LCD's, Plasmas, TFT's e afins

Quando afinares o bicho ate te passas… que isso o mais certo a vir da loja é capaz de vir em modo ECO.

Tenta procurar na NET os modos Vivos e etc desse modelo, que vem para afinar na televisao, há aí muita coisa nas definiçoes que facilmente te da um boost do caraças na qualidade de imagem.

Alguma recomendacao de modelo de tv de 55´´ ate uns 600-700 eur max? A minha samsung acabou de queimar o backstrip led e esta metade com sombra.

Eu estou muito satisfeito com a minha Hisense 55U7KQ.

quaL a refresh rate podes dizer?

Até 144hz com VRR.

1 Curtiu

Malta, aproveitando o post noutro fórum, vou deixar aqui também as minhas MUITAS dúvidas. Agradeço a paciência:

Cumprimentos a todos. Estando a ponderar a possibilidade de adquirir uma nova TV, para substituir um antigo LED TV da Samsung de 38", gostaria de colocar algumas questões de alguém que é completamente desentendido. Pretendido? O melhor possível dentro do orçamento, como é óbvio, acredito que várias coisas não caberão no orçamento, mas por desconhecimento, vou deixar as questões:

O espaço onde vou colocar a tv é um móvel com gavetas por baixo e arrumação por cima, tem cerca de 90cm de altura e 140cm de largura. Sei que caberia uma de 65", mas estive a ver algumas ao vivo e parece-me muito à justa para o espaço. A distância para o sofá é de cerca de 2,50m.

Orçamento: 500/550€

Tamanho: (55" - 58"??? )

Resolução: HD, FullHD, 4K, 8K (Dará para 4K?)

Formatos de conteúdo: HDR10, HDR+, HLG, Dolby Vision (Não faço ideia )

Tecnologia: LCD convencional, LCD Quantum Dot (Qled, NanoCell, etc), (Como tenho ideia de que o OLED queima com alguma facilidade e pretendo que seja o mais durável possível… fica essa fora de hipótese)

Tipo de Painel (em LCD): VA (melhores pretos e contraste), IPS (maior ângulo de visão) (Indiferente)

Tipo de iluminação (em LCD): Edge Led, Direct Led, Full Array Local Dimming (FALD), MiniLED (Total desconhecimento nesta parte)

Features para gaming: Vai ser usada sobretudo para Filmes, séries… para jogar, uma Wii e uma Switch, portanto, tranquilo.

Entradas HDMI: A parte se calhar mais ingrata. Tenho leitor blu-ray, box, Wii, Switch, PC. Pelo que vejo, a oferta é praticamente toda com 3 HDMI. Não sei bem como fazer a gestão, mas parece-me que vai ter de ser algo entre trocar o que precisar (atualmente para a Wii, por exemplo, tenho ligação “Componente” (5 RCA).

Entradas USB: (1 ou 2)

Ligações sem fios: Wi-Fi

Features adicionais: Android TV, Dolby Atmos, subwoofer, saída digital de áudio ótico.

​Android TV, nunca usei, não sei as potencialidades, se dá para substituir o uso do PC para streaming, etc.

Dolby Atmos era bom, assim como Subwoofer. Quanto às restantes saídas, não sei como funciona a ligação com uma Sound Bar mas, dado que vivo em apartamento, a potência em si não é um requisito, mas sim um som com envolvência tipo surround/digital. Se a TV o fizer, perfeito.

Marca(s) fabricante preferida(s): Preferencialmente Samsung ou LG, mas acredito que TLC, Hisense ou outras, terão melhores features pelo valor.

Sei que o post já vai alongado, mas a verdade é que tenho conhecimento quase nulo na área.

“Criquice” de que gostava era o Ambilight, mas penso que é exclusivo da Phillips, certo?

Desde já, o meu muito obrigado a quem puder deixar as suas sugestões.

A ver se consigo ajudar, porque há anos andei muito tempo a estudar os varios modelos de TV e aprendi muitas coisas.

No tamanho terás de ver as medidas com o pé ou pés incluidos para poder caber no movel. Para estar a uma distancia de 2,50m sugiro 50" a 55", talvez 58" ou mesmo 60" e nesses dois não sei se são medidas standarizadas.

Resolução: Basicamente tudo o que são canais de TV estão a 1080p ou até 720p. O ideal será uma TV full HD, ou seja 1080p, mas ficará mais cara que comprar uma de 4K. Se tiveres filmes, jogos e outras coisas em 4K já vale a pena optar pelo 4k. Esqueça o 8K, porque ainda não há nada nessa resolução. Mesmo que fosse uma TV 8K ela poderá fazer o downscale para 4k e até 1080p. Tambem a box ou outra coisa que ligas por HDMI tambem poderá fazer o mesmo. Isso tambem se aplica no upscale, se queres ver algo em 720p e poder ver como 1080p ou 4K, nesse caso prefiro passar de 720p para 1080p e 1080p para 4k. Não convem passar 720p para 4k que já se nota alguma má qualidade e quadrados e zonas mais buzias, bem que o upscale actual seja melhor que há alguns anos.

O formato de conteúdo é mais a compatibilidade do que vais usar, quer seja na TV como tudo o que vais ligar a TV. Normalmente o que se liga a TV tem a maioria disso tudo. Se a TV não tiver compatibilidade a box poderá fazer a adaptação. Por exemplo tenho um plasma a 8bits, mas como tenho uma Nvidia Shield e ela lé o filme em HDR a 10bits e converte para o normal a 8 bits e a TV aceitar, isso é tratado logo pelo HDMI da TV que manda informação a box.

Tecnologia: Qled, basicamente é um LED melhorado, NanoCell não me lembro se é um equivalente da Sony ou LG ao Qled.

Tipo de painel: VA, sempre VA!!! Ali vais notar muito bem nos filmes que terás de ver com a fps original, a TV ou box tratam disso nas definições. Normalmente os filmes estão a 23,976 fps que é como dizer a 24 fps. As series estão a 30 fps. Nunca ver filmes acima dos 24 fps que fica com aspecto de telenovela numa TV antiga que não é natural num filme. Por exemplo os filmes que vemos num canal da TV estão a 30fps e nota-se bem depois que ficamos habituados aos 24 fps.

Tipo de iluminação: Acho que o pior de todos é o Edge led, prefiro algo como há nas Sony. Tem de ser iluminação total do painel ou pelo menos a maioria, nada de ser só nas margens.

Entradas HDMI: Tens de ver as versões de HDMI, em principio já são todas HDMI 2, mas convem ter tambem HDMI 3 para ser capaz de aceitar tudo o que seja 4K. Claro com os cabos HDMI das mesmas versões.

Nas saidas de som não te posso ajudar, mas acho que há quem percebe do assunto aqui no forum.

Nas marcas aconselho Sony (mais caro e compensa), depois Samsung e LG. A LG produz a maioria dos paineis no mundo, mesmo que seja para outras marcas e fabricantes, claro que o outro fabricante mete a sua tecnologia de tratamento de imagem que muda muito. Cuidado com as Samsung e LG baratas, basicamente é só para usar alguns anos até a garantia expirar e por puro acaso começam a ter problemas.

P.S: Lembrei-me agora, mesmo que a TV tenha só 3 entradas HDMI, pode ligar mais coisas a TV usando como que um ficha tripla de HDMI. São baratas e há em qualquer loja, cuidado que seja da mesma versão dos cabos e entradas HDMI. Normalmente o HDMI 3 é retro-compativel, ou seja, aceita HDMI 2 e HDMI

1 Curtiu

Ok, essa questão das HDMI já tinha pensado, cheguei a ver um adaptador nas AliExpress e similares, mas posteriormente pesquiso algo com qualidade.

Grato pelas dicas. Já deu para vários esclarecimentos.

1 Curtiu

Basta comprar em Portugal em qualquer loja, mais rapido e não são caras.

Agora se tiveres mais duvidas estou aqui, tambem aconselho o forum ZWAME que tem uma secção sobre as TV’s. Tem um formulario parecido ao que escreveste, preenches e mandas. Aparecem logo pessoal muito mais entendidos que eu.

Foi aí que já deixei a questão :stuck_out_tongue:
Mas às vezes o pessoal parece um bocado “nariz enpinado” por lá.

1 Curtiu

Faz como eu, andei por lá só a ler, sempre se aprende alguma coisa. Eu andei mais em forums franceses porque sei falar essa lingua e algumas inglesas só a ler.

Primeira sugestão deixada por lá:

TV Philips LED 55" UHD Smart TV 4K Google TV 16GB Ambilight PUS8818

Pelo preço não se pode pedir muito. Pelo pouco que li o som não é grande coisa, mas isso resolve com colunas ou barra de som. No geral está na media para qualquer uso.

Hummmm… o som é algo que valorizo, embora, como disse, não quero “potência”, mas sim, qualidade. De momento tenho um HI-Fi da LG com 2 colunas com subwoofer que são boas em termos de potência e grave… falta aquele efeito “digital” de filme.

Mas, o comparativo para qualquer coisa que compre, neste momento tenho uma Samsung LE3785530P7W, acho que já nem se encontra online.

1 Curtiu

Eu em 2013 paguei 1500 euros por um Panasonic 50VT60, comprei online numa loja de Matosinhos a 300 km daqui. Numa loja normal como a FNAC estava a 1999 euros. Foi o ultimo plasma que o fabricante fez, praticamente topo de gama. Só com algumas pecuinices a menos que a ZT60 que custava mais. Ainda funciona, tem um som excelente e nunca mais me lembrei de comprar colunas ou outras coisas para isso. Ainda hoje bate muitas Oled’s pelo brilho e qualidade de imagem, só é pena não ter essas coisas modernas como HDR+ e 10 bits de profundidade de cores. Para ver desporto é o melhor, porque numa Oled a bola como que fica um pouco alongada e em geral esses paineis mostram a fraqueza em movimentos rapidos.

Entendo, mas nem sequer era um investimento para já. Era mais uma coisa supérflua para daqui a uns anos. Mas como, em princípio, vou fazer negócio com um material de som que tinha parado há alguns anos, vai ser ela por ela. Lá compro uma coisa supérflua sem investimento.
Entendo o que dizes em termos de um bom investimento, é lógico, mas há outras prioridades onde é mesmo necessário fazer os gastos.

Nesse caso basta uma TV mediana. Normalmente uma TV com painel VA de 50" pode custar muito mais que um de 49" led normal na mesma gama do modelo.

Eu agora estou muito a leste dos modelos actuais, só posso ajudar em duvidas gerais. Há um par de anos ajudei um amigo meu pelo skype a escolher uma TV e ele ficou contente. Chegou a comprar online na Worten o ultimo modelo disponivel de uma Samsung com um bom desconto, 50" com painel VA. Acho que deu 500 euros por aí.

1 Curtiu

Philips já em casa e a bombar.

Primeira dúvida:

Stremio e Kodi dão para… Cof cof… Bola e afins? Se sim, como? Não há risco de viroses?

Segundo

É possível ligar saída óptica a um hifi por RCA,?

Stremio: crias uma conta num computador, depois instalas a app na TV (assumo que é Android) e fazes login na app e pronto… aquilo é como uma espécie de browser em torrents, às vezes tens de escolher um outro que dê melhor.

Kodi: instalas a app e depois tens de ir a guias na net pra instalar add-ons… desde que te mantenhas nos add-ons habituais acho que não há risco de viroses. O add-on que queres para a bola é o The Lab que tem o LnTV que serve para a SportTV (e por conseguinte para a maioria do que é jogos Sporting) e também serve para centenas de outros canais.

1 Curtiu

Eu uso Kodi na Nvidia Shield, convem que seja numa box android. Pode dar na TV, mas prefiro numa box. Uso há muitos anos o Kodi para ver desporto americano, MLB, NFL e college football.

Nessa parte do som não posso ajudar muito. Opta sempre por uma saida de melhor qualidade, acho que por HDMI ou essa saida optica, porque as TV’s de hoje tem muitas saidas para muitas opções, acho que no manual deve estar explicado melhor.

No Kodi uso o addon the magellan, tem varias streams de cada canal tugas de deporto. Se um não der, dá num outro, por isso há sempre alternativa se houver alguma falha.