Juventude Leonina

A Juventude Leonina, mais conhecida por Juve Leo, foi fundada a 17 de Março de 1976 pelos irmãos Rocha, filhos do então Presidente João Rocha, sendo actualmente o mais antigo grupo organizado de adeptos em Portugal.

De início não era mais do que um grupo de jovens que partilhavam entre si afinidades clubísticas e de amizade, até porque muitos eram colegas no colégio São João de Brito, em Lisboa. As principais influências vieram das torcidas organizadas do Brasil, dando continuidade a uma tradição de apoio organizado que já existia em Alvalade na década de 70, com os célebres Vapores do Rego, um grupo de jovens brasileiros que se destacava pelas suas alegres batucadas e que ajudaram a equipa a vencer o campeonato de 1973/74. Mais tarde, no início dos anos 80, surgiram as influências inglesas, através da cultura hooligan, e italianas, pelo exemplo dos grupos ultra.

Nos primeiros anos da década de 80, a claque encontrava-se situada na Superior Sul do Estádio José Alvalade, tendo-se mudado, por volta dos anos de 1983/84, para a célebre Ponta Sul. A Juve Leo começava assim a crescer em termos de organização: começaram a surgir as primeiras faixas, as primeiras bandeiras com simbologia alusiva à claque e a utilização regular de fumos, seguindo o modelo italiano dos grupos ultra.

Toda a cor e alegria que a Juventude Leonina trouxe aos estádios portugueses fez com que nos outros clubes começassem também a surgir grupos organizados de apoio, compostos essencialmente por jovens, como foi o caso dos Diabos Vermelhos, dos Dragões Azuis, da Fúria Azul, entre muitos outros. Toda esta proliferação de claques organizadas culminaram nos Congressos Nacionais de Claques organizados nos anos de 1984 e 1985.

De referir que só no Sporting chegaram a existir em simultâneo, por volta de 1986, quatro grupos reconhecidos oficialmente pela direcção sportinguista - Onda Verde, Força Verde, Norte Leonino e Juventude Leonina - para além daqueles que não contavam com o apoio oficial, como por exemplo a Torcida Verde, fundada em 1984 e que só foi reconhecida oficialmente em 1988.

Esta é uma claque rigorosamente organizada, contando com cerca de 60 núcleos oficiais.

Contactos

Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO

39 min ·

Uma vez mais o nosso Sporting Clube de Portugal, conquistou uma vitória europeia, num estádio difícil e em condições atmosféricas gélidas.

De reforçar o apoio nas bancadas, onde queremos desde já agradecer, aos nossos sócios e simpatizantes, esta presença e agradecimento também especial aos nossos núcleos da Europa.

Depois desta vitória, os nossos ultras ainda tem 560 km de viagem sobre neve para chegarem até ao aeroporto de Oslo, desde já uma boa viagem a todos de regresso.

Hoje e perante a montra europeia, uma vez mais, a nossa identidade (faixa) esteve presente e isso sim, um motivo de orgulho de todos nós.
A caminho dos 44 anos de existência estivemos sempre presentes.

Sem viagem, sem protocolo, sem ofertas de gorros e luvas, nós tiramos a camisola e apoiamos até aos 90m.

Uma vez mais, nós vamos continuar sempre cá a apoiar incondicionalmente o nosso Sporting Clube de Portugal.

QUEM NOS TENTA DERRUBAR, SÓ PERDE TEMPO EM TENTAR!

UM DIA JUVE LEO, JUVE LEO ATÉ MORRER!
SPORTING SEMPRE!


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO

7 min ·

Caros Sportinguistas, associados, e simpatizantes do Sporting Clube de Portugal. Na sequência das declarações do Presidente do Sporting Frederico Varandas, na noite de ontem, a propósito do evento “rugido de leão”, somos compelidos a vir, novamente, a público esclarecer várias questões.

Dizer, antes demais, e como forma de introito, que o momento serviu para, uma vez mais, na qualidade de sócios do Sporting ficar envergonhados pela triste performance de uma pessoa que até a ler, discursos escritos por terceiros, se atrapalha, demonstrando, em todas as oportunidades, a sua incapacidade de ser genuíno, conhecedor ou capaz de ser uma figura de liderança. É de facto, confrangedor.

Cumpre-nos, neste momento importante de dificuldade, ser a força que une este clube e não abandonar, em momento algum, os atletas que envergam esta nobre camisola.

Não obstante, e porque estamos perante constantes adulterações de facto, é importante esclarecer o seguinte:

  1. A Juventude Leonina, contrariamente ao alegado, não se sentou com a Direção do Sporting. Deixou sim, na carta enviada à Direção, essa possibilidade. Quando convocada informou que não poderia comparecer na data indicada (e-mail que se anexa infra), pelo que, o atual Presidente deu-se ao luxo de mentir descaradamente.

  2. Tanto mais, é que a Juventude Leonina, não é subserviente de nenhum presidente, deve apenas lealdade a um clube que ama e que de uma forma organizada apoia desde 1976, ou seja, antes sequer do nascimento deste Sr. Presidente e, decerto, muito antes de qualquer protocolo.

  3. Nesse sentido, que fique claro a todos, que o nosso apoio não está dependente de algum acordo com alguma Direção. Fazemo-lo por livre e iniciativa própria.

  4. Diga-se, igualmente, que o Protocolo assinado com esta Direção supera em muito o que o anterior Protocolo estabelecia, seja a nível de apoios para viagens; apoios às coreografias; suportes logísticos… pelo que, se desafia a Direção a publicar os termos dos Protocolos, para que as pessoas percebam realmente até ao ponto que se propõem a mentir.

  5. Assim, os protestos nada tem a ver com qualquer Protocolo, caso contrário os cânticos contra a Presidência não teriam sucedido antes sequer do comunicado absurdo que anunciou o fim do mesmo, ainda que, sem qualquer valor jurídico. É antes uma clara manifestação contra a incompetência e oportunismo, o que adiante se explicitará.

  6. Falou-se no processo Alcochete, o que releva o insensato de toda a argumentaria.

  7. Repare-se que foi esta mesma Direção que decidiu propor os melhores termos, até hoje verificados, de qualquer Protocolo entre as Claques e o Sporting, muito após o evento de Alcochete.

  8. Deveria haver alguma honestidade intelectual nas afirmações de um presidente que representa o Sporting. Não existindo, diga-se em abono do rigor, que foi esse processo de Alcochete que levou este Sr. a candidatar-se à Presidência e, neste associo, quem filmou aqueles atos hediondos? Quem publicitou os vídeos que correram o mundo? Quem se aproveitou para lançar mão da proximidade com os jogadores e até sugeriu para os jogadores agirem como agiram? E afinal, quem no fim foi o prejudicado: O Sporting, que viu contratos resolvidos e, no mandato deste Sr. Presidente, se desistiu de prosseguir os processos em curso contra esses mesmos atletas, são antes convidados de honra de tribunas, cada vez mais populosas.

  9. Mas mais, porque não se reporta à divida de meio milhão contraída pela Direção de Godinho Lopes aquando do “incêndio” do estádio da luz onde não ficou provada a atuação das claques e cujo ex-presidente, imputou aos GOA. Que publicite o que fez ao papel, o que disse, na reunião tida na presença do OLA, Pedro Alves, e Presidente da Associação Juventude Leonina.

  10. O grave de tudo isto, é que o Sporting apresenta-se a realizar provavelmente o seu pior inicio de época de sempre, colecionando 3 treinadores, para já; à 10ª jornada encontra-se a 10 pontos do 1º classificado da Liga Portuguesa; eliminado da Taça de Portugal pelo colosso Alverca (salvo o devido respeito); está em vias de ser eliminado da Taça da Liga e na Liga Europa contenta-se com miseráveis atuações contra Rosenborg. Se tal não fosse suficiente, olhamos para a equipa principal e vemos que não detém, por incapacidade de Hugo Viana e Beto Severo (alguém já descobriu o que ali fazem?), um ponta de lança como o Pedro Mendes, um médio como Daniel Bragança, um extremo como Matheus Pereira, um central como Domingos Duarte (vendido e revelação do Campeonato Espanhol) só para citar alguns, todos eles, sem grande margem para dúvida (leiam-se os especialistas), capazes de sentar qualquer jogador da equipa A.

  11. Mas não. Preferimos contratar, por empréstimo, um Fernando que vinha para substituir um titular como o Raphinha, mas afinal vem lesionado e até à data ninguém o viu. Esta é a gestão fidedigna. E foco são os adeptos, os sócios contestatários, os simpatizantes que discordam, como se o resultado de se virar contra os próprios, não tivesse um fim anunciado.

  12. O despotismo tem um limite. Não só esta Direção ganhou eleições com menos votantes, como já fez passar contas com esse mesmo rácio, pelo que, fica a pergunta, o que querem mesmo os Sportinguistas?, ao que parece não é o rumo que está a ser assumido.

  13. Por último, dizer o que já se sabe, a Juventude Leonina continuará a existir, com ou sem protocolos, continuará a fazer ouvir a sua voz, a exercer a sua função primordial de apoio aos Atletas, tal qual se viu na Noruega e sempre será em todos os estádios em que o nosso Sporting jogar, com frio, chuva, nós não desistimos, somos a Juventude Leonina. E na nossa casa, desrespeitados por esta Direção, vamos sempre estar mais que nunca no apoio ás nossas equipas, seja no Estádio, seja no pavilhão, não deixaremos mais passar em claro a gestão nociva com que esta Direção tem presenteado o Sporting.

Um bem haja a todos os Sportinguistas!

A Direção.


Nenhuma descrição de foto disponível.

1 Like
Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO

9 min ·

No dia de hoje, um dos núcleos mais míticos da Juventude Leonina, celebra o seu 28° aniversário. Um núcleo que serve de exemplo pela sua dedicação e mentalidade e que está sempre presente no apoio a todas as modalidades.

PARABÉNS JUVE LEO MARGEM SUL!

A Juve Leo Margem Sul organizou no dia de ontem, o jantar de aniversário, onde compareceram vários outros núcleos da Juventude Leonina e ainda o nosso campeão do Kickboxing Fernando Fernandes.
Mais uma prova que esta família que é a Juventude Leonina, está cada vez mais unida.
Que a Juve Leo Margem Sul continue a dar tudo o que tem dado ao Sporting e à Juventude Leonina durante muitos anos.

QUEM NOS TENTA DERRUBAR, SÓ PERDE TEMPO EM TENTAR!

UM DIA JUVE LEO, JUVE LEO ATÉ MORRER!
SPORTING SEMPRE!


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé

Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO

7 min ·

Como é habitual, a Direção da Juventude Leonina vai levar a cabo mais um grande jantar de natal.

Num momento particularmente difícil, é hora de reunir a família leonina e disfrutar, daquele que será, mais um grande evento de convivio leonino e de união, onde a animação estará a cargo do DJ Pedrinho e DJ Arvela.

Marca já na tua agenda…Quinta feira, 19 de Dezembro, a partir das 19h.

VAMOS MOSTRAR A NOSSA FORÇA!
RESERVA JÁ!

Reservas até dia 13 de Dezembro.

UM DIA JUVE LEO…JUVE LEO ATÉ MORRER₩!
SPORTING SEMPRE!


Nenhuma descrição de foto disponível.

Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO

3 min ·

Infelizmente, hoje a nossa equipa não foi capaz de dar seguimento ao bom jogo que tinha efectuado na quinta feira.
Hoje tivemos mais uma exibição idêntica ao que vem sendo esta época, uma equipa, sem garra, sem atitude e sem querer. Tudo isto resultado da incompetência que foi a planificação desta época por parte da estrutura.

Como se isto não bastasse, à chegada a Barcelos, fomos surpreendidos com a proibição de entrada de cachecóis, camisolas e casacos da Juventude Leonina, onde vimos inclusivé, mulheres e crianças a terem de tirar as suas camisolas e cachecóis. Ao questionarmos de onde tinha partido essa ordem, foi-nos informado, que tinham sido ordens do Presidente Frederico Varandas.
Valeu-nos o bom senso da polícia, que acabou por permitir a entrada do material.
Voltamos à ditadura? Agora para além das proibições existentes em nossa casa, também se apela aos adversários para adotarem estas proibições?
Já para não falar das dificuldades que esta direção que tem colocado aos sócios do Sporting Clube de Portugal, de adquirirem bilhetes para os lugares que bem desejam.

Mas afinal para que serviu o 25 de Abril? Onde está a Liberdade? Já não podemos vertirmo-nos como quiseremos?

Gostavamos ainda de saber, onde estavam aqueles que tanto nos criticam e assobiam? Estavam no quentinho do sofá? Hoje não ouvimos assobios…
Pois nós, com ou sem protocolos, com mais ou menos proibições, faça chuva ou faça sol, nós estamos sempre lá, apenas e só, pelo Sporting Clube de Portugal.

BASTA!

Só há um caminho a seguir…DEMISSÃO!

UM DIA JUVE LEO…JUVE LEO ATÉ MORRER!
SPORTING SEMPRE!


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO

1 h ·

A Juventude Leonina foi ontem surpreendida com mais um acto de perseguição por parte da Direcção do Sporting Clube de Portugal.
Como a nossa equipa de futebol está a fazer um campeonato brilhante, e que como claramente, a culpa disso, é dos GOA, a primeira medida desta Direção, após o jogo em Barcelos, foi cortar a água e a luz à sede da Juventude Leonina.

É caso para dizer, que em relação à equipa de futebol, Frederico Varandas, continua a não estar preocupado…pois realmente o grande problema do Sporting Clube de Portugal, é daqueles que percorrem o país de lés a lés, ao frio, à chuva, que gastam do seu ordenado e abdicam de estar com as suas famílias para apoiar o Sporting Clube de Portugal.

Posto isto e na sequência dos acontecimentos ocorridos no jogo Gil Vicente Sporting, em que vários adeptos se viram impedidos de entrar com os seus cachecóis e camisolas, a Juventude Leonina, na qualidade de associada da Associação Portuguesa de Defesa do Adepto, e através da mesma, fez chegar uma queixa à Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto.

Queixa essa em que aqui deixamos o texto:

"No domingo passado no Estádio de Barcelos, adeptos do Sporting Clube de Portugal viram vedada a sua entrada no recinto desportivo, sem qualquer aviso prévio e depois de mais de 300 kms percorridos a chegar a Barcelos, por exibirem camisolas, gorros, cachecóis e outros pequenos acessórios de apoio, em virtude de conterem inscrições referentes tanto à Juventude Leonina, como ao grupo Directivo Ultras XXI.
Tanto a Juventude Leonina como o Directivo Ultras XXI, de imediato procuraram institucionalmente representação nesta matéria, de forma a marcar uma posição e lançar mão dos direitos que assistem a qualquer adepto, depois de ser alvo deste tipo de atitudes déspotas e sem qualquer cabimento legal.
Na qualidade de associados da Associação Portuguesa de Defesa do Adepto, instituição de direito privado que representa os Adeptos em Portugal, expusemos o sucedido e foi por esta associação prestado todo o apoio, tendo sido de imediato encaminhada uma queixa formal à Autoridade de Prevenção e Combate á Violência no Desporto, por restrição injustificada de direitos que estão previstos na Constituição da República Portuguesa, por parte do Promotor Desportivo.
Não houve lesão da parte destes adeptos de quaisquer valores desportivos que merecesse esta atitude arbitrária e tirana. Houve sim, como é nosso apanágio, muitos euros gastos em gasolina e portagem, sacrifício nas nossas vidas pessoais a um domingo à noite, em vésperas de dia de trabalho, em troca de mais uma falta de respeito por quem teima, por paixão, alimentar o amor a um clube.
Da queixa apresentada formalmente junto da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, nada se pede de extraordinário: RESPEITO.
Por último, apresentamos apenas um pequeno excerto da queixa elaborada pela Associação Portuguesa de Defesa do Adepto, que achamos que revela expressamente o sentimento de quem esteve domingo a noite em Barcelos :
“Não se percebe o porquê de tal actuação por parte dos responsáveis do Sporting Clube de Portugal e tal tem de, forçosamente, ser apurado, pois que, se a violência não pode ser admitida no desporto, a arbitrariedade também não poderá ser aceite.
Se a própria Direcção do Sporting Clube de Portugal, alegadamente, cortou com os apoios financeiros e institucionais a estes GOA por não representarem os valores do clube, certamente deverão ter em conta que deles não é esperado que não um comportamento pautado por altos valores – ao contrário do despotismo e falta de conhecimento da Lei que apregoam usar a seu favor.”

UM DIA JUVE LEO, JUVE LEO ATÉ MORRER!
SPORTING SEMPRE!


Nenhuma descrição de foto disponível.

1 Like

Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO

4 h ·

O Sporting perdeu, infelizmente, e como já é habitual, criam-se os “bodes expiatórios” a comando desta frágil e sem estratégia direção.

1 – Por um lado refere-se agora que a estamos sem luz e água, uma vez que, alegadamente não se pagavam faturas. Ora, informamos os iluminados que não existem faturas de luz e água da conhecida casinha, e que nunca até à data foi imputado qualquer € à Associação. Na falta de argumentos para despejo (recordemos os 3 dias para sair) inventam-se. Um clássico.

2 – Por outro diz-se que a Associação perdeu a “marca”, o que resvala para a comédia. Se somos zelosos com os nossos procedimentos e não os anunciamos, porque entendermos ser desnecessário, também não nos queiram tomar por tolos. O senso comum deveria servir para entender que uma pessoa singular não deveria usar o nome de uma coletividade (estatuariamente constituída) sobejamente conhecida, para seu proveito próprio. Em nome do rigor se esclarece que, contrariamente à informação veiculada, a Associação Juventude Leonina ganhou, como se pode atestar pela imagem anexa.

Fica então a questão: estão preocupados por estarmos a 13 pontos do 1º lugar à 12ª jornada, estando inclusivé mais perto da linha de água do que 1º lugar? Ou a culpa é das claques? É que basta a equipa principal perder para virem atacar os seus adeptos… Mas mais, é preciso que se diga, nós não esquecemos a pré-epoca (resultado à vista); os 5-0 da supertaça; a derrota com o Alverca e o lugar no campeonato, é que nós estamos sempre lá. Sempre.

Distrairam-se no jornal do Sporting e colocaram a foto do andebol com as tshirts da JL como pano de fundo. :slight_smile:

JUVE LEO DEIXA RECADO À DIREÇÃO: «SÓ NÃO CORTARAM NUMA COISA…»

SPORTING 10:20

Por
Redação

Através de uma publicação nas redes sociais, a Juventude Leonina falou numa «exibição que não se coaduna com o Sporting» na receção ao Moreirense, não deixando passar em claro «a pior assistência da época» e partilhando depois fotografias do catering nos camarotes.

«Pode dizer-se que cortam a água, cortam a luz e estão a cortar a vontade de muitos sócios verem a nossa equipa, só não cortaram numa coisa, na comida existente na tribuna e nos camarotes», legendaram.

Eis as fotografias:

A Bola

Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO

20 h ·

A equipa do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL brindou-nos hoje com mais uma exibição confrangedora que envergonha qualquer Sportinguista que ame este clube.

Mais uma vez provámos que com ou sem protocolos estamos em todo o lado onde joga o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Mais um apoio brutal durante os 90m daqueles que correm o mundo para vos ver jogar. Num estádio cheio, quem deu festival foram os melhores adeptos do mundo. Na bancada ganhamos sempre.

Obrigado e honra a todos os que se deslocaram à Áustria para apoiar o Sporting Clube de Portugal.

O problema continua a ser das claques?..

UM DIA JUVE LEO…JUVE LEO ATÉ MORRER!
SPORTING SEMPRE!


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

E o G71 a mamarem…o manel fernandes anda em grande.

ventude Leonina 1976 - JUVE LEO

11 min ·

Em face dos acontecimentos decorridos na chegada da nossa equipa de futebol profissional aos Açores, e após as noticias veiculadas pela comunicação social, onde mais uma vez, tentam culpabilizar os GOA pelo ocorrido, vem por este meio, a Associação Juventude Leonina demarcar-se e repudiar categóricamente o ocorrido.
Alguns elementos da Juventude Leonina estiveram presentes na chegada da equipa, mas garantidamente que não foram tais elementos a proferir um cântico evocativo de um episódio de que ninguém se pode orgulhar e muito menos, contribuir para prejudicar um julgamento que está a decorrer.

Acima de tudo e de todos está o Sporting Clube de Portugal, nós não apoiamos direcções, muito menos esta, nós apoiamos uma instituição centenária de nome SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e continuaremos a apoiar, mesmo com uma época que vem sendo miserável.

UM DIA JUVE LEO…JUVE LEO ATÉ MORRER!
SPORTING SEMPRE!


Nenhuma descrição de foto disponível.

Agora sacodem a água do capote como costume! Vergonha. Só justificam o porquê de terem sido banidos do universo de claques oficiais do clube!

A policia esteve mal ao não identificar o(s) autor(es). É considerado incentivo a violência/ atos terroristas

Se nao os identificaram sabem lá se eram da JL, dos DUXXI, da TV ou alguem que nem de claques eram

Ora bem, se não foram identificados como sabes que eram da juveleo???

Epa quem acha isto um acto terrorista… estás à espera de quê?