LCD's, Plasmas, TFT's e afins

Queria pedir a vossa ajuda.

A minha televisão está a dar o berro. Resistiu e fez-me resistir durante muito tempo ao apelo dos novos televisores, mas neste momento começa a dar sinais de querer entregara alma ao criador.

O que eu pedia era que quem soubesse alguma coisa me desse umas dicas sobre o que procurar em termos de caracteristicas modelos, marcas, etc.

A televisão servirá essencialmente para ver televisão, alguns filmes (quer em DVD, quer em avi) e pontualmente uns jogos de consola.

De referir que terá provavelmente um tempo elevado de utilização (a actual deverá estar ligada por dia umas 10 horas em média).

Assim quando acontecer (e como me dava jeito que demorasse - €€€ ) estou informado e sei o que procurar.

Obrigado.

P.S.
Aos Admins.

Procurei tópicos onde fossem abordadas esta temática mas só encontrei alguns, ainda por cima bastante antigos, onde se falou disto mas em offtopic. Por isso resolvi criar este. Se encontrarem algum inconveniente peço desculpa e solicito que o movam para o sitio mais apropriado.

Bom, plasmas não aconselho, o tempo de duração é inferior a um LCD e consome muito mais.
Quanto aos LCD’s, qual é o orçamento? Queres full HD? Com receptor TDT? Tamanho do ecrã?
Na minha opinião, Samsung e LG pela relação preço/qualidade são as marcas que mais se destacam, depois tens como sempre as Sony (+ caras) e as Panasonic com qualidade de imagem brutal.
Vê estes modelos: Samsung LE37B551, LG 37LH4000, Panasonic TX-LF37S10. São todas de 37" e já agora aconselho as de 100Hz, já existem de 200Hz mas ainda são caras.

Obrigado pela resposta.

Pois, orçamento não há. O que quero mesmo é estar minimamente informado sobre as caracteristicas aconselháveis para quando for necessário puder fazer uma escolha informada. E parte da tua resposta já me ajuda bastante.

Em relação ao tamanho, foi uma coisa que me esqueci no post de abertura, mas apontaria a qualquer coisa entre os 37 e os 42 (bem sei que ainda é um intervalo considerável).

Já agora, como completo alien destas coisas, na homepage da samsung fala-se em Led TV. É melhor, pior? Caro, barato?

Não é para começar uma guerra, mas “tempo de duração” como factor comparativo entre Plasma e LCD não me parece muito correcto… aliás, nem é factor comparativo. Estamos a falar de quantos anos? Consumo, sim, é um facto, mas também não é muito relevante.

Se é para ver TV e filmes em DVD, o plasma é mais indicado pois tem melhor imagem com fontes SD. Falas também em consola… se for PS2, aplica-se a lógica anterior. Se for PS3/360 em HD, qualquer plasma Panasonic deixa a milhas os LCDs da Samsung ou LG. Mas o melhor é comparares numa loja porreira, ou seja, nada de Wortens. Moras onde?

Dicas: compra 42" para não te arrependeres depois e tem atenção ao numero de saídas HDMI.

Tal como o perfil diz, Linda-a-Velha :wink: .

O bom das Wortens (e MediaMarket´s e afins) é a possibilidade das prestações. Não tenho o dinheiro, nem vou pôr em causa o orçamento familiar (mais a mais com o recomeço da escola à porta) por causa duma televisão.

Também estou inclinado para um de 42. Mas, se na altura de comprar conseguir um de 37 com melhores caracteristicas e mais barato sou capaz de hesitar.

Em teoria queria uma televisão que, tal como esta, me durasse cerca de 10 anos (até em termos tecnológicos), à média de 10 horas por dia.

Por isso incluo nas vontades (e não passaram disso se verificar serem incomportáveis para o orçamento) o FullHD, o sintonizador digital, etc.

P.S. Nas HDMI referes mesmo saídas ou são entradas?

Tenho o prazer de passar por uma de 40’ todas as semanas desde há cerca de 4 meses a esta parte e só posso dizer que é caro (1 900 €). Basicamente a imagem parece feita de micropontinhos muito pequeninos (como se fosse uma nuvem de pó) e isto em Blue-Ray. Não sei como é em DVD normal. Ao perto não parece melhor que um Plasma ou LCD, ao longe dá-me a nítida sensação de ser melhor porque os pontinhos acabam por dar uma “granularidade” que nas outras TVs aparece como uma pixelização. Um ponto extra é que ainda é mais fina que os habituais LCDs (tem para aí uns 2 cm de espessura).

Quanto a TV’s, tenho um Plasma Panasonic de 40 polegadas há 1 ano (na altura foram 800 €, agora deve estar pelos 600). Imagem fabulosa, não tenho queixa absolutamente nenhuma e prefiro aos LCD’s porque , na mesma gama de preço, não consigo encontrar nenhum que tenha um preto tão preto (é sempre um preto acinzentado fruto da luminosidade de background) nem uma fluidez de imagem tão boa. Na programação sueca a maioria dos canais transmite em 16:9 pelo que já não aparece o tal efeito “estica” dessas TVs que só se torna visível por vezes nas séries antigas e assim. Se tiveres Sol a bater ou a fazer reflexo na TV (que não tenho) os Plasmas são a evitar. O melhor a fazer é ires a uma loja tipo MediaMarkt e veres ao vivo antes de comprar porque a melhor imagem é sempre algo de relativo e eu fiquei encantado com a dos plasmas ao contrário das dos LCDs, por exemplo.

Se é para uma sala, 42"! Eu tenho uma de 42" e já estou arrependido de não ter comprado de 46".
Fala-se por aí que os plasmas duram menos que os LCD mas é preciso que a teoria seja transposta para a prática!
No meu caso tenho um plasma. A duração do mesmo é anunciada como sendo 15.000 horas.
A minha TV está ligada em média cerca de 4 horas por dia. Ora este plama em teoria daria para 3750 dias, i.e, mais de 10 anos!!
Mas alguém hoje em dia compra uma TV para 10 anos??

Tens muita variedade à escolha. Os modelos que se encontram a descontinuar são as melhores oportunidades! Hoje de manhã vi um plasma Samsung e outro LG de 42" a 599€!!! Na Worten, um plasma full HD a descontinuar compra-se por 750-800€!!

Quanto ao consumo, o meu pasma Philips consome o mesmo que um LCD, é portanto um plasma de consumo inferior à média dos plasmas.

Atenção às novas TVs slim… já há modelos deste tipo a entrar na fase de serem descontinuados… boa oportunidade para comprares uma slim TV a preço de saldo!!!

Led TV… penso que são caras.

http://panasonic.sonicel.pt/DesktopDefault.aspx?tabid=70&prod=1285&subcategory=207 - 1000-1100€

ou

http://panasonic.sonicel.pt/DesktopDefault.aspx?tabid=70&prod=1374&subcategory=207 - 900-1000€

Se escolheres por um plasma- e podes esquecer todos os contras porque nao correspondem a verdade- Panasonic, sem duvida. A nao ser que encontres um Pioneer a muito bom preco(a Pioneer deixou de produzir plasmas e so encontraras o que ainda houver em stock).

Se escolheres por um LCD, Sony.

Dentro destas 2 marcas e tecnicas(a escolha eh muito pessoal, vai ver e escolhe aquilo que aos teus olhos te parece melhor) aplica-se o mesmo: compra o maior ecran que puderes pagar. Eu tenho um 40’ e ja me arrependi de nao ter comprado um maior. Nos 1os dias vai-te parecer que o ecran eh enorme mas ao fim de uma semana ja te habituaste e vais desejar um televisor maior ainda :mrgreen:

Atenção quando se fala em Led Tv, isto refere-se só ao tipo de retro iluminação do painel, em vez das tradicionais “lâmpadas” é feita com leds, daí o menor tamanho das televisões e o menor consumo.
É natural com um painel de 42" visto de muito perto se percebam os pixeis, mas uma tv deste tamanho não foi feita para se ver ao perto pois não? :slight_smile:

A medida é baseada na minha actual de tubo que tem 30 ou 32. Não é que a sala seja pequena, mas sinceramente nunca a dimensão da imagem limitativa. Mas se puder (orçamento) irei para uma de 42"

Pois, mas a minha está em média 10 horas (tenho gente em casa todo o dia) pelo que daria para aproximadamente para 4 anos e meio, o que se pode revelar pouco para para o equilíbrio orçamental da familiar (porra, pareço o Sporting! ). Além que pelo que percebi o LCD é mais poupado nos gastos energéticos que o Plasma. Ainda assim, a hipótese Plasma não está (longe disso) descartada

Foi o que o meu tubo (Philips Matchline 100Hz bla bla bla) aguentou. E não é por minha vontade que vai ser trocado. Efectivamente quero que dure o mais possível.

O problema é estar perfeitamente a par da situação para não ser enganado nem perder uma boa oportunidade. É que a quantidade de modelos (ainda por cima praticamente idênticos) é tanta que é fácil um gajo baralhar-se. Bem sei que quanto mais cara melhor será. Mas depois, passando a fase da satisfação com a imagem /e mesmo esta é manipulada nas lojas), fica a faltar a aferição real do preço/caracteristicas. Sei grosso modo que se deve procurar uma resolução maior, um tempo de resposta menor e um quociente de contraste menor. O problema é saber até que ponto as diferenças nestas caracteristicas compensa as diferenças no preço.

E como regra geral odeio os vendedores… >:D (que muitas vazes acabam por demonstrar perceber menos da coisa que eu)

Terei que levar isso em conta. Tens ideias de valores (o que geralmente aparece nas fichas) ?

Em Plasma, LCD ou ambos?

Era também a ideia que tinha. A pergunta foi mesmo para informação.

:great:

Eis a única coisa que não vou fazer. Dificilmente voltarei a comprar material Sony! >:D

Muitas história passadas…

(Quer dizer se me quiserem dar um Bravia como cortesia por vários atropelos à relação com o consumidor, estejam à vontade)

Obrigado.

Em principio estaria a apontar para algo mais barato mas logo se vê.

Pois, a tua (ma) experiencia com a Sony nao conhecia.
Mas na mesma, sao dos melhores, se nao mesmo os melhores LCDs no mercado, mesmo os ‘entry models’.

psilva, como podes ver qualquer um desses Panasonic tem duração anunciada de 100.000 horas. E mesmo o modelo mais barato da Panasonic (HD-Ready, não Full HD) tem essa duração.

Já agora qual é a distância sofá-tv?

É uma sala relativamente grande (para os standards da construção actual) mas é uma sala para muitas pessoas (4 adultos e 2 crianças com alguns “penduras” regulares) pelo que nem todos tem um posicionamento perpendicular ao plano da televisão.

Mas diria que terá aproximadamente 4m de parede a parede. De qualquer maneira dificilmente optarei por um formato maior que 42".

Em relação à longevidade parece-me bem, mesmo sabendo que a realidade é que (pelo que entretanto li) a partir do meio da vida útil, a qualidade de imagem se começa a deteriorar.

Acredito (e até sei) mas também sei que abusam dos preços e, no meu caso, gato escaldado de água fria tem medo!

Pedro, o meu televisor de 42" já tem 1 ano e 3 meses. O consumo anunciado pelo fabricante são 240W, o que para um plasma daquela altura não era nada demais. Cheguei a ver plasmas equivalentes da Samsung que consumiam 290 e 300W.
Os LCDs dessa altura consumiam entre 220-240W…

Agora, penso que o consumo dos novos eqipamentos deve ter baixado. Algo entre os 200W. Quem estiver actualizado que se pronuncie.

Ah…pensei que estivesses a ponderar utilizar para refrescar cervejas ou assar pimentos…sendo assim não te posso ajudar… :twisted:

Sim é mais ou menos isso que está nos dois link do filipe79 (200W e 175W de Consumo de energia em uso normal).

Os LCD tenho visto um consumo de 170W (com 80W em modo económico)