Juniores 2007/08

Mas em contraponto também existem aqueles foristas que acham que todos os anos deve vir um conjunto de novos jogadores contratados. Aliás, parece (por exagero) que mesmo que tivéssemos os 3 melhores jogadores do mundo para cada posição, deveríamos mesmo assim contratar alguém. Parece quase que época sem contratações não é época.

A questão não está em virem 5 júniores e 5 emprestados todas as épocas. A questão é que se tivermos de arranjar alguém para completar o plantel devido a alguma saída, convém que seja o melhor possível. Ninguém mete em causa que a escolha entre um Podolski e um junior que a escolha seja o Podolski. Calro que muitos dos júniores não têm qualidade para entrar na equipa sénior do Sporting. Mas tal como esses júniores, também muitas contratações também não têm qualidade. Mas pelos vistos muitos preferem dar o benefício da dúvida aos que vêm de fora (mesmo que só tenham visto dois vídeos do YouTube) a dar o benefício da dúvida aos que já cá estão e até já conhecem os cantos à casa e (alguns) até têm amor ao clube.
Dos que defendem a integração de júniores ninguém está contra que só entrem 2 ou 3 por época como está a acontecer esta época. A questão é que, para mim, fazer entrar (júniores, emprestados ou contratados) 2 ou 3 jogadores numa época é um número razoável,fazer entrar 4 a 6 é um número exagerado, mais do que isso é suicídio. Esta época são 8 caras novas. Ou seja, um terço do plantel não estava cá a época passada. Em nome da estabilidade de uma equipa isto não pode acontecer. Se todas estas caras novas estivessem nos júniores na época anterior continuava a ser negativo, mas não tão negativo como 5 virem de fora. Podem dizer que são todos jogadores de qualidade e que comparando jogador a jogador, este é um melhor plantel do que na época passada. Até acredito que sim, mas não nos podemos esquecer que um conjunto de grandes jogadores não formam obrigatoriamente uma grande equipa, sobretudo se todos chegarem ao mesmo tempo e se não lhe for dado tempo (3/4 anos) para criarem rotinas de jogo (ex: galácticos do Real).
Até acredito que os novos tenham sido contratados para cá ficarem 5 ou 6 anos. O problema é que para o ano (mesmo que ganhemos todas as competições :pray:) vão voltar a sair uns 7/8 jogadores e está a renovar-se novamente um terço do plantel.

Portanto e em resposta ao teu post:
Nem 5 júniores + 5 emprestados, nem 5 júniores + 5 contratações, nem 5 emprestados + 5 contratações.
Ou seja por época no total 3 a 5 jogadores novos. Por jogadores novos entenda-se qualquer combinação entre júniores, emprestados e contratações.

Completamente de acordo!!!
O único ponto que tenho sempre focado ( e quem me dera ter 25 jogadores da formação no plantel sénior) é que há o gosto de ver jovens no plantel mas também não exageremos como muitos fazem!!
Eu estou completamente de acordo com a estratégia seguida: renovar com júniores que neste momento não são considerados fundamentais para esta época por 2 anos e depois se revelarem algo de jeito regressarem para fazerem pré-época.
Agora estar a renovar com todos os júniores que saem dos escalões de formação, algo que por vezes parece ser a ideia dos foristas, também me parece um bocado descabido.
Quanto às contratações deste ano, sou sincero: Não conheço nenhum dos reforços excepção óbvia ao Derlei, que nem estou muito de acordo com a escolha, mas Deus queira que me engane.
Mas se formos a ver o plantel: na defesa temos 1 lateral direito,1 esquerdo e 2 centrais que vêm do ano passado. Veio Gladstone do qual temos boas referências e Paulo Renato. Acerca deste, Carriço é bastante melhor, mas pra ambos serem suplentes prefiro que seja o Paulo Renato e o Carriço poder evoluir na 1ª liga. O Gonçalves não é lateral direito de raiz e daí ter reticências à integração deste jogador nos seniores. A saída do Caneira vem estragar as contas, mas fala-se no André Marques, do qual não sou muito fã e Tiago Pinto que nunca o vi jogar.
Quanto ao meio-campo penso que apenas Adrien tem lugar e o Pupo sem duvida que só está a fazer pré-época porque foi contratado o ano passado para isso (nem que tivesse lesionado o ano passado inteiro, ele iria fazer esta pré-época).
No ataque não vejo nenhum jogador dos escalões com qualidade para jogar no SCP, excepção feita a Caiado mas com Paulo Bento infelizmente os extremos estarão condenados…

A minha opinião é que não precisamos de ser dogmáticos em relação à questão da integração de juniores no plantel principal:

• Por um lado, o clube tem o compromisso de “arriscar” na promoção de juniores, não só porque tem uma das melhores escolas do mundo como também porque assumiu a aposta na juventude como “vocação cultural” do clube, diferenciando-o de outros que tentam vender a mesma ideia mas depois compram “paletes” de reforços.

• Por outro, o plantel sénior tem que lidar, todos os verões, com a questão da competitividade nacional e internacional. O próprio Ajax, que até vai mais longe na sua aposta na cantera, ciclicamente “paga a factura” e não consegue ser competitivo em ciclos de 2/3 anos (nem os vemos nas competições europeias). Ora, se isto é aceite na Holanda, em Portugal e no SCP é impensável.

• Depois, há as questões específicas relacionadas com vendas de jogadores (tipo Nani), saídas extemporâneas (tipo Tello), etc., que obrigam a que a Direcção técnica procure reforços para colmatar lacunas (tipo lateral esquerdo ou direito), nem sempre encontrando respostas à altura nos juniores (já aqui se mencionou que João Gonçalves nem sequer é lateral direito de formação).

• Ainda, há questões geracionais envolvidas: não sendo uma ciência certa, não há garantias de que haja os mesmos níveis de qualidade de um ano para outro.

• Finalmente, há sempre uma componente “subjectiva” nestas coisas, que tem a ver com os gostos e pontos de vista dos treinadores, que acreditam mais ou menos no jogador x ou y.

• Neste sentido, acho que o clube podia ter em mente, mesmo que de forma não “oficial” ou obrigatória, a ideia de incorporar em média pelo menos 3 jogadores oriundos dos juniores na pré-época (e ainda jogadores que estiveram emprestados em anos anteriores). Depois, era ver o que acontecia.

Os 1ºs dois exemplos de contratacoes de estrangeiros para os juniores estao aí à vista. Ronny. E Yannick Pupo. Qual deles irá mostrar alguma esta época? :whistle: Eu acho que estamos a caminho de os Migueis Velosos passarem a ser dispensados da formacao do Sporting e estamos a dar espaco ao Benfica.

Não estando de acordo ou desacordo pergunto-te: Em que circunstancias te baseias para dizeres isso?? Pelo facto do super lento André Marques não ter sido incorporado? Por Caiado, Paim não virem quando tiveram grande parte da época lesionados? Será que é por Saleiro não estar a treinar regressado de uma época que não foi de forma alguma titular do Olivais? Ou porque O Benfica foi este ano finalmente a uma fase final tendo mesmo assim ficado atrás do Sporting? Ou porque pôs um chinês na pré-época, do qual ouvi aqui não ser tão bom como dizem? Será porque tem 3 ex-júniores a treinarem-se nos seniores quando já se sabe que vão ser recambiados ( o próprio FS disse no final da época passada que era muito difícil actualmente eles terem jogadores vindos da formação)??

Só um reparo, os Juniores do benfica que estão na pré época, serão juniores de 2º ano em 2007/2008 e não séniores de 1º, como o dabao, logo obviamente que vão ficar no plantel de juniores e não no benfica.

Porque até hoje iam buscar jogadores portugueses aos clubes mais amadores que existiam, e assim um Ronny do Corinthians ui isso é que deve ser jogador. O Figo veio de onde? Pastilhas. O Miguel Veloso? Da Pontinha. O Nani? Do Real Massamá.
Onde é que entre um junior de 15 anos do River Plate ou um do Pastilhas o Sporting vai contratar o do Pastilhas? Esses jogadores vao passar a estar disponiveis para o Benfica.

jccgold, falta referir que os migueis velosos e os figos vieram para o Sporting ainda em infantis, ou foram “pescados” em infantis, no caso do veloso.

E a prospecção em termos de infantis, que é sem dúvida a mais forte, de infantis para baixo continua e irá continuar a manter-se, até porque é muito dificil, não só logisticamente, ter um miudo vindo do estrangeiro de 9/10/11/12 anos em Portugal a ser preparado internamente para ser jogador de futebol profissional.

E tens duvida que o Sporting vai começar a trazer estrangeiros infantis e juvenis tambem?

Até começarem a trazer estrangeiros para os infantis (juvenis já são dois escalões acima e não deviam estar misturados na tua questão retórica, até porque por exemplo um Anderson titular no Grémio aos 17, faria necessariamente furor nos nossos juvenis aos 16), é claro que se deve duvidar que venham estrangeiros para os infantis.

Sim o Andersson faria furor nos juvenis. E vamos passar a gastar 5M euros em Anderssons como o FCP fez a partir de agora, ou está-me a escapar alguma coisa?

Está-te a escapar alguma coisa.

O Anderson veio para o Porto valorizado, para a equipa Senior, e com contrato profissional, depois de 2 anos a titular na equipa senior do Grémio.

Não foi contratado para os juvenis. Se o Sporting conseguir captar tais pérolas para os seus escalões de formação antes da tal valorização de que o Anderson é exemplo, de mim só terão :clap:

E como é que o Sporting vai saber que um jogador é bom, antes de se valorizar noutro clube estrangeiro?

Chama-se saber avaliar o potencial de um jogador,que inclui não só caracteristicas tecnicas,mas também físicas e psicológicas

Por isso é que existem responsáveis e Scouts que ganham o seu pelas suas capacidades de descobrir estes talentos antes dos outros…

Eu não acho bem que se contratem jogadores estrangeiros abaixo dos Júniores (e já agora que tal abrirem um tópico específico para isso?)

Já acho mal os nacionais, quanto mais estrangeiros… estamos a falar de crianças, que estão no máximo na sua adolescência! Metê-los em Portugal significa retirá-los da família, dos amigos, do ambiente que necessitam para crescerem e se tornarem homens. Não vejo em que é que uma situação destas poderá beneficiá-los.

Lembrem-se que os nossos juvenis, nacionais, vindos de vários pontos do país, sentem muitas vezes dificuldades de adaptação, mesmo visitando a família regularmente e por vezes com sacrifício dos pais incluído, que se mudam para perto do filho (que acho profundamente ridículo, hipotecar a estabilidade de uma família por um jovem que pode dar ou não em jogador dali a uns valentes anos).

Infantis para baixo … todas as duvidas. Se me falares em um ou outro miudo, principalmente das antigas colonias, aí tudo bem, tal como tem vindo a acontecer, agora como se tem feito para os juvenis e juniores provavelmente isso nunca será feito. Poderá haver uma aposta um pouco mais forte no mercado estrangeiro para virem directamente para a Academia, ou seja, a partir de iniciados, agora infantis para baixo, não só pela idade e tudo o que rodeia um infantil e mesmo iniciado para baixo … nem penses que isso vá ser regra até porque não há jogadores definidos com essas idades. Pode-se sim avaliar um potencial, e aspectos psicológicos, caracteristicas importantes para a avaliação de um jogador vindo do estrangeiro para ficar por cá.

Pelo que li no resto deste tópico, estás muito longe deste tema, desculpa que te diga, mas estamos aqui é para isto, discutir estes temas.

Acho que ter um miudo potencialmente craque na familia deve ser, numa familia com 2 dedos de testa, um pesadelo. Espero nunca ter que passar por isso.

Se olhares por exemplo para o Messi, se calhar já vês como é que uma situação destas os pode beneficiar. Ou se olhares para o Sul africano Pienaar do Ajax por exemplo. Ou se olhares para o Cesc Fábregas por exemplo.

Se um jovem pode ter talento, se lhe dão condições para desenvolver o seu talento, nunca esquecendo o lado humano e social do jogador (que é o que faz o Sporting, tanto o que me é dado conhecer) não vejo problemas em contratações de jovens para qualquer que seja o escalão.

Uma família bem estruturada saberá a melhor opção a tomar em cada caso.

É uma aosta e se em e dez jogadores por ex., o Sporting conseguir aproveitar 1 v 2 para a equipa principal é muito bom. Estou falando dos jovens estrangeiros.