Por acaso hoje em dia já é relativamente fácil de detectar. Claro que é sempre melhor prevenir… A maior parte dos termoacumuladores domésticos que se vende actualmente, por exemplo, faz ciclos mensais “anti-legionella”. Para quem tem em casa um termoacumulador sem essa função, basta manter a temperatura entre os 60 e os 80ºC (a DGS recomenda acima de 70ºC).
O DDraper respondeu muito bem, é a bactéria típica das águas paradas, sobretudo na que se acumula nos sistemas de ar condicionado…
… depois é só esperar que se torne em aerossol já que não é possível apanhar doença do legionário bebendo-se água com a dita cuja bactéria (só se for para os pulmões quando se bebe). Também não é transmissível de pessoa pra pessoa.
Antes de mais, agradecer a quem me enviou MP e mensagem a perguntar como estava e se estava tudo bem.
Obrigado.
Moro mesmo no epicentro do foco de contágio, esta zona de Vialonga está “cercada” por unidades fabris, desde instalações na própria vila até à Póvoa de Sta. Iria, Forte da Casa e Alverca, os vizinhos mais próximos.
Na Central de Cervejas (Sagres, ou SCC) já proíbiram os duches e na noite de domingo para segunda esteve o SNS e o Ministério da Saúde presente na fábrica para vistoriar as unidades de refrigeração. Segundo o que sei nada foi encontrado de alarmante mas mesmo assim recomendaram o fecho provisório de uma dessas torres de refrigeração, o que foi feito. Exstem, neste momento e confirmados, 2 trabalhadores da SCC infectados com Legionella mas o contágio veio extra-muros.
Continuo a fazer a minha vida normal, como é lógico, apenas tenho cuidado com a água quente (no máximo tem de ser morna) e tento não demorar muito tempo no duche e na higiene do dia a dia. Recomendaram também que desinfectassemos os chuveiros de cada vez que fossemos tomar duche, com lixívia, e que utilizássemos água fria ou morna, para a bactéria não se desenvolver.
A primeira vítima da bactéria era meu vizinho, era bombeiro. Sofria de vários problemas respiratórios graves já há anos e também fumava cerca de 3 maços de tabaco por dia. A Legionella só veio dar a estocada final.
A SCC continua a trabalhar normalmente apenas com essas condicionantes dos duches (embora quem queira tomar de água fria, o possa fazer).
Para terminar, a estupidez humana não tem limites.
Já vi pessoas a passarem por esta zona de carro com máscaras na cara, pessoas com lenços na boca na rua, pessoas a falar que não vão há rua X porque foi lá que o outro apanhou a bactéria, enfim…
Ainda ontem parou uma ambulância em frente a uma habituação para transportar um doente até ao centro de saúde e as pessoas, que são umas anormais, foram a correr ver o que se passava e já andavam a dizer na rua que tinha morrido a pessoa que morava naquela casa de Legionella e os bombeiros foram lá chamados.
Enfim, um chorrilho de portuguesices, infelizmente.
Só não apanho é cá os artistas do Correio da Manhã… que pouca sorte.
Teoricamente já se identificou a “fonte” (Adubos de Portugal) e teoricamente está a ficar controlado (evolução mais lenta ontem em comparação aos outros dias) mas espero sinceramente que o imbecil que decidiu o que descrito na notícia abaixo corrija rapidamente o que foi feito em Dezembro passado:
Este surto até pode não ter nada a haver com o assunto, até pode inclusive ter mão criminosa (A Adubos de Portugal aparentemente acredita que sim) mas terem acabado com as auditorias ‘porque sim’ é de bradir aos céus.
Voltando ao tema da mão criminosa, caso se venha a confirmar a teoria, é bom que apanhem quem quer que seja que o fez e o façam pagar pelo que está a acontecer: 5 dias → 5 mortos → 264 contágios confirmados é muita parra.
Antes de mais folgo em saber que está tudo bem contigo Assenza. :mais:
Esse cuidado é assim tão descabido? Usar máscara numa zona onde se possam encontrar aerossóis infectados não poderá ajudar a prevenir a infecção?
Como poderá este surto ter mão criminosa? Por negligência? É porque fazer culturas de legionella e infectar uma torre de refrigeração de uma indústria não me parece ao alcance de qualquer um.
Ontem na SICN ouvi alguém da área dizer que depende da máscara (porque as gotículas portadoras da bactéria são mesmo muito pequenas), mas sim pode ajudar.
As pessoas ficam infectadas por inalar pequenas gotículas de água (ou vapor de água) que contenha a bactéria…
As fábricas não estão propriamente à beira da estrada, nem tão pouco existem, sequer, possibilidades da bactéria andar pelo ar porque não tem fonte para sobreviver.
O risco maior, maior até do que passar ao pé da Sagres ou da ADP/Quimigal/Sodapóvoa/Solvay whatever, é precisamente tomar duche em casa.
A verdade é que não tinha ouvido essa recomendação da parte das autoridades de saúde, mas pelo pouco que sei sobre legionella fazia sentido que ajudasse.
Isso dos exageros é uma coisa que a mim me preocupa um pouco, pois eu hoje fui tomar a vacina anti-tétano e os efeitos secundários são parecidos a alguns sintomas da doença, mas só duram 2 dias. Estou preocupado com o facto de as pessoas poderem começar a dizer que eu tenho legionella quando não é verdade, criando-me alguns problemas.
Claro que podem “andar” pelo ar, ainda para mais neste tempo ventoso e húmido. Daí o problema dos ares condicionados e das tais torres de refrigeração.
Independentemente de se apurarem os culpados, muita atenção ao futuro da ADP. Sei que trabalha lá muita gente, a maioria proveniente das freguesias circundantes, e são de certeza os “últimos” culpados do que se tem vindo a passar. Independentemente de ser na ADP, Solvay ou até na SCC é preciso tratar este caso com pinças para não vermos gente na rua desnecessariamente.
Também vivo em Vila Franca de Xira e está tudo “normal” por aqui! A única anormalidade que se passou foi no fim de semana as pessoas quase andarem à porrada pelos últimos garrafões de água nos supermercados aqui em VFX (pois suspeitava-se que a contaminação provinha da água da Companhia) :inde: De resto tudo normal, piscina a funcionar normalmente, etc…
Quanto às “teorias da conspiração”, até já ouvi pessoas a dizer que foram os aviões russos que “mandaram para cá a bactéria” :mrgreen:
Quem já fez cursos de Segurança e Higiene no Trabalho de certeza que já tinha ouvido falar na Legionella. Eu só não percebo é que como é que num país como o nosso, em que para se fazer alguma coisa é preciso 8715283251 certificações, de um momento para o outro deixa com que não sejam obrigatórias as inspecções e auditorias à qualidade do ar na indústria…
Uma coisa que eu ainda não ouvi ninguém a dizer é se há alguma forma de sabermos se estamos contaminados ou não… Eu por acaso passei a semana passada toda nos terrenos da Solvay em trabalho…
Assenza, ainda vais a tempo de mudar para a SuperBock :twisted:
Porque neste país aposta-se fortissimo na prevenção. :
A noticia acima colocada deixa qualquer pessoa que trabalhe em Saúde Pública com as mãos na cabeça. Apesar de existirem técnicos qualificados nos centros de saúde locais, ARS e APA que poderiam promover acções preventivas que permitissem reduzir o aparecimento - se bem que difcil no caso especifico da Legionella - e principalmente, as consequências destes casos, não creio que actualemente exista esse foco de atenção por parte das entidades de saúde (falta de meios).
Creio que o diagnóstico só pode ser feito laboriatorialmente por análises (expectoração?, sangue?). O importante são os sintomas, semelhantes aos da pneumonia (ou não se chamasse o bicho de legionella pneumophila), pelo que em caso de começares a apresentar sintomas dentro desse quadro, que já acima foram descritos, deves dirigir-te ao hospital descrevendo os locais por onde andaste, de modo a facilitar o diagnóstico. De qualquer modo o tempo de incubação creio rondar os 7 dias.
Mais do que isto só se for com os médicos de serviço aqui do estaminé. :mrgreen:
Já foi dito várias vezes, não existe transmissão pessoa-pessoa. Não percebo que problemas poderão criar, mas eu também não compreendo muitas coisas que vejo no meu dia a dia. :inde:
O que eu acho estraordinario nesta problematica da legionella, é a tamanho da area geografica de dispersao da bacteria, não estando confinada a 4 paredes mas pelo ar livre, só por dá para imaginar o volume da colonia que estaria/estará formada para permitir tamanha dispersao ainda para mais quando se exige que a agua vá micronizada pelo ar, supreendente de facto!