Jornal "Público": um exemplo de ressabiamento

Ontem, algumas horas depois do jogo, eu escrevia isto:

No entanto dei um desconto, pensando ingenuamente que, dado a noite já ir alta, provavelmente o responsável pela actualização de conteúdos do site já não estivesse disponível para dar à notícia o destaque devido. Qual não é pois o meu espanto quando hoje ligo o computador e me dirijo ao sítio do público, tal como faço todas as manhãs, e constato que a conquista da Supertaça pelo Sporting não é notícia que mereça destaque na primeira página do sítio, nem tão pouco é notícia que mereça um simples link na secção desporto, que possamos clicar a partir da primeira página. ;D

Até dou de barato que a notícia não se encontre na secção principal, no topo e ao centro da página. Afinal há ocorrências muito mais importantes pelo Mundo neste momento que merecem esse destaque, e o casamento da apresentadora de TV Ellen DeGeneres com a sua namorada certamente que é uma delas.

Por isso, segui para o fundo da página à procura dos principais títulos da secção desporto que eram qualquer coisa como:

• motociclismo: rossi vence na república checa
  • volta a portugal: não sei quê da Torre
  • obikwelu anuncia fim de carreira

(entretanto acabaram agora mesmo de pôr um título com Djaló e Patrício, 22 horas depois do jogo)

Foi preciso clicar no link “desporto” e abrir a respectiva página, para finalmente encontrar uma notícia sobre a conquista da Supertaça pelo Sporting.

Haja sentido de humor para engolir isto. Todos os jornais de referência nacionais (Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Correio da Manhã) puseram na sua página principal uma notícia relativa ao jogo de ontem. O Público foi a excepção. Com todo o respeito pelo diário, que continuo a considerar o melhor a nível nacional, isto é uma auntêntica manifestação de ressabianço e uma machadada para a imagem que tem vindo a construir. Depois da célebre notícia das dívidas ao fisco em que foi dada razão ao clube e depois de ter incluído o Estádio de Alvalade na votação das “Sete aberrações nacionais” acho que esta tentativa de branqueamento da conquista da Supertaça fez definitivamente cair a máscara do jornal e mostra-nos o que devemos esperar daquelas bandas no futuro. Tenho pena deles, a Supertaça já cá canta e isso é que me interessa. :lol:

Apenas mantenho alguma curiosidade em saber se isto são ordens que vêm de cima, do patrão Belmiro, ou se é de alguma outra pessoa que se aproveita da posição que tem para dar largas ao seu ressabiamento pelo sucesso do SCP.

A maioria dos jornalistas da secção de desporto desse jornal são portistas, a começar pelo editor Bruno Prata. :inde:

É por causa da cobertura noticiosa ser extremamente tendenciosa contra o nosso clube, que era muito importante que o Sporting investisse mais em meios próprios para contrapor à propaganda dos outros. Os meios próprios, sejam o jornal do clube, o site ou um canal de TV, não podem servir só como um veículo para os interesses da direcção, qualquer que ela seja, mas sim da instituição Sporting Clube de Portugal.

Não se reaje, nem que seja com humor, à propaganda na SIC ou na Bola em favor do beifica, que até pode ter tido o efeito de desmoralizar e desmobilizar os nossos adeptos. Mas qualquer iniciativa do Leão de Verdade que ponha em causa o status quo no clube, por exemplo, ou quando é preciso promover alguma operação financeira da direcção, aí já não faltam notáveis e porta-vozes a dar a cara. Compare-se os meios utilizados para defender e promover o Sporting, com os que se usam em favor da direcção contra sócios “desalinhados”. Isto é um absurdo. Uma inversão total de valores. >:(

E um dia destes, a Sic Notícias (olha quem…) gabava o Público como sendo de longe o melhor jornal português, entre outras coisas por não dar tanto destaque ao futebol como os outros.
Até concordo que os media generalistas, à força de não conseguirem interessar ninguém nas tretas em que são supostamente especilizados, dão demasiada cobertura ao futebol. Penso que estamos todos de acordo. Como três (que eu saiba) jornais (dois dedicados à lampionagem) desportivos diários, não se justifica que os generalistas venham a reboque. Mas quando aparece a primeira competição oficial a sério da época, bem podiam noticiar que o clube que tantos espinhos lhes crava na garganta a ganhou.
Mas para um sportinguista isso até é normal. Já estamos habituados há muito a jogar contra mais do que onze.

Já que aqui se fala de jornalismo de merda, deixo aqui a cronica do lampião RAP, que mete o dedo na ferida e podemos bem substituir a palavra benfica por Sporting pq a oresultado é o mesmo:

Primeiro troféu perdido por Cristian Rodriguez!

IMAGINE que, um ou dois meses antes de começar a época, o jogador mais valioso do Benfica anunciava que queria sair. Imagine que, depois disso, era excluído da quase totalidade dos jogos da pré-época. Imagine ainda que o mais valioso jogador do Benfica não era sequer convocado para o primeiro troféu da época. Se puder, imagine também que o Benfica perdia o troféu. Que diria a imprensa? Que se estava perante o maior escândalo desde o Watergate, que o Benfica não conseguia segurar os seus melhores jogadores, evidentemente devido a uma aflitiva falta de organização, que os dirigentes estavam a deixar que um braço-de-ferro com um jogador prejudicasse todo o chamado grupo de trabalho, que estava irreversivelmente afectado pela situação que o colega vivia.

Quando isto acontece no FC Porto, o que se passa é que o jogador manifesta uma natural ambição, ambição essa que vem, aliás, sublinhar a qualidade do trabalho dos dirigentes do FC Porto ao contratarem um jogador extremamente ambicioso. Por outro lado, a SAD portista sabe gerir de forma muito inteligente a situação, poupando o jogador ao desgaste nos sempre maçadores jogos oficiais, impedindo que contraia lesões que prejudiquem negócios futuros. E ainda hei-de ler que, num golpe de génio, Jesualdo Ferreira, a conselho de Pinto da Costa, colocou Ricardo Quaresma nas reservas do FC Porto para que o jogador possa ser a grande estrela da Liga Intercalar, prestigiando assim o troféu.

Se quiser continuar o exercício, imagine o leitor que o Benfica tinha sido campeão no ano passado (aqui vai mesmo ter de imaginar com muita força). Imagine que, depois disso, tinha vendido o lateral-direito titular e, para o substituir, o Benfica tinha contratado um desconhecido que custa cerca de 5 milhões de euros e que é suplente na poderosa selecção da Roménia. Imagine que o lateral romeno tinha cometido um erro infantil no primeiro jogo da época. Imagine também que o Benfica tinha ficado sem o médio defensivo titular e que não tinha arranjado substituto à altura. E imagine ainda que tinha contratado um central que o treinador tinha optado por deixar no banco, e que os centrais titulares tinham andado as aranhas. Finalmente, imagine que, depois de ter sido campeão, o Benfica tinha sido condenado por tentativa de corrupção e tinha perdido todos os troféus disputados depois disso, nomeadamente uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Que diria a imprensa? Que o Benfica estava a pagar pelos erros gravíssimos que tinha cometido. Que tinha preferido andar a contratar jogadores para fazer pirraça ao rival em vez de se preocupar com as verdadeiras necessidades do seu plantel. Que tinha voltado a contratar jogadores de baixa qualidade e que dificilmente voltaria a ganhar alguma coisa nos próximos anos.

Quando isto acontece no FC Porto, não há razão para preocupações. Foi feita uma aposta inteligente em jovens promissores, e tudo isso dará frutos a curto prazo porque o FC Porto está muito bem organizado. As derrotas em todos os troféus são acidentes de percurso que a equipa, que é tão organizada, saberá ultrapassar em breve. Ainda bem que a nossa imprensa me elucida, porque eu não tenho discernimento para tanto.

Nao sei do que é que o RAP se queixa…mas ela anda a dormir? foda se sao os meninos queridos da comunicaçao social, ate ajudam a contratar jogadores para o clube deles e ele ainda se queixa??? com ele é mesmo só rir.

A unica coisa que eu concluo depois de ler essa cronica e’ que o RAP anda a precisar de ferias :sleep:

Imagina então, que o Moutinho não jogava pelos mesmo problemas do Quaresma e nós perdiamos, o que achas que a CS ia estar esta semana toda a fazer?

Desculpem a ignorância mas quem é o RAP? Quanto a essa peça é de alguém com uma azia descomunal!

Ricardo Araujo Pereira, Gatos Fedorentos

Ah ok, mas crónicas desse tipo de pessoas são admissíveis, agora quando se trata de jornalistas profissionais aí o caso já é diferente.

contra estes gajos so temos a dizer que vejam os nossos titulos… e so azia, bem pior do que a do coroado!!! Quanto a esse rap que as vezes ate tem graça, mas que todos o querem para comentar tudo como se fosse uma graça divina, este pais e prodigo em descobrir fernandos rocha!

pá mas o que é que achas que eles nos fazem o ano inteiro. Basta olhar para o jornais do defeso…quando nao havia masturbaçao com as possiveis contrataçoes dos outros tratavam de fazer jogadores do Sporting sair…é so estar atento. ah e outra particularidade hilariante da comunicaçao social: Nunca havemos de saber quantos jogos o Sporting ganhou ao certo aos carroceiros e aos azeiteiros…eles mudam o historico dos resultados com uma precisao incrivel…eu ja li na record na vespera de um derby que tinhamos empatado em Alvalade com o clube das bombas da shell 1-1 no famosissimo 14 de dezembro de 1986. é a loucura.
SEMPRE FUI ADEPTO E CONTINUAREI A SER DE UM BOICOTE TOTAL DA INSTUIÇAO Á COMUNICAÇAO SOCIAL. Imprensa fora de Alvalade JÀ.

Não percebo o porquê do achincalhar ao Ricardo pela crónica. É humilde ao ponto de admitir que o seu clube anda pelas ruas da amargura, e tudo aquilo que menciona sobre o Fóculporto, são de facto boas achegas, argumentos que já me (e a muita gente) passaram pela cabeça.

Para mim é uma crónica razoável, não boa, porque insiste sempre em traçar termos de comparação com o Benfica, nos raros momentos em que decide falar de outro clube qualquer.

RE: Opinião‏
From: Atendimento (atendimento@sic.pt)
Sent: Sun 8/17/08 11:43 AM
To: ‘Luis Custodio’ (sporting.1994@hotmail.com)

Security scan upon download
image001.jpg (1.0 KB)
Caro Sr. Luis Custódio,

Recebemos a sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção.

Agradecemos o seu interesse pela nossa estação televisiva e o facto de ter partilhado a sua opinião connosco. Só com a opinião dos nossos telespectadores podemos continuar a melhorar e a ir ao encontro das suas necessidades e interesses. Informamos que a sua insatisfação foi encaminhada para as áreas responsáveis, que tomaram nota da mesma. Agradecemos a sua sugestão para sermos isentos desportivamente e informamos que essa tem sido a nossa política. A SIC e os seus profissionais pautam por seguir rigorosos princípios éticos, por consequência a sugestão de que promovemos o Benfica em detrimento de outros clubes é, consideramos nós, profundamente injusta. Relativamente à Supertaça, para bem do desporto nacional, foi com muito agrado que assistimos a um bom jogo, sem casos extra-desportivos, com uma vitória justa do Sporting Clube de Portugal. Tivémos todo o gosto em transmitir a competição que ficará para a história como a Primeira Eusébio Cup, que visa homenagear dos maiores expoentes do desporto português, com a presença de uma das melhores equipas de futebol da Europa liderada por um dos melhores treinadores do futebol português e mundial.

Sem outro assunto de momento e esperando poder merecer a sua confiança, apresentamos os nossos sinceros melhores cumprimentos,

Bruno Costa

Assistente de Relações Públicas

Aqui tem mais um exemplo como o sporting e tratado pelo cumunicacao social, na final do torneio guadiana ganho pelo Sporting nao mostraram a entrega da taca, o que alias ja por mais vezes o tem feito noutras tacas ganhas pelo sporting!!

Na sexta feira a grande final da Eusebios cup que a sic transmitiu , mesmo o benfica ter perdido mostraram tudinho ate ao fim ate mesmo a entrega das medalhas isto perante as bancadas ja completamente vazias , imaginem o benfica ter ganho estou certo que a sic ate para o Marques de Pombal iram tentar entrevistar benfiquistas para partilharem a festa desta grande final…

A rtpi ontem tambem nao mostrou a entrega da taca, se estes nao sao sinais de que de facto existe uma campanha para menosprezar o sporting, entao o que sera!!

Tambem sou da opiniao DE PROIBIR a entrada da comunicacao social dentro de alvalade ate se retratarem deste claro falta de respeito para com os adeptos do sporting, mas eu acho que quem esta a frente do sporting tambem contribuem para estas situacoes com o seu silencio!!

Na resposta da SIC falaram de tudo menos do porquê de não transmitirem a entrega da taça no guadiana.

Palhaços

alguma coisa tem d ser feita. sugestoes?

estou a ver a sic noticias e esta a dar um parte de uma entrevista feita por esta estaçao ao Quique das Flores…quando o entrevistador vem com esta perola em jeito de pergunta ao espanhol:
andando de taxi á volta do marques de pombal o entrevistador pergunta:
“sabe que esta praça é onde os adeptos do benfica costuma festejar os seus titulos?” :o :o :o… :lol: :lol: :lol:… :wall: :wall:

nem sei o que dizer…pessoal de Lisboa ajudem me …é verdade que eles festejam…titulos…debaixo do olhar de um Leao?? estou na twilight zone???

sugestões?

e que tal irmos todos estudar jornalismo e irmos todos trabalhar para a sic, publico e afins? :lol:

agora a sério, o mínimo que se pode fazer é mostrarmos a nossa indignação como fez o luis custódio. outra forma não estou bem a ver…

Eu para ser sincero, quando abri este tópico a ideia inicial era dar o grito de guerra para mais uma daquelas épicas campanhas de envio de emails de protesto (vide aqui, aqui e aqui). Mas sinceramente, mais a frio, não estou para me chatear com isso e acho que cada um deve fazer o que bem entender.

Se eu fosse Presidente do clube, uma das primeiras coisas que faria era cortar todo e qualquer tipo de relação com a imprensa desportiva e com outras que viessem demonstrando uma política anti-sporting, e limitar a interacção entre o clube e a sociedade ao Jornal Sporting, ao site oficial e a um eventual canal Sporting. Como não sou, posso cagar no assunto ou então poderei manifestar a minha indignação perante os factos, enviando por exemplo uma carta ao Provedor dos Leitores mas isso daria a entender que me sinto afectado pela provocação infantil do jornal, o que não é verdade, por isso limito-me a ignorar e reduzi-los à sua insignificância.