Juniores: Sporting 1 - Benfica 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Benfica e venceu por 1-0, com um golo de João Martins.

Como se previa, verificou-se uma grande enchente na Academia para assistir à jornada inaugural da fase final do campeonato de juniores. Entre as várias pessoas presentes na assistência, destaque para as presenças de Filipe Soares Franco, Dias Ferreira, Miguel Ribeiro Telles, Carlos Freitas, Pedro Mil Homens, Paulo Bento, Carlos Pereira, Jean Paul, António Carraça, José Couceiro, Rui Caçador, alguns juniores não convocados, vários jogadores dos juvenis, Bruno Pereirinha, Paulo Renato, Tomané, David Caiado e Rui Correia.


João Martins e João Gonçalves (de colete azul), Yannick Pupo, André Pires e Marco Matias (de camisola verde).

O Sporting jogou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves a defesa direito, Daniel Carriço (capitão de equipa) e Tiago Pedrosa formaram a dupla de centrais e Tiago Pinto foi o defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por João Martins a trinco, André Pires descaído sobre o lado esquerdo e Adrien Silva sobre o lado direito. O trio mais ofensivo foi composto por Alison no flanco esquerdo, Marco Matias no flanco direito e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, os defesas Vasco Campos e Jorge Abreu, o médio Yannick Pupo e os avançados Vivaldo Arrais, Sebastião Nogueira e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Lisboa.


Da esquerda para a direita: Daniel Carriço, Rui Patrício, João Gonçalves, Adrien Silva, Tiago Pinto, Marco Matias, Alison, Tiago Pedrosa, Ricardo Nogueira, André Pires e João Martins.

Resumo da 1ª parte:

O Sporting tentou de imediato assumir o controlo do jogo. No entanto, foi o Benfica a primeira equipa a criar perigo a partir de uma desatenção de Tiago Pedrosa. A bola ficou à mercê do ataque encarnado mas Rui Patrício, muito atento, salvou a situação. No minuto imediato, o SCP respondeu por João Martins mas o seu remate saiu por cima. A partir desta altura começou a chover, situação que se manteve quase sempre ao longo do jogo. O Sporting voltou à carga com a intenção de mandar no desafio mas o Benfica reagiu de pronto e acercou-se da área leonina com perigo. Aí foi Daniel Carriço que não permitiu quaisquer veleidades ao adversário. A partir dos 15 minutos o jogo entrou numa fase mais dividida. Aos 23 minutos André Carvalhas rematou ao lado da baliza de Rui Patrício mas logo a seguir o nosso guardião teve mais uma boa intervenção.

O jogo disputou-se sempre muito mais pelo meio e pouco pelas alas. Á passagem da meia hora, era o Sporting que tinha mais iniciativa mas não conseguia provocar perigo. Ao minuto 29, criámos a primeira grande ocasião de golo, com um cruzamento da esquerda de Tiago Pinto para cabeceamento ao lado de Ricardo Nogueira. Aos 37 minutos, numa jogada iniciada por Adrien Silva, Marco Matias apareceu isolado mas o guarda-redes Daniel Casaleiro defendeu. Um minuto mais tarde o Sporting chegou ao golo. João Martins apontou brilhantemente um livre directo frontal e a bola entrou no ângulo superior esquerdo da baliza.

http://www.youtube.com/watch?v=CUqD1fGK4xg

Até ao intervalo, destaque para mais uma defesa de Rui Patrício que impediu o empate. O jogo foi dominado pelo signo do equilíbrio, com um ligeiro sinal mais do SCP.

Resumo da 2ª parte:

O Sporting entrou mais forte no segundo tempo. Aos 52 minutos, João Gonçalves rematou ao lado, após a marcação de um livre indirecto. No minuto seguinte, Sami encaminhou-se isolado para a nossa área mas Rui Patrício saiu e conseguiu estorvar a acção do dianteiro encarnado. A bola acabou por sair pela linha final. Aos 59 minutos, Ricardo Nogueira cruzou da direita e Marco Matias, sozinho na área, rematou por cima, desperdiçando uma clamorosa oportunidade de aumentar o marcador. De seguida, foi Ricardo Nogueira que rematou ao lado, após um bom passe de Adrien Silva. O Sporting buscava o 2º golo, que lhe daria mais tranquilidade.

O Benfica fez entrar Patafta e Jeremic na tentativa de dar a volta aos acontecimentos. A equipa encarnada jogava apenas em contra-ataque, tentando surpreender a defensiva leonina. Aos 70 minutos, Sami cabeceou ao lado da nossa baliza. Aos 73 minutos, saiu João Gonçalves e entrou Vasco Campos. Dois minutos depois, José Lima fez nova alteração com a saída de Marco Matias e a entrada de Sebastião Nogueira. Aos 79 minutos, Yu Dabao marcou mas estava em fora de jogo, tendo o golo sido anulado.

Aos 81 minutos, o central encarnado Nuno Ferreira surgiu isolado perante Rui Patrício mas este, mais uma vez, saiu e agarrou a bola. Dois minutos mais tarde saiu Alison e entrou Yannick Pupo. O SCP passava a jogar com quatro unidades no meio campo, atrás de Ricardo Nogueira e Sebastião Nogueira. O SLB acentuava a pressão na tentativa de chegar ao precioso empate mas foi o SCP que construiu nova oportunidade. Ao minuto 87, André Pires desmarcou Yannick Pupo e este, isolado, rematou para defesa de Daniel Casaleiro para canto. No seguimento do mesmo, Tiago Pedrosa cabeceou por cima. O Sporting insistiu com nova jogada mas ninguém aproveitou um bom cruzamento da direita. Os quatro minutos de desconto prolongaram-se para seis e nada de relevante aconteceu.


Os jogadores leoninos agradecendo o apoio do público.

Vitória justa e sofrida do Sporting por 1-0.

No próximo dia 5 de Maio o Sporting desloca-se até à cidade do Porto para defrontar o Boavista.

Esse João Martins marcou o livre com grande classe.
Sendo irmão de quem é, não evito a pergunta da praxe, mesmo jogando em posições diferentes qual o melhor??? :wink:

Trio de arbitragem – Fez um mau trabalho. Deixou passar algumas faltas em claro assim como cartões amarelos. Prolongou em demasia o período final de descontos.

Benfica – Jogou declaradamente em contra-ataque, dando a iniciativa de jogo ao adversário. A defesa e o meio campo mostraram consistência e capacidade de disputar bem o jogo (por vezes de forma dura) mas, no entanto, o ataque foi pouco produtivo. Importa destacar o médio ofensivo André Carvalhas e o central Miguel Vítor.

Sporting – Após um bom primeiro tempo, na segunda parte a equipa mostrou-se mais desorganizada e com os sectores pouco ligados. Contudo, o Sporting foi sempre a equipa que mais dominou e que mais oportunidades de golo criou.

Rui Patrício – O MVP!! =D> =D> Perante um adversário mais perigoso, o nosso guarda-redes foi confrontado com alguns lances aos quais respondeu sempre com intervenções seguras e de grande nível. Foi decisivo para garantir a inviolabilidade da baliza e, consequentemente, a vitória final.

João Gonçalves – Tentou subir no terreno mas o muito trabalho defensivo a que foi sujeito impediu-o de atacar como gosta e sabe. Teve algumas dificuldades para suster as investidas adversárias e, no segundo tempo, acabou por ser substituído.

Daniel Carriço – Uma das melhores exibições da tarde. Apesar dos condicionalismos físicos, jogou com a habitual entrega e eficácia defensiva anulando o ataque adversário. :smiley:

Tiago Pedrosa – Não foi feliz no primeiro tempo, tendo protagonizado um par de situações que podiam ter comprometido a baliza verde e branca. Na segunda parte apresentou-se mais seguro e confiante nos cortes e desarmes.

Tiago Pinto – Das melhores unidades em campo. Fez uma primeira parte a todo o gás, subindo e descendo constantemente pelo seu flanco. Foi dos que mais cruzou e combinou com os colegas, dinamizando a manobra ofensiva da equipa. No segundo tempo manteve a mesma toada, embora com menos fulgor. :smiley:

João Martins – O nosso trinco esteve hoje melhor que nas partidas anteriores. Mostrou grande disponibilidade física e persistência na luta a meio campo, que foi onde se desenrolou grande parte do jogo. No segundo tempo pareceu algo desgastado embora não virando a cara à luta. Marcou o golo da vitória, de livre directo, com uma primorosa execução. :slight_smile:

Adrien Silva – Outra das grandes prestações do dia. Exibiu a habitual entrega e empenho procurando desmarcar sempre os seus companheiros. Foi ele que iniciou a grande maioria das jogadas de ataque leoninas, tendo também ajudado nas tarefas defensivas. :smiley:

André Pires – Um jogo à sua medida, onde pôde evidenciar as suas características de “carregador de piano”. Trabalhou incansavelmente pela recuperação da bola tendo dado muita luta ao meio adversário. :smiley:

Marco Matias – Exibição esforçada e sofrida visto que foi o principal alvo da dureza dos encarnados. Teve várias iniciativas pelo flanco que nem sempre tiveram a melhor sequência, dada essa forte marcação a que foi sujeito.

Alison – Passou ao lado do jogo, agarrando-se demasiado à bola e nunca conseguindo dar o melhor seguimento aos lances.

Ricardo Nogueira – Depois de um primeiro tempo discreto, melhorou na segunda parte vindo atrás buscar jogo. Foi autor de alguns remates e cabeceamentos e interveio nas jogadas de maior perigo.

Vasco Campos – Entrou para dar maior consistência à defesa leonina e cumpriu.

Sebastião Nogueira – Entrou para dinamizar o jogo pelas alas, não sendo muito bem sucedido.

Yannick Pupo – Falhou uma oportunidade clara de golo e procurou solicitar os companheiros.

Sendo irmão de quem é, não evito a pergunta da praxe, mesmo jogando em posições diferentes qual o melhor??? :wink:

É um pouco difícil comparar, até porque as idades são bem diferentes. O João tem muito potencial. Resta saber se o vai conseguir desenvolver ou não.

Mais uma excelente vitória sobre os nossos queridos vizinhos e com marca registada Martins. :lol:

Obrigado aos manos por mais este momento e esta reportagem.

Aposta pessoal:

D.Carrico e A.Pires vao estar no plantel principal 2007/08 :smiley: :smiley: :smiley:

Obrigado por mais uma crónica…infelizmente a antepenúltima :frowning: :frowning:

Excelente crónica como habitual, tou a gostar do Martins.
O barbosa já anda a dizer que ele não presta. :lol: :wink:

boas
obrigado pela cronica

ja agora akele pota chinoca dos lamps, vale alguma coisa ou e so a comunicaçao social a fazer publicidade gratis :?:

Chinoca?

Eu bem queria ver o que ele valia mas o Daniel Carriço não mo permitiu.

boas obrigado pela cronica

ja agora akele pota chinoca dos lamps, vale alguma coisa ou e so a comunicaçao social a fazer publicidade gratis :?:

Realmente o Carriço n deu mtos espaços…mas dá para ver que se mexe bem e controla bem a bola.

Por seu turno, o André Carvalhas que alguem aqui no Forum (terá sido o Rochemback16?) disse que seria o melhor jogador do seu escalão…é mediano (e tou a ser simpatico). Bom tecnicamente, mas sem objectividade nenhuma. Não gostei…nem acho que tivesse sequer lugar no plantel junior do Sporting. Alias, a equipa do Benfica foi uma desilusão enorme. Ha mta gente fraca…a começar pelos 2 centrais (aí dicordo com o CoraçãodeLeão).

Do Sporting o Tiago Pinto surpreendeu-me pela positiva. A rever. O Carriço já sabe que é bom (se bem que sou da opinião que deva rodar…) e o Adiren idem.
O João Martins teve a bom plano…mas quando se fala aí em comparações com o irmão…bem…o Carlos com essa idade era o Pelé em comparação com o João. Mas isso não quer dizer grande coisa. É preciso é trabalhar e ser profissional.

Excelente trabalho mais uma vez.

Coração de leão, não sabes a que horas é o jogo com o Boavista? Se puder ainda vou ver, o pior é que tenho que levar o carro as 15.30 a revisão, e já está marcado.

Obrigado pela excelente crónica.

Mais uma vitoria sobre as galinhas para se irem habituando :smiley: .

Parece que temos guarda-redes de futuro. Espero que sim.

Daniel Carriço – Uma das melhores exibições da tarde. Apesar dos condicionalismos físicos, jogou com a habitual entrega e eficácia defensiva anulando o ataque adversário. :D
O D.Carriço não estava a 100%? E qual o tipo de lesão que teve?

como é bom fritar passarinhos… :arrow:

Excelente trabalho mais uma vez.

Coração de leão, não sabes a que horas é o jogo com o Boavista? Se puder ainda vou ver, o pior é que tenho que levar o carro as 15.30 a revisão, e já está marcado.


16h00

Mais um excelente trabalho dos manos :slight_smile:

Daniel Carriço – Uma das melhores exibições da tarde. Apesar dos condicionalismos físicos, jogou com a habitual entrega e eficácia defensiva anulando o ataque adversário. :D
O D.Carriço não estava a 100%? E qual o tipo de lesão que teve?

Pancada forte no joelho esquerdo.

a descrição dos jogos do Alisson parece ser um copy past…são sempre iguais :frowning: muito agarrado a bola,fusso,trapalhao…eu tinha tanta esperança nele…

Pelo que ouço dizer…ele até tem jogos que joga fixe…e faz assistências… o problema é que não é regular!..Veremos o que lhe espera…

Sporting Sempre…

Ca para mim a pessoa que faz as cronicas deve ter qualquer coisa contra ele!

O Sporting renovou com ele, o treinador nao abdica dele como titular … nao percebo!

Eu acho que em parte isso também se deve à escassez de opções para aquela posição, eu lembro que ano passado o Alisson praticamente só jogava quando o Caido ficava a descansar, mas como este ano ele já não está nos júniores.