O problema da Sona é ser demasiado squishy e ter poucos mecanismos de fuga. É verdade que tem um ultimate que pode mudar completamente uma team battle, mas na lane acaba por ser sempre o alvo do harass e dos ganks por ser tão fácil de matar.
Ainda assim, para jogos ranked, acaba por ser um dos melhores supports - isto porque graças ao kit dela (ad e ap buff, speed buff, armor e mr buff e sustain) consegues proteger o adc de uma maneira que poucos conseguem fazer. Há supports com os quais, por melhor que jogues, não consegues fazer a diferença se estiveres na lane com um random qualquer que nem sequer tem noções nenhumas de posicionamento, de last hitting e do timing para o poke. No entanto, se se jogar com alguém na lane em quem se confie há opções muito melhores e que jogando de forma coordenada na lane te podem dar uma vantagem enorme no jogo, tipo Alistar, Leona e Blitz, ou seja, supports agressivos. :mrgreen:
No dia em que um Champion não tenha defeitos, o LOL deixa de ter piada :P. No entanto, se souberes jogar com a Sona, raramente te deixas apanhar em ganks, acho que se souberes jogar com ela é um Champion muito difícil de apanhar. Primeiro, sendo tu o suporte, tens que ser esperto e meter wards nos pontos estratégicos nos momentos em que estás mais susceptível a ganks. Depois, tens o E, que é bastante bom pois não só ficas rápida q.b, como ajudas o teu AP/AD carry a fujirem também. O W também ajuda imenso a curarem-se pelo caminho enquanto estás a fugir - cura-te a ti e ao companheiro com menos vida. E tens ainda o ultimate, que tem um cooldown relativamente baixo e que dá stun na área, pelo que podes dar stun em 3 ou 4 que te estejam a perseguir e a fugir a seguir. Tens ainda o Flash e o Exhaust, que são os sumonner spells que gosto de usar nela e que também dão jeito como mecanismos de escape. E, obviamente, as botas são obrigatórias o mais rapidamente possível num champion tão “frágil”, mas útil.
eu discordo de algumas pessoas quando consideram o blitz um support, para mim ele não é support, nem ele nem a leona como referiste, o alistar sim é support :great:
No meta actual, um support tem que ser o mais activo possível nas trades na lane e para esse efeito tem que ser o menos frágil possível.
Na lane, até lvl6, a Sona tem como a sua grande qualidade o facto de ser um dos supports com a melhor capacidade para o poke e mais nada. Se te focares no Q, para o harass, vais ter que te aproximar dos adversários e muitas vezes sair da zona de conforto dos supports e se estiveres a jogar contra alguém minimamente competente vais sofrer por isso. Se te focares no W, para o sustain do teu adc, vais ser um support passivo e fazer da tua lane um 1 vs 2. Actualmente, na maior parte das lanes, por isso mesmo, o sustain já não é assim tão importante.
Ou seja, a nível geral, a Sona não tem o kit necessário para ser um support como o Ali, a Janna, ou o Taric até porque ela não funciona como um grande counter para nenhuma lane agressiva, que são as mais usadas do momento. Ela tem 0 cc até lvl 6 e um skill cap muito alto para atingires de forma consistente os teus ultis. É verdade, também, que tem uma boa sinergia com champions como o Graves e a Cait (O 1º consegue fazer o melhor uso do seu burst damage com o teu ulti e a 2ª porque juntos têm uma lane de harass fortíssima).
Não esquecer, também, que um jogo não se rege apenas à fase das lanes, mas esta define muito daquilo que vai acontecer em mid e late game.
P.S: Não me vejas como alguém que se rege por aquilo que se vê em high elo ou na cena competitiva, porque adoro experimentar todo o tipo de champions em todo o tipo de roles, nem como um hater da Sona: É o meu champion mais utilizado em ranked e o que me permitiu subir na ladder após um início abrupto na season 2. :twisted:
Care to elaborate?
É verdade que o Lol, embora cada vez menos, tem champions muito versáteis e que podem, de forma bem sucedida, fazer vários roles. A Leona e o Blitz podem ser utilizados de várias maneiras, mas são exemplos de champions que só são verdadeiramente viáveis num role específico: Support.
realmente é verdade, secalhar é para o blitz ser support não é tão má opção… agora ele não é um champion de support, foi sendo adaptado a suuport pelos jogadores :great:
Um support não tem necessariamente de dar heal. Tendo em conta que a primeira função de um Support é impedir que o Carry morra, o Rocket Grab (Q), Power Fist (E) e Static Field (R) faz do Blitzcrank um dos supports mais fiaveis do jogo.
Eu, que jogo maioritariamente como AD Carry, gosto bastante de ter na lane um Blitz ou um Alistar que saibam o que fazem.
Já agora, para quem quiser adicionar: o meu nick é Braçard, level 30 :great:
Não pensei encontrar um tópico disto aqui… Comecei a jogar à umas duas semanas, mas não assiduamente e estou no nivel 7.
Já percebo que tenho que carregar nuns botões e tal para os matar, mas esses blast, mega, flash, dark, super kamehame, não percebo nada. Para mim umas coisas é para matar outras para fugir e pronto eheh
Seja como for esta semana joguei poucas vezes e foi com a Diana (free) e gostei bastante 8)
Já joguei com mid a support e é excelente, experimenta ahry ou o Ziggs, não podes é seguir as builds de Support tens de optar por uma que de AP e durabilidade.
Mas pessoalmente, opto por Soraka ou Lulu como Support já com muita tendência para a ultima, mas já não jogo a 4 meses não sei como estão as coisas agora.
Pois actualmente tem champs muito abusados, destruíram o jogo praticamente.
Quanto a Soraka, és support logo tens de ser passivo e ter muita paciência mas é engraçado, quantas e quantas vezes mudas uma team figth, o silence dela tem um coldown de 8 seg se não me engano para parar ultis é do melhor. Mas concordo contigo, desde o nerf na mana em que davas ao teu aliado e recebias o mesmo também tornava a tua lane do melhor.
Para jogares de soraka tens de jogar com um AD Carry agressivo, uma cat, graves, vayne e até o próprio varus faz da soraka um excelente support. A Soraka da-te vida, mana e o ulti dela salva um companheiro noutra ponta do mapa e claro, é óptimo contra o kartus.
A soraka permite ao teu parceiro de lane farmar muito mais que o adversário pela questão de os outros terem de ir a base e o teu ad carry não, mas tudo depende do teu parceiro e tens de jogar muito bem com ela porque até para ganks a soraka salva-se a ela e ao companheiro sem problema, mas tudo depende do que faças.
Jogo a muito tempo com a soraka e sei aquilo tudo de cor, Wards é fundamental para ti, usa aquele item que tem uma tataruga que dá dinheiro para compensar a falta de farm. O Q da soraka permnite atingir diversos minius e faz com que o teu ad carry a cada tiro mata 1 mas retirando isto, o E faz silence e tem um range bastante logo e como não custa mana podes estar sempre atacar o ad carry do adversário e com o combo certo ganhas a lane.
Usa Exaust + Flash or Heal. Eu pessoalmente escolho os dois primeiros porque mesmo com Wards os ganks as vezes parecem tão rápidos ou os nossos movimentos são tão lentos que eles chegam logo, uso o silence no jungler ou ad carry dependendo do qual tiver habilidade de stun e Exehaust no outro, tenho o flash para poder fugir e enquanto isto o meu ad carry está a salvo na torre.
no outro dia apanhei um tryndamere ap, filho da mãe, só fugia com o “e” e quando usava o “q” curava quase a vida toda, depois de usar o ulti… que boneco irritante que era ainda pior do que o master yi ap…