Risco Financeiro das SAD’s dos 3 Grandes
Os números que irei apresentar neste post são de uma importância crítica para as SAD’s dos 3 grandes.
Têm a ver com o risco financeiro associado à sua exploração, ou seja, com a necessidade de receitas extraordinárias para equilibrarem as suas contas. Entenda-se receitas extraordinárias as receitas da UEFA e as receitas com as vendas de jogadores que são sempre receitas imprevisíveis.
Para fazer esta análise começo por apresentar as demonstrações de resultados das 3 SAD’s para os exercícios de 2013/2014 (primeiro de Bruno de Carvalho) e 2012/2013 (último de Godinho Lopes):

Se agarrar nestas demonstrações de resultados e colocar a zero as receitas com vendas de jogadores e as receitas UEFA, obtemos:

Ou seja, obtemos os resultados finais sem receitas extraordinárias que correspondem ao risco financeiro da atividade desportiva. Por outras palavras, obtemos o valor de receitas extraordinárias que as 3 SAD’s têm que fazer para equilibrar as suas contas.
Olhando para os números percebemos o seguinte:
AS SAD’s de SLB e FCP apresentam riscos financeiros da ordem dos 70/80ME! :xock:
É esse o valor que têm que realizar entre vendas de jogadores e prémios UEFA!
A SAD do SCP passou de um risco financeiro de 62,6ME com Godinho Lopes para um risco de 21,5ME com Bruno de Carvalho!
Sublinhe-se que isto foi conseguido sem penalizar o rendimento da equipa de futebol.
Aliás, bem até pelo contrário…
O risco financeiro das 3 SAD’s no último ano conhecido foi de:
SCP: 21,5ME
SLB: 82,7ME
FCP: 74,2ME
Foram esses os valores que os clubes tiveram que fazer para equilibrar as suas contas (nem todos conseguiram).
Serão esses os valores que terão que voltar a fazer para equilibrarem as suas contas se as outras variáveis se mantiverem (coisa que nunca acontecerá a 100%).
Estes números devem ser tidos em conta por todos aqueles que quiserem fazer uma abordagem séria e realista ao tópico de “Preparação da Época de 2015/2016”.
Uma última nota em relação à previsível variação do risco financeiro das SAD’s dos 3 grandes:
Como temos visto, aparentemente, existe uma vontade da SAD benfiquista em reduzir este risco.
A 1ªmedida foi a não renovação com o treinador JJ e a 2ª será uma eventual aposta na formação.
Vamos ver se assim será. As notícias de hoje já não estão a seguir neste sentido.
O FCP, pelos vistos, vai continuar na sua saga de surfar tsunamis.
Vamos ver se não vai ter algum azar.
Tantas vezes se passa ao lado das rochas que…
O SCP, confirmando-se as últimas notícias, é bem capaz de aumentar o risco financeiro nuns bons 6 ou 7ME.
Vamos ver se é mesmo assim.