Juniores - 2021/2022

Aí és tricampeão, depois aparecem ai os Orcs e as Tripas e escolhem os melhores para eles.

Não deixa de ser curioso que talvez as 2 posições onde mais craques formámos sejam as mais debilitadas neste momento. Centrais e extemos é um deserto autêntico

1 Curtiu

Outra coisa:
Eu aceito o argumento de que o grande objectivo da formação não é ganhar títulos mas sim formar grandes jogadores.

E também aceito que algumas estratégias podem dificultar isso ao mesmo tempo que dão mais competitividade aos atletas. Um exemplo disso é subir jogadores de escalão. Há outras.

A questão é que o SLB também as faz.
A diferença entre eles e nós não é muito grande nisso.
Mas acima de tudo, NADA justifica os números que temos tido.

Uma coisa é não ganhar tantos jogos e tantos títulos como estávamos habituados.
Ou até ganhar um pouco menos do que os lamps.
Outra coisa muito diferente é estarmos a ser PASSADOS A FERRO!

Nada justifica os números que temos tido.
Ou melhor…
Justifica sim, é a incompetência.
Números tão maus têm que ter razões fortes e dificilmente estas não passam por muita incompetência.

Ora, isto numa área verdadeiramente estratégica para o clube é grave, tem mesmo que ser identificado e corrigido.
A pior coisa que podemos fazer é assobiar para o lado e comer gelados com a testa papando desculpas de mau pagador como o célebre modelo centrado no jogador.
Isso não é desculpa nenhuma de jeito.

1 Curtiu

Diga-se de passagem, e já sigo a formação do Sporting desde a década de 90, a nível de centrais o melhor clube nesse aspecto de longe era o Porto.

O q nos distinguia mesmo era os extremos, jogadores inteligentes, drible, irreverência, posso até dizer q n sendo um extremo o jogador q vi ao vivo q mais me fascinou ver jogar nos juniores do Sporting era mais um médio ofensivo, o Dani, era mesmo muito mais talentoso q os outros.

Claro q depois na principal o Figo foi o melhor a jogar alguns anos, o Ronaldo com 18 anos qdo começou a dar o cheiro do q podia ser veio o Manchester e levou ele.

O Quaresma e Simão nos juniores também eram muito bons, mas continuo a achar q aos 18 anos o Dani foi o melhor q vi, mas pessoal mais velho q viu o Futre, aí esquece, esse aos 15 anos já era mais conhecido nos torneios de Formação em França do q os jogadores da Seleção Portuguesa da altura.

1 Curtiu

O teu ponto dos números em derbies e crise actual cai por terra quando nunca chegamos tão longe na Youth e ao mesmo tempo temos imensos jovens a entrar na A

Não cai porque eu digo que estamos mal sempre em relação aos rivais.
Quanto aos jogadores a entrar na A, dou 90% do mérito ao Amorim e ao facto de não sermos um clube rico…

Por muito mal que a nossa formação esteja, vai haver sempre um ou outro jogador a rondar a entrada na equipa A.

Se tu achas que estamos sempre mal em relação aos rivais, isso não é problema do Clube mas de quem acha

Não é estamos sempre mal.
É estamos mal já há alguns anos.

E, na minha opinião, é um problema do clube sim.
E se o clube não tira conclusões dos resultados que tem tido, como o de hoje, é um grande problema do clube mesmo.

E mais:
Espero que não haja lá dentro ninguém com a tua opinião de que está tudo bem e a querer branquear a situação. Se houver, é parte do problema e não parte da solução.

Para mim, a não ser que os Sportinguistas achem normal estar 14 jogos sem ganhar ao rival, é óbvio que algo não está como devia estar…

1 Curtiu

Não é uma derrota, são duas épocas patéticas em que não consegues espremer merda nenhuma nos sub-23, são duas épocas muito sofríveis na B e não veres fio de jogo nas equipas, veres jogadores a estragarem-se em termos emocionais e consequentemente técnicos com humilhações em cima de humilhações, a ponto que muita malta acha que só temos ali restolho, quando isso está muito longe de ser verdade…

Ninguém (no seu perfeito juízo) anda aqui a pedir títulos de formação, porque isso vale zero, o que se anda a pedir é evolução técnica e táctica a nível individual, evolução colectiva e espírito ganhador. Consegues identificar isso na B e nos sub-23, ou mesmo já nos sub-19?.. Desculpa, mas não consegues, vês equipas sem personalidade, sem processos definidos e que vivem em quase tudo dos rasgos individuais dos talentos que ali temos. Fora depois a história de o mesmo jogador, no espaço de menos dum mês conseguir jogar em 3 ou 4 escalões diferentes, que é uma merda que não se vê fazer a esta escala em mais clube nenhum nos escalões principais…

Se tu consegues espremer alguma coisa disto tudo e achas que o problema se esgota no Cellikaya ou no Pedro respeito, não concordo de todo, mas respeito.

Edit: E não é uma coisa que se esgota sequer no futebol e na sua formação, a merda da política nojenta do “mais com menos” só não se aplica aos vencimentos destes parasitas que ao abrigo um título miraculoso na equipa principal, ganharam carta verde para o definhar gradual do clube, que exceptuando (por enquanto) o futsal, se acentua de época para época e no futebol temo muito mas muito pelo dia em que fiquemos sem o Amorim… Mas é que muito mesmo, que aí provavelmente muito deste estado actual do clube virá à tona.

E para que conste, Bruno de Carvalho no Sporting nem pintado de ouro, quero gente competente à frente do clube, não é por um lado alucinados egocêntricos (vulgo BdC) nem batanetes serviçais dos intentos do Jorge Mendes, dos “notáveis” e demais parasitas, muito simples.

1 Curtiu

Tu sabes la a minha opinião. Não estou a branquear nada. Sei muito bem o que o Sporting era em 2018 e o que é hoje. O Sporting para mim tem de ser o melhor do mundo em tudo.
Outra coisa é saber contextualizar e perceber a envolvente.

Estamos muito atrás dos rivais na formação.

O primeiro passo para mudar é aceitar essa triste realidade. Mas pelo que vejo preferem continuar a queimar etapas na formação destes jovens e pavonearem-se com essas ‘metodologias de topo’.

1 Curtiu

Arrisco dizer q nos últimos 10 anos n só Benfica e Porto nos ultrapassaram como nalguns escalões até identifico jogadores mais talentosos no Braga do q aqui, e antes q seja mal interpretado, n acho q alguns jogadores sejam tão maus como pareceram hoje, mas existe muita coisa q tem de ser melhorada, e n passa só por mandar embora o Filipe Pedro.

Eu não estou aqui a dar uma opinião para queimar ou para justificar a acção desta direcção.
Esse teu comentário indicia que estás a defender a actual direcção.
Essa conversa não me interessa muito sinceramente.

Aquilo que me interessa é que a formação do SCP volte a ser a formação mais forte em Portugal porque tem mais quantidade de qualidade na Academia e também porque depois é feita uma boa transição para a equipa A.
Esta é a situação que eu quero ver no clube a curto-prazo independentemente do contexto actual e da direcção.
Para lá chegar, é preciso uma mudança que tem que ser dada por um projecto com este fim.
Isto é que me interessa.
O resto é palha.

A defender a actual direccao? Foda se eu defender direções? Cum crlh, eu estou me a cagar para essa merda. O facto de ter referido 2018 é porque foi em 2018 que as coisas começaram a mudar. O trabalho tem sido feito e estamos a recuperar muito do terreno que perdemos.

Interessa me muito pouco essa conversa de direções. Digo e sei que estamos muito melhores do que aquilo que já fomos.

OK. Vou aceitar e acreditar nisso.
Mas então se melhorámos, e também vou aceitar isso, para mim ainda está longe de ser suficiente.

O facto de ser a melhor participação este ano é um bocado subjectivo não achas ? Depende também das equipas contra que jogastes .

Sim ‘em 2018 começaram a mudar para pior . Quando 19 treinadores saíram para ir para o Benfica ! Desde então para cá quantos títulos ganhastes nos 3 escalões ? Concentram se nos factos e deixem se de teorias .

É assim, se me perguntares preferes perder 4:0 com os lamps eu obviamente digo q n, mas factualmente nas 3 edições anteriores nunca tínhamos chegado aos quartos de final, o q só por si comprova q andamos há uns 10 anos atrás dos outros 2, um já ganhou o outro chegou a várias finais.

O problema é q neste clube o pessoal perde o tempo a dizer q a culpa é do gajo dos colchões, os outros a seguir gozam com o gajo dos colchões, qdo na verdade o problema já vem desde o tempo do Bettencourt, dormimos na sombra da bananeira enquanto os outros evoluíram, em vez de o pessoal atacar o problema e pedir tempo para evoluir, preferem atacar-se uns aos outros.

1 Curtiu

Há de chegar o dia em que vou entrar em debate contigo mas não vai ser hoje. Se era para isso criava um Twitter e divertia me a responder aos custodios desta vida, que são muitos, por sinal