Eu por acaso conheço melhor a realidade deste escalão de Lisboa para sul e penso que o Sporting tem passado um bocado ao lado no recrutamento de talentos, sobretudo de 2008 e 2009.
Focando na geração de 2008 confesso que fiquei agradavelmente surpreendido com a evolução da nossa única contratação da época passada, o Sandro Gamboa, a médio defensivo pois lembro-me de o ver a fazer funções completamente diferentes no campeonato de iniciados pelo Académica de Santarém como avançado.
O nosso rival já apresentou dois reforços: Chrystyan Djaló (ex Cova da Piedade, extremo) e Dilan Neves (ex Alverca, ponta de lança) que curiosamente já passaram pela nossa formação e penso que acrescentariam bastante ao nosso plantel. O Chrysytan é muito rápido e o Dilan é bastante poderoso fisicamente. Por outro lado, os empréstimos do Salvador Santos e do Manuel Lamuria ao Académica acho que fizeram muito bem, mas temos de ver as respetivas evoluções este ano.
Conhecendo as equipas desta geração, sobretudo de Lisboa para baixo, penso que a seguir ao Sporting e ao Benfica, a equipa mais forte vai ser o Casa Pia que tem recrutado muito bem a outros clubes de Lisboa. Logo a seguir, num patamar ligeiramente abaixo vão estar equipas como o Vitoria FC, Belenenses, Real SC, SG Sacavenense, Estoril Praia e Torreense que vão apresentar equipas competitivas e acredito que lutarão para a classificação para o apuramento de campeão. Na 2a divisão penso que tanto Alverca como o Farense vão ter equipas bastante interessantes. Abaixo deixo alguns jogadores de 2008 destas equipas da zona sul, em quem tenho mais expectativas para este época:
Bissara Djaby - médio centro, todo o terreno, do Real SC (para mim um “milagre” ainda não estar num clube grande).
Duarte Zorrinho - médio centro, com grande visão de jogo e qualidade de passe, do Casa Pia, ex Belenenses.
João Sousa - extremo, bastante criativo, do Estoril Praia.
Aristóteles Intumbu - extremo, com muita velocidade e técnica, do Casa Pia.
Salvador Velho - médio ofensivo, com muita qualidade no passe e muito técnico, do Alverca
Abdu Dafe - médio defensivo, com muita facilidade a recuperar bolas sendo bastante rápido na reação à perda, do Casa Pia.
Rafael Santos - ponta de lança, rápido e com facilidade no remate, do Casa Pia, ex Alverca.
Salvador Silva - médio ofensivo/avançado, com facilidade na finalização, do Torreense
Martim Pereira - defesa central, com facilidade na construção com bola e forte nos duelos defensivos, do Alverca
Tomás Salvaterra - médio ofensivo, com muita qualidade técnica e boa progressão com bola, do Estoril Praia
Akhil Dhirajlal - extremo, virtuoso e desequilibrador, do Sacavenense, ex Alverca
Francisco Reixa - médio defensivo, agressivo sobre a bola com boa capacidade de passe, do Belenenses, ex Real SC
Leandro Sauané - lateral direito, bastante ofensivo e veloz, do Real SC
Rafael Afonso - extremo, veloz e com boa capacidade técnica, do Vitoria FC
Dinis Souza - médio defensivo, com muita facilidade a recuperar bolas e intensidade, do Alverca
Rodrigo Rodrigues - ponta de lança, com excelente relação com a baliza, do Vitoria FC
Justian Gusan - ponta de lança, com boa relação com a baliza, do Farense, ex Louletano
Zélio Sebastião - extremo, habilidoso, do FC Barreirense
António Ferreira - extremo, veloz e virtuoso, do Vitoria FC
Gabriel Pereira - médio ofensivo, com excelente relação com a baliza, do Alverca
Jaime Costa - médio defensivo, com excelente leitura do jogo e boa capacidade na recuperação de bolas, do Estoril Praia
Diogo Fonseca - médio centro, todo o terreno com boa capacidade na recuperação de bolas, do Torreense
Salvador Rodrigues - ponta de lança, veloz com boa relação com a baliza, do Casa Pia
Tomás Claúdio - lateral esquerdo, veloz e com boa capacidade ofensiva, do Alverca
Santiago Malaquias - defesa central, com estatura física muito boa e boa relação com bola, do Casa Pia
Afonso Hopffer - extremo, virtuoso e desequilibrador, do Farense
Na minha perspectiva, estes são alguns dos jogadores da zona sul do país que se vão destacar, mas claro que existem sempre bastantes revelações e a que o recrutamento do Sporting deve estar atento. Para mim, o maior talento de 2008 fora dos grandes de Portugal, é, sem dúvida, o Bissara mas não sei como está a sua atual situação com o Hoffenheim.