A equipa de juniores venceu pela margem mínima o Internacional de Almancil na Academia Sporting/Puma.
O Sporting entrou disposto a marcar cedo e Alexis Quintulen podia ter aberto o activo, na sequência de um cruzamento de Matheus Coelho, mas errou a direcção do remate junto à pequena área. Semelhante oportunidade não voltou a surgir no primeiro tempo, até porque o Almancil veio à Academia com a lição bem estudada. Dar a iniciativa de jogo aos «leões», tentando ripostar em contra-ataque e, foi assim, jogando no erro do adversário, que o Almancil criou relativo perigo junto das redes de Rafael Veloso.
Para além da postura do Almancil, o Sporting (sem alguns dos titulares que se encontravam ao serviço das selecções), foi uma equipa menos coesa e raramente conseguiu automatismos para surpreender o último reduto adversário. No entanto, bastou apenas um rasgo em velocidade de Mateus Fonseca, na ponta esquerda, para o Sporting ganhar vantagem, na primeira iniciativa de ataque da segunda parte.
O médio dos «leões» ganhou a linha, cruzou, o guarda-redes Leandro defendeu para a frente e Mateus Coelho foi mais lesto e empurrou para o golo. Mesmo assim, o Almancil foi sempre uma equipa matreira e nunca permitiu que os «leões» dominassem o jogo. Com as entradas de Antoninho Silva e Alexandre Guedes o Sporting ganhou maior ascendente na frente, no entanto, poucas vezes incomodou o guarda-redes Leandro. No último lance da partida, Alexis Quintulen quase fez o segundo tento, mas um defesa contrário tirou a bola na linha de golo.
Na próxima jornada os «leões» deslocam-se ao terreno do Estoril Praia.
Este foi um jogo antecipado, uma vez que neste fim semana o campeonato está interrompido porque a selecção sub-19 está na Bélgica para 2 jogos particulares.
Na selecção estão 6 jogadores do Sporting (J.Mário; William; Cá; Esgaio; Bruma; Luis Ribeiro) e que por isso não puderam jogar, bem como o Zézinho que está na selecção da Guiné. Sempre são 7 titulares que ficaram de fora, o que poderá explicar a má exibição.
A antecipação deve ter a ver com um torneio que os juniores vão disputar em Angola na próxima semana.
Uma das grandes surpresas, para mim, da promoção de juvenis a juniores foi exactamente o David Guerreiro. Praticamente não jogou o ano passado (1º ano que esteve no Sporting vindo do Setúbal) e quando jogou fê-lo mal. Só o seu 1,90m podem explicar a promoção em detrimento, por exemplo, do Alexandre Costa (1,70m) que tem claramente muito mais futebol que o Guerreiro.
Penso que deixamos uma boa imagem daquilo que somos , uma equipa humilde e com muito querer !
Não fomos humilhados , não fomos dominados e fomos la para ganhar , apesar de termos subido este ano estamos la porque merecemos e se o futebol fosse justo o Sporting hoje tinha cedido pontos a nossa equipa …
Tivemos uma bola na barra e muita posse de bola , jogamos olhos nos olhos e vamos jogar assim ate ao fim …
Sentimos todos que podiamos levar algo mais , o Sporting nao foi tao superior como se esperaria da vossa parte ou da deles , mas e normal toda a gente desconfiar de nos porque nunca estivemos na primeira e somos um clube jovem e nos jogamos com isso , surpreender o adversario …
Apesar de faltar jogadores ao Sporting , nao vejo desculpa para o mau futebol praticado por eles , em certos momentos era bola para a frente e aquele lateral esquerdo deixa muito a desejar , quem viu o jogo se pudesse recuava no tempo e tinha ficado com o Rafael Floro , sem duvida que e muito mas muito melhor que o que la esta
Nao lhe transmiti informaçao nenhuma das que leio por aqui , mas sim sabe que sou um adepto ferrenho mas nao foi por ai , deixo criterios para a equipa tecnica , eu ca faço o meu trabalho … :mrgreen:
Pelo que já me deu a entender nos ultimos anos… o trabalho que tem sido feito na nossa academia… para além de trabalhar e dotar os jogadores de boa capacidade tecnica e tactica, têm procurado dotar o plantel de bom nivel fisico e com boa estatura.
Basta analisarmos algumas dispensas nos ultimos anos… dou o exemplo do Rui Coentrão (assumo que nunca o vi jogar), mas pelo que tenho lido era um dos melhores laterais esquerdos e era titular na selação do seu escalão. Outro exemplo foi o Mauro que foi salvo erro para o Belenenses ou Academica.
Não conheço este David Guerreiro, mas a aposta nele não me admira que seja devido a sua estatura, tal como fizemos num passado muito recente com o Renato Neto ou mesmo o Willian.
Muitos dos jogadores que na passagem dos 15 a 17 anos… estabilizarem o seu crescimento fisico irão ter muitos problemas em se manter nas camadas jovens… apenas alguns grandes talentos se irão aguentar
E eu ainda estou para ver a vantagem que se retira na aposta de jogadores em que a principal característica são os atributos físicos.
Já na época passada o disse: chega para se ser campeão (ou próximo disso) nos escalões de formação que é onde o físico faz a diferença, mas e depois? Que casos de sucesso temos relativamente a jogadores com essas características?
O futebol está a mudar e é inquestionável a aposta em jogadores de grande envergadura fisica para determinadas posições.
A Academia está a acompanhar essa evolução, acho.
No caso concreto do Guerreiro, que joga a trinco, deverá ter sido essa a orientação. Como já foi, concerteza, para inúmeras dispensas nos últimos anos de jogadores de 1,70m ou menos.
Não fará muito sentido, hoje, jogar com meia equipa de 1,70m contra equipas europeias de 1,85m (ou mais) de média.
Seria uma luta desigual.
Vi o Guerreiro jogar apenas 1 vez, em Belém o ano passado nos juvenis, e jogou de tal forma mal que saiu ao intervalo.
Mas se o promoveram é porque viram nele alguma hipótese de evolução…
Mentalidade tacanha e isso já era defendido há 20 anos pelos treinadores da velha guarda. Como em muitas outras coisas, volta a aparecer o revivalismo em relação a essa época. Não há nada que comprove o que tu dizes e para isso basta dizer que o Barcelona tem no seu onze habitual Valdés (para um guarda-redes não é alto, 1.83m), Dani Alves (1,73), Puyol (1,78), Xavi (1,70), Iniesta (1,70), Mascherano (1,78), Villa (1,75), Pedro (1,69) e Messi (1,69). E olha que ainda há Jeffren (1,76) e Bojan (1,70) ou Milito que para um central é baixo (1,79). E agora lá se vai a teoria das alturas? Um jogador se posto de parte em escalões de formação por ter 1,70m é ridículo e cada vez mais se vêem que as melhores escolas de formação do mundo formam grandes jogadores com menos de 1,80m.
Eu não sou daquelas pessoas que defende que o plantel deve ser todo alto e forte fisicamente. Mas acho muito importante ter um plantel muito equilibrado, com jogadores fortes no jogo aereo, jogadores capazes de impor o fisico quando necessario, johgadores que saibam imprimir o ritmo ao jogo ( acelerar quando necessario e saber trocar a bola noutras ocasioes) e jogadores muito fortes tecnicamente.
Mas cada vez mais… se marca mais golos de bola parada…em grande parte dos jogos existe sempre no minimo 10 cantos (quer sejam defensivos como ofensivos)… e embora não seja apenas a altura que decide nestes lances…mas é uma das caracteristicas mais importantes… por isso considero muito positivo as equipas terem 2 a 3 torres, quer sejam centrais, medios ou avançados.
Tou completamente em desacordo com a politica de mandar embora os jogadores baixos porque são baixos. Há jogadores baixos de muita qualidade e o físico não é tudo no futebol, e o principal objectivo das equipas de formação não deve ser ter bom jogadores no imediato mas sim bons jogadores no futuro, para a equipa principal.
Em vez de dispensar os jogadores mais fracos fisicamente era preferivel fazer-lhes um bom plano de ginásio, pudiam não ficar grandes mas ficavam fortes, e de certeza melhores que os gigantes que não jogam nada de especial.