Juvenis: SLB 0 - SCP 1

Sporting e Benfica defrontaram-se esta manhã em Odivelas, em partida da 2ª jornada da fase final do campeonato de juvenis. Na semana anterior o Sporting empatou em Alcochete 1-1 com o FCP, naquele que foi o primeiro desafio não ganho pela equipa esta temporada. O jogo desenrolou-se no campo n.º 2 das instalações do Odivelas Futebol Clube. Trata-se de um campo relvado com as dimensões oficiais e uma bancada ao longo de toda a linha lateral poente. A bancada tem cadeiras vermelhas e pretas (as cores do OFC) e é evidente que me sentei numa cadeira preta!

É sempre com grande expectativa que vou ver um jogo desta equipa de juvenis. Esta fornada de jogadores é realmente de grande qualidade. Durante o aquecimento, é de notar uma grande tranquilidade e espírito de equipa. Tiago Pinto foi suplente. Ei-lo recreando-se com a bola enquanto os titulares corriam mais ao fundo.

A nossa equipa entrou com o seguinte onze, da esquerda para a direita: João Gonçalves, João Martins, Vasco Campos, Bruno Pereirinha, Bruno Matias, Fábio Paim, Ricardo Nogueira, Março Lança, Simão Coutinho, Marco Pinto e Daniel Carriço (Capitão).

O trio de arbitragem veio de Leiria. Acabou por ser uma das intervenientes desta partida pelas piores razões.

(Continua)

O início do jogo mostrou um Benfica mais perigoso que quase inaugurou o marcador com um remate cruzado que saiu rente ao poste direito da baliza de Marco Pinto. Pouco depois um remate de fora da área passou ao lado da baliza leonina. O Sporting tentou então pegar um pouco no jogo mas sem criar grande perigo. À passagem do quarto de hora, num lance junto à linha lateral, Fábio Paim, em disputa de bola com um adversário, é agredido a pontapé. Paim respondeu à agressão e o árbitro não teve contemplações, mostrando o vermelho aos dois. Ainda mal o jogo tinha começado e as equipas viam-se reduzidas a 10 elementos.

Mais espaço para jogar mas já não podíamos contar com uma das armas da equipa. A verdade é que pouco depois de perdemos Paim, marcámos o único golo do jogo. Canto batido à maneira curta, a bola circulou até à entrada da grande área onde Bruno Pereirinha, na meia lua, rematou forte, rasteiro e colocado, com a bola a entrar junto ao poste direito da baliza encarnada. Eis os festejos.

Até ao intervalo, o jogo foi mais ou menos dividido mas o Sporting teve mais posse de bola.

(Continua)

O segundo tempo foi muito mais emocionante. O Sporting dominou os primeiros 30 minutos, criando ocasiões de golo mais que suficientes para dilatar o resultado, fazendo uma boa exibição. Mas entrou em acção o trio de arbitragem.

Não é que nós não o saibamos já. Mas a verdade é que o Sporting é sistematicamente ROUBADO desde os escolas até à equipa principal, sobretudo em derbys. Tudo começa pela permissividade e complacência para com os jogadores do Benfica que quando fazem faltas, as mesmas não são marcadas. Pelo contrário, qualquer encosto, toque ou “festinha” nos meninos de encarnado (que aproveitavam logo para mergulhar para a relva) é imediatamente falta. O caso mais gritante foi um livre fabricado junto à nossa grande área, em que Vasco Campos joga nitidamente a bola e ainda leva amarelo! :evil: Mas o pior foi num lance do nosso ataque, em que Bruno Matias remata já dentro da área com a bola a ser interceptada pelo defesa do Benfica com as duas mãos. Penalty? Pois, 'tá bem… :?

Aqui está o lateral direito Vasco Campos em acção, após receber uma bola de João Martins. Mais atrás atentem na nossa dupla de centrais, que não me canso de elogiar: Simão Coutinho (n.º 3) e Daniel Carriço (n.º 4).

Quanto a substituições saíram Bruno Matias, Ricardo Nogueira e João Martins, rendidos por Filipe Muendo, André Pires e Adrien Silva (lembram-se deste nome? Um dos que estiveram a treinar no Chelsea). Qualquer um dos que saíram estavam já esgotados fisicamente. Entretanto uma das oportunidades de golo que tivémos no 2º tempo foi a partir de um pontapé de canto. O capitão Daniel Carriço subiu até à área adversária e cabeceou para defesa apertada do guarda-redes. A foto foi tirada após o cabeceamento.

Os últimos dez minutos pertenceram ao Benfica que tentou, em desespero, chegar ao milagroso e injusto empate. No terceiro e último minuto de descontos, beneficiaram de um canto. O guarda-redes encarnado subiu até à nossa grande área e, no meio da confusão, a bola acabou por sobrar para um jogador do Benfica que rematou à queima-roupa mas Marco Pinto conseguiu defender, evitando a repartição de pontos. Rapidamente pôs a bola em jogo para aproveitar o adiantamento do guardião adversário mas o árbitro decidiu acabar o encontro aí.

Após o apito final e aqueles últimos 10 minutos de sacrifício, ficou-me na retina o central Simão Coutinho que, mal soou o apito, gritou e esbracejou efusivamente por este triunfo.

O guarda-redes Marco Pinto, o lateral direito Vasco Campos e o extremo Filipe Muendo posaram para a fotografia no final.

(Continua)

Já agora, que me dizes do André Pires.
Portou-se bem? :slight_smile:

Ricardo, acho que falhaste a vocação. Em vez de sociólogo devias ter ido para jornalista! :lol:

Obrigado pelas fotos + reportagem!

P.S.: se o Glórias tivesse ganho, tinha direito a referência amanhã na 1ª página da borla, estilo “A senda vitoriosa continua!”… :roll:

Agora as minhas apreciações.

Trio de arbitragem - Deplorável. Mau no aspecto técnico e no aspecto disciplinar, tirando as expulsões.

SLB - O guarda-redes pareceu-me ser o melhor da equipa, assim como o lateral direito. O resto da defesa é muito pontapé para a frente. O meio campo desapareceu na 2ª parte e da linha avançada só me recordo de uma Maria Albertina que passou o jogo inteiro a mandar-se para o chão.

O Sporting alinhou num 4-4-2 que passou a 4-4-1 com a expulsão de Fábio Paim.

Marco Pinto - O guarda-redes acaba por estar ligado ao resultado final, ao evitar o tento do empate no último minuto. De resto esteve sempre atento. Não é muito alto e ia dando uma fífia num remate de longe na 2ª parte. Pessoalmente não me senti muito seguro.

Vasco Campos e Marco Lança - Lateral direito e esquerdo, respectivamente. Regulares a defender, pouco afoitos a atacar. Raramente fizeram incursões pelos seus flancos. Vasco Campos só se revelou mais atrevido na 2ª parte, acompanhando a melhoria exibicional colectiva.

Daniel Carriço e Simão Coutinho - As vozes de comando e uma muralha intransponível. Cometeram pouquíssimos erros e, mesmo assim, sem consequências de maior.

João Martins - O pêndulo do meio campo. Bons recursos técnicos. Saiu esgotado.

João Gonçalves - Médio ofensivo. Muito bom tecnicamente, foi um dos melhores em campo.

Bruno Matias - A partir da expulsão de Paim, foi o elemento mais avançado. Deu água pela barba à defensiva benfiquista.

Bruno Pereirinha - Outras das peças fundamentais do meio campo. Marcou um belo golo e teve outras iniciativas interessantes.

Fábio Paim - Um quarto de hora em campo. Deu só para fazer um ou outro lance mais vistoso. Não devia ter respondido à agressão e foi bem expulso.

Ricardo Nogueira - Avançado, recuou para o meio campo após a saída de Paim. Boa exibição com algumas oportunidades de golo.

Filipe Muendo, André Pires e Adrien Silva - No tempo que estiveram em campo foram importantes para controlar o último ímpeto adversário. O extremo Filipe Muendo, que esteve mais tempo em campo, pareceu-me muito bom de pés.

MVP - O colectivo, evidentemente. É o grande trunfo desta equipa de juvenis que conseguiu um resultado mais que justo mas muito lisonjeiro para o adversário.

Obrigado por lerem.

Já agora, que me dizes do André Pires. Portou-se bem? :)

Sim, embora tenha estado pouco tempo em campo. Entrou na 2ª parte e foi importante para controlar o meio campo no final da partida. Pensava que ele ia jogar de início e aproveitaria para o observar com atenção, porque tenho boas referências dele.

Já agora, que me dizes do André Pires. Portou-se bem? :)

Sim, embora tenha estado pouco tempo em campo. Entrou na 2ª parte e foi importante para controlar o meio campo no final da partida. Pensava que ele ia jogar de início e aproveitaria para o observar com atenção, porque tenho boas referências dele.

Ob. :slight_smile:

Ficas desde já nomeado “Enviado Especial do Forum Sporting Clube de Portugal”

Mai nada… :arrow: …tenho dito!!!

[img]http://img230.echo.cx/img230/7434/dsc003193jz.jpg[/img]

A senhora que está sentada no banco do benfica à direita e minha professora de educação fisica! Vêm pq e que eu não gosto de ir às aulas!? :lol:

A Figura: Daniel Carriço

Daniel Filipe Martins Carriço, 16 anos, no Sporting desde 1998/1999 proveniente do Estoril Praia. Defesa central e capitão de equipa dos juvenis.

Está assim feita a apresentação de um jovem jogador que, se calhar, à primeira vista nem damos muito por ele. Comparativamente com o seu parceiro de sector, Simão Coutinho, é mais baixo e menos corpulento não sendo por isso, no entanto, menos brilhante que o colega. Muito pelo contrário. O Daniel Carriço é um jogador que surpreende não só pela sua qualidade como jogador, mas sobretudo pela maturidade e espírito de liderança que demonstra com apenas 16 anos de idade. ( 17 a 4 de Agosto).

Defesa central de inegável qualidade (muito bom a desarmar, a jogar em antecipação e a ler o jogo), o Daniel Carriço é a voz que comanda toda a equipa, chegando a ser ainda mais interventivo que o próprio treinador. Esteja a equipa a atacar ou a defender, o Daniel está sempre presente incentivando e comandando os colegas, dando-lhes ânimo e sugerindo o que devem fazer. Foi a segunda vez que tive o prazer de o ver ao vivo em acção e confesso a minha grande admiração por este jovem jogador de 16 anos, pois acho impressionante e notável a forma como ele joga, comanda e coordena os companheiros. Não o faz de forma autoritária e agressiva impondo a sua autoridade de capitão, mas sim de forma responsável, madura, motivadora e com garra, e todos os outros parecem lidar muito bem com a situação.

A verdade é que o rapaz intervém constantemente, ora orientando o posicionamento dos jogadores, ora chamando-lhes a atenção para os seus erros, ora aplaudindo as jogadas criadas, etc. Quando um jogador nosso teve uma entrada mais ríspida ouviu-se logo ele a dizer “Tem calma e pede desculpa”, quando o Benfica contra-atacava era logo “Vasco protege as costas”, João acompanha" e coisas assim.

Importa referir que o Simão Coutinho desempenha um papel semelhante, mas em muito menor grau. Não é seguramente por acaso que estes 2 jogadores são capitão e sub-capitão de equipa. Na minha opinião, ambos têm o perfil ideal para tal, pois são maduros, têm espírito de liderança e são jogadores correctíssimos dentro do campo, pouco faltosos e nada contestatários.

Em tom de conclusão, acho que é motivo de grande orgulho para qualquer treinador e para qualquer equipa poder contar com um jogador tão bem formado de carácter como ele parece ser e também de grande qualidade desportiva. Espero que continue assim e que todos nós nos possamos orgulhar muito dele futuramente! :slight_smile: :arrow:
Obrigada por lerem!

Pronto, pronto…

A Felina é a "Enviada Especial Adjunta do Fórum Sporting Clube de Portugal"

:lol:

A senhora que está sentada no banco do benfica à direita e minha professora de educação fisica! Vêm pq e que eu não gosto de ir às aulas!? :lol:

Ah é uma senhora na foto? E eu a pensar que era o Nuno “Maria Alice” Gomes… :twisted:

Pronto, pronto...

A Felina é a "Enviada Especial Adjunta do Fórum Sporting Clube de Portugal"

:lol:

Hehe, obrigada, mas não é caso para tanto! :smiley: :wink:

Coração de Leão,

Muito bom post, e agora coadjuvado pela Felina … mais uma vez OBRIGADO.

O Paim tem todo o aspecto de “eu é que sou a estrela”, pelo menos é o que me parece, não o conheço nem vi tantos jogos assim para poder ter a certeza do que estou a dizer.

cumps,
VCoelho

Sim, o Paim é tal e qual como dizes e tem também um pouco de mau feitio e indisciplina à mistura.

Manos Bros,

Comecem a avisar qdo estiverem para ir a estes jogos, pq desde que me seja possivel profissionalmente possivel quero ir também.

Seja a Academia, seja a Odivelas, mandem um SMS um dia antes… :wink:

Obrigado.

P.S- A vossa contribuição para este fórum está atingir niveis nunca alcançados-

Obrigado.

Da minha parte podes estar descansado! :wink:

Muito bom… obrigado!

Da minha parte podes estar descansado! :wink:

eu bem posso esperar sentado.
ora bolas, sabem onde eu moro e tudo.

raios parta os manos que não dizem nepes!