José Guilherme Chieira - Director de scouting

Apesar de ainda serem um pouco nublosas as responsabilidade e autonomia de cada um no departamento de scouting do Sporting (manda Chieira? Raul José? os dois? ou é o scout de topo que estava num clube de topo anunciado em campanha?), mas o que é certo é que José Guilherme Chieira tem uma importância grande na prospecção e na escolha dos novos reforços do Sporting. Após quase um ano em funções (com dois mercados pelo meio), creio que já é altura de se poder debater sobre o seu desempenho.

Que opiniões? Tem sido bom / satisfatório / mau? Superou ou defraudou as vossas expectativas? E caso não estejam satisfeitos, quem gostariam de ver à frente deste departamento?

https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/paulo-futre-tenho-mais-respeito-pelas-baratas-do-que-por-esta-pessoa-que-esta-ao-lado-de-varandas?ref=HP_DestaquesPrincipais

Foi depois disto que surgiu essa tua questão?

Diz-me com quem andas …

em parte, estava com curiosidade para ler reações a essas declarações mas o Chieira não tinha tópico

O Futre disse que o Chieira trabalhava para o PSG e para o Man City em Portugal, não foi?

Era esta a pessoa que o Varandas falava na campanha? :think:

Esse foi o que “vendeu” o Chieira ao Varandas

Não vou falar do Chieira em concreto porque não sei que quota de responsabilidade é que ele tem nas várias contratações efetuadas.

Falando no geral, agrada-me o Plata e estou curioso para ver em ação o Rosier.

Os restantes não me deixam entusiasmado e, portanto, para mim, a taxa de acerto é muito baixa.

Falando em concreto do Plata, uma andorinha não faz a primavera.

O Futre para enviar este recado, e até agora não desmentido, alguma razão deve ter…
Aliás, nota-se os últimos 3 “reforços” que chegaram, autêntico refugo…

Parece-me haver aqui uma questão bastante grave relacionada com o que Futre disse: Se Chieira só foi contratado depois das eleições, então o gabinete de scout apalavrado e anunciado por Varandas durante as eleições era constituido exclusivamente por Raul José e Quaresma, que eram parte da equipa técnica do clube aquando da hecatombe! Uma relação promiscua bastante curiosa não?

Quanto à pessoa referida por Futre, não será o Bento Valente? Lembro-me que ele quando deixou de colaborar com o Sporting foi para o Manchester City…

Claro que foi. Nada é inocente.

foi exactamente nisto que pensei quando ouvi a história do Futre.

Bento Valente está em Angola desde 2015 e as funções dele no Sporting eram na formação e não no futebol profissional…

O que continua por explicar é porque razão o Porto dispensou os préstimos deste fabuloso scouter.

Nem nunca irás saber. No porco fecham-se em copas e fazem-no muito bem.

Talvez não seja difícil de deduzir, é recuperar uma entrevista que andou a circular aqui no fórum em tempos do tipo.

As conclusões que tirei da mesma não foram animadoras na altura, quando um scouter tem de mentir(trata-se mesmo de roubar louros de terceiros, mais baixo que isto…) para mostrar um resumo de o seu trabalho e competência se calhar é um péssimo indicio da qualidade do mesmo.

Se calhar isso explica porque não estava a trabalhar para nenhum clube.

Foi mandado embora pelo Antero ou pelo Luís Gonçalves, já não me lembro quem era na altura da sua saída, o homem forte do Porto, por causa das suas ligações com a Doyen. No mundo da bola, as grandes agências de jogadores e grupos empresariais, aliciam também scouters para contratarem jogadores seus, veja-se o United que anda a sofrer bastante com este problema.

No Porto, na maioria do tempo que lá passou, era analista de dados e não scouter. O analista de dados identifica as lacunas existentes, com base na estatística da equipa, e depois, em ressonância com o treinador, apresenta à estrutura de futebol os dados e esta direcciona para os scouters com os devidos limites orçamentais e o tipo de jogadores pretendidos( altura, peso, pé preferencial, se remata bem fora da área, se é caceteiro, etc, coisa que me custa a crer que ocorra no Sporting Clube de Portugal).

Apreendeu com o mestre, já trabalhou para o Sporting Clube de Portugal anteriormente, acho que até foi o seu primeiro trabalho como coordenador dos olheiros na zona norte/ centro.

Lançou-se no scouting, deixando o trabalho de secretária para o filho do Peseiro na altura no Porto, e é um profissional razoável.

A sua tarefa ficou complicada com a entrada do Raúl José e a sua shortlist que parou em 2008. Trazia ideias novas e neste momento encontra-se bloqueado pelo retornado.

Vai ser o primeiro a ser queimado sem culpa nenhuma, visto que aconselhou atletas, Djenepo, Almada, Uribe, Robertone, Luis Díaz e acabámos a levar com a shortlist do Raúl José e com o amigalhaço do Varandas que agora está zangado, o Futre, o gajo que ajudou a deixar escapar o Milan Badelj para meter outro gajo de um amigo empresário.

Entrou no Sporting Clube de Portugal como os outros corpos sociais entraram, oferecendo-se.

A verdadeira geringonça do futebol nacional.

Roubar louros a outros e ligações à Doyen não me agradam nada, ou seja, o tipo de pessoa que encaixa que nem uma luva nesta miserável direcção.

Ora bem…

Sent from my Mi A1 using Tapatalk

Referes-te a que caso em concreto? Sempre achei que tivesse saído do Porto porque não estavam contentes com o seu trabalho (os mercados do FC Porto desde Lopetegui até este último Verão tiveram uma taxa de acerto baixíssima)