inalando as tais gotas de água infectada
Segundo a CS beber água não causa risco de contrair a doença , só mesmo por inalação da bactéria
De salientar os sintomas
_ Febre Alta
_ Dores musculares
_ Dores de cabeça
_ Tosse seca
_ Vómitos e diarreia
A Legionella aparece muito em equipamentos de ar condicionados com alguns anos e em sistemas de refrigeração no geral. É uma bactéria que se propaga muito em condições específicas daí que não seja muito falada…
Este surto supostamente deve-se à aerossolização de água habitada pela bactéria.
Lembro-me de que aqui há uns dez ano ou algo do género ter cá havido outro surto em que a origem tinha sido exactamente um sistema de ventilação / climatização.