Juniores 2009/2010

Os que acompanham o trabalho da Academia Sporting mais de perto, seguramente sabem que há uma espécie de pirâmide na formação do Sporting, que se alimenta nas escolas e nos infantis antes de se chegar aos iniciados onde temos três equipas (a principal disputa do campeonato nacional, e as outras duas jogam nos campeonatos regionais), passando-se depois para os juvenis onde há duas equipas (a principal onde jogam habitualmente os jogadores de 2º ano, disputa o campeonato nacional, a outra onde actuam os de 1º ano, joga no campeonato regional), até que finalmente chegamos aos juniores onde se faz a primeira selecção mais exigente juntando-se os jogadores de 1º e 2º ano numa só equipa onde portanto só chegam os melhores juvenis.

Assim gostava de saber a vossa opinião sobre quais são os juvenis deste ano que vão conseguir passar para os juniores onde parto do principio que continuarão os jogadores de 1º ano que fazem parte do actual plantel que são

Rúben Luís, Cedric Soares, Nuno Reis, Matheus Silva, Ricardo Alves, Renato Neto, Rabiu, Luís Almeida, Garza, Zahavi, Baldé, Henrique Gomes, Renato Santos e Luís Oliveira.

De referir ainda que esta época já foram utilizados nos juniores os seguintes juvenis:

João Freitas, Ignacio Ameli, Leandro Albano, Zezinho, Danilo Serrano, William Carvalho, Nathan Bordignon e Matheus Coelho.

O Pedro Mendes não se mantém nos Juniores?
Se não, já se sabe o que lhe vai acontecer?

Vai ser emprestado pois este ano é júnior de 2º ano e o Sporting vai ter em atenção a sua evolução, como é óbvio.

O Pedro Mendes passa a ser sénior, tal como Vítor Golas, Michael Santos, André Martins, Diogo Amado, Diogo Rosado e Wilson Eduardo.

Como se pode ver foram poucos os jogadores da fornada de 1990 que chegaram até aqui, resta saber se vão ser todos emprestados ou se há algum para ser dispensado ou até mesmo ter a oportunidade de pelo menos fazer a pré temporada com os seniores.

Desses que passam a séniores, acredito que o Michael tenha terminado a sua ligação ao Sporting. Quanto aos restantes, por mim era continuar com todos, fosse emprestados ou com algum na equipa principal (pensei em Wilson, mas o Saleiro “tirou-lhe” a vaga).

É definitivo que o Saleiro integra a próxima pré-época?

Os jornais dão-no como certo, mas ainda não há confirmação oficial da parte do Sporting, acho. Mas faz sentido que assim seja. :wink:

Sou da mesma opinião. Se chegaram a este ponto da formação num clube como o Sporting é porque não são maus. É renovar vínculos e emprestar para ganharam “estaleca” ao nível de Seniores.

Gostava que o Rosado ficasse no plantel principal já esta época… ::slight_smile:

De todos os que passam a séniores aquele em que acredito mais é no Wilson Eduardo.
Parece-me pelo discurso que sabe bem o que quer e como lá chegar e isso junto com o talento que tem é mais de meio caminho andado para o sucesso.

O fundamental é não apressar as coisas. A passagem directa para a equipa principal, na minha opinião estraga mais jogadores do que os que aproveita. É uma diferença abismal de pressão, e poucos são os que possuem estofo para isso ( Moutinho rara excepção). Convém que rodem em equipas de outros escalões, de maneira a perceberem que este mundo não é fácil e se querem chegar longe não basta ter talento. Vejamos o exemplo do Bruno Alves, que provavelmente com 20 anos ninguem lhe daria grande valor e hoje em dia está onde está. É necessário muito esforço e sacrifício para alcançar esse objectivo. Só assim irão perceber o quão privilegiados são por poderem pertencer à equipa principal do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Não foi bem assim …
Era uma grande promessa das selecções jovens e esteve quase a ir para o Inter.

O problema dele não foi aos 20 mas sim uns anos depois.
Quando voltou ao Porto em 2005 foi posto de parte por Co-Adrianse.
Só em 2006 com a chegada de Jesualdo é que começou a ser aposta e a demonstrar que afinal não se tinha perdido como jogador. Nessa altura já tinha 25 anos.

Se bem que terem noção que estar no plantel do Sporting é um privilégio só lhes faz bem… neste contexto acredito numa boa época do Saleiro por exemplo.

Acredito que o plantel seja algo do género:

Nº1
João Figueiredo
Ruben Luís

Nº2
Cédric Soares
LD

Nº3 e 4
Nuno Reis
Ignacio Ameli
Matheus Silva / Ricardo Alves
Miguel Serôdio

Nº5
Gregory Garza
Rui Coentrão / Ricardo Alves

Nº6
Luís Almeida
Afonso Taira

Nº8
William Carvalho
Renato Neto

Nº10
Rabiu Ibrahim
Zézinho

Nº7
Danilo Serrano
ED

Nº11
Alexis Quintulén
EE

Nº9
Amido Baldê
PL
PL

Espero que haja uma grande contratação para a frente de ataque… ;D

Do que vi num jogo contra os lamps, os argentinos Quintulén e Ameli, principalmente o central, podem vir a ser grandes apostas.

Gostei imenso da imponência do Ameli, central muito forte fisicamente mas que não é do chutão para a frente, gostei bastante.

Quanto ao Quintulén tinha ainda mais curiosidade. Para quem não sabe, foi o único argentino a jogar fora do seu país que foi convocado para a Selecção (de Sub17, parece-me) e, do que vi, tem ali muito potencial naquele pé esquerdo.

O Renato Santos vai ser dispensado?

Ld -Albano, ED-Rento Santos, EE Tiago Cerveira Pontas de lanças- Peter Caraballo e Henrique gomes

ED-Alexander Zahavi

Aquele Nathan Bourdignon, que é feito dele?

Olhando para nomes e o que tenho ouvido falar deles acho que temos um bom plantel.

Mas gostava de ouvir uma apreciação de cada juvenil que vai subir, pois só acompanhei os juniores esta época que finda.