Creio que há algumas pessoas demasiadamente exigentes com os jogadores e não analisam a questão de uma forma um pouco mais abrangente.
Analisemos, por exemplo, Purovic. É de facto um jogador que me tem exasperado em algumas situações, mas indiquem-me por favor um ponta de lança de créditos firmados, que tenha vindo de um país qualquer onde não se fale nem inglês, nem castelhano e muito menos português e que, com apenas 22 anos, se tenha afirmado!!!
Creio que posso afirmar, com alguma segurança, que não há nem nunca há-de haver…
O mal do Purovic é não ter um colega melhor do que ele…é face a isso os adeptos esperarem que ele parta a loiça toda na primeira época…na mesma medida em que Alberto Acosta, bem mais experiente e com maior facilidade de ambientação, quanto mais não seja porque entendia o que lhe era entendido (Purovic só fala sérvio e nada mais!!!) fez na sua primeira época, em que foi chamado de velho, acabado, contratação falhada, etc…para depois todos o venerarem!
O mal está acima de tudo na delapidação do plantel do Sporting que obriga, ao contrário daquilo que vemos por exemplo nos actuais campeões nacionais e futuros campeões nacionais, onde não se vê ninguém a criticar os Bolattis e os Farías! Têm tempo para se mostrar, porque há em campo quem possa garantir os resultados enquanto se ambientam ao nosso futebol, ao clube e à língua!
Não creio que esta época tenha sido má em termos de contratações.
Vukcevic é um excelente reforço…
Izmailov dá qualidade ao plantel e é um bom suplente…
Purovic, sinceramente não sei…gostava que tivesse mais tempo e uma “Liga Intercalar” para ter minutos de competição sem a pressão da Liga…
Had é para esquecer…
Gladstone creio ser melhor que Tonel, só não sendo titular porque há toda um conhecimento entre Tonel e Polga que torna a produtividade dessa dupla, mesmo que inferior em termos qualitativos face à dupla Gladstone/Polga, superior à produtividade da dupla dos brasileiros…mas é bom, ou não iria à selecção do Brasil, mesmo que para fazer número!
Derlei, poderia ter sido o garante de uma época excelente
Pedro Silva, pareceu-me uma boa contratação…veremos
Celsinho parece-me ter qualidade, mas faço dele o mesmo exemplo que dei para Purovic…
Stoikovic para mim era titular e Rui Patrício ia rodar, ganhar estaleca num clube onde não “cobrem” tanto!
Por tudo o que enunciei, creio que não foram más as contratações tendo em conta as vicissitudes que o SCP tem em termos de contratações (leia-se falta de $$$)!
Tal como já havia sucedido no empréstimo de Kutuzov em 2002, também agora com Grimi o Milan se dispôs a pagar parte do salário do jogador durante o período em que está em Alvalade
Também acho que não há nem nunca poderá haver. Simplesmente porque, por um lado, o Purovic não é nenhum ponta de lança de créditos firmados, por outro, quando se contrata alguém com essas características que dizes dele, tem de ser mesmo muito bom. E quando se é muito bom, não importa que língua se fala.
Mas dou-te um exemplo parecido. O Niculae, quando veio, teve prestações MUITO SUPERIORES à do Purovic. E encaixa nas tuas características. Desde um fatídico jogo contra o Setúbal ficou arrumado com a quantidade de lesões que teve, mas mesmo lesionado teve melhores exibições que o Purovic.
O Farias (e digo isto pelo que conheço do jogador) tem muito mais qualidade do que o Purovic. Ninguém critica esses jogadores porque precisam de mostrar que são superiores aos que são titulares. No nosso clube não se passa assim. Qualquer Had ou Ronny joga…
Vukcevic é um bom reforço. Tem margem de progressão e capacidade para mais. Excelente seria outro nível, em que entrasse de caras na equipa e fosse indiscutível, com boas e constantes exibições. Não é o caso. Mas para mim foi o melhorzinho.
Izmailov é irregular. Não podemos contratar deste tipo de jogadores para serem “bons suplentes”. Já viram se quisermos ficar com ele quanto custa o passe?
Purovic nem com uma liga intercalar de 50 jornadas e ele a jogar sempre.
Had nem comento. Jogava principalmente a defesa central descaído para a esquerda em esquema de três centrais. E fico por aqui…
Gladstone é matacão. Centrais como ele temos no nosso campeonato às dúzias. Se fosse assim tão bom tirava o lugar ao Tonel até é brasileiro e tudo, entendia-se bem com o Polga. Mais um empréstimo para “fazer banco” que para a época que vem vai fazer banco (qual médico) para outra praça. Ir à selecção do Brasil é daquelas situações que só se entende conhecendo bem o futebol brasileiro e as suas “pancas”. Mas que melhor exemplo do que olhar para o Polga que não vai?
Derlei, Pedro Silva e Celsinho não dá para dizer nada. Os dois primeiros por lesão, o último por falta de jogos. Ficamos com o Celsinho? Os empréstimos têm destas coisas e depois lá se vai embora um jogador e temos de buscar outro, etc., etc.
Stojkovic é bom guarda-redes. Tem qualidade como o Patrício. Mas é preciso não esquecer o historial dele no Nantes e no Vitesse. Por cá já tivemos a situação da entrevista. Um clube como o Sporting deve ter dois bons guarda-redes. O Patrício teve de ser protegido quando foi menos feliz. O Stojkovic deveria ter sido numa célebre situação. Nisto também se “ganha” ou “perde” jogadores.
Em suma: Vukcevic parece sólido. Izmailov (pese a irregularidade) e Stojkovic são bonzinhos. Ou seja, aproveita-se 3 para a equipa principal…e nenhum de qualidade excepcional.
Quando se tem pouco dinheiro, temos de ter mais trabalho. Mas encontramos bons jogadores. Basta procurar mais, gastar mais dinheiro em prospecção e…menos em comissões para empresários e não só…
1 - Sporting desesperado por contratar um lateral esquerdo, vão buscar um suplente do Lokomotiv de Moscovo.
vs
2 - Sporting desesperado por contratar um lateral esquerdo, vão buscar um internacional argentino, uma vez considerado o melhor jogador do Torneio Abertura (apesar de ser lateral), contratado pelo Milão, emprestado a outro clube da 1ª divisão italiana, com 13 jogos como titular em meia época no campeonato italiano.
Melhor opcão: Sporting desesperado por contratar um lateral esquerdo, vai buscar um internacional argentino, uma vez considerado o melhor jogador do Torneio Abertura (apesar de ser lateral), contratado pelo Milão a emprestar a outro Clube… no INÍCIO DA ÉPOCA! :mrgreen:
Já não é 1º vez que tentamos contratar este jogador. pelo Curriculo deve ser bem melhor que ronny e Had.
Espero que seja a solução pós-Caneira para o nosso lado esquerdo da defesa.
Admito o contrasenso. “Antes de” dou a minha opinião , e nestes casos sou contra a vinda de jogadores que nos tenham dito NÃO.
“A partir” do momento que vestem a camisola…paciência. Só lhes desejo sorte.
E no caso do Caneira, achei que naquele momento seria uma boa opção como capitão.
O mesmo se passa com Liedson, por exemplo. Acho que ele tem tratado muito mal o Sporting, mas quando ele marca, não é por isso
que deixo de festejar.
Acho que tem de se fomentar a regra que com o Sporting não se brinca e que isto aqui “não é da joana”.
Era quase tentado a concordar contigo a 100% não fosse um pequeno detalhe. Acho que o rombo que a equipe levou na defesa, de onde sairam 3 dos 5 titulares, foi decisivo para se perder o equilíbrio. Basta comparar os números. E aí diga-se o que se disser ainda não houve substitutos para o Ricardo (estou a falar da regularíssima temporada do ano passado), Tello e Caneira. Essa é que é essa. E já dizia um mítico treinador italiano, “os ataques ganham jogos, mas as defesas ganham campeonatos”…
Em relação a esta contratação, dizer que era imperioso a contratação de um lateral esquerdo e posterior dispensa de um dos já existentes no plantel (entre Ronny e Had venha o diabo e escolha).
Sobre Grimi, não o conheço nem sequer tenho interesse em ver coisas dele no Youtube. O facto de estar ligado aos quadros do Milan pode dizer alguma coisa, mas não é garante de sucesso, que concordamos todos, se espera que tenha.
Se render o que todos esperamos, para o termos em definitivo teremos de conseguir 3 milhões de euros.