José Alvalade

A Lenda está Viva!

Até que a Morte nos separe!

José Alfredo Holtreman Roquette (mais conhecido por José Alvalade) nasceu, em Lisboa, a 10 Outubro de 1885.

Foi o verdadeiro impulsionador da fundação do Sporting Clube de Portugal: ao discordar de tendências recreativas em desenvolvimento no Campo Grande Football Club por contraposição à actividade desportiva, José Alvalade afastou-se do Clube que ajudara a fundar em 1904 e proferiu uma frase que ficou célebre: “Vou ter com o meu avôzinho que me dará dinheiro para fundar outro clube”.

Assim foi! Fundado o Sporting Clube de Portugal, José Alvalade (com apenas 21 anos de idade) dotou-o com as melhores instalações que havia em Portugal, inauguradas logo em 1907 e beneficiadas em Outubro de 1912.

Parabéns José Alvalade :clap:

Obrigada por fundares o NOSSO GRANDE AMOR!

:arrow:

Sporting Sempre !!

Muito OBRIGADO JOSÉ :clap: :clap:
Serei sempre e para sempre LEOA :beer:

Estarás sempre nos nossos corações

:clap: :clap: :clap: :clap:

O fundador do nosso clube. O homem que fundou a instituição que nos faz passar dos carretos todos os fins-de-semana e, ocasionalmente, a meio da semana.

Não faz mal, contudo. Este é um sofrimento de que não prescindiremos.

Faria hoje 128 anos.
Parabéns e Obrigado! :clap: :clap: :clap:

Muitos parabéns, Alvalade! Longa vida ao Rei! :clap:

[url]http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clube128anosjalvalade_101013_118243.asp[/url]

10-10-2013 José Alvalade nasceu há 128 anos José Alvalade, um dos fundadores do Sporting Clube de Portugal e que dá nome ao nosso estádio, nasceu há 128 anos, em Lisboa.

Primeiro sócio do nosso Clube, foi vice-presidente nos primeiros tempos de vida dos «leões». Foi ainda praticante do Sporting em três modalidades (futebol, críquete e ténis).

Em Junho de 1910, José Alvalade tornou-se no terceiro presidente do Sporting Clube de Portugal, cargo que exerceu até Novembro de 1912. Morreu a 19 de Outubro de 1918, com apenas 33 anos, vítima de pneumonia.

A partir de 1947, o Sporting decidiu passar a chamar o seu estádio de José Alvalade, o que se manteve no recinto seguinte e no actual.

Para a história ficou a sua célebre frase: “Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”. Passados todos estes anos, não existem dúvidas a respeito da confirmação desse seu desejo…

Obrigado

O nosso Fundador deixou descendência?

Falas sério??? :o :o :o

Em boa hora se lembrou de criar o melhor clube do mundo.

Pensava que o Roquette era só tri-neto do Visconde de Alvalade e não neto do José de Alvalade. :lol:

José Alvalade … e não José DE Alvalade
:beer:

Um dos.

Infelizmente…

:arrow:

Parece que o nosso Fundador teve descendência sim, mas «ilegitíma» com uma criada, Deolinda Amélia Batista Pinheiro. Tiveram dois filhos, José e Alfredo, que receberam o mesmo nome dos primos «legitimos».

O croquette-mor que por aqui andou é descendente, de um desses primos, filhos da irmã mais velha de José Alvalade, Julieta Garin Holtreman Roquette, da qual, descendem também criaturas como o porco Riccardi, através de casamentos com membros da família Espirito Santo.

A história li-a eu num site de geneologia, o geneall.net, e passo-a a transcrever:

“Desculpem meter-me no meio de uma conversa para a qual não fui chamada…
A história que sei e que vou descrever foi-me contada pelo próprio José Roquette (José Alfredo Parreira Holtreman Roquette, o que foi presidente do SCP e tem a Herdade do Esporão, para não gerar confusão pois eles têm todos os nomes iguais!), durante um almoço na Herdade do Esporão, em que se pretendeu juntar as famílias Roquette e Pinheiro (à qual eu pertenço).
O Visconde de Alvalade tinha então uma criada, de nome Deolinda Amélia Batista Pinheiro, que era muito bonita e por quem o seu neto, José de Alvalade (José Alfredo Holtreman Roquette), se embeiçou. O avô proibiu a relação e como tal eles namoravam às escondidas e acabaram por ter dois filhos: José Roquette e Alfredo Alvalade Holtreman Roquette. A Deolinda morreu devido a complicações no parto do 2º filho (e não passados 4 anos) e nunca chegaram a casar. A partir daqui, está tudo correcto na genealogia que aqui aparece.”

Vale o que vale mas é uma história interessante!
[url]http://geneall.net/pt/forum/33524/visconde-de-alvalade-sporting-club-de-portugal/[/url]

Outra vez? O José Alvalade foi apenas um dos fundadores do Sporting, não foi O fundador. Não tenho nada contra o homem mas é faltar à memória aos outros grandes leões.

Eu chamo-lhe Fundador porque foi dele a ideia de romper com o Campo Grande FC, ou pelo menos foi ele o catalizador da saída e da fundação do Clube (além de ter tido o avô que tinha). Mas claro que considero os outros que aí indica fundadores, um pouco como os americanos chamam “founding fathers” aos membros do Congresso de Filadéfia em 1774, não apenas a George Washington.
Esses que indicas são para mim “Os Fundadores” e chamo “Fundador” a José Alvalade pelas razões indicadas acima.

Segundo reza a história:

Tudo bem que foi o avô que avançou com o dinheiro e os terrenos mas foi todo um grupo que já não estava contente com a situação e avançou para a cisão. Os Gavazzo foram importantíssimos e são muitas vezes esquecidos, talvez porque depois acho que acabaram por ir para França, se a memória não me trai, já não leio da matéria há uns bons aninhos. :mrgreen: