Segundo me contou um velho lagarto, até já falecido e a quem devo ser Sportinguista a história do lagarto e do lampião começa no principio do século após a fundação. Fazendo alusão ao estrato social, consta que o pessoal do Sporting gente de posses que ficava nas esplanadas dos cafés a apanhar sol era conhecido pelos lagartos e o lampião vem da imagem do carroceiro que passava com a carroça e o burro já de noite com um lampião a iluminar o caminho depois de um dia de trabalho na estiva ou no campo.
Estou a vender ao preço que comprei, se é isso não sei, mas a pessoa em questão apenas lhes chamava carroçeiros e tinha-lhes um ódio…
É lá… parece-me demasiado rebuscado… Sempre pensei que lampião estivesse intimamente ligado ao nome do estádio imundo, enquanto o lagarto advém da cor do bicho.
Não é rebuscado. É assim mesmo. O suku76 apenas não referenciou em que anos foram dadas essas alcunhas
Ora, como o antigo estádio da trampa tinha como nome “Luz” . . .
Já foi explicado aqui qual a origem do termo «lagarto», como estando relacionada com a má qualidade dos primeiros emblemas de lapela que surgiram (devido à incipiente qualidade da fundição da época).
(Já o caso das lâmpadas e luzes, só é curioso que se trate de gente muito pouco iluminada.)
É preciso ver que as alcunhas foram lançadas por gente que não nutria propriamente amor entre si…
Carroceiro foi sempre palavra pejorativa, gente rude e abrutalhada. Acho que será lenda… com alguns laivos de verdade.
Sempre o relacionei com o facto do nome do estádio, mas se vier de tempos anteriores terá que ter outro significado.
Por exemplo,
Será que eles andavam sempre ranhosos?
É o que um dos significados em Português infml para lampião, segundo o Dicionário Houaiss, é “monco proveniente do nariz que escorre sobre o lábio”. ;D
E no Brasil é “individuo vadio, estafermo”. :lol: :lol: :lol:
Como referi estou a vender ao preço de compra e nem sequer quero discutir a veracidade dos factos, quanto ao estádio da Luz como sabem o nome vem da zona da cidade e da estrada da luz que passa ali ao lado. Não sei, nem me interessa qual foi o ano de inauguração da pocilga mas deverá ter sido por meados dos anos 50, logo é perguntar a pessoal de idade se as alcunhas já existiam antes disso.
Disccuti isso há bué com gente da geração anterior à minha, e tanto quanto consegui saber, a alcunha provém precisamente do nome e localização do primeiro galinheiro.
É preciso ter em conta que aquilo era na altura um deserto, a única coisa que existia nas redondezas era o Colégio Militar, precisamente no Largo da Luz, em Carnide.
O pessoal no forum dos Lampiões anda todo cheio de medo! Medo da equipa, dos adeptos, medo que partam os estádio, que estejam perto do relvado para impedir que chateiam o lampzeco que for marcar o canto, das camaras de segurança que podem nao funcionar looool, até cairam no ridiculo de dizer que tem de proteger a Galinha Vitória :rotfl:
Tudo isto a parte espero e que façamos um grande jogo porque se estamos aqui a querer encher a pocilga de verde e branco e dps saimos de la de saco cheio nem quero pensar… :wall: :wall:
Lembra me um jogo em que alguem tambem ia com a tesao toda e levava os adeptos todos para o estadio do adversario e sairam de lá com 7 na bagagem…
O lampião vem dos “lampiões” de Lisboa, candeeiros de rua com um formato particular que ainda se podem ver em algumas zonas da cidade (ou seja, nada a ver com o estádio em si).
Porque é que se passou a chamar as galinhas de lampiões isso já não sei, mas a explicação do suku76 tem alguma lógica.
Um velhote, sábio, viu um pirilampo…gostou do lampião que ele tinha no c*…e como os fifiquistas são uns luzinhas que para aí andam. Para não ficarem os “Cara de c*”, ficaram os Lampiões…
A mim já me aconteceu isso, foi este ano antes da partida para Guimarães, estava o pessoal todo no Alvalaxia a preparar-se para a deslocação e entra lá um gajo com a camisola da merda, mas ninguém ligou porque ele aparentava ter uma deficiência (mais relevante do que os outros, porque lampião que é lampião é deficiente também).