Krassimir Balakov

Um fora de série. Se hoje sou sportinguista, muito se deve ao Balakov. O melhor jogador que já vi jogar em Portugal

1 Curtiu

Depois deste jogador mais ninguém devia usar a 10.
Era ver o pânico nas equipas contrárias com 3 ou 4 á volta dele.
Os livres diretos, os cantos com aquelas bolas tensas na direção do guarda redes, os passes a rasgar.
Os golaços do outro mundo.
Era outro clube, outro símbolo, outro nível.
Que saudades de ter jogadores desta craveira.

2 Curtiram

6 Curtiram

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1376504953057992704?s=20

1 Curtiu

KRASIMIR BALAKOV: UM 10 À ANTIGA

De leão ao peito, fez 160 jogos, marcou 60 golos (e que golos!), inúmeras assistências para golo e jogadas de encantar. Um número 10 “à antiga”

Pedro Geada

Texto

29 de Março 2020, 14:03

summary_large_image

Num tempo onde não havia redes sociais a promover medíocres, onde os canais privados de Televisão em Portugal estavam a começar, onde a rádio era a forma alternativa de acompanhar os (poucos) jogos televisionados, um craque de corpo inteiro dominava o Estádio José Alvalade, olímpico e símbolo do Ecletismo do Sporting. O seu nome? Krasimir Balakov.

De leão ao peito, fez 160 jogos, marcou 60 golos (e que golos!), inúmeras assistências para golo e jogadas de encantar. Um número 10 “à antiga”, solto na frente, pé esquerdo mágico e temível na execução de livres diretos. Tínhamos de ficar colados á radio quando se ouvia isto: “É livre perto da área…ligeiramente descaído para a direita… Balakov preparado para bater”.

Golos lendários, com ex-libris naquele “golaço” ao eterno rival com poucos segundos que ficará para sempre na memoria de quem o viveu, foi internacional por 92 vezes numa Bulgária, onde nem o “culé” Stoichkov o conseguiu ofuscar, integrando ambos a “All star team” do mundial de 94 realizado nos Estados Unidos. Numa equipa onde já despontavam nomes que seriam incontornáveis como Luis Figo e Paulo Sousa, Balakov conseguiu uma Taça de Portugal, quebrando um jejum do Sporting de 13 anos no Jamor, antes de rumar ao VFB Stuttgart, onde la conquistou uma Taça da Alemanha e 2 taças Intertoto. Quem o viu jogar, com exibições monstruosas contra Inter, Real Madrid e Benfica, sabe bem o craque e o enorme jogador que tivemos o privilégio de ver atuar e, com esta memória presente, sabe a vontade de rir que nos dá muito dos atuais produtos de marketing que nos tentam impingir como craques do mundo atual. Hoje completa 54 anos…Parabéns Krasimir Genchev Balakov!!

2 Curtiram

MÁGICO BALA!
Parabéns, enorme Krassimir.

3 Curtiram

Parabéns Balakov! O melhor jogador que já vi jogar de verde e branca!

2 Curtiram

Este gajo se jogasse futebol na era das redes sociais, nem digo mais nada, quem viu viu, quem não viu visse.

3 Curtiram

O melhor de sempre para mim.

1 Curtiu

Balakov diz que título abre portas a “um novo Sporting”

Antigo médio búlgaro fala em “grande classe”

O antigo médio búlgaro do Sporting Krasimir Balakov congratulou o clube pela conquista do 19.º título de campeão nacional e desejou que não volte a repetir-se um jejum de títulos tão prolongado.

“Aconteceu o que esperávamos há 19 anos, com grande classe. Parabéns a toda a equipa e todos os adeptos. Desejo que isto seja só o começo e a partir de agora tenhamos um novo Sporting”, vaticinou o ‘leão dos balcãs’, em declarações à Sporting TV, que durante cinco épocas equipou de verde e branco, entre 1990/91 e 1994/95.

O Sporting sagrou-se na terça-feira campeão nacional pela 19.ª vez, 19 anos após a última conquista, ao vencer na receção ao Boavista, por 1-0, com um golo de Paulinho, aos 36 minutos do jogo da 32.ª jornada da Liga NOS.

Quando faltam duas jornadas para o fim do campeonato, os leões somam 82 pontos, mais oito do que o FC Porto, segundo classificado, que detinha o título.

1 Curtiu
15 Curtiram

:raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands::raised_hands:

1 Curtiu

Dos que vi jogar, concordo. Era o meu ídolo.

2 Curtiram

Epah não imaginam como fiquei feliz por rever o Balakov .

Só pela maneira como fala português depois de sair Portugal há 26 anos atrás , nota-se logo que o Sporting o marcou e muito , a tal ponto ele nunca mais esqueceu a lingua de Camões .

2 Curtiram

Fantástico jogador…
Tenho 42 anos e posso dizer que o Balakov foi a única pessoa na minha vida a quem pedi um autógrafo.

Devia ter 10 ou 11 anos e estudava na Secundária do Lumiar e certo dia na entrada do restaurante Quinta dos Frades, bem junto à escola, estava o Bala que gentilmente me deu esse autógrafo na folha de um caderno.

Grande craque que vibra e adora o Sporting.
Adorei as palavras dele na SportingTv.

Que seja o início de um novo Sporting.

3 Curtiram

@Redondo muito boa essa história , ele e o Iordanov mereciam uma Academia do Sporting na Bulgária com nome deles.

1 Curtiu

Muito bem pensado.

2 Curtiram

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1463507848382627846?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1463507848382627846|twgr^|twcon^s1_&ref_url=https%3A%2F%2Fleonino.pt%2Fbalakov-abencoa-leoes-antes-da-jornada-europeia%2F

10 Curtiram

Trouxe sorte!

3 Curtiram

Tenho um enorme carinho pelo Bala.
Um craque à antiga

3 Curtiram