Juvenis - 2024/2025

Estou curioso para ver o papel do Leonardo Tavares este ano. Acho que a posição 6 está entregue ao Gamboa. Ainda temos o Simão Soares e o Cleusio para 8 e 10.
O Chris e o Estefânio são super talentosos mas acho que têm de ser mais pragmáticos se quiserem singrar no futebol ao mais alto nível, na minha opinião.

É o que eu venho dizendo aqui. 50%, no mínimo, dos jogadores referenciados são o típico fenótipo africano. Que evolui muito mais rapidamente do que o caucasiano e que depois estagna após os 15/16…não tem suporte social, valores apropriados (sai para o estrangeiro ao mínimo aceno de dinheiro - vejam o Varela dos porcos) e desaparece do mapa. Vocês parece que não aprendem. Nuno Mendes, Nani são casos raros, muito raros…vejam os lampiões que já aprenderam com isso há anos: Cancelo, Bernardo, João Neves, Tó, Félix, Rúben Dias, etc…

Eu não consigo concordar com esse ponto de vista porque então jogadores como Mbappe, Lukaku, Camavinga ou Tchouameni, entre outros, nunca singrariam no futebol. Eu acho que depende mais do jogador em si e das suas condições sociais e familiares do que propriamente o seu fenótipo apesar de perceber mais ou menos o que tentas dizer com o caso do Cardoso Varela. No entanto, se fores ver essa lista com atenção percebes, também, que esse número não chega nem perto dos 50% apesar de ser indiferente na verdade.

3 Curtiram

Como é óbvio, a minha perspetiva não é, nem nunca foi radical. O que quero dizer é que muitas vezes parecemos uns negreiros a fazer tráfico de jogadores dos PALOPS para ganhar campeonatos nos escalões jovens (é o típico jogador que “faz-se” muito mais depressa) e que depois dá em nada. São inúmeros os exemplos. Devemos ter mais equilíbrio. Mais vale perder campeonatos (que diga-se é o que agora também acontece), e apostar em jogadores com o perfil físico e psicológico certo para singrar em alta competição. Hoje há métricas e analytics que conseguem prever com margem de erro muito reduzida quais os perfis, considerando abordagens multinível (físico, genético, psicológico, contexto familiar, posição dentro da equipa, perfil de campeonato, etc…)…

1 Curtiu

Tirando o Aristóteles, os outros jogadores todos são caucasianos🙄

Pelo menos aqui.

Foi hoje o sorteio da 2ª Divisão de Sub-17 e, este ano, o sorteio não nos foi nada favorável.

Como já se sabe, nesta competição há várias regras referentes às equipas B, entre as quais uma alocação proporcional de equipas B pelas várias séries, começando de Norte para Sul. Resultado:

Série A: Braga B e Vitória B
Série B: Rio Ave B e Famalicão B
Série C: Porto B e Sporting B
Série D: Benfica B

Relembrar ainda que há uma limitação de 3 equipas B na Fase Final e apenas uma equipa B por série.

Ficaram assim as séries:

@Danix 1 já está :wink:

O miúdo do Braga.

Este.

1 Curtiu

Isto é Juvenis amigo, o Quintiães é para os juniores.

Foram por empréstimo. Eu acompanhei a Académica.

1 Curtiu

ARRANCA A PRÉ-TEMPORADA PARA OS SUB-17

Por Sporting CP
11 Jul, 2024

JUVENIS

​Treinador José João renova e conta com novos elementos na equipa técnica

Já arrancou a temporada 2024/2025 para a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal, que conta com três novos elementos na equipa técnica.

José João renovou contrato e mantém-se ao leme do plantel como treinador principal, pela quinta época seguida, tal como os adjuntos Diogo Souto e Rafael Pinto e o fisioterapeuta José Almeida. As novidades são a chegada do treinador de guarda-redes Carlos Daniel, do analista João Jorge e do preparador físico André Milheiro.

José João mostrou-se satisfeito por continuar a liderar os destinos da formação Leonina, agradecendo a manutenção da aposta por parte dos dirigentes do Clube.

“São mais de 15 anos a representar o Sporting CP, esta renovação é um voto de confiança por parte da Direcção e o reconhecimento por parte do Clube de que o trabalho está a ser bem feito”, começou por afirmar aos meios de comunicação Leoninos, antes de enaltecer a chegada dos novos elementos à equipa técnica.

“Esta época temos a inclusão do novo treinador de guarda-redes que vai trabalhar connosco, o Carlos Daniel. Para a análise, chega o João Jorge e como preparador físico o André Milheiro. Há sempre renovações e quero alargar o meu conhecimento com a evolução que estes jovens vêm aportar à equipa técnica. É mais um ano em que queremos fazer com que os jovens cresçam, que é o mais importante”, frisou.

Após a oficialização da equipa técnica, deu-se a apresentação aos pais e jogadores com uma palestra no auditório da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, que contou com a presença de Tomaz Morais e Paulo Gomes, codirectores-gerais da Academia, bem como do director-técnico do futebol de formação, Nuno Figueiredo.

No final do primeiro dia, Simão Soares foi a voz da ambição verde e branca para a nova época. O médio de 16 anos, que na última temporada teve a oportunidade de trabalhar com os sub-17 apesar de estar integrado na equipa sub-16, perspectivou um ano de muito trabalho de olhos postos no crescimento.

“Estou muito entusiasmado. As férias foram curtas, mas já tinha saudades de jogar. Estou ansioso para começar a época, que vai exigir muito de nós e, como todas as outras, será difícil. Vamos trabalhar e continuar o processo que fizemos até aqui”, sublinhou o jovem, que em 2023/2024 já participou em quatro jogos pelos sub-17.

“Na época passada já treinava com os mais velhos e a exigência era mais elevada, por isso estou preparado para este ano. Já conheço melhor os místeres e isso vai ajudar-me, vou encarar a época como todas as outras e dar tudo de mim”, atirou.

Também o técnico José João sublinhou que o nível de competitividade vai aumentar para os jovens que chegam à equipa, mas mostrou-se confiante para o que aí vem.

“Chegamos a este primeiro dia novamente com muita ilusão para fazer com que estes jovens cresçam na vertente desportiva e humana, que é o mais importante. Vai ser uma época de muita exigência porque estes jovens estão na última etapa do processo de formação e este ano vão entrar no patamar do profissionalismo”, referiu, lembrando as dificuldades positivas que o Campeonato Nacional trará.

“Sabemos de antemão que o campeonato vai ser muito competitivo e apraz-nos registar que vamos ter jogos em que eles vão poder crescer. O campeonato que se avizinha vai estar recheado de boas equipas, tal como na temporada passada, e mesmo a primeira fase não vai ser fácil. Portanto, vamos ter de estar no máximo das nossas capacidades em cada treino e cada exercício para conseguirmos evoluir”.

Os sub-17 Leoninos têm estreia marcada no Campeonato Nacional para dentro de cerca de um mês, no dia 10 de Agosto, em casa do eterno rival SL Benfica.

Foto Isabel Silva

DANIEL CIESIELSKI REFORÇA OS SUB-17

Por Sporting CP
11 Jul, 2024

JUVENIS

​Defesa de 16 anos é internacional jovem pela Polónia

Daniel Ciesielski é reforço para a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal. O defesa de 16 anos, que é internacional pelas selecções jovens da Polónia, chega à Academia Cristiano Ronaldo oriundo do RKS Raków, emblema do seu país Natal, e vai assim viver a primeira experiência da carreira no estrangeiro.

Nas primeiras declarações após a oficialização do acordo, o jovem jogador mostrou-se feliz pela oportunidade e prometeu empenho máximo de Leão ao peito.

“Estou entusiasmado e orgulhoso por estar aqui. Gosto muito da confiança que o Sporting CP demonstra dentro de campo e que tenha o controlo do jogo. Prometo dar 100% por este emblema”, disse aos meios de comunicação do Clube, antes de se apresentar: “Sou um jogador confiante e sinto-me confortável com a bola no pé”.

Daniel Ciesielski revelou-se depois ansioso por poder treinar, jogar e evoluir no local onde cresceu Cristiano Ronaldo, que é uma referência e serve de inspiração. “Estou muito entusiasmado. Quando entro em campo e vejo fotografias do Cristiano Ronaldo é como um sonho. Ele esteve aqui na Academia e agora sou eu”.

Apesar de ter acabado de chegar a Alcochete, a mais recente aquisição verde e branca já tem as ambições bem definidas. “O principal objectivo é tornar-me um jogador-chave do plantel principal”, atirou, revelando que o seu jogador favorito no grupo às ordens de Rúben Amorim é o recém-chegado guardião Vladan Kovačević.

“Ele veio para o Sporting CP já nesta temporada e antes disso jogou na mesma equipa que eu, o RKS Raków. Gosto muito dele e já o vi em campo muitas vezes”.

A fechar, Daniel Ciesielski reforçou que vai fazer tudo para dignificar o lema Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. “Prometo dar tudo de mim, vejo-vos em campo”.

só pescamos centrais na polónia?

DÉRBI COM SL BENFICA A ABRIR CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-17

Por Sporting CP
12 Jul, 2024

JUVENIS

Jovens Leões já conhecem calendário da primeira fase

Realizado o sorteio, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal já conhece o seu caminho a percorrer na primeira fase do Campeonato Nacional do escalão, cujas 18 jornadas serão disputadas de 10 de Agosto e 11 de Janeiro de 2025.

Integrados na série Sul, os jovens Leões darão o pontapé de saída na prova com uma deslocação a casa do rival SL Benfica, seguindo-se, na jornada seguinte, mais um dérbi lisboeta, desta feita frente ao CF “Os Belenenses” e em casa. Tal como o início, o fim da primeira fase do Sporting CP será fora de portas, neste caso contra o SCU Torreense.

Cumpridas as 18 jornadas, os cinco melhores classificados seguem para a fase de apuramento de campeão, enquanto os restantes, na segunda fase, disputarão a fase de manutenção e descida.

CALENDÁRIO DO SPORTING CP NA PRIMEIRA FASE DO CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-17:

J1/10 (10/08-27/10) SL Benfica X Sporting CP

J2/11 (14/08-03/11) Sporting CP X CF “Os Belenenses”

J3/12 (18/08-24/11) GD Estoril Praia X Sporting CP

J4/13 (25/08-01/12) Sporting CP X Real SC

J5/14 (31/08-08/12) Sporting CP X Casa Pia AC

J6/15 (15/09-15/12) A. Académica de Coimbra X Sporting CP

J7/16 (29/09-22/12) Sporting CP X SG Sacavenense

J8/17 (05/10-05/11) Vitória FC X Sporting CP

J9/18 (20/10-11/01) Sporting CP X SCU Torreense

@pedroperdigao corre o boato que o Sporting foi obrigado a encostar alguns jogadores. Tanto que a equipa de juvenis já teve algumas baixas. Sabes de algo?

Estás a falar do Cléusio, do Júlio Vieira e do Paulo Rodrigues? Então?

Não vou comentar esse assunto. Há uns dias, todos os jogadores desse grupo fizeram um post nas redes sociais a indicar que iriam continuar no Sporting.

É esperar para ver como se desenvolve toda esta situação

Entretanto, se não estou enganado penso que a foto de grupo acima revela-nos um reforço: André Machado, lateral-direito vindo do Estoril.

1 Curtiu

não me digam que no porco há um caso e nos tínhamos que ter três…s.l.