Juniores: Sporting 2 - Boavista 1 (Crónica)

O Sporting recebeu o Boavista e venceu por 2-1 com golos de André Pires e Daniel Carriço.

Numa tarde em que a Academia registou uma boa afluência de público, embora longe de enchentes já verificadas, destaque para as presenças de Miguel Ribeiro Telles, Pedro Mil Homens, José Manuel Torcato, Aurélio Pereira, Jean-Paul, Luís Dias, Paulo Bento, Carlos Pereira, Fábio Paim, juniores não convocados, juvenis, iniciados e ex-jogadores das camadas jovens do SCP como Simão Coutinho, Tiago Pires, Sandro Conceição e Ruben Gravata.

O Sporting jogou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves a defesa direito, Daniel Carriço (capitão de equipa) e Marco Lança formaram a dupla de centrais e Tiago Pinto foi o defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por João Martins a trinco, Yannick Pupo descaído sobre o lado esquerdo e Adrien Silva sobre o lado direito. O trio mais ofensivo foi composto por Alison no flanco esquerdo, Marco Matias no flanco direito e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins, o defesa Tiago Pedrosa, o médio André Pires e os avançados Vivaldo Arrais, Sebastião Nogueira, Bruno Matias e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Portalegre.


A nossa equipa durante o aquecimento.


Da esquerda para a direita: Daniel Carriço, Rui Patrício, João Gonçalves, Tiago Pinto, Marco Lança, Yannick Pupo, Marco Matias, Ricardo Nogueira, Adrien Silva, Alison e João Martins.

Resumo da 1ª parte:

O jogo começou de forma muito rápida e intensa com ambas as equipas a disputarem arduamente a posse de bola. O Boavista entrou com intenções de pegar rapidamente no jogo, com o seu n.º 10 Ivan Santos a ser desde logo a figura, mostrando boa qualidade técnica. Foi mesmo a equipa do Bessa a primeira a criar perigo na partida, com dois remates que saíram ao lado da baliza de Rui Patrício. O SCP só à passagem dos 10 minutos se acercou da baliza boavisteira. João Martins bateu um canto da direita e Daniel Carriço – que seria a figura do encontro – cabeceou para defesa do guardião axadrezado.

Logo no minuto seguinte, Yannick Pupo desmarcou Ricardo Nogueira mas este, completamente solto à entrada da área, rematou por cima. Esta foi a primeira grande oportunidade de golo do encontro. O jogo continuava a ser disputado a um ritmo muito veloz e, na jogada imediata, foi o Boavista que criou perigo através de um livre da direita. A bola foi bombeada para a área, estabeleceu-se alguma confusão com muitos ressaltos, e aí apareceu Marco Lança a afastá-la para bem longe. A partir daqui o Sporting pegou no jogo e todos esperávamos o golo inaugural, enquanto o FCP-SLB se mantinha empatado a zero.

O Boavista jogou de forma muito dura e ficaram alguns cartões amarelos por mostrar aos seus jogadores, que abusaram de entradas com algum grau de violência. O árbitro mostrou grande dualidade de critérios neste capítulo, não perdoando a amostragem do cartão ao central Marco Lança quando este cometeu uma falta à entrada da área, sem metade da gravidade das faltas anteriores. Também num par de situações em que os boavisteiros jogaram a bola com a mão, os cartões não saíram do bolso.

Voltando ao futebol propriamente dito, o Sporting buscava o golo e Daniel Carriço quase o conseguia, cabeceando ao lado uma bola batida de um livre do lado esquerdo, à passagem do minuto 24. O Boavista voltou a rematar mas por cima, aos 27 minutos, e Tiago Pinto fez o mesmo cinco minutos depois, após passe de Yannick Pupo.

Aos 39 minutos dá-se um tremendo revés. João Martins executa um mau passe com a bola a ir parar aos pés de um boavisteiro. Este lançou rapidamente um ataque, Marco Lança cortou a primeira investida axadrezada, os avançados contrários ganharam o ressalto, Lança voltou a cortar mas o ressalto da bola levou-a até à nossa área. Rui Patrício consegue afastar a bola saindo aos pés de um adversário, o Boavista fica de novo com a bola, é feito um cruzamento e João Gonçalves pára a bola com o braço. O árbitro assinalou a respectiva grande penalidade e expulsou o nosso jogador com cartão vermelho directo. O penalty foi convertido e o Sporting viu-se na posição ingrata de estar a perder por 1-0 e a jogar com apenas 10 jogadores. A nossa defesa passou a contar apenas com três elementos com Daniel Carriço encarregue de fechar o lado direito.

O Sporting tentou reagir de pronto com Alison a rematar sem nexo, por cima da baliza. No último lance do 1º tempo, João Martins bateu um livre da esquerda e Tiago Pinto cabeceou ao lado.

Resumo da 2ª parte:

Lima mexeu na equipa ao intervalo, tirando João Martins e fazendo entrar André Pires. Adrien Silva foi jogar a trinco, ajudando Daniel Carriço a vigiar o flanco direito, enquanto o recém-entrado foi jogar no miolo do campo, descaído sobre a esquerda. O Boavista passou apenas a defender, tentando lançar contra-ataques rápidos na base do pontapé para a frente, sempre que podia.

Aos 53 minutos, Yannick Pupo rematou por cima. No mesmo minuto, registou-se a saída de Marco Matias e a entrada de Sebastião Nogueira que foi ocupar a mesma posição. Ao minuto 55, Pupo bateu um canto da esquerda e André Pires cabeceou por cima. A última substituição ocorreu aos 59 minutos, saiu Yannick Pupo e entrou Vivaldo Arrais. A partida do Olival continuava empatada a zero e os nervos aumentavam na Academia com a situação em que o Sporting se encontrava. O Sporting pressionava de todas as maneiras e feitios e foi numa ocasião em que a bola cruzava a área do Boavista que um dos nossos avançados foi carregado em falta. Chamado a converter a grande penalidade, André Pires mostrou grande calma e fez o 1-1. Estavam decorridos 65 minutos.

[url]http://www.youtube.com/watch?v=Pzfx2Y7JH_g[/url]

A esperança de dar a volta ao resultado e conseguir reencontrar a rota do título voltava a ser uma realidade. Do Olival não vinham novidades e o Sporting tinha ainda muito tempo para chegar ao segundo golo. A pressão continuou e o SCP arriscou várias vezes o remate através de Alison, Vivaldo Arrais, Daniel Carriço, André Pires e Adrien Silva. Este último desferiu um remate portentoso que saiu muito perto da trave, dando a sensação de golo. O Boavista levou depois o jogo para a zona do meio campo onde se assistiu a uma fase de muita luta com os nossos dez jogadores a chegarem para as encomendas. Adrien Silva parecia estar em todo o lado enquanto Daniel Carriço e Marco Lança anulavam as tentativas do Boavista de levar a bola para perto da nossa baliza. A ocasião mais perigosa para as nossas redes surgiu aos 78 minutos com dois boavisteiros isolados mas Rui Patrício, imperturbável, resolveu como se nada fosse.

O Sporting não desistia. André Pires, aos 84 minutos, cruzou da direita e Sebastião Nogueira cabeceou à trave. Quatro minutos depois foi Tiago Pinto que quase marcou de cabeça. Entretanto, tinha chegado a má notícia: o FCP estava a vencer por 1-0 e com o título a poucos minutos de lhe ser entregue. Desconhecedores do facto, os jogadores leoninos, exaustos e em inferioridade numérica, não se vergavam com Sebastião Nogueira a desferir mais um remate para nova defesa do guarda-redes.

O árbitro deu cinco minutos de desconto. E foi já muito perto do fim que o Sporting fez o 2-1. A bola foi cruzada para a área, vinda do lado direito, Daniel Carriço apareceu junto ao segundo poste e, pleno de garra e determinação, cabeceou para o fundo das redes. Seguidamente, o nosso capitão exteriorizou toda a sua alegria com os restantes jogadores e as bancadas da Academia a acompanharem-no. Poucos instantes depois soou o apito final. Apesar de algumas vozes das bancadas terem começado a gritar que no Olival se tinha registado um empate, a verdade é que o resultado se fixou mesmo em 1-0 para o FC Porto. Foi o desalento e a desilusão. Em poucos segundos, passou-se do céu ao inferno. Os rostos dos jogadores falavam por si. E, sem surpresa, algumas lágrimas caíram…

Vitoria justa, sofrida, épica e inglória do Sporting.

No próximo dia 16 de Junho o Sporting recebe o FC Porto na Academia na última jornada do campeonato.

Trio de arbitragem – Fez um mau trabalho. Teve uma prestação regular no capítulo técnico mas medíocre a nível disciplinar, abusando de uma dualidade de critérios que prejudicou o Sporting.

Boavista – O conjunto axadrezado apresentou uma estratégia baseada na segurança defensiva e no contra-ataque rápido. O nº 10 Ivan Santos mostrou ser a unidade mais desequilibradora da equipa.

Sporting – Fez uma boa exibição e conseguiu criar várias oportunidades de golo. Em virtude de ter jogado com apenas 10 jogadores durante grande parte do desafio e por ter pecado no capítulo da finalização, a equipa sofreu muito para conseguir a vitória.

Rui Patrício – Após um primeiro tempo descansado, na segunda parte resolveu a preceito as poucas situações com que foi confrontado. Não teve culpas no golo sofrido.

João Gonçalves – Fez uma exibição pouco conseguida devido a desgaste e fadiga visíveis. Exemplo disso foram as dificuldades que teve em travar as investidas adversárias tendo, por vezes, que recorrer à falta. Foi expulso aos 39 minutos.

Daniel Carriço – O MVP!! =D> =D> Realizou uma das melhores exibições por nós presenciadas. Intransponível a defender, teve a iniciativa de subir várias vezes e rematar à baliza com perigo. Incansável a levar a equipa para a frente, só podia ter sido ele a marcar o golo da vitória. Atitude e espírito competitivo notáveis!

Marco Lança – Exibição muito segura e eficaz, tendo sido o pronto socorro em várias ocasiões, sobretudo quando passámos a ter menos um elemento. :slight_smile:

Tiago Pinto – Esteve em grande destaque especialmente no capítulo ofensivo, uma vez que foram inúmeras as vezes que subiu pelo seu flanco efectuando cruzamentos e remates. Também criou perigo em situações de bola parada mostrando inconformismo. :slight_smile:

João Martins – Exibição desacertada que vem no seguimento das anteriores. Está claramente em baixo de forma. Embora se tenha esforçado efectuou vários passes mal medidos e cortou lances fora de tempo.

Adrien Silva – Outra das grandes exibições da tarde. Após um começo algo desacertado, melhorou muito e em especial quando se colocou a trinco. Foi fundamental no segundo tempo, construindo muito jogo, visando a baliza e ajudando também a defesa quando necessário. É impressionante a intensidade com que vive o jogo, nunca desistindo e exibindo um pulmão que dura os 90 minutos ao mais alto nível. :smiley:

Yannick Pupo – Começou bem o jogo mas aos poucos foi-se apagando e perdendo influência, acabando por ser substituído.

Marco Matias – Esforçado como habitualmente, a verdade é que não esteve particularmente inspirado e, como tal, não criou os desequilíbrios que o caracterizam nem esteve rematador.

Alison – Realizou um bom primeiro tempo em que fez bom uso da sua velocidade dinamizando o jogo ofensivo pela sua ala. Depois acabou por cair no individualismo e inconsequência habituais.

Ricardo Nogueira – O atacante leonino esteve bastante irrequieto no ataque. A defesa contrária teve muitas dificuldades em marcá-lo dadas as suas constantes movimentações. Teve algumas oportunidades que não conseguiu concretizar.

André Pires – Entrou ao intervalo e foi fundamental para a organização do meio campo leonino. Experimentou o remate e marcou o golo do empate. :slight_smile:

Sebastião Nogueira – Entrou muito bem na partida dando nova dinâmica ao ataque verde e branco. Sofreu forte marcação axadrezada mas, ainda assim, conseguiu desequilibrar e rematar à baliza com perigo. :slight_smile:

Vivaldo Arrais – Colaborou no último forcing da equipa leonina tendo também arriscado o remate. Teve várias iniciativas que não surtiram o efeito desejado.

Nem imaginas o que me custou ver a festa dos tripas no Olival e imaginar a desilusão ao mesmo tempo na academia. O que interessa é que somos leões, somos grandes e estes miúdos merecem todas as palavras elogiosas do mundo. Fantásticos.

Ricardo, obrigado pela crónica. Infelizmente está a acabar, o que acaba por ser uma tristeza mas compreendo-vos. Grande abraço.

A falta de tempo não mo permitiu antes mas tenho de fazer alguns comentários extra.

Daniel Carriço fez uma das melhores exibições que já o vi fazer. O jogo de domingo entra directamente para o top 5 das suas melhores exibições. Considero-me um privilegiado por poder vê-lo jogar desde os seus tempos de juvenil, tinha somente 16 anos.

Sebastião Nogueira está prestes a concluir a sua formação e poucas foram as oportunidades que lhe deram neste último ano. Quando entrou e mexeu decisivamente com o jogo, as pessoas nas bancadas só perguntavam: “Quem é aquele n.º 17?”. É um extremo rápido, objectivo e com muita técnica mas oportunidades, nem vê-las.

Alison Almeida produziu boas jogadas e procurou sempre ser objectivo naquilo que fazia, sobretudo durante a primeira parte. Será que os rumores que o colocam na Bélgica no próximo ano, o fizeram repensar a sua maneira de jogar?

Tb reparei nisso, na bancada havia pessoas que não sabiam quem era o Seb. Nogueira e qd viram aqueles raids(mais pelo flanco direito), ainda aguçaram mais a curiosidade em torno do rapaz.

O Alisson no domingo foi um jogador pouco apreciado, ouviu das boas, penso que ele não é disciplinado tacticamente e isso viu-se naqueles 2 passes que o Ricardo Nogueira efectuou sem olhar, o Alisson não estava lá…e pelo que entendi pela conversa e gesticulação que eles trocaram em campo o RN9 estava cheio de razão. Por outro lado parece-me que ele complica um pouco as jogadas qd podia usar de processos mais simples, aliás já tinha ficado com essa ideia 3 dias antes na luz.

Mas como o rapaz a seguir faz um numero de artista de circo com passes de calcanhar e afins e depois vem para aí malta dizer que o Alisson encheu o ollho…daassse.
O Alisson deveria fazer uns testes com o Carlos Xavier lá no futebol de praia pq éra capaz de ter sucesso, isto pq ele é um grande brinca na areia.

Outro jogador que me tirou do sério foi o Pupo, o Lima ouviu tantas bocas de descontentamento em relação ao Pupo, que logo a seguir acabou por tirá-lo, aqueles ouvidos já deveriam estar a arder.
Soube recentemente que o Pupo e o Tonel foram os únicos jogadores do Sporting que participaram no jogo de estrelas, este Pupo deve ter umas boas cunhas.

Relativamente ao Carriço penso que ele deve ser emprestado, deve fazer 1 época a jogar e conhecer outra realidade para depois regressar e ditar a sua lei. Considero que se o Daniel ficásse 1 ano sem jogar na sombra do Polga e Tonel seria queimar etapas desnecessárias e um crime lesa futebol.

só nao posso deixar de achar piada ao facto de pedirem paciencia ao pereirinha, ao yannick e a todo os jovens (que é o normal, merecem paciencia ) e as estes dois perseguidos (pupo e alisson) exigir-se tudo. PAra mim é bom sinal já despertarem odio e amor. Espero que sejam craques com o evoluir dos anos. Eles e todos os juniores

só nao posso deixar de achar piada ao facto de pedirem paciencia ao pereirinha, ao yannick e a todo os jovens (que é o normal, merecem paciencia ) e as estes dois perseguidos (pupo e alisson) exigir-se tudo. PAra mim é bom sinal já despertarem odio e amor. Espero que sejam craques com o evoluir dos anos. Eles e todos os juniores

nem mais … se há coisa ke me irrita é preconceitos…e com esses jogadores foram criadas “manias” entre os adeptos, ke agora por tudo e por nada criticam os jogadores. Merecem tanta paciencia como os outros. Tenham calma.

Oh meus amigos, pede-se calma com os miudos no “salto” para o plantel principal, agora a jogar entre pares não há cá contemplações…

Aliás, toda a gente me diz que Pupo não tem qualidade para estar sequer nos juniores do SCP, não é só quem aqui escreve sobre ele e na unica exibiçao que lhe vi tb nao achei nada de especial.

Apenas consta que Pupo é aposta da direcção pq ganha uma exorbitancia e tem mesmo que ser capitalizado, mas ha pessoas que juram a pés juntos que outros miudos que ali andam mereciam muito mais uma oportunidade do que ele, por mim espero para ver…

Mas o que acho mesmo é que Cacá levou o barrete com Pupo e Ronny e agora descalçar a bota vai ser dificil…

Alison Almeida produziu boas jogadas e procurou sempre ser objectivo naquilo que fazia, sobretudo durante a primeira parte. [b]Será que os rumores que o colocam na Bélgica no próximo ano[/b], o fizeram repensar a sua maneira de jogar?

Ao que parece isso já seria oficial. Pelo menos constava no site oficial do Roeselare. :?

até quando é o contrato do Sebas?

O Pupo tem classe alias ele foi o melhor jogador do campeonato do mundo de sub-15 em 2003 pelo brasil e campeão mundial nessa categoria!

Sim tem classe. Mas tem que a mostrar, de preferência em todos os jogos ou pelo menos em boa parte deles. Para além de ter que lutar e esforçar-se como os colegas fazem.

só nao posso deixar de achar piada ao facto de pedirem paciencia ao pereirinha, ao yannick e a todo os jovens (que é o normal, merecem paciencia ) e as estes dois perseguidos (pupo e alisson) exigir-se tudo.

Como disse o Inci, uma coisa é pedir paciência a jovens que concluem a formação e iniciam-se no futebol profissional, outra coisa bem diferente é exigir determinados padrões de regularidade e consistência quando estes jovens competem com outros jovens no mesmo escalão.

E passo-te a explicar porque é que aos dois brasileiros se exige tudo (ou quase). Em 1º lugar, porque representam um investimento por parte do SCP. É que uma coisa são os jovens que integram as camadas jovens leoninas, recrutados ao longo dos anos, e em que só muito esporadicamente envolveram gastos monetários na sua contratação. Outra coisa são jogadores recrutados lá fora e em que se despendeu algum dinheiro. Em 2º lugar, se foram buscá-los, é baseado no pressuposto que são melhores que os que já lá estavam. E nem sempre tem sido assim.

Outra coisa pela qual eu acho que se lhes pode exigir tudo (ou quase) é o facto de ganharem escandalosamente mais que os restantes colegas, que na maioria das vezes têm um rendimento desportivo bem superior. No início deste ano de 2007, um anónimo deixou um comentário no “Leõezinhos em Acção” dizendo que o Pupo faria parte do plantel principal em 2007/08. Comentei isso com um amigo meu. Quando os salários foram publicados, fiquei parvo com a disparidade entre os dois brasileiros e o resto do plantel. E logo esse meu amigo me disse: “Percebes agora porque é que o Pupo vai fazer parte do plantel?”.

Esses ordenados permitem-lhes outras regalias a que os outros não têm acesso. O Pupo e o Alison não residem na Academia, têm dinheiro suficiente para terem viatura própria (e não estamos a falar de uma Renault 4L ou de um Fiat Cinquecento) e poderem adquirir um Duplex, por exemplo. Outra coisa que não acho muita piada é saber que o Alison quando se vai divertir na noite lisboeta (na sua folga, calma!, nisso está no seu pleno direito) não tem problemas nenhuns em fumar o seu cigarrito.

Estes jogadores representam investimentos altos e o SCP “vê-se obrigado” a rentabilizá-los, ou acham que o Alison é titular indiscutível pela sua qualidade e dotes futebolísticos? O SCP está é a tentar que alguém repare nele e o leve.

nem mais ... se há coisa ke me irrita é preconceitos....e com esses jogadores foram criadas "manias" entre os adeptos, ke agora por tudo e por nada criticam os jogadores.

Não caro Naok1, não são preconceitos. Eu vejo-os jogar praticamente semana sim semana sim e não apenas de vez em quando, o que, isso sim, me poderia ajudar a criar falsas ideias sobre o seu valor.

A primeira vez que vi o Alison jogar foi em Fevereiro de 2005 (tinha acabado de chegar a Portugal, se não estou em erro) e foi sempre a mesma coisa até aos dias que correm. Um malabarista de circo mais do que jogador de futebol. E desse tipo de jogador não gosto. E acho que estou no meu direito.

O caso de Pupo é diferente. É um miúdo com muita qualidade técnica, boa capacidade de passe, bom remate de meia distância mas ainda sem consistência. Em 2006/07 fez boas exibições mas tem na mesma proporção jogos em que pouco ou nada mostrou. Este sábado foi um deles. Falta-lhe regularidade e consistência, qualidades que aprecio muito. E acho que estou no meu direito.

Pupo sim, seria para emprestar em 2007/08 para ganhar a tal regularidade e consistência que lhe faltam. E aí sim, poderá ser caso sério. Passar o Yannick Pupo para o plantel principal (para já vai fazer a pré-época mas o seu ordenado de profissional deixa indiciar que fará mesmo parte dele) é estar a gozar, e repito, gozar com miúdos que chegaram ao SCP com 11, 12 anos, que trabalharam ao longo dos últimos anos e que agora andam emprestados à espera que reparem neles.

E depois jogadores como Daniel Carriço que dispõem dessa regularidade e consistência, e que estão mais que prontos para serem lançados às feras, são vistos sempre na óptica do “têm que rodar para ganhar experiência”. As pessoas estão demasiado agarradas aos exemplos Veloso e Djaló, esquecendo-se que Moutinho e Nani não rodaram em lado nenhum. Não há jogadores iguais e Carriço está na mesmíssima linha de Quaresma e Ronaldo, é um fenómeno na idade dele e na posição dele. Já há montes de tempo que não está a fazer nada nos juniores.

até quando é o contrato do Sebas?

Até ao final da presente época, ou seja, daqui a alguns dias. Não te iludas, não vai continuar no Sporting.

é pena ele não ficar.apesar de não ter muita força,é rapido e tecnicista,características que poderiam vir a ser-nos uteis no futuro. Mas o Lima,ao nao o por a jogar,estragou uma fase importante do seu desenvolvimento futebolistico

O Sebastião Nogueira, aliás, já no princípio da época não era para continuar no Sporting. Tinha sido dispensado, tanto quanto sei. Mas depois não arranjou colocação, e o Sporting não quis arruinar a vida do rapaz, e ele acabou por continuar no Sporting. Em situação semelhante esteve o Rui Lopes, também tanto quanto sei.

O rui lopes é mais novo e tem um belíssimo pé esquerdo… dispensem é o Bruno Matias que não anda lá a fazer nada.Apesar de ter qualidade,esforço nem ve-lo

CdL,dou-te toda a razao no que diz respeito ao Alison e ao Pupo e compreendo bem o que queres dizer.

Quando dizes que os outros juniores estao a ser gozados por causa do Pupo e o Alison ganharem mais e pelo Pupo poder entrar já na primeira equipa embora eles tenham mais anos de casa e nao tenham menos qualidade futebolistica imagina lá como o Tello se sentia e sentiu quando lhe prepuseram um contrato novo.

Nao quero fazer de advogado do Tello e confesso que já quase me esqueci dele mas da maneira que um Carrico,um Paim ou um Caiado se sentem “gozados” pelas regalias que o Pupo e o Alison tem entao imagina lá o Tello,que rendia muito(era titularissimo) a ganhar menos que Paredes,Bueno,Farnerud etc.

CdL,dou-te toda a razao no que diz respeito ao Alison e ao Pupo e compreendo bem o que queres dizer.

Quando dizes que os outros juniores estao a ser gozados por causa do Pupo e o Alison ganharem mais e pelo Pupo poder entrar já na primeira equipa embora eles tenham mais anos de casa e nao tenham menos qualidade futebolistica imagina lá como o Tello se sentia e sentiu quando lhe prepuseram um contrato novo.

Nao quero fazer de advogado do Tello e confesso que já quase me esqueci dele mas da maneira que um Carrico,um Paim ou um Caiado se sentem “gozados” pelas regalias que o Pupo e o Alison tem entao imagina lá o Tello,que rendia muito(era titularissimo) a ganhar menos que Paredes,Bueno,Farnerud etc.

Quem é o Tello?

Não desviemos a conversa para o “Deus Chileno”. E quando em falo em gozo, estou-me a referir especificamente ao ponto de vista dos jogadores que o SCP tem emprestados e não àqueles que fazem parte do plantel de juniores.

Quanto ao Sebastião Nogueira, esteve a um passo de ser emprestado ao Belenenses, no início da temporada mas acabou por ficar no Sporting.