Juniores: Sporting 2 - Boavista 1 (Crónica)

Não desviemos a conversa para o "Deus Chileno". E quando em falo em gozo, estou-me a referir especificamente ao ponto de vista dos jogadores que o SCP tem emprestados e não àqueles que fazem parte do plantel de juniores.

Quanto ao Sebastião Nogueira, esteve a um passo de ser emprestado ao Belenenses, no início da temporada mas acabou por ficar no Sporting.

Sim,jogadores como Caiado,Paim ou Celestino nao chegarem antes do Pupo á primeira equipa do SCP também acho um gozo incrivel.Nao queria desviar a conversa mas tal como tu achas que uns estao a ser gozados pelo Pupo ou Alison também eu acho que o Tello foi gozado quando ´lhe foi proposto aquele contrato tendo ele mais anos de casa e maior qualidade futebolistica que muito carunho que anda no plantel a ganhar muito mais…só isso, mais nada.

Nao queria desviar a conversa mas tal como tu achas que uns estao a ser gozados pelo Pupo ou Alison também eu acho que o Tello foi gozado quando ´lhe foi proposto aquele contrato tendo ele mais anos de casa e maior qualidade futebolistica que muito carunho que anda no plantel a ganhar muito mais....só isso, mais nada.

Estás a comparar situações um pouco distintas.
O Coração de Leão está a falar de miúdos que se dedicam de corpo e alma ao Sporting desde cedo e a troco de muito pouco ou quase nada em comparação com os recém-chegados que sem nada provado ganham “fortunas”.

O Tello foi um Pupo que chegou e esteve uma série de anos sem mostrar quase nada e quando quiseram renovar com ele quiseram baixar-lhe (mal) o salário.
É normal que ele não fique contente, eu também não ficaria mas acho que estás a fazer a comparação pelo prisma errado.

CdL,dou-te toda a razao no que diz respeito ao Alison e ao Pupo e compreendo bem o que queres dizer.

Quando dizes que os outros juniores estao a ser gozados por causa do Pupo e o Alison ganharem mais e pelo Pupo poder entrar já na primeira equipa embora eles tenham mais anos de casa e nao tenham menos qualidade futebolistica imagina lá como o Tello se sentia e sentiu quando lhe prepuseram um contrato novo.

Nao quero fazer de advogado do Tello e confesso que já quase me esqueci dele mas da maneira que um Carrico,um Paim ou um Caiado se sentem “gozados” pelas regalias que o Pupo e o Alison tem entao imagina lá o Tello,que rendia muito(era titularissimo) a ganhar menos que Paredes,Bueno,Farnerud etc.

Não sei quanto ganham esses juniores… mas penso que não podemos comparar os salarios em função dos outros, mas sim cada um deve ganhar consoante o que produz… é obvio que o paredes e bueno ganham muito, mas se tivessem feito uma boa epoca ja n diriamos isso!! o salario de um jogador é definido no momento em que ele é contratado e depois só se pode ajustar para cima, n se pode dizer ao Paredes tu jogaste pouco e mal, por isso vais ganhar metade…
Em relação aos juniores é a mesma situação, foram contratados e foram considerados grandes esperanças (caso contrario n seriam contratados). Eu apenas vi um jogo de juniores do Sporting (contra o Porto) e achei o PUPO muito bom de bola, apenas parece ter dificuldades em entrar em jogo (passa muito tempo fora do jogo) mas penso k isso puderá ser um problema de adaptação…

CdL:

Eu acho que o pupo foi só chamado a fazer pre epoca. Ele é de 1º ou 2º ano? E quantos sao os de 2º ano no plantel de juniores? Para mim: nao estou contra ele estar na pre epoca, estou sim contra outros de quem gostei tambem nao estarem: André Pires e Gonçalves.

Em relação ao Carriço eu acho que nao se pode comparar com Moutinho e Nani apenas e só pela posição onde joga. Central tem várias pessoas na sua frente. Creio que com empréstimo não perderá qualidade, na pior das hipoteses (remotas ja que ambição parece ser a sua arma forte) ficará na mesma sem evoluir. O que duvido.

E quanto ao Pupo creio que pode aprender muito com disciplina Bentista. Vamos aguardar!

Eu julgo que o ordenado do Pupo não é assim tão disparatado. Acho que é normal que se o Sporting vai ao Brasil e ao Corinthians buscar um jovem já com algum curriculo e que estava próximo da equipa principal, nunca o conseguiria fazer pagando os mesmos dois mil euros que pagam aos melhores jovens portugueses. É uma situação normal quanto a mim.

Quanto a ele ir fazer a pré-época com a equipa principal, também não me parece escandaloso por 2 razões:

1- É um jogador com características claras de organizador de jogo (nº10), que pelo que tenho lido, não existe mais nenhum a destacar-se na nossa formação com essas características. Além disso, a equipa principal precisa de um jogador com essas características, uma vez que apenas temos o Romagnoli (assim esperamos). É natural que se dê uma oportunidade a um jovem que se pensa ter valor;

2- Nesta pré-época é complicado dar oportunidades a muitos jovens nossos, e isto é mesmo um problema, dado que existe o mundial de sub-20 e o europeu de sub-19. Provas em que o Pupo não estará, por isso tem toda a disponibilidade para mostrar o seu valor. Se tiver valor fica, se não tiver é emprestado e vai rodar.

Eu espero bem que ele mostre todo o seu valor e a “disciplina bentista” o torne num craque.

Ele é de 1º ou 2º ano? E quantos sao os de 2º ano no plantel de juniores?

O Pupo é júnior de 2º ano. Os juniores de 2º ano ao todo são 14 (contando com Fábio Paim que iniciou a temporada).

E quanto ao Pupo creio que pode aprender muito com disciplina Bentista. Vamos aguardar!

Concordo, até porque nos treinos não é propriamente um exemplo a seguir.

Nesta pré-época é complicado dar oportunidades a muitos jovens nossos, e isto é mesmo um problema, dado que existe o mundial de sub-20 e o europeu de sub-19.

Correcto. Aliás tem sido uma ideia intensamente repetida aqui no Fórum o facto de Paulo Renato ir fazer a pré-temporada mas na realidade, não será assim. O mundial de sub-20 começa dia 2 de Julho (para a nossa selecção) e a dia 4 inicia-se a nova temporada. Como o Paulo Renato vai ao Canadá, dificilmente estará aqui.

Essas duas competições poderão ser muito importantes para o futuro de alguns desses jogadores, de acordo com o que eles forem capazes de fazer.

Doeu-me o representante do Porto no “Trio de Ataque”
por a equipa de Juniors do Porto no topo,afinal que a formacao no Porto nao esta morta.

Sabendo eu que os Sporting forma os melhores jogadores,isto deu-me.

Espero que no proximo ano o Sporting os cale!

Doeu-me o representante do Porto no "Trio de Ataque" por a equipa de Juniors do Porto no topo,afinal que a formacao no Porto nao esta morta.

Sabendo eu que os Sporting forma os melhores jogadores,isto deu-me.

Espero que no proximo ano o Sporting os cale!

Não tem que calar ou deixar de calar … a época passada fomos campeões em juvenis por um golo de diferença, pois o benfica ficou em igualdade pontual connosco. Esta época estamos a discutir até à última jornada o titulo de juvenis e de iniciados, nos juniores ficámos um pouco aquém do esperado, mas tivemos uma época com alguns tropeções[mudança de treinador por exemplo] e também, muitos jogadores para se jogar só 14 por jogo e isso não é o ideal para tanta qualidade que o nosso plantel tem/tinha. Ainda assim, acredito que vamos ficar em 2º lugar e despedirmo-nos em beleza, mesmo sem algumas peças a jogar.

Em todas as fases finais existe equilibrio em iniciados, juvenis e juniores, não podemos pensar que todos os anos vamos conquistar tudo porque não irá ser assim, nem nós, nem ninguém, por melhor que esteja a nossa formação. Nós temos uma desvantagem por assim dizer, que é sermos o clube a abater por todos, e isso nota-se em campo porque a formação do Sporting é sem dúvida a que melhor resultados tem ao nivel de formação e isso faz com que os focos estejam apontados para ali, logo os adversários querem sempre mostrar que também podem ser um foco.

Temos tido sempre boas prestações, tal como este ano temos vindo a ter, e 1 ponto, 2 pontos de diferença não é nada, mostra que a qualidade está lá e que fruto de uma arbitragem, de uma ou outra lesão, de uma ou outra escolha as coisas podem não correr como todos gostariamos, que era os titulos sempre para nós.

O benfica por exemplo não pode dizer o mesmo, pois já o ano passado foi enxovalhado em iniciados e em juniores foi uma desgraça, este ano voltou a ser enxovalhado em iniciados, e é este o termo, pois ser autenticamente goleado pelo Sporting[o ano passado], pelo porto este ano … só pode ser mesmo uma vergonha para um clube que diz estar no topo da formação.
Esta época o porto não foi à fase final em juvenis o que mostra que o trabalho tem de ser muito aperfeiçoado para se conseguir ter uma formação em todos os escalões homogenea e com a fibra de estar até ao fim a disputar os campeonatos. Quer os outros refilem, se revoltem, se torçam, só há um clube que consegue ser estável, homogénea, que lute até final por todos os titulos[uns ganhando, outros perdendo, afinal é competição e nem sempre se pode ganhar], e que, mais importante que tudo isso, leve todos os anos jovens a singrar na equipa principal e esse é o maior e melhor alento para o clube que os forma e para os jogadores que são formados.

Esta é a realidade actual e dos últimos anos, logo só temos de estar contentes e orgulhosos, quer se ganhe, 2, 3 titulos[como até agora esta época na formação], não se ganhe nenhum, ou se ganhe todos[a época passada foi em cheio]. O trabalho continua todas as épocas e tenho a certeza que se vai continuar a trabalhar em grande e em força.

Obrigada pelas tuas explicacoes,eu compreendo que e assim.
Ja ha muitos anos que vejo futebol e conheco o valor do Sporting nas camadas jovens.

Como Sportinguista nao fujo a regra gosto que o Sporting ganhe sempre
apesar de reconhecer que na realidade nao pode ser assim.

Obrigada pelas tuas explicacoes,eu compreendo que e assim. Ja ha muitos anos que vejo futebol e conheco o valor do Sporting nas camadas jovens.

A realidade é que a geracao de 1988 é uma das mais fortes de sempre que passou pela academia.Normalmente era para ganhar o campeonato duas vezes mas só o conseguziram fazer uma vez(também muito por mérito da forte geracao de 1987).Mesmo assim acho que com o Paim e o Pereirinha tinhamos limpado o campeonato de novo mas acabou por nao acontecer…paciencia.

Obrigada pelas tuas explicacoes,eu compreendo que e assim. Ja ha muitos anos que vejo futebol e conheco o valor do Sporting nas camadas jovens.

A realidade é que a geracao de 1988 é uma das mais fortes de sempre que passou pela academia.Normalmente era para ganhar o campeonato duas vezes mas só o conseguziram fazer uma vez(também muito por mérito da forte geracao de 1987).Mesmo assim acho que com o Paim e o Pereirinha tinhamos limpado o campeonato de novo mas acabou por nao acontecer…paciencia.

Isso não interessa nada… Prefiro vê-los a não ganahr nada nos juniores e a serem campeões nos séniores… Eles antes devem levar com formação, depois é que na profissionalização é que realmente é imperativo ganhar!

Mas ninguém disse que o Pupo não tinha qualidades, o que foi dito é que ele não tem feito nada de especial para merecer uma Pré-Época com os A´s em detrimento de outros meninos que tem tido melhores prestações e têm pautado a época pela sua regularidade.

Mas alguém tem dúvidas que o Alisson é um brinca na areia? Será que eu, o Coração de Leão entre outros andamos a inventar e estamos movidos a fazer uma perseguição a esses 2 atletas? Será que temos prazer em criticá-los? Pessoamente não me dáva mais prazer afirmar que o Alisson poderia ocupar a vaga do Nani ou que o Pupo seria uma mais valia no plantel para 2007/2008.

Sei que há muitos amigos foristas que moram muito longe para poderem deslocar-se á Academia, fico triste por eles, pq poder ir á Academia assistir aos jogos é uma sensação extraordinária, é um ambiente onde se respira futebol. Mas todos aqueles que puderem eu faço um desafio, vão á Academia no Sábado ás 17h para ver o último jogo dos nossos Juniores contra o Campeão 2007, quero ver aquela bancada a arrebentar pelas costuras para apoiar os nossos meninos. Assim poderão ver a equipa ao vivo e tirar as vossas próprias ilações sem se basearem no que ouvi dizer, poderão ver que o que aqui se diz não é invenção nem má vontade.

Mas ninguém disse que o Pupo não tinha qualidades, o que foi dito é que ele não tem feito nada de especial para merecer uma Pré-Época com os A´s em detrimento de outros meninos que tem tido melhores prestações e têm pautado a época pela sua regularidade.

Mas alguém tem dúvidas que o Alisson é um brinca na areia? Será que eu, o Coração de Leão entre outros andamos a inventar e estamos movidos a fazer uma perseguição a esses 2 atletas? Será que temos prazer em criticá-los? Pessoamente não me dáva mais prazer afirmar que o Alisson poderia ocupar a vaga do Nani ou que o Pupo seria uma mais valia no plantel para 2007/2008.

Sei que há muitos amigos foristas que moram muito longe para poderem deslocar-se á Academia, fico triste por eles, pq poder ir á Academia assistir aos jogos é uma sensação extraordinária, é um ambiente onde se respira futebol. Mas todos aqueles que puderem eu faço um desafio, vão á Academia no Sábado ás 17h para ver o último jogo dos nossos Juniores contra o Campeão 2007, quero ver aquela bancada a arrebentar pelas costuras para apoiar os nossos meninos. Assim poderão ver a equipa ao vivo e tirar as vossas próprias ilações sem se basearem no que ouvi dizer, poderão ver que o que aqui se diz não é invenção nem má vontade.

Queria tanto ir…tenho um baptizado que começa as 17h :evil:

Mas não está em dúvida o seu talento?! No último dérbi ainda foi considerado pelos jornais desportivos a par do adrien a melhor unidade em campo!! Tendo em conta que para ano vai para o Rooselare, na próxima época depois com atitude disciplinar que o bento tem…acho que vamos ficar com um grande jogador!!

Sporting Sempre

Eu vi varios jogos do sporting este ano, e o que posso dizer e que alinho me nos comentarios que sao expostos pelo CDL e pelo Goyaaté.

A minha opiniao do alison, e que se trata de 1 jovem com grande capacidade individual e com velocidade, eu reconheço que ele tem talento, mas depois ao fim de 4/5 jogos de o ver jogar chegamos facilmente a conclusao que e um jogador que parece que joga para as bancadas e para determinadas pessoas o verem, acho que a ida para a belgica vai beneficiar este atleta e forçar o mesmo a evoluir.
Mas a verdade e que se este nao evoluir bem pode ir po futebol de praia pois ate num simples pass, este gosta de inventar.

Quanto ao Pupo, acho que tem uma boa capacidade de passe, mas nao defende bem, isto se considerarmos que este chega sequer a defender, uma coisa que nao o vejo fazer, acho que o emprestimo iria lhe fazer bem, mas um vencimento de 10 mil euros mes, pode tentar o sporting a forçar a sua inclusao, mas acho que este tem qualidade.
Mas como dizem outros adeptos das camadas jovens a quem tenha feito melhor esta epoca que ele e nao ira ter essa hipotese.

Mas se preferirem acreditar que o pessoal esta numa de fazer uma cabala contra jovens aspirantes a jogadores e convosco